Se há alguns anos alguém dissesse que um formato de conteúdo efêmero (que desaparece após 24 horas) faria sucesso na web, quase ninguém acreditaria. Mas a verdade é que os stories, recurso presente no Instagram, caíram nas graças do público e hoje é um dos mais populares meios de engajamento.
Momentos engraçados, uma foto do almoço, a rotina na academia. Tudo aquilo que reflete micromomentos que não precisam ficar eternizados no feed. Soma-se a isso os filtros divertidos, stickers, TBT’s, enquetes e mais uma série de funcionalidades que ampliam as opções para se conectar com os usuários.
Pois é, o Instagram Stories não apenas tomou conta das nossas vidas, como também transformou o poder do marketing digital.
Hoje em dia é quase impossível falar em divulgação sem falar em Stories, e os dados refletem isso:
- são mais de 500 milhões de contas usando o recurso diariamente (Statista);
- 58% dos usuários afirmam que ficam mais interessados em uma marca depois de ver um Story sobre ela;
- 70% dos usuários do Instagram visualizam vídeos no Stories
- 86,7% dos usuários do Instagram postam stories todos os dias (EarthWeb);
- Mais de 50% dos negócios publicam nos stories.
Quer entender tudo sobre esse formato poderoso de comunicação? Neste texto vamos ensinar desde o básico ao avançado de Stories, para que você se torne um especialista no formato. Vamos lá?
O que é Instagram Stories?
Stories são publicações feitas no Instagram que possuem um formato único e ficam disponíveis por 24 horas no perfil.
O Instagram liberou esse recurso na plataforma em agosto de 2016. A novidade permitiu que os usuários passassem a fazer publicações de uma maneira diferente da que estavam acostumados no feed do Instagram.
Com ele, fotos e vídeos são apresentados em sequência, como se fosse um slideshow contando uma história. Esse conteúdo pode ser postado de forma ilimitada ao longo do dia, mas desaparece depois de 24h da publicação.
Além disso, os stories não aparecem na timeline dos seguidores, mas em um lugar específico no topo da interface. Ou seja, um local de alta visibilidade!
Em termos de engajamento, o formato não fica para trás: é possível responder, clicar e reagir, além de avançar e voltar os conteúdos, para que o usuário absorva as postagens no seu ritmo.
Você pode explorar todo o seu potencial criativo com as ferramentas de texto, desenho, stickers, GIFs, enquetes e muitas outras funcionalidades que vamos explicar mais adiante.
Quais são as funcionalidades do Instagram Stories?
Para caprichar ainda mais no conteúdo, os Stories possuem algumas funcionalidades divertidas, que podem potencializar a produção dos conteúdos e o engajamento do público.
Esses recursos devem ser testados e avaliados para descobrir qual formato funciona para a audiência de cada negócio. Também é preciso ficar sempre de olho nas novidades, porque novos recursos para os Stories surgem a todo momento!
Pronto para conhecer os principais artifícios do Instagram Stories? Então vamos lá!
Boomerang
O Boomerang cria vídeos rápidos em looping em um estilo vai-e-volta: quando o vídeo chega ao fim, a cena retorna no sentido contrário. Bem legal, né? Você pode criar vídeos superdivertidos e criativos!
Layout
O Layout é outra funcionalidade indispensável para criar imagens diferentes e impactantes nos stories.
No mesmo quadro, é possível combinar várias imagens, que podem ser espelhadas, giradas ou usadas em ângulos diferentes.
Mãos livres
Normalmente, o usuário mantém pressionado o botão de captura para gravar um story no Instagram.
Já com o recurso Mãos Livres, é possível dar apenas um toque e continuar a gravação sem a necessidade de manter o dedo pressionado na tela.
Filtros
Além de dar aquele “up” nas imagens, os filtros são uma ótima maneira de deixar seus posts mais divertidos! O Instagram regularmente atualiza os filtros, mas alguns já caíram nas graças da galera. São eles:
- máscaras faciais: permitem transformar o rosto em gatinhos, cachorrinhos, coelhinhos e outros animais fofos, vestir óculos e chapéus, entre outros recursos;
- efeitos de design: criam quadros, brilhos, reflexos, entre outras coisas;
- filtros de realidade aumentada: simulam condições externas, como neve, florestas, raios solares, sombras e muito mais.
