Ter um olhar criativo, explorar os diferentes formatos, inserir a localização da sua publicação, usar hashtags… Todas essas dicas de Instagram são boas práticas para a sua atuação na rede, e você já leu sobre elas aqui no blog.
Mas, se você quer ser o expert em social media, precisa dominar até os recursos mais desconhecidos. Embora alguns deles fiquem escondidos na rede, eles podem ser super úteis para a sua estratégia!
Então, vamos ver agora as funcionalidades que talvez você nem tenha ouvido falar ainda. Você não vai mais precisar catar os recursos pela rede ― basta ler nossas dicas de Instagram!
Dicas de Instagram para criar conteúdos
1.Organize os seus filtros
O Instagram oferece uma infinidade de filtros, que são um dos seus principais recursos nativos e fazem parte do seu DNA. Para as marcas, porém, é interessante trabalhar apenas com alguns filtros, que marquem a sua identidade visual na rede e ajudem a organizar o feed do Instagram.
Para facilitar a sua vida, você pode ocultar os filtros que não usa, e deixar visíveis apenas os mais usados. Para isso, na edição da imagem, basta manter o filtro pressionado e arrastar para ocultá-lo.
2. Crie tags de produtos nas publicações do feed e nas Stories
Quer transformar o Instagram em uma vitrine da marca? Você pode adicionar tags de produtos às publicações do feed e das stories e direcionar os usuários para o seu site.
Aproveite para fugir das fotos tradicionais de catálogo e mostrar o seu produto em uso, em uma situação real. Assim, os usuários conseguem perceber o valor e utilidade dos itens.
Para ativar esse recurso, você precisa migrar para um perfil comercial e ser aprovado para compras no Instagram. Depois, é só marcar os produtos nas publicações.
3. Adicione quebras de linha
Quem nunca ficou brigando com o Instagram porque não conseguia pular linhas na legenda da foto? Realmente, o app não permite fazer isso: ele elimina as quebras de linha e deixa tudo em apenas um parágrafo. Uó!
Para driblar a limitação do Instagram, você deve adicionar espaços em branco. Mas não adianta criar esses espaços, ok? O Instagram irá eliminá-los. Faça assim: copie e cole o espaço entre estas setas:
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Essa dica vale tanto para a formatação da bio quanto das legendas dos posts.
4. Use o Instagram como um editor de imagens (sem precisar postar na rede)
Sabia que dá para usar o Instagram como um editor de fotos, sem precisar postá-las no app?
O segredo está em ativar o modo avião do celular e configurar para que o app salve as imagens publicadas. Depois, é só editar a foto e clicar em publicar, mesmo estando offline. A publicação irá falhar, mas a imagem será salva.
Isso pode ser útil se você quer aplicar o filtro que costuma usar no Instagram, mas usar a imagem em outro lugar. Assim, você mantém a consistência da sua identidade visual mesmo em outros canais.
5. Transforme posts orgânicos em anúncios pelo gerenciador
Desde que a publicidade entrou no Instagram, o app permite transformar posts orgânicos em anúncios. Só que antes isso só podia ser feito pela ferramenta nativa do aplicativo, ao clicar no botão “Promover”.
Agora, é possível transformar posts do feed do Instagram em anúncios pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, que oferece muito mais opções de configuração. A gente já te ensinou como anunciar no Instagram Stories e também já deu dicas de planejamento de campanhas no Insta aqui no blog. Mas, na dúvida, guarda aí os posts:
6. Mencione usuários nas Stories
Nas stories, você pode marcar usuários que estão na publicação. Para isso, basta selecionar a opção “Mencionar” nos stickers.
Ao mencionar, você pode escolher se permite que as pessoas marcadas adicionem esse post às stories delas.
Para as marcas, pode ser interessante usar esse recurso para marcar clientes em publicações relevantes (sem fazer spam!). Ou, caso o seu perfil seja marcado, você pode republicar o post nas suas stories e enriquecer a interação com os seguidores. Eles vão adorar aparecer lá!
7. Faça upload de várias imagens ao mesmo tempo nas stories
Você não precisa mais selecionar imagem por imagem para publicar nas stories. Ao acessar a sua galeria, clique em “selecionar vários” e escolha até 10 fotos ou vídeos. Depois, você pode editar cada uma delas antes de publicar.
Apenas tenha cuidado para não floodar as stories. Assim, ninguém vai ter paciência para assistir a todas elas.
8. Escolha fotos antigas para publicar
Inicialmente, o Instagram só permitia adicionar às stories fotos da galeria tiradas nas últimas 24 horas. Porém, agora você já pode buscar aquela imagem que ficou perdida por anos na galeria do seu celular! Ao adicioná-la, o Instagram inclui automaticamente a data em que a foto foi tirada.
Dicas de Instagram para a bio do perfil
1. Coloque mais de um link na sua bio
Muita gente usa o link na bio como uma alternativa à restrição do Instagram ao uso de links nas postagens. Porém, existe aí outra restrição: o link na bio é apenas um link ― e você deve ter muito mais para mostrar aos usuários!
Como resolver isso? Existem apps (como Linktree e ContactInBio) que permitem publicar uma “árvore de links”. Eles criam uma espécie de landing page com os links que você quer incluir, e você recebe uma URL única para colocar na sua bio.
