O número de usuários ativos nas redes sociais ultrapassou 5 bilhões, o equivalente a 62,3% da população mundial, segundo dados do relatório Global Digital Report.
Com a grande maioria dos consumidores ativos nas redes sociais, há muitas formas de utilizar esses canais em benefício dos negócios.
Embora nem todas as redes possam ser relevantes para uma marca, há grandes chances de você ou seus clientes já estarem ativos em pelo menos 2 ou 3 delas.
Isso significa que você gasta tempo atualizando os perfis, postando conteúdo e tentando conversar com o público nas diferentes plataformas.
Tudo isso pode ser bastante demorado, e como diz o velho ditado: tempo é dinheiro.
É por isso que encontrar uma solução que ajude a gerenciar os esforços de gestão de mídia sociais não é (definitivamente) uma perda de tempo!
Mas, antes de escolher uma ferramenta de gestão de mídias sociais, vale a pena entender o que torna essa tecnologia tão importante.
É isso que faremos aqui! Vejamos primeiro o que está por trás da gestão de mídias sociais e como funciona uma ferramenta para dar conta desse processo.
O que é gestão de mídias sociais?
A definição de gestão de mídia social é tudo menos fixa.
As mídias sociais estão em constante mudança, o que significa que as atividades associadas à gestão dessas mídias também estão sempre mudando.
A gestão de mídias sociais pode ser definida como o processo de criação de conteúdo, planejamento de campanhas, engajamento com o público, monitoramento de interações e a análise de resultados de perfis nas redes sociais.
A relevância dessas atividades vai muito além de aumentar a visibilidade de uma marca.
O relacionamento desenvolvido com o público nas redes sociais pode construir confiança, afinidade e, o melhor de tudo, fidelidade à marca.
Como funciona uma ferramenta de gestão de mídias sociais?
Antes de prosseguirmos, quero ter certeza de que temos o mesmo básico sobre o que é uma ferramenta de gerenciamento de mídia social.
Basicamente, as ferramentas de gestão de mídia social são plataformas para gerenciar todas as contas de rede social de uma marca a partir de uma única interface.
Elas estão focadas em tornar todas as partes da gestão de mídias sociais mais simplificada para social media e profissionais de marketing, desde a interação com o público da marca até o agendamento, publicação de conteúdo, análise de desempenho e geração de relatórios.
Quais são as funcionalidades dessa ferramenta?
Se você não encontrar algumas das funcionalidades essenciais, talvez a ferramenta não ofereça tudo que você precise para uma rotina de gestão de mídias sociais.
Elencamos as funcionalidades que você deve esperar dessa solução.
Agendamento de publicações
Uma das funcionalidades mais usadas é o agendamento automático.
Sabe quando você se esquece de postar algo importante porque estava ocupado ou simplesmente porque o dia passou rápido demais?
Com o agendamento de publicações, isso não vai mais acontecer.
Os usuários podem escolher o dia e o horário para a publicação automática de um post nas redes sociais, e essa publicação acontecerá mesmo se o autor não estiver online.
Análise de desempenho
Com recursos de análise dos perfis, é possível medir o impacto das campanhas de mídia paga e avaliar métricas-chave como engajamento, alcance e crescimento de seguidores.
Esses e outros sobre o desempenho nas redes sociais ajudam na avaliação do ROI (Retorno sobre Investimento) e na tomada de decisões de marketing.
Resposta a interações nas redes sociais
O que acha de centralizar comentários e mensagens diretas de vários perfis em um único painel? Isso é possível com a ferramenta de gestão de mídias sociais.
Todas as mensagens e interações do público ficam acessíveis no dashboard da plataforma.
Você não precisa mais alternar entre diferentes abas do navegador para acompanhar e responder às interações dos seguidores.
Com tudo centralizado, você pode visualizar rapidamente todas as mensagens pendentes, priorizar as mais urgentes e garantir que nenhuma interação importante seja ignorada.
Colaboração em equipe
Para equipes maiores ou agências, uma ferramenta de gestão de mídias sociais oferece o seu acesso a vários usuários e a permissão de que eles registrem suas atividades.
Ou seja, em tempo real, os membros de uma equipe podem distribuir tarefas, revisar conteúdos e aprovar publicações antes de serem agendadas.
Relatórios personalizáveis
Quer saber a evolução do alcance da marca no Instagram nos últimos três meses? Você pode encontrar esse dado por meio dos relatórios criados com o auxílio de uma ferramenta de gestão de mídias sociais.
Se também quiser verificar se houve algum crescimento no engajamento dos seguidores nas postagens do último ano, isso também você encontra nesses documentos.
