Os desafios do TikTok, ou TikTok Challenges, movimentam a rede social. Quem está lá gosta de ser desafiado a fazer uma dancinha divertida, contar uma história impressionante ou compartilhar uma curiosidade.
Apesar desses desafios parecerem só uma brincadeira entre os usuários, para as marcas eles são uma poderosa ferramenta de marketing e, se realizados da maneira estratégica, podem ter efeito viral, gerando o buzz que todo social media deseja para aumentar o alcance e engajamento com o público!
Público esse que é formado em 60% pela Geração Z (nascidos depois de 1995). Esses nativos digitais possuem um comportamento peculiar que deve ser levado em consideração na hora em que você for planejar o seu conteúdo.
Eles querem mais autenticidade e diversidade nos conteúdos e preferem expressar a sua individualidade de maneira descontraída. Quando uma marca propõe um desafio com essas características é garantia de sucesso, essa galera não mede esforços para mostrar ao mundo toda a sua personalidade!
Esse é o caminho para se aproximar da Geração Z e viralizar o conteúdo, fazendo com que a marca ultrapasse fronteiras, invada outras redes sociais e conquiste novos públicos.
Quer saber como fazer isso? Vem com a gente e entenda melhor o que são os desafios do TikTok para marcas e como você pode usar esse recurso para aumentar o alcance e o engajamento nas redes sociais.
O que são os desafios do TikTok?
Os desafios do TikTok são propostas que os usuários lançam na plataforma para instigar a comunidade a criar vídeos sobre alguma temática ou com alguma orientação, que é sempre identificada por uma hashtag.
Essa é uma das estratégias do TikTok para incentivar a produção de conteúdo e não deixar a rede social parada por muito tempo.
O desafio pode pedir para contar uma história (ex.: #historiasdetiktok), compartilhar dicas (ex.: #secuida), participar de uma campanha (ex.: #agostolaranja), fazer uma brincadeira (ex.: #lookolhosvendados) e vários outros desafios.
Se você quiser ver quais challenges estão bombando no momento, é só ir na aba “Descobrir” e explorar as hashtags.
Quando as pessoas veem esses desafios, logo querem produzir o seu vídeo. Se o desafio é instigante, consegue se espalhar como fogo pela rede social!
Provavelmente, as marcas nunca tiveram uma ferramenta tão poderosa para viralizar o seu conteúdo e engajar a audiência. E, tem uma consideração importante aqui: o que provoca o efeito viral é o conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content ou UGC).
Isso é importante para suas estratégias de marketing porque significa que outras pessoas estão falando sobre a marca e se engajando com ela, o que transmite mais credibilidade do que a publicidade ou o branded content.
Como criar desafios do TikTok para marcas?
Os desafios do TikTok podem ser lançados por qualquer usuário, seja uma pessoa ou uma empresa. Existe ainda a possibilidade de criar um desafio patrocinado, que é uma das formas de alcançar mais pessoas e de monetização da plataforma.
De maneira orgânica ou paga, o desafio precisa começar com uma boa ideia. Ele deve ser instigante para motivar os usuários a participar, mas também divertido, envolvente, inclusivo, acessível e fácil de fazer.
Não esqueça que você precisa se comunicar com o público da rede social — são esses usuários que você deve conquistar! Veja como a Netflix soube se comunicar ao anunciar sua entrada no TikTok com o desafio #tudumchallenge.
Além disso, é preciso pensar numa hashtag para o desafio, que fará com que ele seja facilmente identificado nas publicações por outros usuários, o que é essencial para monitorar os seus resultados.
Para dar tração ao desafio, você pode fazer parcerias com influenciadores digitais de grande audiência com valores alinhados à sua marca. Assim, mais pessoas visualizam o desafio e querem participar.
Uma coisa é fato, os desafios realizados em parcerias com digital influencers ou patrocinados têm mais chances de viralizar, no segundo caso, por exemplo, os desafios pagos ganham destaque por aparecer na aba “Descobrir” durante o período da campanha o que leva o seu alcance a outro nível!
10 desafios do TikTok para inspirar a sua próxima campanha
Quer ver algumas ideias de desafios para lançar no TikTok e quais resultados eles podem trazer? Selecionamos 10 desafios do TikTok criados por marcas que os usuários adoraram e que geraram um grande retorno em alcance e engajamento. Acompanhe!
1. Desafio da Chipotle #ChipotleLidFlip
Chipotle é uma rede de restaurantes mexicanos dos Estados Unidos que vende fast-food, mas com comidas frescas e saudáveis, ingredientes locais e preços razoáveis.
Pela sua forma de atuar e comunicar, tornou-se uma das marcas queridinhas da Geração Z no país. Isso fica evidente com o seu sucesso no TikTok.
