Se você não está sentado em uma caverna ao lado do Fred Flintstone, certamente conhece o Instagram Stories. Esse recurso vem sendo muito utilizado pelos usuários, que compartilham vídeos e fotos que desaparecem após 24 horas. Para empresas, o Stories se revelou uma nova possibilidade para alcançar e interagir com o público.
O aperfeiçoamento do formato mais querido pelo público é tão rápido e constante que fica até difícil acompanhar!
Neste post você vai conhecer os principais lançamentos do Instagram Stories, desde o seu surgimento! Se liga!
Agosto de 2016: lançamento do Stories
Três anos depois o dono do SnapChat recusar a proposta de 3 bilhões de dólares de Mark Zuckerberg por sua plataforma, é lançado Instagram Stories, recurso de fotos e vídeos efêmeros que desaparecem após 24 horas a partir do momento da publicação.
No mesmo mês, a aplicação permitiu que os usuários arrastassem os dedos para dar zoom em vídeos e dois toques rápidos para alternar entre a câmera traseira e a frontal durante gravações.
Outubro de 2016: Stories na aba explorar
Os Stories passam a ser exibidos na aba “Explorar” do aplicativo. O sistema de funcionamento é o mesmo que as fotos regulares: os mais comuns são destacados de acordo com o interesse dos usuários.
O Instagram também libera a função de salvar fotos postadas no Stories automaticamente no rolo da câmera.
Novembro de 2016: Boomerang
O Stories recebe a incorporação do recurso Boomerang, que permite a criação de vídeos que progridem e retrocedem.
Também torna-se possível adicionar links em perfis corporativos e enviar os usuários para páginas de destino fora do Instagram.
Outra novidade é a possibilidade de mencionar alguém nos Stories, por meio da marcação do @. Os vídeos ao vivo são inaugurados, seguindo a tendência do Facebook e do YouTube.
É liberada a função de mensagens diretas, que são autodestruídas após 24 horas, também conhecidas como Stories Privadas.
Dezembro de 2016: stickers
São lançadas as primeiras figurinhas (ou stickers), que são alteradas de acordo com o contexto. Nesse caso, foram utilizadas as referências ao Natal. Também são incorporados os stickers de horário, tempo e localização, muito populares no app.
O Stories permite a criação de múltiplas caixas de texto, diferentemente do que ocorria antes, quando apenas uma era disponibilizada.
É liberado o recurso de filmagem com mãos livres. Anteriormente, o usuário precisava pressionar o botão até o fim da gravação.
Janeiro de 2017: 150 milhões de usuários
Em 5 meses de existência, o Stories já chega à marca de 150 milhões de usuários.
São criadas as métricas para Stories: alcance, impressões, respostas e saídas são disponibilizadas para os administradores.
Os anúncios em tela cheia são abertos para grandes corporações, como Netflix, Coca-Cola, Skol e General Motors.
Os vídeos ao vivo finalmente chegam ao Brasil, e o Facebook também adere ao formato de histórias.
Fevereiro de 2017: WhatsApp entra no jogo
O WhatsApp, outra plataforma de Mark Zuckerberg, lança uma ferramenta semelhante ao Stories.
Março de 2017: stickers personalizados por localização
São adicionados os geostickers, que são adesivos virtuais que se alteram de acordo com a localização do usuário.
O Messenger também ganha uma função semelhante aos Stories.
Torna-se possível salvar os vídeos que foram gravados ao vivo para posterior visualização.
Abril de 2017: 200 milhões de usuários
O Instagram Stories chega ao número de 200 milhões de usuários ativos e ultrapassa o SnapChat.
São lançados os selfie-stickers, pequenos adesivos personalizados pelo próprio usuário que podem ser colados às publicações no Stories.
É liberado o envio de vídeos efêmeros por meio de mensagens diretas.
Maio de 2017: máscaras e filtros
São lançadas as máscaras para Stories. Os usuários podem colocar equações matemáticas no entorno de suas cabeças, ter orelhas felputas e narizes de cães, entre outros recursos.
