É fundamental para qualquer negócio que sua presença digital seja memorável e frequente.
Muita gente pensa que ter presença online é criar uma página em cada rede social, investir em posts patrocinados e ter um website atualizado. A presença digital é muito mais que isso: é como a sua marca se posiciona na web.
O que é preciso fazer para ter uma presença digital eficiente?
Para isso, você precisa, antes de tudo, identificar quem são os seus clientes. Afinal, isso orientará todo o seu posicionamento de marca, que vai desde a comunicação instituída aos canais utilizados para reforçar e efetivar esta presença em prol dos resultados.
Para que você consiga atingir este objetivo, selecionamos algumas dicas importantes para que você consiga traçar uma estratégia eficiente para seus negócios, baseada em seus 4 pilares fundamentais. São eles:
1. Posicionamento de marca, a voz da sua empresa
Depois de analisar e entender o perfil do seu cliente ideal, chegou o momento de delinear o posicionamento que sua marca terá na web. Ao contrário da imagem da marca (que representa a visão desses consumidores sobre o seu negócio), o posicionamento é baseado em um planejamento estratégico bem definido, adequado aos objetivos da empresa, como seu negócio quer ser conhecido no mercado em que atua e, claro, a voz que ele terá para se comunicar com estes clientes.
Essa “padronização” é extremamente importante para qualquer empresa, de qualquer porte. Neste pilar, a definição do perfil do seu público-alvo é um dos pontos-chave, pois assim você conseguirá identificar onde o seu público está, quais suas preferências, dificuldades, necessidades e, assim, construir o posicionamento mais adequado para sua marca.
2. Conteúdo: relevante, para que sua empresa seja autoridade no assunto
O consumidor atual está mais exigente, desconfiado e cauteloso na tomada de decisões, principalmente pela facilidade no acesso às experiências de compras de outros consumidores. Para finalizar a compra, antes ele pesquisa, investiga sobre sua empresa, pede recomendações e opiniões de terceiros.
Diante desta realidade, a produção de conteúdo relevante ao seu público torna-se essencial para a construção de uma presença digital eficaz. Afinal, não adianta postar por postar. Seu conteúdo precisa ter informações importantes, que ajudem os leitores a entenderem melhor os seus problemas. Além disso, para que esta presença seja ainda mais consolidada, é preciso disseminá-lo nos canais adequados, ou seja, onde seu consumidor está.
Produzir conteúdo auxilia também sua marca a se tornar referência no mercado em que atua e está integrado à todas as ações digitais que você desenvolve, tornando-se fundamental, inclusive, para aparecer com mais facilidade nas ferramentas de busca.
Não se esqueça: conteúdo é prioridade!
3. Relacionamento: converta e aproxime-se de seus clientes
Relacionar-se não significa apenas responder quando alguém tiver alguma dúvida ou disponibilizar canais de comunicação para o seu consumidor.
Relacionar-se é ter diálogos diários, tentar ao máximo engajar-se com seus clientes, criando um elo de confiança. Isso torna-se um indicador de todas as campanhas e como os consumidores enxergam a sua marca. Quanto mais próximo você for, melhor para eles e para sua empresa.
Afinal, esta aproximação fomenta a indicação, a conversão e retenção dos seus clientes, o que representa aumento nos lucros a partir do relacionamento construído junto a eles.
Lembre-se: o relacionamento precisa ser constante antes, durante e também após a venda!
4. Monitoramento: informações precisas para tomar decisões assertiva
Monitorar significa basear-se em análises concretas, que propiciarão tomadas de decisões mais concretas para sua empresa, contribuindo assim na redução de esforços desnecessários, melhor direcionamento dos recursos, maior entendimento sobre os interesses de seus clientes e, assim, maior eficiência para a presença digital de sua marca.
E sua empresa, baseia-se nesses 4 pilares? Compartilha com a gente a sua experiência!