O link na bio é um recurso valioso para marcas, disponível em algumas redes sociais.
E como toda ferramenta digital, os resultados que ele pode gerar dependem de uma série de fatores, que nós vamos te contar.
Neste post você vai entender o que é o link na bio, quais as vantagens do formato para marcas, como usá-lo e, para arrematar, daremos algumas páginas de link na bio para você se inspirar!
O que é Link na Bio?
O Link na Bio é um recurso oferecido por algumas mídias sociais que permite a linkagem de sites, lojas virtuais, landing pages, whatsapp, ou qualquer outro canal em lugar de destaque: na biografia do perfil.
A principal estratégia por trás do link na bio é possibilitar que contas direcionem tráfego de seus perfis para outros canais.
Quais são as vantagens em utilizar o link na bio?
Uma das vantagens em utilizar o link na bio, é a oportunidade de levar o usuário a fazer uma ação que não esteja necessariamente dentro da rede social.
Aqui vão alguns dos benefícios em utilizar essa funcionalidade:
- Transformar seus seguidores em clientes levando-os para páginas de promoções, loja online, delivery ou cardápio.
- Fortalecer o posicionamento da marca com materiais institucionais.
- Levar tráfego para seu site ou posts de blog.
- Captar leads com landing pages de ebooks, pesquisas, infográficos ou webinars.
- Promover seus vídeos do YouTube, músicas/podcast e newsletter.
- Divulgar campanhas pontuais.
- Gerar ponto de contato direto para WhatsApp Business.
- Entender quais são os interesses da sua audiência através dos cliques.
Ou seja, dependendo de como você aplicar o link, ele pode ser um recurso incrível que contribuirá para o resultado final de suas campanhas e ações de marketing digital.
Como usar o link na bio nas redes sociais?
As marcas costumam utilizar mais o link da bio do Instagram, mas existem outras redes sociais em que o recurso também pode ser explorado como: TikTok, WhatsApp Business e Twitter.
Então bora entender como usar o link nessas redes sociais?
Adicionando um Link na Bio no Instagram
Para adicionar o link na bio do Instagram sua conta precisa ser comercial. O processo é bem simples, se liga:
- Na página do seu perfil, clique no botão “editar perfil”, que fica centralizado após as informações da biografia.
- Após isso, identifique o campo “site” na página de edição, esteja com o link que você deseja colocar em sua bio copiado na área de transferência e o cole neste campo.
- Após isso, clique no sinal de “check” no canto superior direito da tela e pronto!
- Para acessar seu link, é só ir à página do seu perfil e clicar no link que aparecerá depois da sua descrição.
Para fazer a alteração pelo desktop, o passo a passo é bem semelhante, mudando apenas algumas disposições de layout.
Adicionando um Link na Bio no TikTok
Muitos creators e até marcas utilizam o Link na Bio do TikTok de forma estratégica.
A plataforma disponibiliza a função para marcas comerciais, mas alguns perfis pessoais já têm acesso também.
Colocar seu Link na biografia do TikTok é mamão com açúcar:
- No seu perfil da rede, clique em “editar perfil” no botão logo abaixo da foto.
- Em seguida, localize o campo “site” e clique nele.
- Coloque o link que você desejar e clique em “salvar” no canto superior direito.
Adicionando um Link na Bio no Twitter
O processo para adicionar um Link na Bio do Twitter é bem parecido com as redes anteriores.
Só existe uma diferença, no Twitter todas as contas têm acesso ao recurso. IRRAAAA 🥳
Para fazer a inserção, é só seguir o passo a passo:
- Acesse seu perfil e clique em “editar perfil”.
- Na página de edição, localize o campo “website” e cole o seu link.
- Prontinho, ao acessar a página do perfil novamente você conseguirá localizar seu link.
Entenda também como gerar um link do WhatsApp Business para incluir na sua bio clicando aqui!
Link na Bio x Arrasta para cima no Instagram: quais são as diferenças?
Geralmente acontecem algumas confusões em relação aos recursos das redes socais. É o caso do Link na Bio e o antigo “Arrasta para Cima” do Instagram.
São dois recursos que possuem uma característica em comum: eles servem para gerar tráfego do Instagram para outros canais. Mas são diferentes!
De forma bem simples, o Link na Bio fica restrito apenas a um local: o perfil da marca/usuário.
Já o “arrasta para cima”, atualmente substituído pelo sticker de link, acontece dentro dos stories do Instagram, não havendo limite de usos e com uma durabilidade de 24h no ar a cada publicação.
Como criar uma página de Link na Bio com links ilimitados?
Existem plataformas no mercado que são próprias para criação de páginas de árvores de links, que podem ser usadas no Link na Bio.
Através delas, é possível criar uma página com diversos botões e links de direcionamento para outros canais.
Porém, a maioria possui limite de botões na versão gratuita.
Referências de páginas de Link na Bio para você se inspirar!
Viiiish, se você chegou até aqui provavelmente já está craque demais no assunto. 😎😎
Mas para criar uma página para sua Bio de forma estratégica, nada melhor que ter boas referências!
Separamos algumas ótimas marcas que utilizam o Link na Bio de forma estratégica e topzêra.
mLabs
É claro que não íamos nos deixar de fora desta lista, né? Em nossa página da Bio utilizamos vários recursos, entre eles: imagens, textos e botões.
Nosso objetivo é reunir nossos materiais gratuitos, chamada para teste grátis da plataforma e lançamentos.
Apostamos em trazer CTA’s (chamadas para ação) de forma bem objetiva e um design que permite maior legibilidade aos tópicos, com separações e títulos. 😜
Canva
O perfil do Canva, assim como a mLabs, também utiliza recursos visuais em sua página de links.
Aproveitando o espaço para divulgação de materiais, campanhas, newsletter, canal do YouTube, produto e etc.
Neil Patel
A Neil Patel Brasil apostou em uma página bem alinhada à comunicação visual da marca e botões em uma coluna única.
Eles trabalham a divulgação de materiais ricos, artigos de blog, vagas de emprego disponíveis, Facebook, YouTube e o canal de atendimento da marca.
Share
Olha esse design divertido e coloridooo – eu simplesmente ameei! 😍
A página do Share tem a essência da marca e esse é um ponto muito importante se você deseja estabelecer um reconhecimento de marca através da sua página de Link na Bio.
Nela, eles aproveitam para divulgar seus produtos, eventos, site e contato!
Rafael Kiso
Por último e não menos importante, trouxemos o perfil de uma marca pessoal.
A página do nosso Fundador e CMO, Rafael Kiso, foram explorados vários recursos para torná-la mais estratégica.
Ele separou sua árvore de links por categorias. Organizando dessa forma, fica muito mais fácil para o usuário encontrar exatamente o que ele está procurando.
Em sua página, ele divulga: lançamentos de livros, palestras e cursos, tendências, entre outros!
E aí, é social media e curtiu o conteúdo?
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Na mLabs você consegue gerir múltiplos perfis de clientes, agendar posts, fazer relatórios, dashboards e muito mais.
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