Ganhar seguidores no Instagram é sinal de que você está fazendo um bom trabalho! O perfil cresce, os posts engajam mais pessoas e a marca fica mais conhecida.
Aqui na mLabs, fazemos vários experimentos para ver o que funciona melhor para o nosso público e traz mais resultados. 🚀
Ao longo de 2020 aumentamos de 57 mil para 102 mil seguidores, uma taxa de crescimento de 79%. E, se você pensa que conseguimos essa performance porque já somos conhecidos, te afirmo que não!
O nosso crescimento foi consistente, resultado de muitos testes, análises e paciência, dentro das políticas do Instagram e sem qualquer esquema de compra de seguidores.
Confira as estratégias que praticamos no nosso perfil e que se aplicam para qualquer negócio!
1. Defina quem é a sua persona
Você precisa saber quem é a sua buyer persona para desenvolver ações voltadas para ela, não adianta, esse é o primeiro passo pra ter sucesso em qualquer estratégia de marketing digital.
Afinal, é ela quem direcionará a sua produção de conteúdo no Instagram, ao entender as dores da persona você terá mais argumentos e conseguirá criar posts que realmente solucionem os seus problemas.
A partir daí, as pessoas terão mais motivos para seguir o seu perfil no Instagram, justamente porque ele é útil e agrega valor na vida delas! 😉
2. Tenha domínio sobre o assunto
Falar sobre o que você sabe é a melhor maneira de passar uma informação relevante, com naturalidade e domínio para explorar diferentes viés sobre o mesmo assunto, inclusive, para responder os seguidores e tirar dúvidas mais complexas.
É perceptível, ao ver uma publicação, saber se a pessoa está preparada e conhece a fundo sobre o que está falando. Por isso, mantenha-se atualizado e atento em relação às tendências de sua área.
Dessa forma, você conseguirá construir autoridade no mercado, traçar estratégia para fortalecer a marca, a ponto de torná-la uma referência na área.
Mas, lembre-se de que para tornar-se uma autoridade online é preciso cumprir vários passos, como produzir conteúdo original, fazer pesquisas aprofundadas sobre o assunto, aferir a veracidade das informações, entre outros.
3. Tenha um perfil completo e atrativo
Ter um perfil comercial no Instagram é indispensável para empresas. Ele oferece uma série de recursos que as contas pessoais não possuem, como fazer anúncios, extrair relatórios de performance, inserir link nos Stories etc.
No seu perfil, um fator importante é a sua biografia, a famosa bio do Instagram, afinal é ela que representa o perfil da marca. Ela é a porta de entrada da rede social e tem o poder de atrair usuários. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Por isso, o nome que estará no perfil deve conter a palavra-chave relacionada ao nicho de atuação. Já o nome de usuário deve ser o mesmo usado em outras redes sociais para facilitar a vida das pessoas que buscam pela marca no Instagram.
Você ainda pode incluir um link na bio e adicionar o seu site, e-commerce e blog. A foto do perfil também é importante, ela deve ter as cores da marca para gerar uma identificação rápida.
Na descrição, explique o que os seus seguidores vão encontrar por ali. Faça uma descrição objetiva que passe as informações principais do negócio. Dá uma olhada em como organizamos todas as informações do nosso perfil no Instagram:
4. Divulgue o seu perfil em outros canais
Você já definiu a sua persona, escolheu um assunto que a sua marca tem domínio, criou um perfil matador, produziu conteúdo relevante… e até agora nada de seguidores.
Um passo importante que está faltando é divulgar o seu perfil do Instagram em outros canais da marca, para alcançar mais pessoas fora do Instagram que ainda não te conhecem.
Existem inúmeras maneiras de fazer isso, você pode inserir o link do seu perfil no Instagram no seu site, na sua assinatura de e-mail, nas embalagens do seu produto, em informativos, banners de eventos, inclusive, nas suas outras redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube…).
Pense fora da caixa, identifique várias opções de divulgar a sua marca no Instagram, até mesmo, nos momentos em que tiver contato físico com o seu público.
5. Crie conteúdo variado e de qualidade
Criar conteúdo relevante para os seguidores é essencial. Afinal de contas, para ser seguida, a marca precisa oferecer algo que eles tenham interesse.
Por exemplo: se a marca para a qual você trabalha é uma academia, dar dicas de como cuidar melhor da saúde e os benefícios da prática de exercícios é uma boa ideia.
No nosso perfil, nós trazemos dicas de gestão de redes sociais que é a nossa expertise. Temos um conteúdo divertido, mas que também informa e educa a persona para agregar conhecimento à sua vida.
No post abaixo, por exemplo, oferecemos algumas dicas sobre o que aprendemos com o Reels:
6. Use apps de edição de imagens e poste boas fotos
Como o Instagram é uma rede social de consumo rápido, as pessoas passam pelas publicações e selecionam visualmente as que mais chamam atenção.
