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Fanpage do Facebook: 6 dicas para deixá-la mais atraente!

Fanpage do Facebook: 6 dicas para deixá-la mais atraente!
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Ter uma Fanpage do Facebook é fundamental para uma marca ganhar reconhecimento no concorrido mercado das mídias sociais.

Assim como, Daenerys, Jon Snow, Arya, Sansa, Tyrion e Bran travaram uma acirrada disputa em busca do trono de ferro, na última temporada de Game of Thrones, o Facebook protagoniza uma árdua batalha, entre as redes sociais, para conquistar a liderança do ranking e assumir o posto de Rede Social mais acessada no mundo!

De fato, assim como a série, o Facebook bate recorde de audiência, são mais de 2,2 bilhões de usuários ativos no mundo, só no Brasil essa marca ultrapassa 127 milhões de usuários, ou seja, entre as redes sociais, ele é indiscutivelmente o rei – o dono do trono de ferro!

Fanpage do Facebook: imagem em desenho de Game of Thrones

Por isso, ter uma fanpage do Facebook é importante para pequenas, médias e grandes empresas. Ela provavelmente será um dos maiores canais de comunicação e relacionamento da marca com o público.

Mas não basta criar uma página do facebook e colocar ela no ar. Para ter resultados, você precisará otimizar a Fanpage com uma série de boas práticas!  Sem isso, sua página vai permanecer lutando pela sobrevivência sob os ventos gelados do Norte.

Então, para iniciar seu treinamento de guerreiro de Social Media, separamos seis dicas de como otimizar uma Fanpage do Facebook! Se liga!

Como otimizar uma Fanpage do Facebook?

Diferente de um perfil pessoal, no qual você pode adicionar pessoas para acompanhar suas publicações, a Fanpage do Facebook é uma página direcionada para empresas, pessoas, produtos ou marcas, que tenham interesse em interagir com sua audiência pela rede social.

Mas, se você está se questionando o porquê de não manter o perfil pessoal para apresentar produtos e serviços, nós vamos acabar com suas dúvidas!

Os perfis pessoais têm limitações de contatos e não permitem a utilização de recursos exclusivos para páginas de empresas. Acredite, sem esses recursos o seu reino pode realmente entrar em guerra!

  • check-in, recurso de geolocalização que permite aos usuários mencionarem publicamente a página;
  • call to action, botão que incentiva o usuário a clicar e realizar uma ação;
  • dark post, anúncio que não aparece no feed de notícias;
  • métricas, através do Facebook Insights, você terá dados importantes sobre a performance da página. Se você fizer anúncios, também terá dados de desempenho de Facebook Ads. Existem também, dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook, métricas valiosas do público;
  • aba personalizada, permite colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários;
  • acesso múltiplo, a página pode ser administrada por diversas pessoas simultaneamente;
  • grupo de Facebook, permite criar uma comunidade em torno da marca;
  • chatbot Messenger, utilização de robôs que geram respostas automáticas;
  • gerenciador de anúncios, ferramenta usada para criação de campanhas e anúncios do Facebook.

Sem contar que, na fanpage, você ainda poderá usar ferramentas externas que fazem além do  monitoramento e agendamento de posts –  todo processo de gerenciamento de redes sociais para facilitar a vida do Social Media.

Agora que você ficou por dentro do universo de possibilidades que uma Fanpage pode trazer para as estratégias de marketing da marca, confira nossas dicas de como otimizar uma Fanpage do Facebook!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

1. Otimize a página com técnicas de SEO

Estruturar uma página com técnicas de SEO é uma das principais ações para que a Fanpage tenha sucesso.

Assim como o Google, o Bing e o YouTube, o Facebook também é um motor de buscas e, claro, tem seu próprio algoritmo de ranqueamento. Mas, existe algo em comum entre esses mecanismos: todos trabalham com palavras-chave como gatilho de buscas.

Ou seja, trabalhar bem suas palavras-chaves na Fanpage é fundamental para ser encontrado pelas pessoas certas.

Aqui na mLabs, por exemplo, estamos sempre lutando para sermos encontrados por qualquer pessoa que digite “mLabs” (claro, rs!) e “plataforma de gestão de mídias sociais”. E, justamente por isso, fazemos questão de trabalhar – de forma sutil, sem forçar! – esses termos nos diversos campos abertos da nossa Fanpage. Isso vale para o campo “Sobre” e até mesmo o nome da página.

