“Ah, ora, ora… Parece que temos um verdadeiro Xeroque Rolmes por aqui”. Essa expressão, famosa na web, é usada para brincar com as obviedades do dia a dia.
No entanto, quando falamos de análise de dados nas redes sociais, as pistas nem sempre são tão fáceis de encontrar.
Assim como Sherlock Holmes revira cada detalhe da cena do crime para resolver um mistério, compreender os dados das redes sociais é fundamental para desvendar o enigma do engajamento e alcançar o público certo, no momento certo.
Cada rede social oferece uma série de insights preciosos — alcance, engajamento, dados demográficos etc. — que revelam como suas postagens estão performando e o que pode ser aprimorado. Esses dados medem o sucesso das campanhas e ajudam a planejar conteúdos futuros.
Neste texto, vamos explorar as ferramentas analíticas das principais redes sociais, ajudando você a monitorar, entender e explorar cada pista digital. Então pegue a sua lupa e prepare-se para a investigação.
O que são insights nas redes sociais?
Insights nas redes sociais são números, dados e informações coletadas sobre o comportamento dos usuários e a performance do conteúdo publicado em plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn.
Esses insights ajudam a entender como o público interage com uma marca ou perfil, revelando aspectos como o alcance das postagens, a taxa de engajamento, os horários de maior atividade dos seguidores e até características demográficas como idade, gênero e localização.
Em outras palavras, oferecem uma visão sobre tendências e preferências do público, ajudando a tomar decisões baseadas em dados e deixando de lado o “achismo”.
Qual é a importância de se fazer a análise de métricas nas redes sociais?
A análise de métricas nas redes sociais é o que transforma o “postar e torcer para dar certo” em uma estratégia orientada por dados.
Ao monitorar essas métricas, você pode identificar o desempenho de diferentes formatos, tipos de mensagem, tons de voz, entre outras variáveis importantes para social medias.
Além disso, ao acompanhar o desempenho das redes ao longo do tempo, é possível entender tendências de comportamento do público, identificar o que está em alta e quais dias e horários geram melhores resultados.
Isso significa que, em vez de adivinhar o que está funcionando, você pode tomar decisões embasadas para aprimorar o engajamento, aumentar o alcance e, até mesmo, otimizar os investimentos em campanhas pagas.
Como extrair insights em cada rede social?
Cada rede social oferece sua própria ferramenta analítica para que você possa acessar e interpretar os dados de desempenho.
Elas fornecem dados detalhados para avaliar o sucesso das publicações e a ajustar a estratégia conforme as preferências do público de cada plataforma.
A seguir, saiba como encontrar essas informações em cada uma das plataformas interativas.
Como extrair insights no Facebook
No Facebook, a análise de dados pode ser feita pelo Facebook Insights, que centraliza informações das contas de Facebook e Instagram.
Para acessar, basta entrar na Meta Business Suite e selecionar a aba de “Insights”. A plataforma oferece uma visão detalhada sobre o desempenho das publicações, permitindo acompanhar as interações e o alcance das postagens, sejam elas pagas ou orgânicas.
Outra forma de observar dados, embora com menor variedade, é por meio do “painel profissional”, exclusivo para fan pages.
Nesse caso, o gerenciador do perfil só precisa clicar na foto de capa da página e selecionar a opção.
Algumas das métricas disponíveis refletem o alcance, engajamento, seguidores líquidos e dados sobre crescimento.
Como extrair insights no Instagram
O Instagram oferece sua própria ferramenta de análise chamada Instagram Insights, acessível para contas comerciais e de criadores.
Para acessar, basta abrir o perfil, tocar no menu e selecionar “Insights”. Essa ferramenta permite visualizar uma variedade de métricas que mostram o desempenho de suas postagens e Stories, e como o público interage com o conteúdo.
É possível selecionar períodos específicos para observação ou segmentar por formato (publicação no feed, reels, stories, vídeos ou vídeos ao vivo). Você também pode selecionar métricas como visualizações, contas com engajamento, contas alcançadas e compartilhamentos.
Como extrair insights no X (Twitter)
Para acompanhar o desempenho das publicações no X, a solução é o X Analytics (o sucessor do Twitter Analytics).
Devido a uma série de mudanças realizadas na plataforma, as métricas agora dependem da assinatura do plano Premium ou Premium+ no X.
Algumas das principais métricas disponibilizadas pelo X Analytics são impressões, curtidas, visitas no perfil, seguidores, compartilhamentos e taxa de engajamento.
Como extrair insights no LinkedIn
O LinkedIn oferece uma ferramenta de análise para contas pessoais e empresariais, acessível no próprio perfil do usuário.
Para company pages, basta ir até a página da empresa e clicar em “Análises”. A ferramenta fornece uma visão detalhada sobre o desempenho das publicações, o engajamento e até o crescimento de seguidores.
Como extrair insights no TikTok
As métricas do TikTok estão disponível para todos os usuários e oferece uma visão completa do desempenho de vídeos.
Para acessar, basta ir ao perfil, tocar nas três linhas no canto superior direito e selecionar “TikTok Studio” e, em seguida, “Análise”.
As principais métricas incluem visualizações de publicação, visualizações de perfil, curtidas, comentários, compartilhamentos, crescimento de seguidores e insights demográficos sobre os seguidores.
Como extrair insights no YouTube
No YouTube, os dados analíticos estão disponíveis no YouTube Studio, acessível para todos os criadores.
Basta fazer login e clicar em “YouTube Studio” no menu lateral, onde você encontrará uma série de métricas detalhadas sobre o desempenho dos vídeos em “Analytics”.
Entre as métricas disponíveis, destacam-se tempo de exibição, crescimento de inscrições, visualizações e taxa de cliques.
Como extrair insights no Threads
Atualmente, o Threads ainda está expandindo suas ferramentas de análise, mas já permite acompanhar algumas métricas básicas que ajudam a avaliar o engajamento.
Para acessar esses dados, basta abrir o perfil e navegar até as postagens para verificar o desempenho individual de cada postagem.
As visualizações, curtidas e citações podem ser vistas ao clicar em “Ver atividade”.
Como extrair insights no Pinterest
No Pinterest, a ferramenta principal para monitorar o desempenho das postagens na plataforma é o Pinterest Analytics.
Basta fazer login e clicar em “Overview” no menu para explorar as métricas detalhadas.
Impressões, engajamentos e cliques de saída são apenas alguns exemplos de dados que podem ser extraídos na plataforma.
Como extrair insights e criar relatórios na mLabs
A mLabs oferece uma solução prática e completa para gerenciar redes sociais (e, claro, analisá-las) em uma única plataforma.
Para acessar insights ainda mais completos do que as principais plataformas sociais, basta entrar na conta e selecionar a seção de relatórios, onde é possível visualizar o desempenho das postagens e métricas gerais para Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes integradas.
As métricas são alternadas conforme a plataforma escolhida. No Instagram, por exemplo, você terá acesso a insights automáticos, apontando melhores horários, tipos de post e hashtags.
Com a integração do DashGoo, é possível gerar relatórios avançados que comparam o desempenho entre redes e períodos específicos, ideal para quem precisa de uma visão consolidada para análises mais profundas e decisões estratégicas.
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