Você já deve saber que os chatbots são uma tendência de negócios e de marketing digital, certo? Grandes empresas de telefonia, finanças e plataformas SAAS já adotam a tecnologia dos bots para atendimento e relacionamento com o público e, de fato, esses robôs estão cada vez mais “avançados”.
E, se usar esse tipo de tecnologia em uma estratégia de marketing e relacionamento parece muito complexo para você, calma lá! Isso pode ser simples! O próprio Facebook tem sua opção de bot no messenger, e isso pode representar um salto para o marketing quando falamos de vendas, atendimento e relacionamento com o público.
Neste post, te explicaremos o que são chatbots, quais são as suas funções (e tipos de uso) e as principais ferramentas para criar o seu bot no Facebook Messenger!
Continue a leitura e confira!
O que é um chatbot?
Não foi apenas George Jetson que usufruiu do poder da robótica em seu dia a dia. No desenho Futurama, Fry e seus amigos contam com a ajuda de Bender, um robô com um senso de humor no mínimo questionável.
Outras obras também exploraram essa temática. De Volta para o Futuro, Westworld, Inteligência Artificial, Wall-E e O Homem Bicentenário trazem à tona um universo repleto de tecnologia.
E, se isso ainda parece futurístico de mais para você, saiba que muitas empresas já apostam em bots para facilitar a comunicação entre empresa e consumidor.
Os chatbots funcionam de maneira simples. Enviam mensagens automáticas com variadas funções, que podem ter o objetivo de servir como suporte, atendimento ao consumidor, vendas ou interação.
Isso representa um grande progresso, já que, em alguns casos, não é mais necessária a atividade humana para realização de algumas tarefas. Obviamente, há economia de recursos e agilidade nos procedimentos.
Fonte da imagem: https://neilpatel.com/br/blog/
Em uma tradução literal, chatbots são “robôs de conversação”. Ou seja, uma maneira automática e programada para realizar ações de contato direto com o usuário de internet. Legal, né?
Mas, e o Facebook Messenger Chatbot? Quais as funções dele?
Assim como todo chatbot, o bot do Messenger, ou “chatbot do Facebook”, pode ajudar empresas em diversas frentes, que vão de marketing à vendas.
Com ele é possível:
- Enviar mensagens sequenciais aos seus usuários
- Enviar arquivos (e-books, imagens, gifs)
- Vender (Yeap! Você pode fazer um atendimento de vendas pelo bot)
- Fazer SAC (criando fluxos de conversas automatizadas)
- Nutrir leads (sim! Envie novos conteúdos pelo bot), etc.
Entenda melhor os seus principais usos, abaixo.
Atendimento ao consumidor
A página de SAC é um serviço valioso para empresas. Afinal, com ele é possível poupar custos e facilitar o entendimento do visitante acerca de suas dúvidas.
Agora, imagine que por meio de uma ferramenta de chat o usuário possa digitar suas dúvidas diretamente em um diálogo. A seguir, automaticamente o robô identifica a pergunta e traz a solução. Muito mais prático, não é?
Importante esclarecer que, apesar do potencial, os bots ainda não são a solução completa para o atendimento e interação online.
Muitas questões e problemas precisarão ser resolvidos a por humanos. Como bem disse, Amir Shevat, do Slack “Chatbots são bons martelos, mas nem tudo é prego.”
De toda forma, ter um chatbot messenger bem estruturado e configurado pode te ajudar a reduzir esse trabalho substancialmente e de forma satisfatória para o público.
Suporte
A fidelização do cliente é, possivelmente, um dos mais importantes valores do mundo digital.
O serviço de pós-venda tem a função de reter o comprador e auxiliá-lo nas dúvidas constantes que surgem diante do consumo do produto ou serviço.
Um bot messenger permite que as dúvidas sejam sanadas de maneira imediata, 24 horas por dia. E, quando necessário, podem redirecionar o usuário a um atendente humano.
Interação
As redes sociais são um oásis para engajar e encantar seguidores. Essa é uma das premissas do marketing digital. Os bots também podem servir para esse tipo de interação.
Mensagens de aniversário e outras datas comemorativas, boas-vindas, divulgação de conteúdo, novidades… Tudo isso pode ser realizado de maneira automática e planejada através de chatbots.
Geração de leads
Bots do Messenger também podem ser muito úteis quando o objetivo é gerar leads. A estratégia do Bot Academy mostra, perfeitamente, como fazer isso.
A partir de uma Landing Page, o usuário clica na CTA e, ao invés de preencher um formulário com dados de e-mail, nome e telefone, ele é direcionado ao chatbot do facebook, que entrega o conteúdo prometido.
Além de entregar o material, o canal aberto com a empresa, serve para envio de novos conteúdos (que podem acontecer numa frenquencia bem menor que por e-mails) e relacionamento com o lead.
Uma forma prática, efetiva e totalmente automatizada de captar e nutrir leads!
Obviamente, ao concordar com o acesso ao chat, todos os dados do lead ficam disponíveis para o Bot Academy.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é a forma mais consistente de compreender os hábitos, costumes e preferências da audiência.
Ao realizá-las por meio dos robôs de conversação no Facebook, é possível obter dados valiosos para realizar ajustes no site, compreender a rotina do consumidor, desenvolver processos e melhorar a qualidade de produtos e serviços.
Agendamentos e reservas
Diversos tipos de negócio necessitam de reservas: agências de turismo, escritórios de advocacia, concessionárias, restaurantes, clínicas médicas, entre outros.
Um bot no facebook Messenger pode facilitar esse processo. Com ele, o cliente só precisará entrar em contato e marcar um horário. Simples, rápido e prático!
Vendas
Além de tirar dúvidas, entregar cupons de desconto e sugerir novos produtos, é possível usar o chatbot do Facebook para direcionar os usuários às suas páginas de vendas.
Ferramentas para cirar um chatbot do Facebook
Se você já está convencido de que criar um messenger bot é interessante para sua estratégia, conheça algumas das principais ferramentas que te ajudarão nisso:
Chatclub
Responsável pelas contas do Itaú, iFood e Caixa Econômica Federal, permite a integração de dados não apenas do Messenger, mas também de outros serviços como SMS, e-mail marketing e mensagens por voz.
Manychat
Voltada exclusivamente ao Facebook Messenger, apresenta um design intuitivo e promete criar bots de conversação em apenas 2 minutos. Essa plataforma também inclui outros formatos de conteúdo para ser entregue, como arquivos anexos, áudios, imagens e vídeos. Além disso, é vinculada a uma ferramenta de métricas para análise de relatórios.
Botsify
Aqui a palavra de ordem é a facilidade. Sem códigos de programação, é possível utilizar o recurso de “arrasta e solta” para desenvolver bots automatizados. Também tem seu próprio sistema para recolhimento de dados, identificação de termos para resolução de dúvidas e possibilidade de repasse a um atendente humano. Suas funcionalidades são tão interessantes que são utilizadas por empresas como Apple, Unicef e Shazam.
O chatbot do Facebook tem muito a agregar à uma empresa. Além de tornar diversos serviços mais simples, também entrega um ótimo recurso para os seguidores e fãs.
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