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Descubra o segredo por trás do engajamento nas redes sociais! 

Descubra o segredo por trás do engajamento nas redes sociais! 
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Muitas marcas se perguntam quais são as melhores estratégias para vender mais por meio das redes sociais, como o Instagram e o TikTok.  

Converter visitas e leads em clientes reais passa por um importante fator, que muitas vezes é esquecido por analistas e profissionais da área: aumentar o engajamento nas redes sociais

Muito mais do que simples curtidas e comentários, boas taxas de engajamento refletem, acima de tudo, a existência de um relacionamento real com o público da marca. Afinal, engajamento é fruto da influência e da verdadeira interação entre a marca e os usuários. 

Quando uma marca consegue fazer com que seus seguidores se envolvam com a página a ponto de a indicarem para outros usuários, seja nos compartilhamentos, seja nos comentários, ela pode comemorar, pois alcançou a confiança desse usuário. 

Mas você sabe o que é exatamente o engajamento? E como trabalhar para melhorar essa métrica nas redes sociais? Sabemos que essas dúvidas são comuns no trabalho do social media, e por isso separamos as principais informações sobre o assunto. 

Continue a leitura do nosso guia e se torne um expert em engajamento nas redes sociais! 

O que é engajamento nas mídias sociais? 

O engajamento nas redes sociais é uma métrica que relaciona o número de interações com o volume de usuários alcançados. Ele pode ser calculado para um post ou para vários conteúdos de uma página. 

O termo pode abranger uma ampla gama de interações em todas as mídias sociais. Por exemplo, engajamento pode incluir: 

  • Likes e favoritos; 
  • Comentários,  
  • Compartilhamentos e Retweets; 
  • Posts salvos; 
  • Menções. 

Para cada post ou página, você pode considerar as interações acima a fim de calcular a taxa de engajamento em diferentes períodos. 

Qual é a importância do engajamento nas mídias sociais? 

Tudo começa com engajamento nas mídias sociais.

Um bom volume de interações diz sobre a qualidade e aderência do conteúdo, traz pistas sobre as principais dúvidas e objeções dos seguidores e, lógico, indica para o algoritmo que aquele conteúdo merece ser entregue pra mais gente. Mas não é só isso.

Entenda melhor a importância do engajamento nas mídias sociais:

Os algoritmos das redes sociais gostam

Quando um perfil recebe muitas curtidas, comentários e compartilhamentos, o algoritmo de uma rede social entende que as pessoas estão interagindo e valorizando os seus posts. Isso significa que a conta é relevante para muitas pessoas.  

As redes, então, passam a entregar as publicações do perfil para mais usuários, aumentando ainda mais o alcance e as chances de engajamento. É por isso que todos os perfis querem ser amados pelos algoritmos.

Ganho de seguidores

Quanto mais engajamento uma conta tiver, mais alcance ela terá e quanto mais alcance, maior será a probabilidade de novos usuários conhecer e começar a seguir o perfil.

Isso acontece, pois a marca que apresenta alto engajamento entrega algo de valor para aquelas pessoas que estão ali e os novos seguidores percebem ao entrar em contato com o perfil.

É quase que como um ciclo em que uma coisa vai puxando a outra.

Reconhecimento e conversão

Seja qual for o objetivo da marca, ter uma base de seguidores leais e que engajam no perfil, pode ajudar a aumentar a visibilidade, a reputação e até mesmo as vendas.  

Os comentários são uma extensão das publicações, toda conversa ali pode somar ao conteúdo. E o engajamento pode vir de clientes satisfeitos, que comentam, elogiam e defendem, e isso é visto pelos seguidores.

Isso é extremamente importante para marcas que desejam promover produtos ou serviços, pois, quanto mais pessoas veem essa boa reputação, maior é a possibilidade de conversão.  

Um engajamento forte é uma prova social de que a marca está entregando valor e é valorizada pelos usuários. 

Como aumentar o engajamento nas redes sociais? 

Vamos direto ao ponto: você já sabe o quanto é importante engajar um público nas redes sociais, mas a grande questão ainda é como fazer isso na prática, certo?  

Sabemos que não é tarefa fácil, mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. 

 Preparamos uma lista com estratégias de como engajar nas redes sociais e conquistar aquele alcance tão desejado. Vamos lá? 

1. Conheça a fundo sua buyer persona 

Você nunca será capaz de produzir um conteúdo altamente engajador sem saber exatamente quem é o público da marca.  

E, aqui, não estamos falando apenas de idade, gênero ou localização. Você precisará saber quais são as preferências dessas pessoas, seus hobbies, seus desafios pessoais e profissionais, o que faz seus olhos brilhar. 

São esses “detalhes” que te permitirão escolher a linguagem certa nas redes sociais, bem como o formato e os temas dos seus posts! Até mesmo suas piadas podem ser mais assertivas! 

Lembre-se: uma boa estratégia nas mídias sociais passa pela necessidade de conhecer o seu público-alvo.  

À medida em que o perfil do público consumidor é traçado, torna-se mais fácil elaborar estratégias assertivas nas mídias sociais para motivar o interesse desses usuários. 

*Quer aprender como fazer isso? Veja esse post e aprenda a criar buyer personas! 

2. Faça conteúdo para que suas personas se identifiquem 

Criar conexão entre usuário e marca exige que você produza conteúdo que vá ajudar, entreter e cativar as pessoas, não só focar em produtos ou serviços. 

A Lei de Pareto 80-20 é um ótimo parâmetro para criar conteúdo. Aplicado no marketing digital, ele sugere que uma marca deve falar 80% sobre o que sabe e 20% sobre o que vende.  

