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Conteúdo Hero, Hub e Help: como usar nas redes sociais? 

Conteúdo Hero, Hub e Help: como usar nas redes sociais? 
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A área de marketing digital é profunda. Existem diversas metodologias, conceitos, ferramentas, ufa… Entender um pouco mais sobre determinado assunto pode nos fazer aprimorar estratégias e obter resultados mais consistentes. 

Por isso é tão importante conhecer sobre marketing de comunidade, geomarketing, marketing de conteúdo. E, sobre a criação de conteúdo vale se aprofundar em estratégias como a metodologia 3Hs: Hero, Hub e Help. 

O conteúdo hero, hub e help podem que sua marca tenha maior consistência e alcance, guiando os consumidores por toda a jornada de unbound e, claro, trazendo resultados expressivos. 

Como é a metodologia Hero, Hub e Help?  

Você já deve estar careca de saber que cada cliente está em um nível de maturidade diferente em sua jornada de compra, certo? 

Tem aqueles que caíram de paraquedas em um conteúdo e conheceram sua marca quando pesquisavam sobre algo na internet. 

Tem quem já conheça o que você faz e confie na sua autoridade, mas ainda não consome o que você vende. 

Tem aqueles que nem sabem que realmente precisam do que você vende. 

E, para cada tipo de cliente, em cada fase do funil de vendas, existe um tipo de conteúdo. Aqui entra a metodologia Hero, Hub e Help. 

conteudo_hero_hub_e_help: a imagem é de uma pirâmide, no topo está escrito "HERO" com uma seta indicando clientes, abaixo está "HUB" com uma seta para assinantes e, na base, temos "HELP" com uma seta indicando "buscadores".

Conteúdo Help 

Esse tipo de conteúdo faz parte da base da pirâmide, na qual geralmente se encontra a maior parte das criações, aquelas que ajudam a informar e educar, sanando dúvidas do dia a dia, por exemplo. 

O tráfego desse tipo de conteúdo costuma vir por buscadores ou redes sociais, por meio de usuários que buscam por dicas, tutoriais, demonstrações, reviews de produtos, entre outros. 

Um ótimo exemplo é o blog e o Instagram da mLabs. Nesses canais postamos conteúdo diariamente, auxiliando qualquer pessoa com dúvidas comuns sobre o universo do marketing.  

Conteúdo Hub 

Esse é um tipo de conteúdo com frequência intermediária, indicado para aqueles que já conhecem e se conectam com a marca. 

Aqui incluímos webséries — pode ser no canal no youtube da marca —, documentários, parcerias, opiniões de clientes, conteúdos gerados por usuários (UGC), dentre outros tipos de materiais que busquem entreter e conectar a marca e seu público. 

Conteúdo Hero 

Esse é o topo da pirâmide e poucos são os usuários que vão consumir este tipo de conteúdo, pois é algo mais específico e geralmente exclusivo como e-books, webinars, posts voltados para datas ou nichos específicos, etc. 

Estes conteúdos buscam inspirar e, principalmente, como o nome sugere, fazer um cliente entender que a marca é o “herói” que ajuda a resolver seus problemas e alcançar seus objetivos. 

Um bom exemplo é a comunidade do curso Social Media Exponencial da mLabs. Lá, além de ver as aulas e aprender os fundamentos do marketing nas redes sociais, o usuário se conecta com outros profissionais e tem acesso a conteúdos exclusivos que podem aumentar ainda mais sua satisfação e, principalmente, seu crescimento. 

Quando alguém tem contato com um conteúdo hero que cumpre seu papel de encantar e resolver um problema específico, certamente o usuário se converte em cliente e, possivelmente, este cliente virará um advogado da marca. 

Por que a estratégia de conteúdo Hero, Hub e Help funciona?  

A estratégia dos 3 Hs consegue trazer bons resultados, pois está intimamente ligada com a psicologia humana. 

É muito comum que busquemos a economia de tempo. Tentamos cortar caminho, fazer as coisas de maneira rápida e prática. Dessa forma, conteúdos help e hero se encaixam bem nesta premissa. 

Buscamos também aumentar cada vez mais nossa conexão. Por isso, marcas que criam comunidades fortes em torno de si atraem muitos usuários em busca de contato com outras pessoas, experiências e crescimento pessoal e profissional. 

Outro comportamento enraizado na psique humana, herança dos nossos ancestrais, é o desejo de se destacar entre os demais. Por isso que este tipo de conteúdo traz vantagens tanto para quem o cria, quanto para quem consome. 

Quem cria acaba aumentando seu capital social, criando autoridade em determinado assunto. Quem consome também aprende mais, e pode usar o conhecimento adquirido para ascender pessoal e profissionalmente. 

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Como utilizar essa estratégia na jornada unbound?  

Você já sabe como o conteúdo hero, hub e help funciona e sua importância durante a jornada de compra. Mas não acredite que isso fica restrito apenas ao mundo vitual, a blogposts, vídeos e posts nas redes sociais. 

Dá pra usar a estratégia dos 3 Hs de forma transmídia. Basta entender como funciona o unbound marketing, como on e off se misturam e podem ajudar seu conteúdo a chegar ao seu público em diversos momentos. 

Para isso, é bom que você leve em conta estes cinco pontos cruciais para uma boa estratégia de conteúdo hero, hub e help na jornada unbound. 

Awareness 

Antes mesmo de criar seus conteúdos você deve ter a resposta destas perguntas: 

  • Quem é seu público?; 
  • Como é a sua jornada?; 
  • Qual é a experiência ela quer que ele tenha com o produto ou serviço? 

Com isso em mente você precisa planejar seus conteúdos para que eles apareçam onde seu público está. Primeiramente como forma de apresentar a marca. Gerar o awareness, que significa consciência, em inglês. 

Ou seja, o primeiro passo é mostrar que você existe! 

Descoberta 

Aqui a marca mostra para o seu público que tem a resposta para as suas perguntas e até mesmo o produto ideal para a solução dos seus problemas. 

Isso pode ser feito de forma inbound, através de um blogpost com um tutorial onde o cliente tem contato também com o produto ou serviço oferecidos pela marca. 

Em outbound, a forma clássica de uma campanha publicitária divulgando as vantagens do produto ou serviço exemplifica bem este ponto. 

Compra/Ação 

Depois que o cliente descobre o produto ou serviço ele precisa ser instigado a uma ação. No meio online essa ação pode ser o download de e-book, o cadastro em uma newletter, etc. 

Os conteúdos hero, hub e help devem encaminhar o cliente para esta ação. 

Experiência própria 

Após a ação o cliente está em contato direto com o produto ou serviço e pode compartilhar sua experiência própria. 

Experiência compartilhada 

Ele pode fazer isso em fóruns, redes sociais, através de avaliações, etc. A estratégia de 3 Hs pode usar esse tipo de oportunidade para desenvolver conteúdos que aproximem ainda mais a marca destes clientes e crie a prova social necessária para atrair novos. 

É importante lembrar que isso não precisa vir apenas de forma espontânea. É possível criar campanhas, promoções e sorteios para incentivar o UGC, aumentando a participação e interação dos clientes. 

Estes são apenas alguns pontos e exemplos do que pode ser feito através das estratégias de conteúdo hero, hub e help, mas ainda é possível se aprofundar muito mais no marketing de conteúdo. Aqui, quanto mais fundo você cavar, mais riquezas vai encontrar. 

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