O Marketing Digital está dominando o marketing das empresas, e, com ele, as métricas de desempenho! Buscar números e valores que mostrem os resultados da área é uma ação cada vez mais comum, gerando melhores resultados para a empresa.
Uma das métricas mais relevantes para as ações de marketing é o ROI, que indica o retorno que cada ação de marketing proporciona. É importante para mostrar o desempenho da área, justificar investimentos e resultados.
Pensando nisso, levantamos as principais informações sobre ROI para você não ficar com mais nenhuma dúvida a respeito do assunto e começar a usar esse indicador na sua empresa! Vamos lá?
O que é ROI?
O Retorno Sobre Investimento (ROI) é uma tradução do termo em inglês Return Over Investment. Trata-se de uma métrica usada para indicar o quanto de lucro ou prejuízo a empresa teve de retorno sobre algum investimento realizado por ela.
No caso do marketing, a métrica indica o quanto as ações da área geraram de vendas, por meio da aquisição de clientes ou da permanência destes. Indica, portanto, quais os investimentos são mais eficientes e valem mais a pena para o negócio.
Além disso, por meio dessa avaliação, é possível otimizar as ações, melhorando os resultados da empresa.
Como calcular o Retorno Sobre Investimento?
A fórmula do ROI é bem simples! Confira:
ROI = (lucro dos investimentos feitos – custos dos investimentos feitos) / custos dos investimentos feitos
Para se ter o valor em percentual, basta multiplicar o resultado por 100.
Para ficar mais simples, imagine que a sua área de marketing gerou 5 novos clientes no mês, e que, no total, eles geraram R$50.000,00 de lucro para a empresa no mesmo período. Suponha que os investimentos de marketing para captação de clientes tenham sido de R$10.000,00. Nesse cenário, temos:
ROI = (50.000 – 10.000)/ 10.000
ROI = 4
ROI (%) = 4* 100 = 400%
Nesse exemplo, as ações de marketing trouxeram um retorno de 400% sobre o investimento colocado na área.
Por que medir o ROI das ações de marketing?
Essa métrica pode ser usada para medir a eficiência de qualquer investimento, independentemente da área, o que é importante para direcionar os futuros gastos da empresa ao apresentar esses resultados para as demais áreas.
Ficar de olho nesses números ajuda os gestores na definição de metas e no direcionamento de novos investimentos. Caso o marketing perceba que um canal específico não está trazendo retorno positivo, pode redirecionar esse investimento.
Além disso, é possível avaliar o desempenho da área ao longo do tempo, por meio de um registro do ROI, indicando o quanto a área progrediu ou regrediu em seus resultados e o que causou cada um dos números.
Outro benefício da métrica é identificar quanto tempo cada ação leva para trazer retorno, ou se pagar. Algumas estratégias precisam de mais tempo para gerar algum resultado, e você deve identificar isso para considerar usá-las na estratégia da empresa.
Como analisar meus resultados de ROI?
Agora que você já sabe que é importante analisar o ROI de seus investimentos em marketing, é importante seguir algumas dicas para ter os melhores resultados. Confira:
Tenha um bom controle de investimentos
Para o seu número ser correto, é importante usar o valor exato dos investimentos. Faça o controle por meio de planilhas ou softwares de gestão, listando de forma detalhada e organizada quais foram os investimentos, e colocando também o que é recorrente ou fixo.
Não se esqueça de medir os resultados
Além dos gastos, é importante ter bem rastreado quais foram os ganhos advindos do marketing. Use técnicas para rastrear os clientes, por meio de ferramentas de automação ou planilhas de controle com a equipe de vendas.
Trace metas de otimização
É importante ter metas de desempenho para otimizar os resultados. Coloque objetivos de crescimento em cada canal, por exemplo, melhorar o ROI pelo Facebook ou Instagram.