logo-black-fridaylogo_black-friday-mlabs

ACABA EM:

00

DIAS

:

00

HORAS

:

00

MIN

:

00

SEG

*Válido para renovações e novas assinaturas anuais do Plano Completo.

Pesquisar

Vender pelas redes sociais é possível? Depois de ler isso, você provará que sim!

Vender pelas redes sociais é possível? Depois de ler isso, você provará que sim!
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

A Internet está cheia de dicas sobre como vender pelas redes sociais, são tantas informações que não é difícil ficar confuso ou perdido. 

Basta procurar que você encontra desde ideias simples de vendas diretas para pequenos empreendedores até abordagens mais aprofundadas, que levam em consideração uma cadeia de ações: branding, publicidade e posicionamento

Em ambos os casos, a luz que falta para o negócio decolar, quase sempre, é o planejamento estratégico. Isso porque, para vender pelas redes sociais  é muito mais que divulgar um produto por meio de um post, e isso vale para qualquer canal de marketing online ou offline. 

 Por isso, a necessidade de ampliar o conhecimento para conseguir visualizar as melhores oportunidades, ferramentas e, principalmente a estratégia para vender nas redes sociais. 

A seguir, você conhecerá poderá entrar mais a fundo nesse assunto. Portanto, leia, releia, salve, examine, reflita e discuta com seus sócios, colaboradores ou sua própria consciência qual caminho seguir para realizar vendas nas redes sociais! 

Qual é a importância das redes sociais para vendas online? 

Antes de mais nada, precisamos entender o poder das redes sociais no universo das vendas online. 

Segundo o relatório Digital 2023, o número de usuários das redes em todo o mundo já ultrapassou a marca de 4,76 bilhões, o equivalente a quase 60% da população mundial

O estudo também mostra que o usuário médio de internet em idade ativa passa mais de 2 horas e meia por dia navegando nas redes sociais, o que é um número bastante alto. 

E, quando analisamos o que a maioria desses usuários estão buscando, fica clara a relação entre redes sociais e vendas online. Estima-se que 72% dos consumidores já recorrem às redes sociais para pesquisar produtos e serviços. 

Entre as escolhas mais populares para fazer compras online, estão: 

  1. Instagram, sendo usado por 65% dos usuários da internet para compras; 
  1. Google Shopping, com 56% de preferência; 
  1. WhatsApp, com 46% de preferência. 

Os dados são da pesquisa recente Social Commerce 3.0, realizada pela All iN/Social Miner. 

Como vender nas redes sociais? 

Quando você abre o seu perfil do Instagram (ou qualquer outra página nas redes sociais) e observa o que está lá, você se sente confiante o bastante para comprar os seus próprios serviços, ou sente que está faltando alguma coisa? 

Analisar seu próprio perfil pode ser um pouco difícil no começo, ainda mais se você não é parecido com seu público-alvo. 

Preparamos uma lista com estratégias de divulgação nas redes sociais e outras ações de impacto que não podem faltar na sua rotina de gestão.  

1. Tenha em mente a buyer persona da marca 

Se tem uma coisa que não pode faltar na hora de vender nas redes sociais, é conhecer bem a buyer persona. Mas o que é isso, afinal? 

Resumidamente, a buyer persona é a representação do cliente ideal. É a partir dela que você pode entender as expectativas do público em relação a produtos ou serviços. 

Vamos supor que você coordene as redes sociais de uma empresa que vende roupas femininas. A sua buyer persona pode ser a “Maria”, uma mulher de 30 anos, casada, mãe de um filho, que trabalha fora e tem pouco tempo livre. 

Ou seja, além de dados demográficos, salarial e regional, para construir uma buyer persona, é importante traçar: 

  • Objetivos; 
  • Necessidades; 
  • Problemas; 
  • Sentimentos; 
  • Desejos. 

Com base em  informações mais aprofundadas, você pode criar campanhas mais segmentadas, produzir conteúdos específicos que atendam aos desejos e necessidades da “Maria”. 

2. Crie um planejamento estratégico de editorias 

Um bom planejamento de redes sociais dará a você a tranquilidade de saber os temas de conteúdo que fazem sentido para as características de cada persona da marca. 