Fanpage do Facebook: imagem da página do Facebook.

2. Personalize a URL da página

Ter a URL da Fanpage personalizada pode trazer vantagens importantes para as estratégias de marketing da marca. Com essa personalização, fica mais fácil encontrar o endereço da Página quando é feita uma busca pelo nome da marca no Facebook ou no Google.

Para fazer essa alteração, basta selecionar a Página que você deseja editar no Facebook e clicar na opção “Sobre”, no menu da lateral esquerda do visor,  depois procurar a opção “Nome de usuário” e clicar em “Editar”.

Fanpage do Facebook: imagem da página do Facebook.

Altere o nome após o símbolo de “@”. É esse nome que vai aparecer após a parte www.facebook.com no endereço completo. Por exemplo, www.facebook.com/nomedamarca. Você precisa criar um nome que ainda não é utilizado no Facebook, caso o endereço seja repetido, o sistema vai pedir para você alterar o nome novamente.

Para finalizar, clique no botão “Criar nome de usuário” e, em seguida, em “OK”. Pronto! Sua página no Facebook ganhou um novo endereço para as pessoas acessarem.

3. Pratique a interação: Página com Página

“Curtir Página como minha Página no Facebook” é um recurso que permite a marca interagir com outras Páginas na rede social e fazer com que seu nome, comentários e links sejam visualizados por mais usuários, uma estratégia para gerar engajamento na plataforma.

Para curtir como sua Página, vá até a Página que deseja curtir, clique nos três pontos próximo do botão compartilhar e no menu suspenso clique em “Curtir como sua Página”.

Fanpage do Facebook: imagem da página do Facebook.

Aparecerá uma janela de pop-up com a lista de todas as Páginas que você gerencia. Selecione a que deseja utilizar e clique no botão “Enviar”.

Fanpage do Facebook: imagem da página do Facebook.

Pronto! Você receberá uma confirmação de que a ação foi realizada!

4. Turbine a Fanpage com informações relevantes

O primeiro passo para otimizar uma Fanpage do Facebook é analisar toda a sua estrutura. Se você for criar uma página do zero, é importante seguir o passo a passo e preencher todos os campos de informações corretamente. Caso a página já esteja no ar:

  • confira as informações da página, certifique-se de que todas elas estão preenchidas: categoria, nome, descrição, endereço, horário de funcionamento e telefone.
  • analise a foto de perfil e de capa, veja se elas estão alinhados com o objetivo da página e se estão nas dimensões padrões no Facebook;
  • cheque as informações da barra lateral esquerda, verifique se elas fazem sentido e se estão alinhadas com o objetivo da fanpage — “Página inicial”, “Publicações”, “Sobre”, “Fotos” e “Vídeos” são as mais buscadas pelos usuários;

5. Invista na quantidade e qualidade dos conteúdos

O EdgeRank é o algoritmo que o Facebook utiliza para definir qual é o conteúdo que vai aparecer na timeline de cada usuário. Basicamente, ele está baseado em três pilares: afinidade, relevância e tempo.

A afinidade se refere à frequência que o usuário visita e se envolve com o conteúdo da fanpage. A relevância está ligada à popularidade, ou engajamento, que as postagens da página recebem. E, por fim, o tempo do post, que quanto mais antigo, menos relevância terá, assim como menor será a probabilidade dele aparecer no feed de alguém.

Por isso, a fanpage do Facebook deve manter a frequência de produção de conteúdos de qualidade para aumentar o alcance da página, ganhar seguidores e garantir o engajamento.

6. Invista nas funcionalidades da rede social

Para manter uma fanpage do Facebook atraente, é importante conhecer quem são seus fãs e fazer publicações que sejam de real interesse deles. Essa é uma lógica óbvia. Mas você sabe realmente quem são, quais conteúdos consomem e quais são os horários que essas pessoas estão interagindo com sua página? Essas e outras informações você encontra no Facebook Insights.

Os relatórios do Facebook Insights fornecem insumos excelentes para elaborar estratégias eficazes para a rede social. Você terá em mãos diversas informações, como idade, gênero, ocupação, localização e os principais horários que a sua audiência está interagindo.

Além disso, no momento de fazer uma postagem patrocinada, para impulsionar o alcance da publicação, você saberá algumas informações importantes para segmentar seu público e ter os melhores resultados.

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