As pessoas não querem ver apenas propagandas, elas querem se identificar com a marca e sentir que ela entende seus interesses e necessidades. 

Mas como fazer isso na prática? Primeiro, é fundamental conhecer bem as personas e entender o que elas gostam de ver nas redes sociais. 

A partir dessas informações, você pode criar conteúdo que faça sentido para elas. Por exemplo, se a marca é de roupas esportivas, não adianta apenas postar fotos dos produtos.  

É preciso criar conteúdo que mostre como as roupas podem ajudar a melhorar o desempenho na prática de atividades físicas ou mostrar dicas de alimentação saudável. 

Lembre-se: quanto mais relevante e interessante for o conteúdo, maior será o engajamento! 

3. Faça publicações nos melhores horários 

Quando se trata de engajamento nas redes sociais, escolher o momento certo para postar pode ser a chave para o sucesso. Afinal, não adianta criar conteúdo incrível se ninguém estiver online para ver. 

De acordo com um estudo realizado pela Sprout Social em 2022, os melhores horários para postar podem ser diferentes dependendo do segmento e produto da marca.  

Por isso, é importante levar em consideração essas informações na hora de planejar sua estratégia de marketing nas redes sociais. 

Para o segmento de bens de consumo, por exemplo, a pesquisa mostrou que os horários com maior engajamento no Instagram são aos domingos, entre 15h e 16h. Já o pior horário para postar é aos sábados.  

É importante ressaltar que os dados da pesquisa são globais e podem variar de acordo com a região e público da sua marca. Portanto, é importante testar e monitorar os resultados para encontrar o melhor horário para postar no Instagram e em outras redes sociais. 

4. Crie diálogos em suas publicações 

Sabe aquela sensação de conversar com um amigo sobre um assunto que você adora? Então, é isso que você deve buscar em suas publicações nas redes sociais. 

A ideia é criar diálogos com seu público, deixar espaço para perguntas, comentários, dúvidas e sugestões. Afinal, ninguém gosta de falar sozinho, não é mesmo? 

E para isso, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como os stories do Instagram que permitem enquetes e as caixinhas de perguntas. 

Um exemplo de quem faz isso muito bem é o fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso.  

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Se você acompanha o Instagram dele, sabe que sempre tem um espaço para conversa nos comentários e que ele responde a todas as dúvidas e perguntas dos seguidores de forma super atenciosa. 

E não para por aí! Aqui na mLabs, temos uma série de lives que acontecem semanalmente, em que o Rafael traz temas variados sobre redes sociais e estimula o diálogo com os usuários por meio da live.  

E o mais legal é que ao final da aula, quem quiser ter acesso ao link do material de resumo do conteúdo – um mindmap incrível – criado por ele, precisa ir até a DM do perfil do insta dele para fazer a solicitação 

Por meio de uma ferramenta de gestão de mensagens, o Manychat, configuramos o envio automático apenas para pessoas que assistiram a live e enviaram uma palavra-chave específica na solicitação.  

Isso é um exemplo de estratégia que aumenta o diálogo, conexão, a percepção de valor e, consequentemente, faz com que a rede perceba que a conta é interessante para os usuários, aumentando a entrega do conteúdo e influenciando no engajamento! 

E para você também criar diálogos incríveis em suas publicações, é importante sempre pensar em CTAs interessantes e que incentivem a interação, ok? Dessa forma, seu público se sentirá mais engajado e conectado com a marca. 

5. Aposte em trends e formatos virais 

Novos formatos de conteúdo e tendências surgem o tempo todo, e ficar de olho nessas novidades pode ser uma estratégia para aumentar o engajamento das publicações. 

Os vídeos curtos, por exemplo, estão em alta e têm se mostrado uma tendência nas plataformas como o TikTok e o Instagram. 

As tendências do momento também podem ser ótimas oportunidades para a criação de conteúdo criativo e inovador que desperte a curiosidade e interesse do público. 

Se uma marca é do ramo da moda, é possível utilizar a tendência das roupas oversized para criar um desafio de moda no Instagram. Se a marca é do ramo da tecnologia, pode criar um meme sobre a evolução dos smartphones ao longo dos anos. 

Tenha sempre em mente que o engajamento e o alcance estão diretamente relacionados. Quanto mais pessoas interagirem com suas publicações, mais elas serão vistas e compartilhadas, aumentando o alcance da sua marca.  

6. Faça análise e tome decisões com base em dados 

Números não mentem! É por isso que não basta apenas criar conteúdo e postar aleatoriamente: é preciso analisar os dados para entender o que funciona e o que não funciona

Aqui na mLabs, acreditamos que os dados são o coração do marketing digital. E não estamos sozinhos nessa, nosso fundador e CMO, Rafael Kiso, é um grande defensor da análise de dados como uma das principais ferramentas para o sucesso nas redes sociais. 

Visite e siga o perfil do Rafael Kiso no Instagram! 

Recomendamos que você comece a analisar as próprias publicações para entender o que está dando certo e o que pode ser melhorado. E não se esqueça de olhar para o mercado também, para identificar tendências e oportunidades aplicadas pela concorrência. 

Para isso, é fundamental contar com ferramentas de análise de dados das redes sociais, como a mLabs e a DashGoo by mLabs, que oferecem recursos para análise de métricas, monitoramento de concorrentes, entre outras funcionalidades. 

Chegamos ao final e esperamos que tenha sido útil para você entender o que é engajamento e como engajar seu público de forma efetiva. Lembre-se de que, para facilitar esse processo, você pode contar com ferramentas de gestão de redes sociais. 

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