Logo, a qualidade das imagens é um dos fatores que mais importa no Instagram. Então, sabendo disso, capriche na hora de tirar e editar as suas fotos.
A dica para esse momento é tomar cuidado com a iluminação e o enquadramento dos produtos e usar aplicativos de edição de imagens que façam todo o trabalho duro por você!
Nós evoluímos as nossas técnicas de design testando várias ferramentas, hoje temos o Canva, inclusive nós integramos as duas dentro da nossa plataforma para facilitar a vida do social media design! 😍
7. Use hashtags relevantes e amplie o seu alcance
As hashtags no Instagram têm grande apelo e ajudam na performance das estratégias de marketing nas rede sociais.
Elas são palavras clicáveis do seu texto. Servem para agrupar conteúdo e, por isso, representam oportunidades para que a marca seja encontrada na plataforma.
Dá uma olhada nesse post em que usamos algumas hashtags estratégicas para o nosso nicho de mercado:
Aproveitamos a trend das retrospectivas do Spotify para entrar nas conversas dos usuários.
Para isso, usamos hashtags como #retrospectiva2020, #spotifymeme e #socialmedialife, com a intenção de atrair pessoas que estavam navegando por esses assuntos. E a postagem teve um ótimo engajamento em comentários e curtidas! 👌
A dica aqui é usar entre três e sete hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nas suas legendas. Elas ampliarão o alcance das suas postagens e farão com que outras pessoas encontrarem a marca com mais facilidade no Instagram.
8. Escreva legendas úteis com CTAs envolventes
Para fazer um post relevante, você precisa passar informações úteis e usar uma linguagem próxima ao seu público-alvo. Porém, convenhamos, não dá para passar toda a mensagem com uma simples imagem, por mais atrativa que ela seja.
É por isso que a legenda é um elemento essencial para atrair, informar e complementar a imagem. Para criar uma legenda atraente é preciso ter planejamento e saber explorar os caracteres da rede social com Emojis e CTAs (chamadas para ação)!
As legendas nos vídeos também são uma ótima estratégia, já que de acordo com o próprio Instagram, 60% das histórias são vistas com som, o que significa que 40% delas precisam de legendas para serem entendidas.
Dá uma olhada na legenda deste post, veja como ela prende a atenção do público e passa uma informação relevante e leva o usuário a interagir com o conteúdo!
9. Use a geolocalização para encontrar novos seguidores
A geolocalização, também conhecida por geomarketing, é uma técnica que usa os dados de localização a favor do seu perfil no Instagram, para segmentar melhor o público e encontrar potenciais seguidores na rede social.
Quer saber como encontrar seguidores com esse recurso? Crie anúncios geolocalizados no Instagram e os direcione para impactar pessoas que moram ou trabalham perto do seu negócio e que curtam marcas de serviços do seu nicho.
Isso deixará as suas campanhas mais eficientes em termos de conversão. 😉
10. Mantenha a frequência nas postagens
Ser constante é algo essencial nas redes sociais. Por isso, manter a frequência de postagens fará com que o público tenha sempre a presença da marca no feed.
Isso mostra também a consistência da marca, algo que gera confiança e credibilidade. Em um mercado tão concorrido essas características são muito importantes.
Depois de muitos testes, chegamos a uma frequência média de 5x por semana no feed e no mínimo 4x por dia nos Stories. Veja bem, essa é a nossa frequência ideal, mas isso varia de perfil para perfil, ok?
Além disso, seguimos o princípio de Pareto nas publicações em 80% dos posts, oferecemos conteúdos educativos, informativos e divertidos. Nos outros 20%, falamos sobre os nossos serviços.
É isso que torna os conteúdos mais interessantes para quem nos acompanha, em vez de só fazer propaganda.
11. Tenha um cronograma de publicação
O cronograma de postagem permite que você estruture o dia, a hora e o conteúdo das postagens e evita que imprevistos aconteçam, por exemplo, a falta de conteúdo para publicar em uma data especial para a marca.
Não importa quem são os seus seguidores, o fato é que todos gostam de uma rotina de publicações previsíveis. Não estamos falando de previsibilidade sobre a produção do conteúdo, mas nos dias e horários de publicação dele.
É como assistir uma série: quem acompanha a estreia e continua assistindo cada episódio, quer saber o dia e o horário em que eles vão ao ar! E tem mais, com um cronograma de publicações, você organiza o seu perfil no Instagram dividindo os dias por editorias específicas, por exemplo.
12. Interaja com outras marcas e com os usuários
Aqui não cola muito essa de “venha a nós o vosso reino”. Dentro do Instagram existem relacionamentos de troca. Por isso, você também precisa participar das interações se quiser ganhar seguidores no Instagram.