Você pode usar filtros criados por outros usuários ou criar filtros com a identidade da sua marca para que os outros usem, o que pode gerar excelentes níveis de engajamento. Então aproveite tudo que eles podem trazer e dê um tcham nos seus stories!
Menções
As Menções “@” servem para marcar o perfil de outros usuários em seus stories.
Esse recurso é bem legal, pois quem recebe a menção é notificado pelo aplicativo. Assim, você pode marcar um cliente da marca ou até mesmo um influenciador digital e convidá-lo a interagir.
Hyperlapse
Outra ferramenta incrível do Instagram, o Hyperlapse permite que criar vídeos em time-lapse.
É preciso baixar o aplicativo, que foi criado pelo próprio Instagram. Porém, ele só está disponível para iOS.
Compartilhamento de stories
Uma função bem interessante do Instagram Stories é a que permite compartilhar stories nos quais o usuário foi marcado.
Se a sua marca foi mencionada por outro usuário, você pode compartilhar no seu perfil e aumentar o alcance daquela publicação. Pode ter certeza de que o usuário vai se sentir supervalorizado pela sua marca!
Stickers
Não faltam opções para deixar suas histórias ainda mais divertidas e originais. O Stories permite que você inclua vários adesivos para demonstrar as emoções que aquele post desperta. Eles contêm frases bem legais para incrementar as postagens nas histórias, como:
- Daora;
- Animal;
- Sinistro;
- Eita;
- Se liga;
- Seje menas;
- Miga sua louca;
- Crush;
- Tá osso;
- Afff…;
- Treta;
- Morri;
- Tenso;
- Aí sim.
Há ainda mais opções de adesivos, como corações, aviões de papel e cadernos. Outros são sazonais, como stickers de festa junina, aniversário e causas sociais.
Esses últimos são lançados em períodos específicos. Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, o Instagram lançou adesivos “Em casa” para incentivar o isolamento social e o “Apoie as pequenas empresas” para estimular a divulgação de negócios locais.
Textos
O Instagram Stories também permite que o usuário escreva e personalize textos.
Os elementos que podem ser modificados são a fonte, o tamanho e a cor do texto, a cor do plano de fundo e o alinhamento.
Emojis
Outro recurso popular entre os usuários são os emojis de expressões, animais, bandeiras, objetos e muito mais. Eles já são muito utilizados em aplicativos de comunicação, então dialogam bem com o público do Instagram.
O Instagram Stories oferece ainda o emoji deslizável. Trata-se de um termômetro, cujo marcador é um emoji (que pode ser escolhido pelo usuário), para medir o nível de fofura ou criatividade de um post.
Localização, horário e informações climáticas
Para situar melhor seu público — e até aproveitar para fazer alguma brincadeira! —, você pode incluir adesivos de localização, horário e clima nos stories. Em um evento, por exemplo, você pode compartilhar a sua posição e a temperatura na cidade por meio dos stories.
Enquetes
As enquetes são uma funcionalidade poderosa para o engajamento. Com elas, você poderá saber o que o seu público pensa sobre determinado assunto.
Quem opta por esse recurso faz uma pergunta e concede opções de resposta para quem visualizar. Assim, a pessoa só precisa clicar para responder. Os resultados podem ser observados no próprio aplicativo.
Perguntas
O Instagram Stories também permite que o usuário insira um adesivo de perguntas. Ele pede que a própria conta faça uma pergunta para que os seus seguidores respondam. Assim, eles podem tirar dúvidas, fazer sugestões ou simplesmente interagir com a marca.
Diferentemente das enquetes, aqui as respostas são livres, o que permite também coletar dados qualitativos para pesquisa.
GIFs
Você também pode explorar os GIFs no Instagram Stories. A funcionalidade é integrada à ferramenta GIPHY, que permite a criação desse formato de imagens. Ou seja, aqui não há limites para a criatividade!
É possível usar tanto GIFs já produzidos ou usar a criatividade para elaborar alguns inéditos e personalizados.
Desenho livre
Você também pode utilizar o dedo para criar um desenho livre. Não é nada fácil, mas há quem consiga criar formas bem bacanas com esse recurso. É possível utilizar lápis, caneta, seta e borracha para fazer suas criações.
Reels
O Instagram Reels, que em inglês significa “bobinas” é uma evolução do “Cenas” e foi criada para concorrer diretamente com o TikTok. Os vídeos criados com Reels possuem uma duração entre 15 segundos e 90 segundos por meio do app. Contudo, é possível subir vídeos mais longos (de até 15 minutos.