Aqui na mLabs, nós usamos um dos métodos mais estratégicos para criar nosso planejamento de editoria: a estratégia dos3H’s: Help, Hub e Hero. Cada “H” representa um tipo de conteúdo para a audiência de uma marca: 

  • Help é aquele conteúdo que ajuda a sua audiência a solucionar um problema;  
  • Hub é um tipo de conteúdo que mantém o engajamento do seu público, criando um canal regular de comunicação; 
  • Hero é o conteúdo que cria um buzz em torno da sua marca, algo que vira um “evento” para seus seguidores.  

Vale ressaltar que as editorias acima são focadas nas diferentes etapas do funil de vendas: Help (topo do funil); Hub (meio do funil); Hero (fundo do funil). 

como-vender-pelas-redes-sociais-1: hub, help, hero

3. Aposte em conteúdo relevante e autêntico 

Não adianta ficar postando qualquer coisa por aí e esperar que os seguidores convertam. 

É preciso pensar no que eles querem ver, no que vai ajudá-los a resolver seus problemas e, acima de tudo, ser autêntico e original! 

Aqui estão dicas de como criar um vínculo de confiança com os usuários, aumentando as chances de conversão em vendas: 

  • mantenha a mensagem e o tom de voz consistentes em todos os perfis de rede social da marca; 
  • personalize a comunicação o máximo possível para ela se torne humanizada; 
  • Aposte em tendências, mas não se esqueça de manter a relevância do conteúdo;  
  • mostre cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos para gerar confiança e credibilidade. 
  • Não se esqueça: faça testes e experimente diferentes formatos de conteúdo para avaliar o que gera mais engajamento e resultados. 

4. Pense bem nos canais em que a marca vai atuar 

Se você quer aprender a como aumentar as vendas pelas redes sociais, deve entender que isso envolve mais do que estar em todas elas. O ideal é escolher bem onde estar e como se destacar.  

É como um time de futebol escolhendo o melhor campo para jogar. Se a torcida está no estádio do Twitter, é lá que você deve estar. Se o Instagram é onde seus fãs esperam encontrar você, é nesse gramado que você deve brilhar.  

A escolha dos canais deve sempre ser baseada em dados. É necessário avaliar quais são os mais adequados, considerando a capacidade de produção de conteúdo, o perfil da audiência e a relevância de cada canal para o setor em que a empresa atua. 

5. Faça um calendário e estabeleça frequência de postagens 

Com tantas redes sociais, fica difícil decidir a frequência de postagens. Por isso, usar um planejamento com frequência definida pode ser um diferencial. 

Um estudo do Facebook IQ mostrou que um limite de frequência semanal de 2 postagens para a mesma pessoa já captura 95% do potencial total de lift da marca.  

Ou seja, postar com essa frequência já é suficiente para impactar significativamente os seguidores e aumentar a intenção de compra. 

Mas como já dissemos, não adianta só postar, é importante criar um calendário editorial para organizar o processo de criação e postagem, garantindo que o conteúdo seja relevante e alinhado com a estratégia.  

6. Promova anúncios dos produtos e serviços 

Os anúncios são excelentes para atrair pessoas que ainda não conhecem a marca e também para trabalhar a etapa de conversão da jornada de compra.  

E não pense que é difícil promover anúncios, afinal, existem diversas plataformas de Social Ads que facilitam esse processo.  

Você pode escolher as redes sociais em que quer anunciar, definir o público-alvo, criar o conteúdo e escolher o valor do investimento.  

É importante lembrar que, para obter os melhores resultados, é preciso alinhar a performance orgânica e paga. Ou seja, você deve trabalhar simultaneamente com as duas estratégias para alcançar o máximo de sucesso nas redes sociais. 

7. Interaja com o público e ofereça um bom atendimento 

Focar apenas em estratégias de divulgação pode ser tentador, mas não investir no atendimento ao cliente nas redes sociais é um grande erro para quem quer vender online. 

Um bom atendimento gera indicações e ajuda a manter a fidelidade dos clientes. Já um atendimento ruim pode gerar reclamações públicas e impactar negativamente a imagem da marca. Então, responda às dúvidas, elogie as sugestões e agradeça os elogios!  