Também são lançados os filtros, que alteram a textura e a tonalidade das publicações do usuário.
A partir de então, são permitidas as hashtags nos Stories, que também aparecem na aba “Explorar”.
Junho de 2017: 250 milhões de usuários
O Instagram Stories chega à marca de 250 milhões de usuários ativos.
São lançados os primeiros stickers para apoiar uma causa. No caso, a LGBTQ, que continha adesivos coloridos.
Os vídeos ao vivo passam a ficar disponíveis por mais tempo, permitindo o replay mesmo para seguidores que não puderam acompanhar no momento da transmissão.
Julho de 2017: vídeos e fotos efêmeros como resposta
A partir de então é possível responder aos Stories com fotos e vídeos.
Agosto de 2017: lives compartilhadas
São testadas as primeiras transmissões ao vivo em grupo, com os usuários dividindo a tela.
O Instagram Stories chega aos navegadores móveis para pessoas que acessam pelo website (www.instagram.com).
Setembro de 2017: máscaras em vídeos
As máscaras começam a aparecer também nos vídeos dos Stories.
Outubro de 2017: enquetes
As enquetes são integradas aos Stories. Com elas, esse recurso se torna muito mais engajador. Além disso, é adicionada a ferramenta de alinhamento para elementos nos Stories.
O recurso superzoom é inaugurado em referência ao Dia das Bruxas e torna-se possível sincronizar os Stories do Instagram e do Facebook.
Novembro de 2017: 300 milhões de usuários
Os Stories chegam à marca de 300 milhões de usuários ativos e iniciam-se os testes para vídeos em stop-motion, ou seja, várias imagens em sequência.
Dezembro de 2017: highlights
São inaugurados os destaques ou highlights, que não desaparecem após 24 horas.
As fotos dos Stories passam a serem salvas automaticamente no arquivo, mas acessíveis somente ao criador. São permitidas as transmissões ao vivo diretas.
Janeiro de 2018: GIFs
São integrados os GIFs animados às publicações no Stories e torna-se possível sincronizar os Stories do Instagram e do WhatsApp.
Fevereiro de 2018: Stories textuais
Dá-se início aos Stories baseados em textos, com fundos sólidos ou gradientes e diversas fontes. Iniciam-se também alguns testes com a notificação quando uma publicação no Stories é printada e com a cinegrafia (fotografia animada), que deixa apenas um trecho em movimento e o restante da foto estática.
As postagens nos Stories passam a encaixar, mesmo no modo paisagem. Assim, não há necessidades de cortes.
É possível compartilhar posts de terceiros nos Stories.
Abril de 2018: Spotify e GoPro
São criadas integrações com o Spotify e a GoPro para automatizar postagens de ambos nos Stories, e são lançados o modo retrato e os desenhos em realidade aumentada.
É permitido o envio de vários Stories de uma única vez. Reações e câmera lenta começam a ser testados nos Stories.
Maio de 2018: enquetes com emoji deslizável
O emoji deslizável para enquetes é incorporado à aplicação.
As novidades do Instagram Stories são incríveis e mostram o crescimento da ferramenta! Como vimos, as atualizações são feitas com uma grande frequência, e sempre trazendo novas oportunidades para o marketing digital. Agora, vamos acompanhar as próximas cenas e deixar os Stories cada vez mais efetivos.
julho de 2018: perguntas
Se os recursos de enquete já traziam às marcas a possibilidade de interagir com seus seguidores, o recurso “perguntas” veio para ampliar isso ainda mais.
Com ele, o usuário pode inserir um campo interativo dentro das Stories, onde pode deixar aberto à perguntas (que são vistas de maneira privada, no campo de “views”) ou fazer uma pergunta e ver as respostas no mesmo lugar.
As perguntas recebidas (ou respostas) podem ser respondidas de maneira privada, via direct, ou serem compartilhadas no próprio Stories, de forma que o usuário que enviou a pergunta fique anônimo (apenas quem postou a Storie pode ver).
E aí, gostou de saber sobre as novidades do Instagram Stories desde a sua criação? Então confira também quais são as maiores tendências de marketing digital!