Você sabe como vender pelo Instagram?
Se a sua resposta for não, veja o porquê você deveria aprender agora mesmo:
- as pessoas não estão apenas interagindo com amigos e familiares na rede social, 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
- em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços;
- 50% dos usuários do Instagram fica mais interessados em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma;
- o número de usuários ativos da rede social já passou de 95 milhões no Brasil.
Os dados comprovam que o Instagram se tornou um ambiente muito promissor para vendas. Mas, como fazer ofertas e vender produtos sem espantar os seguidores?
É isso que você verá neste post! Segue com a agente e saiba mais.
1 – Desenvolva uma estratégia de marketing para a persona
Eu sei que a gente já deu essa dica em muitos posts, mas não é à toa!
Saber quem é a sua buyer persona e desenvolver ações voltadas para ela é o primeiro passo pra ter sucesso em qualquer estratégia de marketing digital.
Afinal, é ela quem direcionará a sua produção de conteúdo no Instagram, e entendendo as dores da persona você terá mais argumentos para driblar as objeções na hora da compra.
2 – Tenha um perfil comercial
Ter um perfil comercial no Instagram é essencial para empresas. Ele disponibiliza uma série de recursos que as contas pessoais não oferecem, como fazer anúncios, extrair relatórios de performance, inserir link nos Stories etc.
Essas e inúmeras outras funcionalidades da conta business são cruciais para melhorar o seu resultado de vendas no Instagram.
Inclusive, com a conta vinculada na mLabs, você consegue visualizar os dados de maneira organizada, fazer análises comparativas, entender a performance dos posts, descobrir os melhores horários para publicar e muito mais.
3 – Complete a bio com informações do seu negócio
A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário terá com o seu perfil, é nela que você deve falar sobre a marca. Porém, esse espaço é limitado.
Nossa dica, para quem está buscando vender mais, é explorar os dados para contato, adicionar uma frase curta que resuma o que a empresa vende, inserir hashtags do seu nicho e um link para e-commerce ou WhatsApp. 😉
4 – Configure a sua loja no Instagram
Se você nunca usou essa funcionalidade, saiba que temos um post específico que ensina o passo a passo de como criar uma loja no Instagram.
Com a loja criada, você consegue habilitar o modo de compras e o ícone da loja aparecerá automaticamente no seu perfil.
Assim, você poderá mostrar os seus produtos e colocar etiquetas com os preços, para que os usuários façam a compra direto pela rede social.
5 – Crie coleções de produtos na sua loja
Personalize a sua loja classificando os produtos por categorias e temas. Ao organizar as coleções, você facilita o processo e faz com que os usuários encontrem o produto desejado mais rápido.
Além disso, ao criar coleções você consegue personalizar a sua loja com imagens de capa e cores mais alinhadas com a sua identidade visual, deixando a sua loja com a sua cara!
Confira o que você pode inserir/personalizar na sua coleção:
- nome;
- descrição;
- capa;
- 6 e 30 produtos.
6 – Use tag de compras no Instagram Shopping
Ao fazer os seus posts, use a “tag de compras” para criar um atalho e direcionar o usuário para a página de descrição do produto, assim ele consegue fazer a compra em poucos passos, de forma simples e prática.
O recurso é uma espécie de etiqueta com preço e pode ser usado na marcação de um ou mais produtos na mesma foto, tanto no Feed como nos Stories.
Se você vende roupas femininas, por exemplo, pode tirar a foto de um look com vários produtos e marcá-los individualmente, assim quando o usuário “clicar” na foto ele verá os preços e poderá comprar o look completo ou uma peça a parte.
7 – Capriche na página de detalhes do produto
Fazer uma boa descrição dos produtos é fundamental para passar todas as informações que os usuários querem saber, assim eles se sentem mais confiantes para fazer a compra e diminuem as chances de devolução ou troca do produto.
A dica aqui é ser direto, descrever o máximo de detalhes possível e esclarecer as principais dúvidas sobre os seus produtos, como a matéria prima, as medidas etc.
O ideal é que você responda as seguintes perguntas ao fazer a descrição do seu produto:
- O que é?;
- Quais problemas ele resolve?;
- Por que ele é diferente dos outros?;
- Do que é feito e de onde ele vem?;
- Como pode ser usado?
8 – Defina a sua estrutura de pagamentos
Apesar de não parecer, essa é a parte mais fácil de se resolver. Você pode incorporar a sua loja a um sistema de pagamento completo que realiza o recebimento, emite boletos, faz o parcelamento no cartão de crédito e tudo mais.
Para isso, é simples, basta criar uma conta em um intermediador de pagamentos, como o PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outros. Criar um link de pagamento e usá-lo na sua loja do Instagram para realizar os pagamentos online.
9 – Publique fotos e vídeos com boa qualidade
A qualidade das imagens e vídeos é inquestionável, então, capriche na hora de tirar e editar as suas fotos. A dica para esse momento é tomar cuidado com a iluminação e o enquadramento dos produtos.
Como o Instagram é uma rede social de consumo rápido, as pessoas passam pelas publicações e selecionam visualmente as que mais chamam atenção, para que elas cliquem no produto, elas precisarão primeiro se sentir atraídas pelas suas imagens.
Além disso, aplicar uma tipografia específica e trabalhar com um posicionamento regular dos elementos vai permitir identificar facilmente os posts da sua marca.
Temos um post sobre social media design com dicas incríveis para te ajudar a criar posts profissionais!