Eles podem ser compartilhados nos Stories, no feed, enviados para amigos via Direct ou podem aparecer na aba “Explorar” que proporciona ao usuário ter um alcance maior das suas criações.
Transmissões ao vivo
Os vídeos ao vivo representam uma nova gama de oportunidades para as marcas. Por meio desse formato, você pode anunciar lançamentos, fazer entrevistas, transmitir eventos e muito mais!
Os comentários do público podem ficar abertos, se você quiser, o que garante ótimos índices de engajamento. As lives podem ainda ficar gravadas para quem quiser assistir depois.
Produtos
O Instagram permite que você venda produtos na rede social. Você usa a plataforma como uma grande vitrine, com as informações dos itens e fotos irresistíveis, que trazem um link para a venda no seu site ou para um meio de contato.
Então, quando você publicar uma foto do produto nos stories, o usuário pode clicar para saber mais e até comprar na mesma hora.
Música
Adicione uma trilha sonora aos stories! Suas publicações vão ficar ainda mais leves e divertidas com o adesivo de Músicas. Você escolhe em uma lista, seleciona o trecho da canção e define a forma de exibição, que pode mostrar a letra ou apenas o nome do cantor e da música.
Destaques
Os stories só duram 24h, certo? Mas o Instagram abriu uma brecha para quem quiser fixar suas publicações por mais tempo, sem um prazo definido. Foi para isso que os Destaques surgiram. Eles aparecem em forma de círculos no perfil do usuário, logo abaixo da bio.
Muitas marcas usam esse recurso para informar sobre a empresa, horários de atendimento, cardápio etc., responder perguntas frequentes e destacar posts de clientes, por exemplo.
Close friends
Nem tudo que a gente publica no Instagram precisa aparecer para todo mundo, não é? Foi por isso que o Instagram criou o recurso de Close Friends.
Os usuários podem selecionar amigos mais próximos para que os stories apareçam somente para eles. Eles vão saber que estão na sua lista, mas quem está de fora não fica sabendo.
Sua Vez
O recurso é uma forma de estimular a participação dos usuários e expressão pessoal por meio dos Stories.
Com ele, é possível criar desafios envolventes que podem viralizar, inspirando outros usuários a entrar na brincadeira e se expressar de maneiras únicas.
Links
Links nos Stories são utilizados por qualquer usuário que queira gerar tráfego para algum outro canal fora do próprio Instagram.
É um recurso que possibilita muitas ações focadas em conversão, principalmente para os perfis de marcas e influenciadores.
Recortes
Os recortes permitem que você selecione partes específicas de uma imagem ou vídeo para adicionar aos seus Stories. É possível, por exemplo, inserir um detalhe de uma foto e usá-lo como um adesivo, criando um efeito visual personalizado.
Molduras
Quer deixar seu story com um toque especial? As molduras são perfeitas para isso! Elas oferecem diferentes estilos e desenhos que você pode usar para contornar suas fotos ou vídeos, destacando ainda mais o seu conteúdo.
Revelar
O recurso revelar cria uma experiência de suspense ao esconder parte do seu conteúdo por alguns segundos antes de mostrá-lo por completo.
Contagem regressiva
A contagem regressiva é uma funcionalidade incrível para criar expectativa em relação a um evento, lançamento ou qualquer outro momento importante. Basta definir o motivo da contagem e o tempo restante, e o relógio aparecerá no seu story.
O público pode até ativar um lembrete para não perder o evento quando a contagem chegar a zero.
Sua vez musical
O sua vez vusical é uma ferramenta interativa que permite que seus seguidores adicionem músicas aos seus Stories como resposta a uma pergunta ou tema proposto por você. Você inicia o desafio musical, e os seguidores podem responder com suas faixas favoritas, criando uma playlist colaborativa.
Avatar
O Avatar é uma funcionalidade que permite que você crie uma versão digital de si mesmo, personalizando sua aparência com diferentes opções de cabelo, roupas, acessórios e expressões.
Câmera dual
Uma funcionalidade recente que permite usar as câmeras frontal e traseira simultaneamente, criando um efeito de imagem sobreposta. É uma ótima maneira de mostrar suas reações enquanto captura algo que acontece ao seu redor.
Quais as dimensões do Instagram Stories?
