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Estratégias para criar conteúdo para canal no YouTube

Estratégias para criar conteúdo para canal no YouTube
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Criar conteúdo para um canal no YouTube vem exigindo cada vez mais profissionalismo, não é mesmo?

Com o boom dos youtubers, a plataforma vem crescendo cada vez mais e diversas empresas estão explorando isso. Segundo dados do próprio site, de 2014 até 2018, o consumo de vídeos on-line cresceu 135%!! :O

Na prática, marcas que ainda não investem no YouTube podem estar perdendo boas oportunidades!

Mas, como em toda rede social, não basta apenas criar um canal no YouTube e sair correndo. É preciso alimentar a rede com conteúdos relevantes!

E se você já sabe disso e quer aprender como criar bons conteúdos para o YouTube, esse post é pra você! Se liga nas nossas dicas e aprenda a criar estratégias de conteúdo infalíveis nessa rede social!

Como criar conteúdo para canal no YouTube de forma atrativa?

Quando falamos sobre criação de conteúdo para YouTube, não podemos deixar de ter uma estratégia. Para saber o que postar nessa rede você precisa, em primeiro lugar, conhecer muito bem o seu público.

Esse passo aparece em praticamente tudo o que nós fazemos na internet. Afinal, não adianta nada você ter um público que gosta de vídeos sobre culinária e falar de games, né? #fail

Mas, mais do que isso, o conhecimento dos seus seguidores vai ajudar a dar um norte ainda maior e também abrirá as possibilidades de tipos de conteúdos a serem criados.

Para ajudar nessa etapa importantíssima de entender qual conteúdo para canal no YouTube vai ajudar a trazer mais visibilidade, contamos com a ajuda do nosso CMO, Rafael Kiso, que falou exclusivamente para nós sobre as principais estratégias para YouTube!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Quer saber quais são elas? Então veja a seguir:

Mostre que você entende do mercado

Um ponto muito importante é demonstrar por meio dos vídeos que você entende sobre o seu mercado de atuação.

Hoje em dia, pequenas empresas já fazem o uso dessa rede, como oficinas mecânicas, por exemplo, que usam seus profissionais em vídeos tutoriais, mostrando sempre a autoridade e habilidade da empresa em determinado segmento.

Isso, além de trazer certa confiança para quem está assistindo aos vídeos, também permite que você se torne uma referência naquele ramo.

Ah, sem contar que as pessoas buscam a todo o momento aprender por meio de vídeos está aí a sua chance! Não vai perder, né?

Faça vídeos profissionais e invista!

A gente sabe que produzir conteúdo para um canal no YouTube pode ser um pouquinho mais caro do que fazer um artigo de blog, por exemplo.

Mas, lembre-se que você está investindo na marca para ter melhores resultados. E, quem planta boas sementes, colhe bons frutos!

Antigamente, os vídeos caseiros até tinham uma boa aceitação pelo público. Mas, hoje em dia, com vídeos nas redes sociais, é preciso investir em qualidade!

Para isso, você precisa de equipamentos simples, mas de qualidade, além de um bom roteiro, produção e ferramentas de edição de vídeos.

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Produza conteúdo do tipo HELP

Quando o assunto são os maiores buscadores da internet, o YouTube ocupa a segunda colocação, perdendo apenas para o Google, seu dono.

E para aproveitar essa posição a favor da sua marca, o mais indicado é produzir conteúdo do tipo HELP, ou seja, produzir algo que ajude a persona e ensine algo. E, claro, um conteúdo que já possui naturalmente um alto índice de busca.

Por exemplo, se a empresa é uma marca de roupas descoladas, pense em possíveis buscas que seu público tem costume em fazer, como “looks para festivais de música”.

Se você oferecer um conteúdo que se corresponda a essa busca, consequentemente acabará trazendo uma audiência natural para o seu canal.

Use de ferramentas para ajudar na busca de palavras-chave semelhantes ao seu segmento, como o Ubbersugest (essa é grátis) SEMrush, Google Trends e o próprio buscador do YouTube.