10 – Compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário
Este é, certamente, um dos tipos de conteúdo mais importantes para a sua estratégia de vendas. Afinal, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é, na verdade, um endosso de satisfação, segurança e qualidade para as marcas.
Peça permissão para os seguidores e compartilhe as fotos que eles geram relacionadas à marca sempre que ela for marcada ou citada (@), esses conteúdos são provas sociais valiosas elas comprovam que você entrega os produtos corretamente e que os seus clientes estão satisfeitos, assim fica mais fácil convencer o próximo a comprar.
11 – Use o IGTV para dar dicas de como usar o produto
As publicações no IGTV são excelentes para compartilhar dicas de “como fazer”. Independentemente do tipo de produto que você vende, dá para explorar a plataforma de vídeos e usar a criatividade para despertar interesse do público.
Uma loja de aluguel de vestidos de festa, por exemplo, pode mostrar as opções de vestido por tema (cor, tamanho etc.), dicas de make e penteados, ensinando como fazer por conta própria.
Como você pôde perceber, essa segunda dica não fala sobre o produto em si, mas permanece sendo um assunto de interesse do público-alvo e pode ser aplicada para outros nichos, fazendo com que os seguidores conheçam como o produto funciona, antes de comprar.
12 – Crie destaques com feedback dos clientes
Essa dica tem bastante relação com o que te contamos lá em cima sobre UGC – User Generated Content. Aproveite esse tipo de conteúdo e faça destaques no perfil da marca com os feedbacks dos clientes.
Você passará credibilidade àqueles que chegaram até o perfil, mas não conhecem bem a marca. Afinal, nada melhor do que buscar a opinião de outras pessoas antes de comprar alguma coisa, né?
Além disso, os destaques também podem servir como consultas rápidas e agrupamentos de determinados produtos, como os que estão em promoção, as novas coleções etc.
13 – Use os Stories para se aproximar do seu público
Os Stories do Instagram fazem o maior sucesso com os usuários e, é claro, com as marcas que precisam alcançar e engajar uma nova audiência.
De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram:
- 58% das pessoas dizem que ficaram mais interessadas em uma marca ou produto depois de vê-lo nos Stories;
- 50% das pessoas visitaram um site para fazer uma compra depois de ver um produto ou serviço nos Stories.
Parece ser simples, mas não é! Para ter sucesso com os Stories é preciso seguir algumas boas práticas, como não exagerar na sequência de frames: um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para os Stories seria de 1 a 7 frames.
Dar atenção ao conteúdo do segundo frame também é importante, de acordo com o relatório da Conviva, a partir do segundo frame, é menos provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou sair do Story.
Além disso, não deixe de investir em imagens de boa qualidade, usar técnicas de Storytelling e apostar nos stickers de interação para engajar a audiência, como as esquetes e perguntas.
14 – Responda DMs e interaja nos comentários
Você já sabe que interagir com os seguidores é essencial para aumentar o engajamento nas redes sociais, certo? Além de melhorar o engajamento elas afetam diretamente a jornada do cliente.
Em uma loja física, se você não for bem atendido, é bem provável que desista da compra, nunca mais volte nela e ainda faça uma péssima recomendação dela para os seus amigos.
No mundo on-line isso não é diferente! Então, uma dica para facilitar a sua rotina, é fazer o monitoramento da marca para responder de forma ágil todas as interações.
15 – Invista em anúncios para alcançar pessoas qualificadas
Já abordamos na introdução que 50% dos usuários do Instagram ficam mais interessados em uma marca depois de ver um anúncio dela no Instagram.
Então, não perca tempo explore todos os tipos de anúncios no Instagram: Stories, Feed, Coleção, Explorar, Instagram Shopping e por aí vai.
Quando os anúncios são direcionados corretamente, eles funcionam de maneira altamente eficaz para atrair novos clientes. Por isso, é importante testar os recursos de segmentação para alcançar as pessoas certas.
Confira a nossa seleção de posts para te ajudar a dar os primeiros passos com anúncios no Instagram:
- Instagram Ads: como criar campanhas para anunciar no Instagram?
- Como impulsionar no Instagram? Tudo o que você precisa saber!
- Stories Ads: aumente o alcance dos seus anúncios
- Como fazer bons anúncios nos Stories do Instagram?
16 – Faça parcerias com influenciadores digitais
Não é novidade que influenciadores digitais fazem muito sucesso no Instagram, eles ajudam a dar visibilidade para marcas e potencializam as vendas – já que são considerados a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão na compra.
Logo, ter uma parceria com alguns deles, que têm fit com a empresa e com os produtos comercializados fará com que os seus produtos sejam visualizados e desejados por mais pessoas.
Mas é preciso se atentar às escolhas sobre o tipo de influenciador, afinidade com o produto, influencia no canal de atuação, tipo de parceria e, principalmente, como será realizado o acompanhamento dos resultados.
17 – Ofereça cupons, descontos exclusivos e promova sorteios
Quer aumentar a sua base de seguidores de forma rápida? Faça sorteios no Instagram e ofereça prêmios ou descontos exclusivos como recompensa.
Você pode pedir para os usuários marcarem mais pessoas na sua publicação e seguirem o seu perfil como pré-requisitos para concorrerem ao sorteio.
Mas, antes de qualquer coisa, defina o objetivo, a duração, os parceiros, o prêmio e, principalmente, as regras de participação. Esses passos são fundamentais no planejamento da sua campanha.
Para não ter problemas confira as diretrizes de promoção do Instagram e conheça as regras da Caixa Econômica Federal – que fiscaliza qualquer sorteio ou promoção em território nacional.