As ferramentas de gestão oferecem recursos avançados de análise e relatórios que permitem aos usuários acompanhar uma infinidade de métricas, essenciais para um planejamento estratégico.
Esses relatórios têm recursos personalizáveis conforme as necessidades de cada usuário.
Monitoramento de concorrência
O monitoramento de concorrência é a coleta e análise de dados sobre as atividades dos concorrentes da marca nas redes sociais.
Você começa identificando os principais concorrentes que deseja monitorar e, em seguida, adiciona os perfis desses concorrentes à ferramenta de monitoramento.
A partir daí, é possível acompanhar postagens, campanhas, interações com o público, uso de hashtag, e até mesmo o crescimento de seguidores.
Com essas informações, fica mais fácil entender o que está funcionando (ou não) para eles e usar esses insights para aprimorar as próprias estratégias.
Legenda automática
Já pensou em usar Inteligência Artificial (IA) para criar legendas atrativas para seus posts? Com ferramentas de gestão de mídias sociais como a mLabs, isso é possível.
Você cria o conteúdo do seu post, seja uma imagem, vídeo ou carrossel, e depois seleciona a opção de legenda automática na plataforma.
A IA então gera uma legenda inicial para o seu post, que você pode revisar e ajustar conforme necessário.
Você ainda pode personalizar a legenda de acordo com o tom de voz da sua marca, incluir hashtags e até adicionar emojis para aumentar o apelo visual.
Quem precisa de uma ferramenta de gestão de mídias sociais?
Todos que gerenciam múltiplos perfis em redes sociais, iniciantes ou experientes, podem se beneficiar de uma plataforma para gestão de mídias sociais.
O co-fundador da mLabs, Rafael Kiso, explica no vídeo abaixo por que uma das melhores ferramentas de gestão de mídias sociais pode atender diferentes tipos de usuário.
A possibilidade de ter uma análise completa de desempenho em um único lugar pode ser extremamente útil para os diversos profissionais que usam as redes sociais.
Mas, afinal, quem são essas pessoas?
Aqui estão alguns públicos que podem se beneficiar das funcionalidades oferecidas por uma ferramenta de gestão de mídias sociais:
- Agências de marketing que dividem suas equipes em grupos e gerenciam contas de mídias sociais de vários clientes;
- Profissionais de social media que se dedicam a publicar e monitorar conteúdo para diferentes marcas;
- Empreendedores autônomos e startups que querem aumentar a visibilidade da sua marca e engajar os clientes em diferentes redes sociais;
- Influenciadores e criadores de conteúdo que precisam manter uma presença constante em diversas redes para fazer #publis, publicar conteúdos e interagir com seguidores;
- Organizações sem fins lucrativos que querem aumentar a conscientização sobre suas causas, engajar com apoiadores e arrecadar fundos pelas redes sociais.
E você, se encaixa em alguma dessas categorias?
Se a resposta for sim, uma ferramenta de gestão de mídias sociais pode ser exatamente o que você precisa para alcançar melhores resultados nas suas estratégias online.
Como escolher uma boa ferramenta?
Agora, vamos à prática. Listamos o passo a passo do que fazer para encontrar a plataforma ideal para administrar as mídias sociais da sua empresa e/ou clientes.
Antes de assinar qualquer plano, não se esqueça de conferir esses critérios.
Busque o depoimento de outros clientes
Quando a plataforma de gestão de mídias sociais tem uma base com centenas ou milhares de usuários ativos, esse pode ser um indicativo de que ela é confiável.
E se você encontrar muitas opiniões positivas de usuários satisfeitos, melhor ainda.
Os depoimentos de quem já usou a ferramenta, ficam geralmente expostos pela própria empresa em seus sites e perfis oficiais nas redes.
Então, sempre que você estiver visitando o site de uma ferramenta de gestão de mídias sociais, vá até a seção de depoimentos para conferir a opinião de outros clientes.
Esses feedbacks costumam ser mais espontâneos e reais do que as peças publicitárias da empresa. Eles mostram como a ferramenta ajudou os usuários em suas rotinas de trabalho e os benefícios que trouxeram.
No entanto, não se deve confiar apenas nos depoimentos exibidos nos canais oficiais.
Confira também o que estão falando da ferramenta em outras fontes, como:
- Comentários dos perfis da empresa no Instagram;
- Vídeos de reviews publicados no YouTube;
- Depoimentos em grupos do Facebook sobre o assunto;
- Reclamações em plataformas como o Reclame Aqui.