Os stories do Instagram podem ter três formatos: vídeo, imagem ou apenas texto. Para posts com imagens e vídeos, você deve seguir as seguintes especificações:
Stories com imagens
- Dimensões recomendadas: 1080 x 1920 px
- Proporção: 9:16
- Extensões: JPG ou PNG
Stories com vídeos
- Dimensões recomendadas: 1080 x 1920 px
- Extensões: MOV, GIF ou MP4
- Resolução mínima: 720p
- Proporção: 9:16
- Tempo máximo: 60 segundos
- Tamanho máximo do arquivo: 2.3 GB
Como fazer um Story no Instagram?
Para quem se empolgou com o mar de possibilidades do Instagram Stories, aí vai um passo a passo, bem rapidinho e sucinto, para você começar:
- Abra o app do Instagram e clique no “+” sobre a foto do seu perfil, localizado no canto esquerdo superior;
- Escolha o formato que usará para compartilhar sua história (texto, foto/vídeo da câmera, foto/vídeo da galeria);
- Customize sua postagem com filtros, máscaras, cores, emojis, perguntas e outros diversos recursos;
- Clique no ícone do seu perfil (para publicar no seu Stories), no ícone de Amigos Próximos (se quiser compartilhar só com a lista de close friends) ou em Enviar Para (se quiser compartilhar só com pessoas específicas).
Depois de publicar, você ainda consegue saber quem visualizou seu conteúdo, contribuindo para que você conheça ainda mais seus usuários. Como? Basta deslizar sua postagem para cima e você terá acesso a todas essas informações. Fácil, né?
Como baixar Stories do Instagram?
Caso você queira baixar um story que acabou de produzir, siga este guia simples:
- Capture um vídeo ou tire uma foto como de costume e adicione adesivos, efeitos e o que mais preferir.
- Antes de prosseguir, toque nos três pontos e escolha “Salvar” no canto inferior esquerdo da tela.
Agora, caso tenha postado algo nos Stories e se esqueceu de salvar na hora, ainda é possível fazer o download de conteúdos antigos que compartilhou em suas histórias. Siga esses passos:
- Abra o Instagram e acesse o seu perfil.
- Toque no menu localizado no canto superior direito.
- Selecione “Itens arquivados” e escolha “Arquivo de Stories”, em seguida, opte pela foto ou vídeo que deseja preservar.
- Toque nos três pontos.
Para fazer o download dos arquivos dos stories postados por qualquer usuário, desde que tenha um perfil público, utilize uma das seguintes ferramentas:
Como usar o storytelling no Instagram
Quando falamos de stories, estamos falando de histórias — e elas não estão apenas no nome desse formato do Instagram.
Os stories contam histórias sobre pessoas, amizades, relações, dos momentos mais banais de um dia até os grandes eventos de uma vida.
Para a sua marca, os stories são um formato valioso para aplicar o storytelling e envolver a sua audiência.
Os posts podem contar sobre um case de sucesso de um cliente, um dia divertido na empresa, o processo de criação de um produto, alguma curiosidade da história da marca.
O mais bacana é que você consegue despertar emoções e se conectar afetivamente com a persona. Para isso, lembre-se de elementos do storytelling, como a jornada do herói, a mensagem central, a ambientação, os vilões, os conflitos, os desafios, as conquistas e a redenção do protagonista.
Quando você conta sobre um cliente que passou a usar seu produto, por exemplo, você pode explorar as dificuldades do caminho e como o cliente se transformou depois de conhecer a sua marca.
Histórias estão em vários lugares — você só precisa percebê-las e contá-las de uma maneira envolvente. E isso não significa necessariamente gravar um vídeo contando uma história, ok?
Nos stories, elas podem vir em forma de sequência de frames, incluir uma enquete e contar com efeitos, stickers e GIFs. Aproveite todos os recursos desse formato!
Veja como a Dobra conseguiu contar uma história engraçada de bastidores — com início, meio e fim, criatividade e emoções envolvidas — que mostra a atmosfera da empresa.
Qual é a ordem das visualizações do meu Story
Ao saber quem visualizou os seus stories, vem a curiosidade: por que a lista aparece nessa ordem? Será que os stalkers da sua conta aparecem primeiro?
Na verdade, isso depende de alguns fatores, como as pessoas com quem você interage mais (no Instagram e no Facebook) e quantas vezes você acessa a lista de visualizações (cada vez o Instagram tenta mostrar uma ordem diferente).
Como funcionam os destaques dos Stories no Instagram?