Olhe o feed para interagir nos comentários dos seguidores, curta, marque parceiros, compartilhe em outras redes sociais e assim por diante.
Na nossa equipe temos um Community Manager, profissional dedicado para interagir com os seguidores nos posts do feed, Stories e DMs.
13. Invista em posts patrocinados, não dependa só do alcance orgânico
Cada vez mais as redes sociais, inclusive o Instagram, estão diminuindo o alcance orgânico dos posts. Isso era algo já esperado, afinal, as redes sociais vivem de publicidade.
Hoje é necessário ter um foco maior em promover as suas publicações de forma paga — ou seja, com anúncios, o que chamamos de Instagram Ads.
Dependendo do seu nível de conhecimento na área, você pode contratar um especialista ou pode começar por conta própria, aos poucos.
Mas antes de começar entenda os conceitos fundamentais, como a diferença entre impulsionar e criar anúncios, para não dar um tiro no pé e matar os seus objetivos. Vale a pena também separar um valor fixo por mês para fazer os testes!
Nós fazemos nossos posts patrocinados dentro da própria plataforma, e também criamos anúncios para atingir os diferentes objetivos de marketing que traçamos de acordo com cada campanha.
Em alguns casos, fazemos Dark Posts para públicos segmentados, como o remarketing para pessoas que já visitaram nosso site, mas não adquiriram um plano.
Em outros criamos anúncios convidando para Lives e webinars, por exemplo. Assim conseguimos aumentar o alcance e o engajamento dos conteúdos.
14. Publique mais Reels no Instagram
Reels é o formato de post que o Instagram criou para rivalizar com o TikTok.
Para não dizer que é igual ao concorrente, o Reels tem alguns recursos específicos e ainda tem o diferencial de estar dentro do Instagram, com a grande base de usuários que a rede social já possui.
Por ser uma feature nova, o algoritmo do Instagram está priorizando a entrega desse formato. Então, ao usar o Reels você aumenta o seu alcance e as suas chances de conseguir mais seguidores.
Os Reels também podem ser exibidos na guia Explorar. Assim você consegue obter mais visualizações em suas postagens e quem sabe atrair novos seguidores.
Para aproveitar esse formato, é preciso ter um toque de criatividade. Você pode informar, ensinar, entreter, divertir, mas precisa sempre ser original e criativo para envolver a audiência e entregar algum valor à marca.
Veja como informamos no Instagram o desconto para o evento da Social Media Week São Paulo. Aproveitamos a linguagem do formato para deixar o anúncio muito mais envolvente:
15. Faça conteúdo em vídeo para ganhar seguidores no Instagram
Você sabia que o formato de vídeo é tão envolvente que, segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite, ele recebe cerca de 38% mais engajamentos do que imagens no Instagram.
Então, aproveite que o formato ganhou mais relevância no feed – tanto nos posts orgânicos quanto nos pagos – e crie vídeos que desperte a atenção do seu público.
Você pode publicar vídeo no IGTV – com limite de 1 a 60 minutos – nos Stories, no Feed, no Reels, onde preferir! Veja um exemplo de IGTV que postamos no nosso perfil para você se inspirar!
16. Poste nos melhores horários e alcance mais pessoas
Você sabia que os primeiros minutos depois que um post é publicado são determinantes para aumentar o seu alcance?
Pois é, de maneira simplificada funciona assim: o Instagram analisa se o post agradou os usuários logo que foi publicado para saber se vale a pena exibi-lo para mais pessoas.
Isso vale para quem já segue o perfil ou para quem está navegando na aba Explorar. Quanto melhor for o desempenho inicial do post, mais chances ele tem de aparecer nas sugestões do Instagram.
Mas o que isso significa para as suas estratégias? Que você deve priorizar as publicações nos dias e horários em que os seus seguidores estão ativos no Instagram. Assim, eles veem os posts na hora e já curtem, comentam e compartilham.
Nós já fizemos vários testes para saber se isso é verdade ou não. E funciona mesmo! Quando publicamos nos horários em que os seguidores estão online, os posts tendem a ter maior alcance.
17. Faça lives com parceiros e atraia nova audiência
As lives do Instagram já faziam sucesso antes de 2020. Mas a pandemia do coronavírus foi responsável por popularizar esse formato, que já caiu no gosto das marcas e dos usuários.
O Instagram sabe que as lives fazem sucesso e aumenta a entrega desse tipo de conteúdo. Quando o perfil entra ao vivo, a rede social envia notificações aos seguidores e faz de tudo para que mais pessoas acompanhem a transmissão.
Mas como usar esse formato para ganhar mais seguidores? A dica é fazer lives com parceiros e especialistas.
Quando vocês entrarem ao vivo, os seguidores dos dois perfis vão ser notificados. Então, você consegue atrair a audiência do parceiro para a sua conta.