Outra coisa: essa interação não é algo que deve ser feito apenas de vez em quando. Para gerar resultados, é necessário transformar a interação em uma prática de rotina

8. Faça análises e compare os resultados 

Para saber o que está dando certo e o que precisa ser otimizado, é preciso acompanhar de perto os indicadores de desempenho dos perfis que você gerencia

Felizmente, existem diversas ferramentas que permitem esse monitoramento, como o Google Analytics, o Hootsuite e a DashGoo by mLabs. 

A DashGoo é uma ferramenta completa que permite visualizar, em uma única plataforma, métricas de diversas redes, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Pinterest. 

Com ela, é possível criar relatórios personalizados e identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado em sua estratégia de vendas nas redes sociais. 

Quais são as melhores estratégias para cada rede social? 

Embora existam estratégias que valem para a gestão da maioria das redes sociais, cada uma das plataformas tem particularidades que não podem ser desconsideradas. 

Sabendo disso, separamos dicas de como vender pelas redes sociais, considerando as funcionalidades específicas de cada uma. Continue e aproveite as sugestões! 

Como vender no Instagram

como-vender-pelas-redes-sociais-7: com vender no instagram

Começando do começo, dá pra dizer que tem gente que sofre uma espécie de crise de identidade na hora de implementar estratégias de vendas no Instagram.

E tudo começa pela falta de conhecimento sobre os recursos e possibilidades que a rede social oferece para os negócios. Se você está começando agora e também se sente um pouco perdido, posso te dizer que o primeiro passo é mudar para um perfil comercial.

Com um perfil comercial você consegue acessar métricas, conhecer o seu público, inserir botões interativos, promover suas publicações e tudo mais que você precisa para entender e otimizar os resultados da sua estratégia!

Depois de mudar para conta business, veja o que mais você pode explorar ao realizar suas vendas no Instagram.

Formate um padrão de imagens e explore fotos reais

Problemas de comunicação afastam os clientes muito mais do que você imagina. São detalhes aparentemente inocentes que impedem uma identificação com a sua marca nas redes sociais.

E sendo o Instagram uma plataforma de consumo rápido de conteúdo, isso é um pecado sem perdão. Então, comece a aplicar algumas regrinhas básicas de publicidade, que vão sedimentar a identidade da sua marca e fazer os potenciais consumidores se lembrarem de você:

  • use fotos que passem credibilidade;
  • represente seu público-alvo nessas fotos (descubra se eles são mulheres gordinhas, homens negros, jovens brancos ou adolescentes descolados);
  • ao postar fotos de produtos, evite replicar as que estão no site do fabricante, preferindo fotografar e postar as suas próprias;
  • mantenha uma identidade da marca nas imagens, o que pode ser conseguido usando sempre o mesmo filtro ou criando um template.

Lembre-se de que as pessoas passam pelas suas publicações e as selecionam visualmente em poucos segundos, se você passar uma má impressão dificilmente terá uma segunda chance para reverter esse quadro – ou até terá, mas custará caro em termos de tempo e dinheiro!

Potencialize a sua bio e os seus destaques para vendas

Ter uma descrição estratégica na bio do Instagram é fundamental, pois é a partir dessa leitura que o visitante decide se seguirá ou não o seu perfil, o mesmo se pode dizer dos Destaques.

Você não imagina a dificuldade que muitos usuários enfrentam quando procuram informações de um produto ou serviço, mas percebem que na bio do não tem link direto para o e-commerce, site da marca nem nada do tipo.

Tá bom, sobre a bio você já entendeu, mas e os Destaques? Eles são tão importantes quanto! É através deles que você evidencia coleções, promoções ou produtos específicos.

A ideia aqui é pegar seu usuário pela mão e, com todo carinho, levá-lo por uma viagem ao que você tem de melhor, facilitando a experiência dele. ❤️

como-vender-pelas-redes-sociais-2: tela instagram

Use o Instagram Shopping

Se você cometeu o erro de usar o perfil não comercial para vender, provavelmente teve que fazer uma série de adaptações, como links para venda na bio, por exemplo.