Os destaques dos Stories, também chamados de Instagram Highlights, são os posts que ficam fixos no seu perfil para que não desapareçam depois de 24h, como acontece normalmente. Eles ficam à mostra logo abaixo da descrição do perfil, em formato de círculos.
Para as marcas, é um recurso interessante para fixar informações importantes sobre o negócio e histórias que merecem ser eternizadas. Afinal, nem todos os seus seguidores vão ver os stories no dia em que você publicar.
E quem visitar o seu perfil depois disso também pode buscar informações e histórias interessantes por ali para conhecer melhor a marca.
Veja algumas ideias do que você pode colocar nos Destaques do Instagram:
- horários de atendimento;
- perguntas frequentes;
- cardápio ou catálogo de produtos;
- apresentação da empresa;
- bastidores da marca;
- dicas de uso do produto;
- coberturas de eventos (inauguração, lançamento etc.);
- repost de stories de clientes que citam a marca.
Vale destacar essa última ideia: você pode publicar stories com UGC (user generated content) para valorizar quem interagiu com a marca e estreitar o relacionamento com esses usuários. Eles vão adorar aparecer nos seus destaques!
Capas dos destaques de Stories no Instagram
Já percebeu que muitas marcas conseguem deixar os stories bem organizadinhos com capas?
Elas servem para criar categorias de stories em destaque para que o usuário encontre facilmente o que deseja visualizar. Com um design caprichado, elas também ajudam a transmitir profissionalismo e a identidade da marca.
Para isso, basta que você crie uma imagem no formato dos stories e depois edite a capa do destaque. Aproveite para usar o Canva, dá para integrar as ferramentas e usá-lo diretamente na plataforma mLabs.
Como visualizar Stories publicados por amigos?
Para visualizar os stories de amigos, clique na foto de perfil deles, que estão em formato de círculo na parte de cima do feed do seu Instagram.
Você também pode visitar a conta de um usuário específico e clicar na sua foto de perfil para ver os stories que ele publicou nas últimas 24h.
Sempre que houver novas histórias, aparecerá um anel colorido em volta da foto de perfil. Fácil para o público reconhecer seu novo conteúdo, não é?
Como usar o recurso Close Friends?
O Close Friends é uma solução para as pessoas que não querem que determinados usuários vejam seus stories.
Para as contas pessoais, é uma boa solução para excluir um ex-namorado ou aquele tio chato, sabe?
Já as marcas podem criar uma lista VIP de clientes fiéis, ou que têm um ticket médio alto ou que compraram determinado produto.
Compartilhe conteúdos exclusivos, cupons de desconto e ofertas especiais.
Como eles sabem que estão na sua lista, vão se sentir super lisonjeados! E, assim, você estreita o relacionamento com eles.
Como anunciar no Instagram Stories?
Melhor do que poder engajar sua audiência com o Stories é alcançar e converter novos públicos com esse formato! E, para isso, você poderá — e deverá! — criar anúncios.
Para anunciar nos Stories do Instagram, você precisará acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook — sim, é a mesma ferramenta! — e, depois, selecionar um dos objetivos que estão disponíveis para anúncios no Stories. São eles:
- reconhecimento da marca;
- alcance;
- tráfego;
- instalações do aplicativo;
- visualizações do vídeo;
- geração de cadastros;
- mensagens;
- conversões.
Caso você tenha dificuldade em realizar esta etapa, veja o nosso post específico sobre objetivos de campanha do Facebook e Instagram e tire suas dúvidas sobre o tema.
Depois, você precisará nomear sua campanha e definir a segmentação de público-alvo. Então, é na definição de Posicionamentos que você vai dizer que quer exibir os anúncios em Histórias do Instagram.
A partir daí, você define o orçamento, a programação e os criativos da campanha. Feito isso, basta visualizar a prévia do anúncio e pronto!
Para ver um passo a passo completo, confira o nosso guia completo para anunciar no Stories do Instagram.
Tipos de anúncios para Stories
Durante a configuração dos criativos da sua campanha, você deve escolher o tipo de mídia que vai usar. No Instagram Stories, você pode usar três diferentes tipos de anúncios:
- Sequência de imagens ou vídeos;
- Imagem única;
- Vídeo único.
