As redes sociais são ótimos locais para as marcas estreitarem relacionamentos com as pessoas, tanto com as que já são clientes quanto com as que ainda não a conhecem. E, para despertar nelas o interesse em compartilhar um post, marcar um amigo ou assistir a um Webinar é preciso estimular a ação de tomada de decisão.
É nessa hora que o gatilho mental entra em cena! Essa técnica consegue enviar uma mensagem no cérebro, lá no inconsciente, que depois é passada para o plano da consciência com uma justificativa bem racional, capaz de convencer a pessoa a realizar uma ação.
Quer saber mais sobre gatilho mental e como a marca pode usá-lo a seu favor? Então, acompanhe o conteúdo e veja 10 maneiras de usar essa técnica para o marketing nas rede sociais.
O que é gatilho mental?
Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe para realizar uma ação que, na maioria das vezes, é colocada em prática de forma imediata. Impulsionado por esses gatilhos, o cérebro assume o comando e toma decisões no “piloto automático”.
Quando usamos os gatilhos mentais é como se estivéssemos ajudando o nosso cérebro a pensar mais rápido, ou melhor a nem precisar pensar. E, ele adora isso! Afinal de contas, estamos falando de uma máquina altamente eficiente que está, a todo momento, tentando poupar energia.
Como os gatilhos mentais agem no nosso cérebro?
Já pensou se para cada decisão precisássemos pensar em cada pequeno detalhe? Não precisamos pensar para respirar, por exemplo. Não é necessário planejar as ações “agora puxe o ar”, “infle os pulmões”, “agora coloque o ar para fora”. Só de imaginar, o cérebro já cansa.
E, para filtrar o que realmente é importante ou não, o nosso sistema nervoso usa uma série de mecanismos para tomar decisões. É assim que os gatilhos mentais agem no nosso o cérebro, eles são diretrizes que nos ajudam a não precisar refletir sobre cada tomada de decisão.
5 gatilhos mentais para usar na sua estratégia
Como você pode ver, os estímulos mentais facilitam a tomada de decisão. E, se aplicados da maneira correta podem engajar as pessoas, e fazer com que elas executem uma ação.
Pensando nisso, separamos 10 gatilhos mentais para você conhecer melhor e aplicar na sua estratégia de comunicação para as redes sociais.
1. Escassez
Quantas vezes você já viu um curso sendo divulgado com as seguintes informações “vagas limitadas” ou “restam poucas vagas”? Várias vezes, não é mesmo? Aposto, que a primeira coisa que você pensa é que precisa reservar logo a sua vaga ou então vai perder a oportunidade. O mesmo vale para produtos, palestras, eventos.
Outro exemplo muito comum desse tipo de gatilho é quando uma empresa está vendendo um produto e com o anúncio “desconto de 50% para os primeiros 10 compradores”. Você, é claro, vai querer pagar a metade do preço e vai fazer isso bem rápido para não perder o desconto.
Veja, como a empresa Booking.com usa esse gatilho nas divulgação das reservas no seu site!
2. Autoridade
Sabe aquele famoso ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”? A ideia é mais ou menos essa. Uma autoridade em um assunto é aquela marca que você associa rapidamente a um produto ou serviço. Por exemplo, quando o assunto é filme e série, não tem como não pensar na Netflix.
Quem usa esse gatilho, de maneira exemplar, é o Grupo Tigre. A marca reforça sua autoridade em suas campanhas publicitárias. O vídeo, divulgado na capa da sua Fanpage, por exemplo, faz uma sátira relacionada com quem não usa os tubos e conexões Tigre, dá uma olhada!
3. Prova social
Esse gatilho funciona muito bem nas redes sociais. E, além de trazer resultados positivos, não é difícil colocá-lo em prática. Se você trabalha para marcas no Instagram, por exemplo, uma ótima maneira de fazer a prova social é compartilhar o conteúdo gerado pelo usuários (UGC) nos seus Stories.
Essa ação influencia bastante na construção da credibilidade e da comunidade da marca. Ao ser marcada por um usuário, a marca pode deve repassar a história e compartilhar a menção com seus seguidores.
Veja, como nós compartilhamos o conteúdo gerado pelos usuários no nosso perfil do Instagram!
4. Antecipação
Ninguém sabe o que vai acontecer daqui há 30 minutos ou 10 anos, mas ainda assim, criamos uma série de expectativas para o futuro. E quando já sabemos o que vai acontecer então, é ainda melhor.
Não estamos falando de prever o futuro, mas sim de ter a certeza de que podemos fazer algumas coisas lá adiante. É justamente isso que o gatilho de antecipação causa nas pessoas, ele ajuda a criar expectativas para o futuro.
A Apple, por exemplo, é uma marca que investe pesado no gatilho de antecipação. Ela criou um evento anual exclusivo para divulgar as novidades que ainda vão surgir, tudo isso para deixar o público esperando pela data do lançamento.
Após o evento, a marca compartilha uma prévia dos lançamentos nas redes sociais, desta forma, estimulando aquele “burburinho” entre os usuários.
5. Reciprocidade
Esse é um dos gatilhos mais nobres que existe e faz parte da base do Inbound Marketing. A reciprocidade dá a ideia de se colocar no lugar do outro, retribuir uma gentileza e de ajudar o próximo.
É um gatilho excelente para as marcas que desejam criar conexão emocional com o público. Porém, antes de aplicá-lo, é preciso conhecer muito bem o público alvo, para conseguir – de fato – entregar algo relevante para ele.
A Oppa Design é um exemplo de marca que usa o gatilho de reciprocidade como ninguém. A empresa de design inteligente, usa o seu perfil no Pinterest, para dar dicas de decoração de ambientes, adaptados à realidade do seu público. Olha só como eles mandam bem!
Gostou das nossas dicas sobre como usar os gatilhos mentais nas redes sociais? Faça bom uso deles, inclusive para combiná-los em sua estratégia de marketing!
Se, além dos gatilhos mentais, você tem interesse em conhecer outras técnicas para despertar interesse do público nas redes sociais, veja também nosso post sobre Técnicas de copywriting para profissionais de marketing.