Quando você vê uma letra “M” de cor amarela e fundo vermelho, o que isso te lembra?
Provavelmente já veio na sua mente uma das franquias mais famosas do mundo: o McDonald’s, não é?
Agora imagine se você também conseguisse criar esse nível de lembrança de marca para o seu negócio? Seria incrível certo?
E isso é possível graças ao poder da identidade visual.🤩
Com uma estratégia bem pensada e um design incrível, você permite que seu público identifique seu negócio facilmente e de quebra crie uma conexão maior com a sua marca.
Mas, como você pode criar a sua identidade visual? É preciso ser uma gigante do mercado como o McDonald ‘s, ou nós, reles mortais, conseguimos resultados parecidos?
Para descobrir, é só continuar com a gente e ver como criar uma identidade visual sensacional para o seu negócio. 😉
O que é identidade visual?
Antes de mais nada, para estabelecer uma lembrança de marca forte, é necessário entender o que é identidade visual.
Basicamente, esse termo indica um conjunto de elementos visuais que representam seu negócio.
Eles o ajudam a ser identificado no mercado e a gerar uma conexão maior com seu público.
Os elementos que acompanham a identidade visual geralmente são cores, tipografia, formas geométricas, imagens, comunicação, texturas entre outros.
Eles são adicionados em todo tipo de comunicação que a sua empresa crie, tanto interna quanto externa.
Sendo assim, os posts no Instagram, newsletter interna e até mesmo a assinatura dos seus colaboradores em um e-mail podem – ou devem – conter a identidade visual do seu negócio.
Assim, a partir deles, você consegue passar para o público por meio de simbologias a proposta de valor e o conceito da sua empresa.
O que é manual de identidade visual?
Você já deve ter percebido que uma identidade visual é composta por vários elementos, certo?
Sendo assim, é preciso documentar todos para usá-los de forma estratégica.
É para isso existe o manual de identidade visual. 😎
Também conhecido como brandbook, é um documento em que você registra todas as características visuais da sua marca.
Assim, seu time poderá acessá-lo sempre que precisar, para seguir exatamente o que determina a identidade visual da sua marca. 😉
Geralmente, o manual de identidade possui os seguintes elementos. 👇
Paleta de cores
Toda marca que se preze possui suas cores oficiais que ajudam na identificação.
E no brandbook é possível encontrar o conceito das cores escolhidas, além de conferir a identificação de cada uma delas.
Normalmente essa identificação é definida pelos códigos hexadecimais, cmyk ou rgb.
Assim, ninguém vai usar uma cor de tom diferente, mantendo as cores corretas da marca 😉
Fontes
As fontes têm um papel importante na identidade visual, por isso elas também ganham uma seção dedicada no manual.
Aqui são especificados as famílias das fontes, já que geralmente as marcas utilizam mais de uma, e em quais momentos cada uma é utilizada.
Tom de voz
O tom de voz é uma das características mais fortes de uma marca.
Afinal, a forma que ela se expressa pode ser um dos principais pontos que permitam que ela seja facilmente identificada no mercado.
Por isso, na hora de criar seu manual, é importante definir se o tom será mais divertido, formal ou, em alguns casos, técnico.
Geralmente, essa seção pode conter alguns exemplos de termos ou gírias utilizadas pela marca, o que ajuda a criar uma comunicação mais assertiva depois 😉
Aplicações
Por fim nós temos as aplicações da marca, que mostram como os elementos da marca se comportam em diferentes formatos.
É aqui que pode ser mostrado como o visual da marca fica em panfletos, outdoors, posts nas redes sociais, canecas, camisetas, papel timbrado e outros elementos.
Qual é a importância da identidade visual para as marcas?
A gente não conhece seu negócio, mas podemos chutar que seu maior objetivo é aumentar as vendas, não é mesmo? 😝
Ok, todas as empresas querem isso, mas você sabe qual é a melhor forma de aumentar suas vendas?
Criando conexão com o seu público. ✨
E para gerar essa conexão, você precisa causar uma boa primeira impressão.
É aqui que a identidade visual entra e cumpre seu papel.
Ao ter uma marca visualmente forte, você consegue fazer seu público ficar mais próximo do seu negócio, ter um senso maior de pertencimento e querer engajar mais com o negócio.
Isso tudo faz ele se aproximar dos seus produtos ou serviços 🌟
E com o tempo, ele pode lembrar facilmente da sua marca e se sentir mais confiante de comprar sempre de você.
Com exemplo disso temos a Coca-Cola, que devido a sua identidade visual forte hoje está presente na maioria dos almoços de domingo😋
Então, se você quer ser lembrado facilmente e crescer no mercado, criar uma identidade visual forte para a sua marca é o primeiro passo.