Nos anúncios do Instagram Stories, você pode ainda adicionar um link. Mas essa possibilidade vai depender do objetivo escolhido e do número de seguidores
Recomendações para anúncios nos stories
Na escolha do tipo de anúncio para o Stories, fique de olho nas especificações de imagens e vídeos. Isso é essencial para a performance dos anúncios. Trouxemos aqui as principais orientações:
Sequência de Imagens
- Número de cartões: 2 a 10
- Duração de vídeo máxima por cartão: 120 segundos
- Proporções: 9:16 e 16:9 para 4:5
- Resolução recomendada: 1080 x 1920
Imagem única
- Proporções da imagem: 9:16 e 16:9 a 4:5
- Largura mínima: 500 pixels
Vídeo único
- Proporções de vídeo: de 9:16 e 16:9 a 4:5
- Largura mínima: 500 pixels
- Duração do vídeo: 1 a 120 segundos
- Legendas e áudio: opcionais
Lembre-se de que anúncios do Facebook e do Instagram com mais de 20% de texto na imagem podem ter um desempenho inferior. Use a ferramenta Text Overlay para testar o seu criativo.
Como adicionar links no Story do Instagram
O Instagram sempre foi muito averso a links externos. O app tenta evitar que os usuários saiam dali para consumir conteúdos de fora da rede social. Mas o tio Mark resolveu ouvir os apelos das marcas e hoje já é possível incluir links nos stories do Instagram!
Se você tiver isso, é só abrir a ferramenta dos stories para ver o ícone de uma corrente que permite incluir uma URL.
Veja algumas ideias de como você pode explorar o link nos stories:
- dar uma dica no story e direcionar para um post de blog que aprofunde o conteúdo;
- levar os usuários para um landing page e coletar seus contatos;
- divulgar produtos nos stories e linkar para a página de venda.
É importante pensar em um story que instigue o usuário a acessar o link para executar a ação que você deseja.
Você pode só dar um gostinho do que ele vai encontrar no link. Mas não deixe que ele se decepcione: a experiência na página de destino deve cumprir o que você prometeu nos stories!
Com esse recurso, as marcas conseguem envolver mais os usuários com páginas e conteúdos externos. Essa interação aprofunda a experiência dos seguidores, que, a partir do link, podem saber mais sobre um assunto, conhecer melhor a marca ou até comprar o produto.
Para as marcas, o acesso ao link mostra que aquele conteúdo despertou interesse e que o usuário tem uma intenção de se aproximar mais. Então, vale a pena também monitorar os dados de interação para saber quais links são mais acessados.
Quais são as métricas do Instagram Stories?
Quem anuncia no Instagram Stories ganha de bônus a possibilidade de acompanhar algumas métricas ESSENCIAIS para entender e otimizar os resultados da estratégia na rede. São elas:
- alcance (quantidade de pessoas que visualizaram a publicação);
- impressões (número de vezes que o conteúdo foi visualizado);
- respostas (volume de respostas que o perfil do anunciante teve em cada história);
- saídas (taxa de rejeição — o número de usuários que desistiram de ver a história em algum ponto);
- interações (visitas no perfil, cliques no site, e-mail, ligar, mensagem, como chegar, cliques no link, compartilhamentos, toques em figurinhas e respostas).
Além disso, o Instagram Analytics (ferramenta de análises da rede social) apresenta métricas sobre resultados orgânicos do Stories.
Com essas informações, as marcas poderão tomar decisões para tornar o conteúdo mais relevante para audiência e, claro, otimizar as postagens. Também é possível saber quem visualizou o Stories — explicamos abaixo como acessar essa informação.
Ficou interessado em entender um pouco mais sobre cada uma das métricas e descobrir como visualizá-las? Veja o nosso post sobre Relatório Stories Instagram e esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema.
Ferramentas para editar Stories do Instagram
A lista de opções de ferramentas para editar os Stories do Instagram é vasta, afinal elas se aplicam em inúmeras funcionalidades.
É possível, por exemplo, encontrar ferramentas exclusivas de filtros animados, outras para edição de imagens e até mesmo para criar mosaicos criativos.
Mas é claro que não vamos te deixar na mão. Confira a nossa seleção das melhores ferramentas para editar seus posts nos Stories!
Canva
O Canva é uma ferramenta com duas versões (gratuita e paga), voltada para aqueles que gostam de fazer colagens de imagens.
Ela conta com um modelo na medida certa dos Stories, e permite montar diversas publicações distintas.
E tem mais, a ferramenta possui adesivos, ícones e fontes diferenciadas para você ousar nas suas criações.
Outro ponto positivo do serviço é a possibilidade de utilizá-lo também no PC, exportando posteriormente com facilidade as suas criações para o Instagram.