2. Inclua contas e hashtags com link na sua bio
Em uma atualização em março de 2018, o Instagram passou a incluir links para perfis e hashtags inseridos na bio. Essa pode ser uma solução bacana para incentivar o público a interagir com as suas hashtags ou incluir contas ligadas ao negócio.
3. Utilize fontes diferentes na bio do perfil
Quer diferenciar a sua bio? Utilize fontes diferentes daquela que o Instagram permite usar. Um aplicativo como o LingoJam permite criar textos com fontes diferenciadas e é super simples de usar.
Dicas de Instagram para gerenciar a sua conta
1. Ative notificações de contas importantes
Você quer stalkear alguém no modo profissional? Quer acompanhar as postagens da concorrência? Trabalha com influenciadores e precisa monitorar o que eles publicam?
Então não precisa mais visitar perfil por perfil para visualizar os posts. O Instagram permite que você ative notificações push de contas específicas, que podem ser úteis para o seu trabalho.
Para ativar as notificações, visite o perfil desejado, clique nos três pontinhos e clique em “ativar notificações de publicação” ou “ativar notificações de story”.
2. Veja quais usuários estão online
Em uma atualização de 2018, o Instagram passou a informar quais amigos estão online naquele momento. Mas, para isso, você também precisa permitir que eles saibam o seu status.
Para ativar essa funcionalidade, vá nas configurações do perfil e clique em “Status da atividade”. Depois, você deve ir nas mensagens diretas e ver a lista de usuários ― uma bolinha verde mostra quem está online.
Você pode usar essa informação para publicar e interagir no momento em que eles estão ativos, ou seja, mais propensos a responderem.
3. Silencie contas que você segue
Vai dizer que não tem muitas publicações no seu feed que você dispensaria? Especialmente para quem trabalha com social media, uma ferramenta para silenciar alguns usuários seria essencial, não é?
Em uma atualização de maio de 2018, o Instagram mostrou que ouviu os usuários! Basta ir até o perfil desejado, clicar nos três pontinhos e selecionar “Silenciar”.
Assim, você não precisa deixar de seguir o perfil para parar de receber as suas publicações, e ainda deixa o seu feed mais limpo, apenas com o que realmente interessa.
4. Não curta mais fotos acidentalmente
Imagine que você está olhando os perfis dos concorrentes para monitorar o que eles estão publicando. Mas, sem querer, você curte uma publicação deles… Que mancada!!!
Mas agora você não precisa mais se preocupar. Para evitar acidentes como esse, deixe o seu celular no modo avião ― simples assim. Antes, carregue todas as fotos que você deseja ver e, depois, navegue sem preocupações.
5. Exclua o seu histórico de pesquisas
Pesquisou alguma conta no Instagram e não quer que ninguém mais veja que você fez isso? A gente entende… E o Instagram também entende que talvez você queira apagar o seu histórico de buscas.
Por isso, existe um recurso para excluí-lo. Para isso, vá até as configurações do perfil, clique em “Histórico de pesquisas” e, depois, “Limpar histórico de pesquisa”.
6. Exclua fotos em que o seu perfil foi marcado (ou aprove antes)
Você tem total controle sobre as fotos em que o seu perfil é marcado. O Instagram permite que você se desmarque da foto ou, melhor ainda, aprove a sua marcação previamente.
Para excluir a marcação, vá no post em que você foi marcado, clique nos três pontinhos e, depois, em “Opções de publicação”. Então, você pode optar por simplesmente não mostrar mais a foto no seu perfil ou por remover a marcação.
Para aprovar a marcação antes que ela apareça no seu perfil, vá nas configurações da conta, clique em “Fotos e vídeos com você” e selecione se você quer adicioná-las automaticamente ou não.
Isso pode ser útil, por exemplo, quando um usuário cria posts ofensivos ou com uma linguagem com a qual você não quer ser vinculado.
7. Crie coleções de posts salvos
Sabia que você pode salvar um post no Instagram para ver depois? Basta clicar na etiquetinha que existe embaixo de cada post. Mas não é só isso: você pode criar coleções de posts salvos e usar isso para otimizar o seu trabalho. Por exemplo, crie coleções para salvar:
- Referências de posts inspiradores para o seu perfil;
- Posts de seguidores em que a sua marca aparece;
- Publicações de concorrentes.
8. Utilize uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais
Deixamos por último a maior barbada desta lista: adote uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para facilitar a sua vida.
Com ela, você pode gerenciar todos os seus perfis em um só lugar. Agendar posts, interagir com os seguidores, avaliar métricas, gerar relatórios ― tudo fica mais prático!
Então, gostou das nossas dicas de Instagram? Agora você já está pronto para arrasar no app!
Essa é uma das redes sociais mais divertidas para as marcas, em que você pode descontrair a sua linguagem e interagir de maneira mais leve com o público. Então, aproveite esses hacks para engajar ainda mais a sua audiência e tornar a sua atuação mais eficiente.
E você, conhece outras dicas de Instagram? Deixe um comentário aqui embaixo com o hack que você mais gosta de utilizar no aplicativo!