A marca já lançou vários desafios que conquistaram os usuários. O primeiro, lançado em maio de 2019, foi o #ChipotleLidFlip, cuja intenção era divulgar o delivery gratuito durante as festividades de Cinco de Mayo.
O desafio era reproduzir a forma inusitada como um funcionário fechou uma tigela da rede (no vídeo abaixo você vai entender!). A marca ainda convidou o YouTuber David Dobrik para potencializar a campanha.
O resultado? Durante os 5 dias da campanha, foram mais de 104 milhões de visualizações, 111 mil vídeos de usuários e 59 mil participantes.
@daviddobrik##ChipotleLidFlip @chipotle ##ad♬ Flip - Future
2. Desafio da Kaiser Permanente #OwnTheCurve
Kaiser Permanente é um consórcio de saúde dos Estados Unidos. Uma empresa dessa área dificilmente conseguiria engajar o público numa rede social como o TikTok, certo? Errado: a marca foi capaz de criar um desafio que os usuários adoraram!
Em abril de 2020, durante a pandemia do Coronavírus, a marca convidou o público a postar vídeos com a hashtag #OwnTheCurve, mostrando o que estavam fazendo para se cuidar nesse período de isolamento social. Duas semanas depois do lançamento, já havia mais de 4 bilhões de visualizações.
Addison Era, influenciadora de 19 anos com mais de 30 milhões de seguidores, foi a porta-voz da marca na rede social. Assim, em vez de uma gigante da área de saúde dizer aos jovens o que eles deveriam fazer, foram eles próprios que educaram uns aos outros.
@addisonre
Y’all, the more we wash our hands, stay home, and physical distance, the more we ##ownthecurve and get through this together! ##Sponsored 
♬ I Gotta Feeling - Tik Tok Assistant
3. Desafio da Chase Bank #ShowMeYourWalk
Chase Bank é um banco sediado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Assim como a Kaiser Permanente, a marca também conseguiu engajar os usuários no TikTok, mesmo sendo de uma área de negócios mais sisuda.
Durante a pandemia de Covid-19, o Chase Bank quis celebrar a formatura dos estudantes que tiveram que se formar em casa. Com a hashtag #ShowMeYourWalk, os usuários mostraram como seria a sua caminhada rumo ao diploma em um palco de formatura.
Muita gente que nem estava se formando também entrou na brincadeira para celebrar — ou simplesmente se divertir!
A campanha alcançou mais de 2 bilhões de visualizações e conseguiu engajar um público que interessa ao banco.
@imkevinhartstill nailing it. Your turn to ##ShowMeYourWalk♬ Show Me Your Walk - Presented by Chase
4. Desafio da Honey #PassTheCard
Honey é uma extensão de navegador que encontra e aplica cupons de desconto em sites de e-commerce. Falar com a Geração Z tem tudo a ver com essa marca, não é?
Foi isso que a Honey fez com a campanha #passthecard no Dia das Mães em 2020. A marca propôs que os usuários publicassem uma homenagem às suas mães exibindo um cartão no vídeo e passando a tarefa adiante para outro usuário.
A intenção era criar uma mensagem de amor sem fim, em uma época de distanciamento social por causa da pandemia do Coronavírus. Com mais de 26 milhões de visualizações na hashtag, a marca conseguiu alcançar seu objetivo.
@joinhoney
This ##MothersDay we shared the love & donated $100K to Baby2Baby ##PassTheCard ##HoneyChallenge @addisonre @daviddobrik @daisykeech
♬ original sound - joinhoney
5. Desafio da e.l.f.Cosmetics #EyesLipsFace
Marcas de beleza têm muito a ganhar no TikTok. A e.l.f.Cosmetics, marca de cosméticos popular entre os jovens dos Estados Unidos, percebeu isso e propôs um desafio que foi um sucesso entre os usuários.
Em 2019, a marca lançou a hashtag #EyesLipsFace e pediu aos usuários que mostrassem os seus looks de maquiagem. Um dos motivos para o sucesso da campanha — atualmente a hashtag já soma mais de 6 bilhões de visualizações — foi a criação de uma música para acompanhar a publicação. Foi o primeiro desafio a utilizar esse recurso.
Além do alcance, a campanha também conseguiu aumentar o brand awareness com uma boa escolha de hashtag, que explica o nome da marca (e.l.f. significa Eyes, Lips, Face).
@jamescharleseyes lips face... **waist 😇 ##makeup ##fyp ##transformation♬ Eyes. Lips. Face. (e.l.f.) - iLL Wayno & Holla FyeSixWun
6. Desafio da Guess #InMyDenim
A Guess foi uma das primeiras grandes marcas a lançar um desafio no TikTok, em 2018. A marca de roupas, conhecida globalmente, queria promover a sua nova coleção de jeans junto ao público jovem na volta às aulas.