Com o Instagram Shopping, esses problemas acabaram. Por meio dele, o seu perfil passa a ter uma aba específica para os produtos. Então, com um clique, o potencial consumidor já tem tudo à mão.

Sem contar que:

  • é possível vender pelos Stories;
  • a loja aparece no campo explorar do Instagram, ampliando seu alcance;
  • você consegue inserir lembretes para lançamento de produtos;
  • dá para incluir reviews dos itens mais vendidos etc.
como-vender-pelas-redes-sociais-3: instagram shopping

Invista em anúncios no Instagram

Os anúncios levarão seus produtos e serviços a mais pessoas e de maneira mais rápida. Além disso, você pode segmentar o público e mirar nas pessoas certas para aumentar a sua taxa de conversão, como quem já visitou o seu perfil ou clicou em alguma página do seu site, por exemplo.

Sem falar que também é possível implementar estratégias de geomarketing do Instagram e alcançar pessoas por meio da inteligência de localização, assim a marca consegue divulgar as suas campanhas apenas nas regiões que tem atuação.

Quer conhecer mais ideias de anúncios no Instagram? Veja o nosso post completo sobre o tema: Instagram Ads: como criar campanhas para anunciar no Instagram?

Faça parcerias com influenciadores

Segundo um estudo da Qualibest, os influenciadores digitais já são a segunda fonte para tomada de decisão de compra e só perdem para parentes e amigos na hora que o consumidor opta por um serviço ou produto.

E considerando que 70% dos usuários das redes sociais seguem pelo menos um influenciador, você pode deve aproveitar o poder de alcance e a capacidade de gerar engajamento desses influencers nas suas estratégias de marketing.

Só que para fazer dar certo, você precisa investir em diferentes tipos de influenciadores e estratégias específicas para cada etapa do funil de vendas.

No topo do funil, por exemplo, o objetivo é atrair o maior número de pessoas possível, certo? Nesse caso, é válido fechar uma parceria com macro-influenciadores, pois abrangem múltiplos temas e possuem maior número de seguidores.

No meio do funil, no entanto, já é válido direcionar as ações para influenciadores especialistas – que possuem nichos de atuação para gerar autoridade para a marca.

E no fundo do funil, seguindo a jornada de compra, o consumidor já está mais próximo da tomada de decisão. Então, aposte em micro-influenciadores, pessoas que realmente detém a confiança do público, ainda que seu alcance seja reduzido.

Agora, uma coisa é fato: antes de negociar com o profissional, você precisa os ter seus objetivos bem definidos. Só assim você conseguirá descobrir qual é o influenciador certo, que tipo de ação é melhor e como medir os resultados junto com ele.

Como vender no Facebook

como-vender-pelas-redes-sociais-8:como vender pelo facebook

O Facebook é tão interessante para as vendas quanto o Instagram, mas sua abordagem, público e propósitos são diferentes.

Essa rede social perdeu um pouco do seu protagonismo nos últimos anos, mas segue como a líder inquestionável quando falamos de usuários e recursos para as vendas. Aliás, uma das maiores características do Facebook Para Empresas é a sua enorme variedade de recursos nesse sentido.

Abaixo, você confere algumas dicas para começar a otimizar sua página para vendas. Ah, e nem precisa dizer que tem que ser uma FanPage, e não perfil, né.

Unifique seu e-commerce com o Facebook

O processo é um pouco técnico, mas vale a pena assistir a um ou mais tutoriais e fazer essa integração. Depois de completa, ela permite explorar recursos de vendas da plataforma centralizando as ações em um só lugar.

Por exemplo, a criação e configuração de um catálogo único, a integração de Facebook e Instagram Shopping e alimentar os dados de produtos no Face a partir da edição de preços na sua loja ficam disponíveis.

Tenha uma loja virtual no Facebook

Essa opção é ótima para quem tem um comércio eletrônico pequeno e sofre com a enorme concorrência pelos primeiros lugares nas buscas do Google.

O buscador virou um terreno árido dominado pelos grandes e-commerces, Marketplaces e cadeias enormes internacionais que fazem Drop Shipping, como Amazon e Mercado Livre. Aí fica difícil competir, né.