Invista também em conteúdos HERO

Além do HELP, outro tipo de conteúdo para canal no YouTube que merece destaque é o HERO.

Basicamente são os assuntos virais e inesperados.

Se forem bem produzidos e/ou muito criativos – como triturar um iPhone para mostrar como seu liquidificador é potente #tenso – esse conteúdo pode trazer engajamento e visibilidade para o seu canal.

Pode parecer absurdo, mas é válido pontuar que o humor é uma ótima linha aqui no Brasil.

Outro exemplo que costuma viralizar os vídeos são os desafios, como o do balde de gelo, em que as pessoas se filmavam jogando um balde de água gelada na cabeça.

Ele foi criado para promover a conscientização sobre a doença esclerose lateral amiotrófica e incentivar as doações para pesquisa. E apesar de não ter uma conexão aparente, deu super certo.

Para criar o conteúdo HERO, escolha qual perfil mais se adapta a sua empresa e defina como será a linha do seu canal.

Tenha uma periodicidade

Assim como em uma grade de televisão, a periodicidade também é fundamental para os canais do YouTube.

Quando existe uma agenda programada para a saída de novos vídeos, os usuários ficam mais interessados e acabam se inscrevendo no canal, para não perderem nenhum lançamento. Isso sem falar na ansiedade de ver vídeos novos sempre!

Nesse tipo de estratégia, o mais indicado é a produção de conteúdos do tipo HUB, que são aqueles que visam ganhar novos assinantes e fãs para o canal. Os conteúdos dessa natureza são produções que as pessoas não buscam, mas querem ver o que você fará no próximo episódio.

Faça parcerias no YouTube

Caso você não queira investir em equipamentos e produção de conteúdo próprio, uma das opções é fazer parceria com Youtubers.

Aliás, mesmo para quem investe em conteúdo próprio, essa opção é bem legal.

Hoje em dia, existem redes que agenciam esses influenciadores e possibilitam a co-criação de conteúdo para canal no YouTube, como o site celebryts.com, por exemplo.

Com essa estratégia, a marca se aproveita da força dos influenciadores a seu favor. Esse tipo de trabalho exige um custo adicional, mas não deve ser visto como um merchandising e, sim, como uma criação.

Além dos YouTubers, outra possibilidade é fazer parcerias em seu próprio canal, chamando convidados para gravar vídeos com você.

Aposte no estilo vlog

Os vlogs — ou videoblogs — são um formato de vídeo em que a pessoa mostra seu dia a dia ou conta sobre alguma experiência que teve. É como se ela dividisse parte de sua rotina com os seguidores.

Também é um espaço para dar opiniões e até mesmo abrir debates pedindo para que o público deixe comentários.

É uma ótima maneira de atrair público, ter seguidores fiéis que irão acompanhar suas postagens e também aumentar a interação com eles.

Inove e misture formatos de vídeo diferentes

Aposte em outros formatos de vídeo para criar conteúdo para canal no YouTube.

Alguns tipos estão na moda atualmente, como é o caso do Unboxing, em que a pessoa do vídeo abre um presente/produto e filma esse momento. Isso aguça a curiosidade e ainda aproxima mais o público.

Também é uma chance de falar/divulgar um produto naquele vídeo de forma sutil.

O time-lapse também é um formato que agrada.

Nele, a pessoa coloca o vídeo para correr e mostra algo demorado em um período de tempo menor. Por exemplo, uma reforma da decoração de um quarto.

A filmagem mostra todo o processo, que demora horas e até dias, mas em um curto espaço de alguns minutos.

Curtiu nossas estratégias de conteúdo para canal no YouTube? Aproveite e veja como fazer vinheta para vídeos também!

E, se tem mais alguma estratégia que você não abre mão na hora de criar e postar um vídeo no YouTube, conte pra gente aqui nos comentários! Continue sempre acompanhando o blog da mLabs para mais posts como este.  

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