Como construir uma identidade visual?
Agora que você sabe o poder de uma identidade forte, vamos ver como criar uma identidade visual para o seu negócio.
Geralmente, o processo de criação de uma identidade visual passa por diversas etapas até estar pronto.
Por conta dessa complexidade, é fundamental que você conte com profissionais qualificados ao seu lado para criar uma identidade visual forte.
E, o profissional mais indicado para esse trabalho é um designer.✨
A criação de uma marca envolve diversos elementos visuais e gráficos que são criados por esse profissional.
Sendo assim, separamos abaixo algumas formas de você encontrar o designer ideal para criar sua identidade visual.
Mas, caso você não tenha orçamento no momento, saiba que é possível buscar conhecimento na área para criar sua identidade. Mais para o final você confere alguns cursos gratuitos 🤩
Plataformas para encontrar Designers Freelancers
Existem diversas plataformas online em que você pode encontrar e contratar freelancers de qualquer lugar do mundo🌎
E elas funcionam de uma forma bem simples. Você realiza o seu cadastro, faz uma publicação de que precisa de uma identidade visual e aguarda as propostas dos designers.
Assim, é só fechar com o profissional que mais gostou!
É possível encontrar um designer ideal nas plataformas abaixo.
- Workana;
- 99 freelas;
- 99designs;
- Freelancer.com;
- DesignCrowd;
- Fiverr;
- Upwork;
- GetNinjas.
Mas, caso queira buscar um designer e analisar diferentes perfis, você pode encontrá-los no Behance, que é uma plataforma da Adobe para divulgação de portfólios.
Com o acesso dos portfólios, fica mais fácil avaliar os trabalhos e entrar em contato com os que fazem mais sentido para sua marca.
Além dela, você também pode encontrar designers no LinkedIn. 💼
Cursos de designer gratuitos
Caso o orçamento esteja mais apertado agora, você pode buscar os conhecimentos certos na internet e assim criar a sua identidade visual sozinho 💫
Curso do Chief of Design
O Chief Design é um canal no Youtube que oferece diversas dicas de design.
E no próprio canal, é possível encontrar uma playlist com um curso completo e gratuito sobre identidade visual.
A partir dele, você tem acesso a diversas informações sobre a marca, desde os conceitos básicos até a construção.
Curso de Branding – Construção de Marca
Outra opção gratuita interessante é esse curso do portal Ginead, que é uma plataforma com cursos gratuitos de diversas categorias.
Neste curso em específico, você aprenderá mais sobre como construir a marca e criar um brandbook bem legal no final!
Identidade visual nas redes sociais
Todo mundo quer ter um feed perfeito nas redes sociais. Ter postagens alinhadas com a identidade ajuda seu público a identificar melhor a sua marca.
Mas, esse trabalho pode ser um pouco desafiador.
E no processo, conseguimos encontrar diversas empresas que tentam seguir seu manual de marca à risca e acabam fazendo postagens muito parecidas.
Assim, as publicações parecem que são sempre as mesmas e acabam não chamando mais a atenção dos seguidores para interagir.
Isso mostra que além de utilizar a identidade visual, é importante conseguir explorar os elementos de formas diferentes para poder mostrar algo novo.
Como exemplo disso, podemos mostrar o Instagram da mLabs 😎
Nossa identidade visual conta com características fortes, com cores vivas e formatos arredondados.
Porém, em cada publicação, conseguimos explorar os elementos da marca de forma diferente sem fugir da identidade visual.
Identidade visual exemplos
Para finalizar e ajudar você a criar sua identidade visual, separamos abaixo três marcas com uma identidade forte para você se inspirar!
Amazon
Um dos maiores e-commerces do mundo soube se posicionar muito bem a partir da sua identidade visual.
Hoje, a grande maioria das pessoas sabe que consegue encontrar praticamente qualquer produto na Amazon.
E na própria logo da marca ela consegue demonstrar isso ao posicionar a flecha nas letras “A” e “Z”, indicando que lá você encontra produtos de todas as categorias.
Starbucks
O Starbucks também tem uma identidade visual forte que ficou maior quando a empresa decidiu explorar outros mercados.
Nesse caminho, eles investiram na produção de produtos diferentes com a sua marca, como canecas, camisetas e até sorvetes.
Apple
Por fim, temos a identidade visual da maçã mais famosa e cara do mundo 👀
A Apple soube criar uma identidade que uniu o luxo com a tecnologia de ponta que oferece nos seus produtos.
Hoje é uma das marcas mais desejadas, o que permite que venda produtos mais caros sem problemas, já que seu público vê valor e compra. 😎
Agora que você sabe tudo sobre identidade visual, confira algumas dicas para saber posicionar a sua marca nas redes sociais com maestria🪄