Ah, antes que eu me esqueça, também temos o Canva disponível na nossa plataforma assim como o Studio mLabs!
Unfold
Assim como o Canva, o Unfold também é uma ferramenta para quem gosta de mexer com processos de colagem nas publicações.
No começo, ele se encontrava disponível apenas para o sistema IOS (iPhones e iPads), mas atualmente já possui uma versão liberada para os usuários de smartphones Android.
O Unfold conta com inúmeros templates para que você possa incluir as suas imagens.
Outra vantagem é de que você pode mesclar vídeos com fotos em uma mesma tela, deixando o visual diferenciado – o que não é possível de fazer apenas com as ferramentas nativas que o Instagram Story disponibiliza.
7 dicas de como usar os Stories do Instagram para o seu negócio
Agora, reunimos aqui algumas dicas bacanas para potencializar suas publicações nos stories.
Você vai ver como eles vão ganhar mais visibilidades e engajar mais os seguidores! Confira:
1. Invista em conteúdos no formato Reels
O Reels é um dos queridinhos, além dos Stories. Logo, os Stories feitos neste formato podem ter melhor performance, por ser uma funcionalidade que possui bastante engajamento e alcance, o algoritmo do Intagram está dando prioridade na entrega de conteúdos neste formato.
Assim, seus Stories podem ter maiores números quando instigando o usuário assistir os Reels. você ainda pode aproveitar para compartilhar o post dos Stories no feed para aumentar ainda mais a sua visibilidade e alcançar pessoas não ainda não seguem a sua marca.
Aproveite para passar uma dica rápida – lembrando que são 15 segundos de vídeo – seja helpful e entregue valor para os seus seguidores, as informações adicionais você pode inserir na legenda.
2. Faça uma sequência estratégica de Stories
Segundo, uma pesquisa da Squid, ocorre uma queda da taxa média de engajamento de até 30% a partir do quarto story em sequência.
Ou seja, em média a sequência de cinco stories é ideal para que você consiga trabalhar o conteúdo da marca de maneira precisa e estratégica.
Sendo que, o primeiro precisa ter um conteúdo matador que desperte a atenção do público, mas isso não quer dizer que ele é o mais importante, ok?
O segundo story é o principal, é ele que possui a capacidade de reter o público, pense sobre o conteúdo que você apresentará neste momento.
Já o último story deve conter um sticker de interação, como a enquete, por exemplo, para estimular os usuários a voltar nos stories anteriores para entender o conteúdo antes de responder a pergunta, assim aumentando a retenção e o engajamento.
3. Use os stickers e interaja com a sua audiência
Os stickers podem parecer uma futilidade do app, mas são poderosos para engajar os usuários!
As marcas podem usar adesivos divertidos para chamar atenção ou ainda usar enquetes e caixinha de perguntas para conhecer melhor o público.
4. Crie uma vitrine de produtos do Instagram Shopping
O Instagram Stories não serve apenas para engajar — também serve para vender! Aproveite a plataforma para divulgar seus produtos e levar os usuários à compra.
Use a funcionalidade do Instagram Shopping para colocar links dos seus produtos nos stories e aproveite bem a imagem de tela cheia para encantar os olhos!
5 – Promova negócios e artigos da marca
Aproveite os stories para divulgar conteúdos que você publica em outros canais — site, blog, YouTube etc.
Diferente do recurso de link na bio, o link dos Stories podem ser acessados de forma mais rápida com um simples clique no post, encurtando a jornada do usuário!
6 – Compartilhe o UGC – Conteúdo gerado pelo usuário
Incentive as pessoas a publicarem no Instagram usando seus produtos ou falando sobre a sua marca – os chamados UGC’s.
Quando isso acontecer, compartilhe esses posts nos seus stories! Assim você valoriza a pessoa e ainda publica uma prova social, que mostra — aos olhos de outros clientes — como a sua marca é boa!
7 – Invista no poder do Storytelling nos seus posts
Stories contam histórias da vida real. Para os usuários, pode ser sobre como foi o dia na praia ou o aniversário da mãe.
Já as marcas podem contar sobre um dia de produção, sobre um lançamento ou sobre como as pessoas estão usando seus produtos, por exemplo.
Contar histórias é poderoso — e os stories são feitos para isso.
Elas transmitem autenticidade e despertam emoções, identificação, envolvimento. Então, quando as marcas vão além da mera propaganda e usam o Storytelling no Stories, os posts conseguem engajar muito mais.