É importante fazer um balanço de quais opções têm mais críticas, reclamações e elogios.
Se você encontrar mais prós do que contras e se os pontos negativos não forem tão preocupantes assim, siga para o próximo passo.
Veja cases de sucesso
Além das opiniões de outros clientes, procure por análises mais profundas sobre como as ferramentas contribuíram, na prática, para o sucesso dos seus clientes.
Essas análises são conhecidas como cases de sucesso.
As grandes empresas que oferecem plataformas de gestão de mídias sociais geralmente expõem breves estudos de caso que descrevem:
- Os problemas enfrentados pelos clientes;
- As abordagens adotadas pela empresa;
- Os resultados alcançados.
Dica: Veja aqui um case de sucesso da mLabs com o Sicoob Crediminas
É muito comum que esses estudos sejam apresentados em reuniões com um vendedor, mas muitas vezes também são publicados em blogs e nas redes sociais da empresa.
Uma dica de ouro é procurar por referências do mesmo ramo de atuação para entender como a ferramenta pode ser aplicada no seu contexto específico.
Por exemplo, se você trabalha com uma marca de moda, busque cases de sucesso de empresas desse nicho que utilizaram a ferramenta.
Compare o custo/benefício
O orçamento para o marketing está apertado e não têm dinheiro sobrando para escolher uma plataforma com funcionalidades extras. E agora?
Se a situação for essa, não se preocupe! Talvez seja o momento de focar apenas naquilo que você mais precisa, ou seja, ir em busca do melhor custo benefício possível.
Até porque o valor que você paga nem sempre reflete a qualidade ou a adequação da ferramenta às suas necessidades com a gestão de mídias sociais.
Pense bem: se você só precisa de uma ferramenta para agendar posts, por que pagar um plano premium que oferece monitoramento das menções à marca?
A plataforma com o melhor custo/benefício é aquela que oferece um plano com melhor equilíbrio entre o preço pago e as funcionalidades que você precisa.
E, na maioria das vezes, as próprias ferramentas auxiliam a tomar essa decisão.
Muitas plataformas de gestão de mídias sociais fornecem uma tabela comparativa do que é oferecido em cada opção de plano, o que pode ajudar bastante nessa etapa.
Confira as integrações API com outras plataformas
As melhores ferramentas de gestão de mídias sociais oferecem integrações via API (sigla que significa em português “Interface de Programação de Aplicativos”).
É uma funcionalidade que permite a comunicação automática entre a ferramenta de gestão de mídias sociais e outras plataformas, como sistemas de CRM e plataformas de pagamento.
Por exemplo, a plataforma mLabs oferece integração com o CRM da RD Station, o que significa que você pode captar leads das redes sociais dentro da própria mLabs.
Isso é possível porque as integrações API permitem que a plataforma se conecte ao CRM da RD Station de forma que os dados fluam automaticamente entre as plataformas, sem a necessidade de intervenção manual.
Sem esse tipo de integração, você precisa transferir manualmente dados entre as diferentes plataformas, o que pode ser demorado e propenso a erros.
Experimente o teste grátis
A maioria das ferramentas pagas tem período gratuito para que você possa usar as funcionalidades e entender se a plataforma se adapta à sua gestão de mídias sociais.
Esse período pode variar de um dia a algumas semanas, dependendo da empresa.
Durante o teste, você tem a oportunidade de ver se a plataforma é intuitiva e se consegue encontrar as funcionalidades disponíveis sem grandes dificuldades.
Teste o agendamento de publicações para ver se esse recurso atende às suas necessidades e se é prático.
Verifique também a análise de desempenho e se os dados fornecidos são realmente úteis.
Caso você se sinta satisfeito com a ferramenta, pode assinar um plano pago antes do período de teste acabar.
Mas, se perceber que a ferramenta não é adequada logo no início, pode abandonar o período de teste sem nenhum custo.
Avalie o suporte oferecido pela plataforma
O contato com a equipe da plataforma não termina após assinar um plano. Na verdade, durante todo o tempo que você estiver ativo, pode contar com a equipe de suporte.
Isso é especialmente importante, porque muitas vezes essa área é o principal motivo de reclamações ou de saídas de clientes.
Então, vale a pena exigir um pouco do suporte no período de testes para saber se você terá dores de cabeça, ou não, com isso.
Mesmo que, a princípio, você não tenha muitos problemas com o uso do sistema, acione o suporte para resolver pequenas dúvidas. É a chance de avaliar aspectos como a rapidez, a cordialidade e a eficiência do atendimento.
