Produtos digitais – também chamados de infoprodutos – são materiais distribuídos online, que possuem a informação como principal atributo de valor
Esses materiais, que podem ser vendidos por meio de plataformas específicas e página de vendas, tratam-se de e-books, infográficos, assinaturas de serviços, vídeos, músicas, apps ou outros. Os mais comuns são os cursos online.
Antes de fazer a divulgação das vendas online, existem questões que devem ser pensadas pelo Produtor Digital., como são chamados os criadores de infoprodutos. Como por exemplo: organização, planejamento e automação de processos.
Esses fatores devem ser considerados para que o lançamento do produto seja um sucesso.
Veja, neste artigo, os principais motivos para apostar em um produto digital e dicas de como planejar o seu lançamento sem cometer erros!
Por que apostar em um produto digital?
Os infoprodutos têm diversas vantagens que os tornam atrativos para empreendedores que estão começando e querem crescer rápido. Dentre elas estão:
- ter um menor custo de produção, afinal, não é preciso pagar para ter o produto físico;
- maior facilidade de distribuição e divulgação, já que tudo ocorre online;
- não há gastos com envio de produtos;
- não há gastos com local para estocar os produtos e nem o risco de ficar com ele parado no estoque;
- pode atingir uma grande escalabilidade.
Vejamos um exemplo
Digamos que um contador publicou vídeos sobre o assunto no Instagram e percebeu que muitas pessoas possuem dúvidas básicas na área contábil.
Pensando nisso, ele resolveu lançar um material explicando alguns itens fundamentais. O objetivo é criar conteúdo para o público que o acompanha e conseguir monetizar sua presença online.
Para lançar esse produto, ele precisa considerar diversas questões, desde a produção do conteúdo até a diagramação do material e como será feita a divulgação.
Se ele decidir lançar o produto em formato físico, seja um livro ou uma cartilha, ele precisaria considerar outros gastos como: criação de capa, impressão, pagamento de envio. aumentando muito os custos do produto final.
Entretanto, se o material for disponibilizado em formato digital, como eBook por exemplo, ele poderia focar sua energia e orçamento na divulgação o material.
Como fazer o lançamento de um produto digital?
Existem diversos métodos desenvolvidos especificamente para a venda digital desses produtos.
Selecionamos aqui alguns itens principais que você precisa considerar na hora de lançar um produto digital.
1. Tenha uma audiência
Um ponto muito importante para o lançamento de infoprodutos é ter uma audiência. Ter pessoas que reconheçam sua autoridade e se interessem pelo assunto e informações do seu produto ajuda muito no sucesso das vendas. Não é por acaso que o mundo dos influenciadores digitais tem crescido tanto. Pessoas influentes nas redes sociais, seja por qual motivo for, tem uma tendência maior a convencer o seu público a comprar algum produto.
Ter uma audiência é o ponto de partida para lançar um produto digital.
Se as pessoas se interessam e engajam com os assuntos que você aborda, é mais provável que elas necessitem de mais fontes sobre o conteúdo.
Por consequência, você tem mais chances de vender o seu produto para essas pessoas.
Além disso, muitas pessoas compram por recomendação, então, se alguém acompanha suas publicações e gosta delas, é mais fácil que ela recomende seu produto para outros que também se identificariam.
2. Organize seus prazos
Tenha datas previamente definidas Projete um cronograma levando em conta quanto tempo vai gastar em cada etapa e quando cada coisa precisa estar pronta.
Isso também vai te ajudar a manter o foco e cumprir com o planejado. As principais datas que você deve definirsão:
- prazo para finalização da criação produto;
- início da divulgação;
- início das vendas;
- fechamento das vendas.
Ter uma data para início e fechamento de vendas gera expectativa e um sentimento de escassez do público em relação ao produto. Esses estímulos, chamados de gatilhos mentais, podem te ajudar a vender mais!
Reforce essa ideia usando contagem regressiva na sua página de vendas, tanto para abertura, quanto para o fechamento da campanha.
Dispare e-mails para sua base de contatos por e-mail. O senso de urgência é uma poderosa ferramenta de vendas e você deve usá-lo no seu lançamento.
3. Automatize processos
Para não perder os prazos durante o período de organização, divulgação e vendas, , você precisará fazer um acompanhamento pontual da campanha.
A fase de divulgação, por exemplo, precisa ser assertiva considerando a frequência necessária para garantir um alcance satisfatório, obtendo assim, maiores chances de conversões.
E quando as vendas começarem, será preciso intensificar suas publicações, além de pensar em como o material será disponibilizado ao comprador, , emissão de nota fiscal, controle do que entra e sai do caixa.
Sem contar os imprevistos que sempre acontecem e precisam deatenção para serem resolvidos com urgência.
Por isso é que você deve focar em automação de processos. Isto é, usar ferramentas e plataformas para executar funções que você faria manualmente, dessa forma você ganha mais versatilidade e não precisa cuidar de cada detalhe para que eles aconteçam.
Hoje, existem dezenas de ferramentas disponíveis no mercado. É possível agendar as suas publicações em redes sociais todas de uma vez.
Você também pode programar o disparo de e-mails assim que a compra for efetuada e o pagamento aceito, também dá para programar a emissão automática das notas fiscais.
Percebe o quanto essasações vão diminuir o tempo que você perde com processos?A automação é um dos passos fundamentais para a escalabilidade das suas vendas.
Quer saber mais dicas sobre produção de infoprodutos? Veja também o que é coprodução de produtos digitais e como ela pode ser vantajosa para as suas estratégias de negócio!
Este texto foi escrito pelo e-Notas