Fazer uma boa gestão de Instagram ainda é um desafio para muitas marcas. À primeira vista pode parecer simples, mas os resultados nessa rede social dependem de uma série de boas práticas e, claro, de uma estratégia bem estruturada.
Para te ajudar a começar com o pé direito – e evitar que você cometa muitos erros que nós demoramos para perceber – veja algumas dicas básicas para ter sucesso e mandar muito bem na sua gestão de Instagram.
Tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais
Contar com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais é o primeiro passo para otimizar sua gestão de Instagram.
Além da possibilidade de escalar a gestão de múltiplos perfis no Instagram e em outras redes sociais usando uma só plataforma, uma ferramenta como essa te ajudará com agendamento de posts, relatórios, insights, análise de métricas, gestão dos directs e etc.
Priorize os melhores dias e horários de postagem
Uma técnica imprescindível para otimizar os resultados da sua gestão de Instagram é postar nos melhores dias e horários para o seu público.
Isso porque, escolhendo o momento certo, você certamente terá melhores taxas de engajamento e, com a mudança do algoritmo do Instagram — que prioriza no feed posts com mais engajamento —, terá também um maior alcance.
Mas, não existe um padrão que sirva para todos as marcas quanto aos melhores dias e horários para postar no Instagram. Para saber isso é preciso fazer testes, analisar seus resultados e entender como o seu público interage. É um trabalho de tentativa e erro.
Pense sempre no quê funciona para o seu público específico. Afinal, a sua audiência não é a igual a do concorrente.
Neste post, nós te ensinamos como fazer isso na prática.
Aposte nos influenciadores digitais
Os criadores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais, já estão presentes em todas as redes sociais, mas no Instagram, em especial, eles conquistaram um espaço de muita relevância.
Por esse motivo, é fundamental que as marcas conheçam quem são os influenciadores do seu nicho, sigam essas pessoas e, é claro, estabeleçam com eles um relacionamento.
Pensar em estratégias para aproveitar a audiência desses influenciadores é muito importante também. Alguns deles fazem parcerias pagas, outros aceitam permutas e há também os que podem te ajudar por pura afinidade.
O importante, antes de fazer uma proposta, é entender o que cada influenciador está buscando e como você pode (e se pode) realmente ajudá-lo de alguma forma. A sua empresa tem que ter o match com o que aquele criador de conteúdo representa e seu público.
Aqui na mLabs, por exemplo, temos diversas parcerias com influenciadores digitais. Muitos deles têm afinidade com a marca, outros se aproximam quando oferecemos benefícios.
Use hashtags
Não é à toa que quase todas as redes sociais têm esse recurso.
As hashtags já compõem postagens em quase todas as plataformas, mas elas merecem ainda mais destaque quando o assunto é o Instagram.
Nessa rede social, é muito comum que os consumidores busquem publicações, inspirações e tendências por meio das hashtags. Isso é tão sério que, recentemente, o Instagram testou (e, neste caso, já liberou!) como recurso, um botão fixo para seguir hashtags.
Sabendo disso, faça um uso inteligente dessas palavras-chave na sua gestão de Instagram. Além de incluí-las em seus posts (você pode criar uma lista das hashtags mais importantes para sua estratégia), siga todas elas e entenda como o seu público interage com cada uma!
Você pode descobrir, por exemplo, o que as pessoas estão querendo saber sobre determinado assunto, como se posicionam a respeito e, claro, se o tema está esquentando ou não na rede social
Integre suas redes sociais
Apesar de sabermos que cada rede social tem seu objetivo e formas de uso, a estratégia entre elas deve estar integrada.
Divulgar seu Instagram nas outras redes sociais da marca, pensar em recursos integrados, como cross posting de stories, campanhas de marketing que levem os usuários de uma rede social para é fundamental.
Tenha um calendário editorial (básico para boa gestão de Instagram)
Ok, nós sabemos que uma das riquezas do Instagram é a possibilidade de postar, em tempo real (especialmente no Instagram Stories), coisas do dia a dia, particularidades da marca, curiosidades, etc. E isso é ótimo, mesmo – continue fazendo!
Mas, não dá para ter só isso! Você também precisará organizar um calendário de postagens pensando sempre no curto, médio e longo prazo.
Além de garantir a constância e a frequência dos posts, o calendário te ajudará a entender quais temas você está abordando (se você organizar seus posts por linhas editoriais, melhor ainda), irá garantir que posts importantes não deixem de ir para o feed, dará um controle preciso do que já foi postado e quando foi postado, enfim, será o seu principal controle da gestão do Instagram.
Seguindo essas dicas, seu gerenciamento de Instagram tem tudo para dar certo! Continue acompanhando o blog da mLabs e esteja sempre atualizado!