Geralmente, os canais de suporte oferecidos incluem os seguintes recursos:
- FAQ (Perguntas Frequentes): uma seção no site onde você pode encontrar respostas para as perguntas mais comuns sobre a ferramenta;
- E-mail: para enviar dúvidas e receber respostas na sua caixa de entrada;
- Chat ao vivo: uma opção para resolver problemas rapidamente por meio de uma conversa em tempo real com um atendente;
- Telefone: para falar diretamente com um representante e obter assistência imediata;
- Tutoriais e vídeos: recursos educacionais que ajudam a entender e utilizar melhor a ferramenta.
Perceba também se o atendimento é feito em português! Isso pode ser um diferencial interessante, afinal, muitas ferramentas de gestão de mídias sociais que fornecem o serviço para usuários brasileiros são estrangeiras e contam com um suporte em outras línguas.
Um suporte na sua língua nativa facilitará a comunicação e a resolução de problemas.
Analise o nível de inteligência do sistema
A “inteligência” de uma ferramenta de gestão de mídias sociais está ligada à forma como ela processa os dados colhidos.
Vamos simplificar: os dados, por si só, não têm muito significado sozinhos.
A diferença está em como eles são utilizados pela ferramenta.
Algumas plataformas apenas monitoram e mostram os dados em gráficos. Mas esses números podem ser confusos se não houver alguém para interpretá-los.
Já quando os dados são coletados e processados pela própria ferramenta, são transformados em informações que podem gerar conclusões.
Muitas ferramentas que disponibilizam gráficos já oferecem sugestões de melhorias, conseguem identificar um comentário como positivo, negativo ou neutro, identificam influenciadores da marca e oferecem entre outros recursos inteligentes.
Essas funcionalidades avançadas podem ser decisivas para otimizar suas estratégias e obter melhores resultados, pois você não só vê os dados, mas também recebe insights e recomendações práticas para agir.
Verifique a compatibilidade dos recursos com seu negócio
Um aspecto importante, muitas vezes esquecido pelos clientes, é a personalização dos recursos oferecidos pela ferramenta.
Algumas plataformas de gestão de mídias sociais permitem que você personalize o sistema de acordo com as preferências do negócio ou do profissional.
Por exemplo, a mLabs tem uma funcionalidade chamada Workflow, feita para agências de marketing.
Com ela, você pode monitorar todo o processo de criação de posts, registrando briefings, o progresso das publicações, quem está envolvido, aprovações e ajustes feitos pelos clientes.
Uma ferramenta que se encaixe perfeitamente na sua gestão torna o trabalho mais eficiente e ajuda a aproveitar ao máximo as funcionalidades disponíveis.
Por que escolher a mLabs?
A mLabs é a escolha ideal para quem busca uma ferramenta de gestão de mídias sociais completa e com planos flexíveis.
Com uma plataforma que se tornou referência no Brasil no segmento de gerenciamento de mídias sociais, a mLabs já é utilizada por mais de 145 mil marcas.
Com ela, você pode centralizar todos os canais em um único lugar: Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, YouTube, Shorts, Twitter, Pinterest e Perfil de Empresa (antigo Google Meu Negócio).
Aqui estão algumas das principais funcionalidades da mLabs.
- Criação de posts para redes sociais: com o mLabs Studio ou usando a integração com o Canva, você pode criar posts atraentes para as redes sociais;
- Agendamento de postagens: a mLabs permite a programação de postagens em diferentes formatos para facilitar a organização do conteúdo;
- Análise de concorrentes no Instagram: você pode acompanhar o crescimento dos concorrentes no Instagram para entender melhor o mercado;
- Análise de resultados: usando gráficos detalhados, é possível acompanhar os resultados dos perfis e entender o desempenho das suas estratégias;
- Legendas criativas: uma das funcionalidades da mLabs é a criação de legendas com Inteligência Artificial para as publicações;
- Insights: com base nos resultados, a mLabs fornece insights para otimizar suas estratégias nas redes sociais.
Além dessas funcionalidades, um dos propósitos da mLabs é democratizar o acesso à tecnologia para auxiliar pequenas e médias empresas a se posicionarem digitalmente.
Por isso, a mLabs fornece planos acessíveis para quem busca uma plataforma com excelente custo-benefício.
Como vimos até aqui, a melhor ferramenta de gestão de mídias sociais é aquela que equilibra as funcionalidades que você precisa e o preço que cabe no seu orçamento.
A mLabs oferece a combinação perfeita de funcionalidades e valor para otimizar suas estratégias nas redes sociais. Faça o teste grátis e experimente!