FAQ: Perguntas frequentes do Instagram Stories
A seguir, veja algumas das dúvidas mais comuns sobre o Instagram Stories.
Quando o Instagram Stories foi lançado?
O Instagram Sotires foi lançado em 2 de agosto de 2016.
Como compartilhar os Stories de uma pessoa ou marca?
Em alguns casos, é possível compartilhar o Story de outra pessoa. Para tal, toque no ícone de avião de papel na parte inferior do conteúdo e selecione “adicionar ao seu Story”. Você também pode enviá-lo diretamente para um amigo pelas mensagens diretas.
Como checar quem viu o meu Instagram Stories?
Para ver quem visualizou o seu Story, abra o Story e deslize para cima na tela. Isso mostrará uma lista de todas as pessoas que assistiram ao Story.
É possível visualizar Stories anonimamente?
Oficialmente, não há como visualizar Stories anonimamente dentro do Instagram. Contudo, existem aplicativos que prometem realizar a ação.
É possível baixar Stories do Instagram?
É possível baixar os Stories que você mesmo publicou ao clicar em “salvar” na própria tela de publicação. Para baixar Stories de outras pessoas, no entanto, só é possível por meio de aplicativos externos.
Como visualizar Stories antigos?
Para visualizar Stories antigos, basta acessar os “arquivos”. A opção pode ser acessada ao clicar no próprio perfil e tocar nas três linhas do canto superior direito. Não é possível visualizar Stories antigos de outros perfis, apenas se forem destacados pelo dono.
Quanto tempo os Stories do Instagram ficam visíveis?
Os Stories do Instagram ficam visíveis por 24 após a postagem ou até o criador da postagem decidir removê-lo.
Qual é o tempo máximo de um Instagram Stories?
O tempo máximo de um Instagram Story é de 60 segundos. Para Stories de imagem, o padrão é que fique por 7 segundos, mas é possível prolongar o tempo de exibição ao adicionar outras features, como músicas.
É possível visualizar quantas vezes um Instagram Stories foi visualizado?
Não. Você pode ver quantas pessoas assistiram ao seu Story, mas não quantas vezes cada pessoa visualizou.
Qual é o limite de postagens no Instagram Stories por dia?
O limite de postagens no Instagram Stories é de 100 Stories por dia. Após isso, os Stories mais antigos começam a desaparecer à medida que novos são adicionados. Contudo, a recomendação é que o número de postagens não ultrapasse o valor de 7.
Como colocar o link do WhatsApp no Story do Instagram?
Para colocar o link do WhatsApp no seu Story, copie o link (por exemplo, um link de chat do WhatsApp) e cole no campo de “Link” ao criar um novo Story. Depois, personalize o sticker e posicione onde preferir.
Como postar Stories pelo PC?
Para postar Stories pelo PC, você pode usar a versão web do Instagram. Para isso, acesse o Instagram pelo navegador, mude para o modo mobile através das ferramentas de desenvolvedor e siga as mesmas etapas da postagem via app.
Como apagar Instagram Stories?
Para apagar um Story, vá ao seu Story ativo, abra-o, toque nos três pontinhos no canto inferior direito e selecione “Excluir”.
Como silenciar Stories?
Para silenciar os Stories de alguém, toque e segure o ícone do perfil dessa pessoa na barra de Stories na parte superior do feed, depois selecione “Silenciar”.
Antes de começar no Stories…
Bom, já deu para ver que o Instagram vai muito além do feed, não é? Porém, antes de investir no formato, é importante que sua empresa tenha uma boa atuação no Instagram.
Para isso, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais é fundamental.
Ela te ajudará a agendar postagens no Instagram Stories e a criar relatórios de desempenho, permitindo que você tenha mais tempo para produzir um conteúdo de qualidade e “alimentar” sua audiência com informações sempre relevantes.
Pela mLabs, por exemplo, você poderá exportar seus relatórios personalizados em PDF, Power Point ou link.
Além disso, na plataforma, você encontrará dados sobre crescimento de seguidores, melhores conteúdos e comparação com a concorrência.
Permanecendo ativo no Instagram e analisando os dados que a mLabs disponibiliza, vai ser muito mais fácil aproveitar tudo o que essa rede social oferece.
Não fique atrás da concorrência! Comece a aproveitar o Instagram Stories em sua estratégia e conte com a mLabs pra isso!