Então, convidou alguns influencers a usarem a hashtag #InMyDenim para mostrar uma transformação ao vestir seus produtos. Mas não era uma transformação qualquer — para tornar os vídeos mais divertidos, os usuários deveriam mostrar como passaram de um visual deplorável para o melhor look das suas vidas!
Em 6 dias, a campanha viralizou: alcançou 10.5 milhões de visualizações, 5.5 mil vídeos de usuários, 14.3% de engajamento e 12 mil novos seguidores. Mais que isso: criou afinidade com um público que interessa à marca.
@operamericano
Guess who’s feeling confident 😘 @guess ##inmydenim ##sponsored ##makeeverysecondcount ##fashion ##model
♬ #inmydenim I’m a Mess - Bebe Rexha
7. Desafio da Mucinex #TooSickToBeSick
Mucinex é um medicamento usado como expectorante contra a tosse. Em 2019, a marca entrou na brincadeira do Halloween com a hashtag #TooSickToBeSick.
O desafio dizia “a única coisa mais assustadora que a sua fantasia de Halloween é pegar uma gripe”. Então, a marca convidou os usuários a publicarem uma transformação: eles deviam deixar o visual de doentes e gripados para trás e, depois de usar o Mucinex, vestir a fantasia para a festa!
Aqui foi preciso uma atenção especial, os influenciadores deveriam ser extremamente cuidadosos para seguir as regulamentações de publicidade de produtos de saúde dos EUA.
@dreaknowsbestDon’t let a cold limit your fun this holidays! I am ##TooSickToBeSick 💁♀️ ##Mucinex ##Sponsored♬ #TooSickToBeSick - Join The Challenge
8. Desafio da Walmart #DealDropDance
A Walmart é uma rede de supermercados conhecida no mundo inteiro. A marca queria ampliar seu brand awareness e engajamento com o público do TikTok durante o período da Black Friday em 2019.
A campanha #DealDropDance desafiava os usuários a publicar vídeos mostrando como eles se sentiam com os descontos da Black Friday na loja.
Seis influenciadores digitais foram convidados para potencializar a campanha e alcançar mais de 17 milhões de usuários. Os participantes ainda concorriam a um cartão de presente de 100 dólares para usar na Walmart.
O desafio mostrou que as gigantes do varejo também estão de olho no TikTok e conquistando resultados impressionantes.
@trinity
Are you the type to join me in my silliness or walk away embarrassed? 😂 ##DealDropDance @walmart
♬ Water Me - Lizzo
9. Desafio da MAC #YouOwnIt
A marca de cosméticos MAC criou um desafio no TikTok com a hashtag #YouOwnIt. Lançada em 2019, a campanha bateu o número de 2 bilhões de visualizações e, na época, foi o recorde da rede social.
O objetivo era engajar o público no período da New York Fashion Week. Dezoito influenciadores foram convidados para mostrar como a marca havia mudado seu visual e desafiar seus seguidores a postarem também.
O diferencial da campanha foi valorizar a diversidade, uma escolha que conversou diretamente com a Geração Z e que ajuda a explicar o sucesso do desafio.
@glitterandlazersI changed my hair 😱 Show me how you change it up using ##youownit -##MACBackstage ##ad @maccosmetics♬ 128bpm - Vigo Video USA
10. Desafio da Calvin Klein #MyCalvins
A Calvin Klein também é uma conhecida marca de roupas. Mas está aqui na lista para mostrar como uma abordagem tradicional de marketing pode não trazer os resultados esperados.
A empresa convidou celebridades de fora do TikTok para promover a hashtag #MyCalvins. Shawn Mendes e Kendall Jenner foram alguns nomes convidados. Porém, eles não publicaram nos seus próprios perfis. A marca concentrou os vídeos no seu canal oficial.
Hoje a hashtag tem mais de 11 milhões de visualizações, mas não conseguiu engajar os usuários e ainda traz várias publicações críticas à marca.
Os resultados mostram que as marcas precisam falar a linguagem da rede social, conversar com as celebridades nativas da rede e valorizar os conteúdos publicados pelos usuários.
@calvinklein
##statements on hair, via ##kendalljenner. our now. ##mycalvins ##calvinklein
♬ original sound - calvinklein
Agora, desafiamos a sua marca a entrar no TikTok e criar um #challenge para os usuários. Explore a criatividade para lançar um desafio que seja divertido, envolva as pessoas, incentive a participação e se espalhe por todos os cantos da rede social!
Agora, aproveite para saber também como as pessoas estão ganhando dinheiro com o TikTok, com estratégias que criadores e marcas podem adotar. Aproveite as dicas! 😉