Nós fazemos muito isso, no início da pandemia, nosso BIGO BOSS Rafael Kiso, bateu um papo com o Rodrigo Noll, que compartilhou suas dicas de Marketing de Indicação para superar tempos difíceis. Dá uma olhada!
18. Faça parcerias com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais fazem sucesso no Instagram, eles ajudam a dar visibilidade para a marca e aumentam as chances de novas pessoas conhecerem o seu perfil!
Se contar o potencial que eles possuem de aumentar o volume de vendas – já que são considerados a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão na compra.
Fazer parcerias com esses influencers – que possuem o fit da sua empresa – fará com que a marca ganhe destaque no Instagram, seja vista por mais pessoas e, além de ser vista, também seja desejada pelo público.
Mas é preciso se atentar às escolhas sobre o tipo de influenciador, afinidade com o produto, influencia no canal de atuação, tipo de parceria e, principalmente, como será realizado o acompanhamento dos resultados.
19. Promova concursos e sorteios para atrair mais seguidores
Marcas que fazem sorteios no Instagram conseguem aumentar o número de seguidores 70% mais rápido do que contas que não fazem, é o que aponta um estudo realizado pela Tailwind.
Inclusive, a mesmo pesquisa comprovou que posts relacionados a promoções no Instagram têm, aproximadamente, 64 x mais comentários e 3,5 x mais curtidas comparados à posts tradicionais.
E tem mais, o estudo ainda constatou que 91% de todos os posts que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram são posts de promoções. Os dados comprovam que ao oferecer um benefício para os usuários a marca entrega valor, conquista mais interações e atrai mais seguidores!
20. Crie Stories estratégicos todos os dias
Stories também ajudam a ganhar seguidores no Instagram!
Pessoas que não seguem o seu perfil podem dar uma olhada nos Stories que você publicou no dia ou que estão nos Destaques para saber que tipo de conteúdo você publica — e saber se vale a pena seguir ou não.
Além disso, eles podem aparecer na aba Explorar da rede social para usuários que buscam posts de determinadas hashtags ou localizações.
Mas, para criar stories eficientes, não adianta fazer publicações aleatórias só para cumprir a frequência diária. Os stories devem ter uma estratégia por trás.
A sequência de stories deve ser bem pensada. Você pode publicar quantos frames quiser, mas o indicado é utilizar de 1 a 7 frames. Depois disso, a taxa de quem assiste a sequência até o final diminui bastante.
O segundo frame é determinante para o usuário seguir assistindo aos seus stories ou não. Então, pense bem nesse conteúdo também.
Priorize também o uso de imagens em vez de vídeos, que têm mais chances de fazer os usuários desistirem de assistir aos stories. Eles podem demorar mais a carregar e exigem mais atenção, enquanto as imagens são consumidas rapidamente. 😉
21. Estude a concorrência e aprenda com eles
Ao estudar a concorrência no Instagram você consegue descobrir os pontos fortes, para entender o que realmente funciona, e os fracos, que precisam se otimizados.
Observando o perfil dos concorrentes você consegue obter Insights para a sua estratégia de conteúdo, monitorar o número de seguidores e engajamento, acompanhar as discussões com o público e, até mesmo, personalizar os seus relatórios com base nos dados dos concorrentes.
Aqui na mLabs, nó estamos sempre de olho no movimento dos nossos concorrentes nas redes sociais (e fora delas também, é claro) para, a partir disso, avaliar nossa própria estratégia e potencializar a nossa performance.
22. Teste, refaça e teste de novo
Podemos falar de todos os formatos, horários, anúncios e conteúdos que funcionaram para a mLabs. Mas o que importa mesmo é o que funciona para a sua audiência.
Então, não tenha medo de fazer experimentos no seu perfil. Pegue as nossas dicas e comece a testar nas suas publicações.
Crie conteúdos sobre diferentes assuntos e verifique quais agradam o seu público. Publique com diferentes frequências em diferentes períodos e veja qual funciona melhor — e qual a sua equipe é capaz de cumprir.
Experimente fazer algumas lives e identifique quantos seguidores você ganhou. Depois, otimize sua atuação para melhorar o desempenho.
Por aqui, já fizemos inúmeros testes e experimentos para chegar ao número de seguidores que temos hoje. Não demos um salto no número de seguidores em 2020 por acaso, fizemos muitas análises e otimizações para isso.
Analise como os seus seguidores respondem aos seus testes e faça otimizações que melhorem os seus resultados com uma estratégia baseada em dados.
Experimente também a plataforma de gestão de rede sociais que nos ajudou a alcançar esse sucesso. Faça um teste grátis na mLabs, aproveite todos os recursos do plano profissional e depois conta pra gente o que você achou! 🧡