Por isso, ter uma loja virtual no Facebook tem muitas vantagens para o pequeno empreendedor. Assim, todas as etapas da jornada de compra do seu consumidor vão acontecer na mesma plataforma, o que facilita a experiência do usuário e dá mais controle sobre o processo.

Desde a busca, interações com postagens de produtos até a compra, tudo acontece no Facebook, e pode partir de uma simples interação entre um consumidor potencial e a sua marca.

Invista no Facebook Ads

Já falamos sobre os anúncios do Instagram e sua importância. Tudo que foi dito lá, vale também para o Facebook e até com alguns diferenciais.

A plataforma onde os anúncios são criados é a mesma para ambas as redes e chama-se Gerenciador de Anúncios do Facebook. Ou seja, a mesma campanha de anúncios pode aparecer para as duas redes sociais, o que economiza muito o seu tempo.

Além disso, há uma enorme variedade de tipos de anúncios que você deve atrelar ao seu objetivo de campanha: reconhecimento de marca, alcance, tráfego, envolvimento, visualizações de vídeos, geração de cadastros, conversões, entre outros.

como-vender-pelas-redes-sociais-5: tela facebook

Ainda é possível fazer os famosos testes A/B, duplicando anúncios e mudando apenas um único elemento deles por vez, para saber qual modelo tem a melhor performance.

Dizendo assim, parece algo banal. No entanto, uma boa sequência desses testes pode trazer mais informações sobre o seu público-alvo do que qualquer outra coisa. Então, não subestime essa técnica.

É sempre bom lembrar que ao impulsionar os seus posts ou criar os seus anúncios, você não abra mão das chamadas para ação (ou calls-to-action, como também são conhecidas). Sabe aquela frase curta com apelo de venda, tipo “comprar agora”, “saiba mais” ou “inscrever-se”? Pois é, elas são fundamentais para o seu resultado!

Aposte no Facebook Marketplace

Você pode encarar o Facebook Marketplace como se fosse uma espécie de OLX do Mark Zuckerberg.

Basicamente, trata-se de uma guia no menu principal do Face nos smartphones (presente também na versão para desktop, no menu do lado esquerdo) que abre um espaço para a compra e venda de produtos novos e usados.

Lá dentro, você especifica o que quer vender, o estado do produto (novo ou usado), coloca fotos e um texto de descrição informando mais detalhes.

Se alguém se interessar, ela pode clicar no próprio anúncio e abrir um processo de negociação com você pelo Messenger do Facebook. Prático, simples e o melhor: de graça. Não tem por que não usar.

Como vender no YouTube

como-vender-pelas-redes-sociais-9

Diferentemente do que acontece com Facebook e Instagram, o YouTube não tem opções de venda direta, pelo menos como ferramenta da plataforma.

Mas isso não significa que ele não seja um poderoso canal para aproximar você dos seus potenciais clientes e levar sua marca a novos patamares na Internet. A rede social cumpre o papel que chamamos de “reconhecimento de marca”.

Ou seja, ela apresenta a marca aos usuários por meio de conteúdo relevante para eles. Esse tipo de conteúdo pode ir desde vídeos com review dos produtos, até o próprio unboxing que virou moda.

Usando a criatividade e tendo uma estratégia (sempre ela), você consegue expandir o leque do público-alvo na rede social, para depois levar essas pessoas aos canais que usa para vender diretamente.

É possível, também, captar a atenção daquelas pessoas que são potenciais compradores, mas nem sabem ainda que precisam de uma das suas soluções. É, além de tudo, um ótimo canal de entrada para o marketing de relacionamento.

Tenha um canal comercial

O YouTube não diferencia tanto contas comerciais de perfis pessoais. No entanto, você pode fazer isso editando e preenchendo as opções devidamente.

Aqui, valem as mesmas dicas de criação de perfil anteriores: planeje o seu canal do YouTube estrategicamente e seja claro nas descrições, no vídeo de apresentação, na capa do seu canal e outros espaços para se apresentar.

Nome, identidade visual e uma organização lógica do conteúdo são imprescindíveis nessa plataforma, já que a função dela, muitas vezes, é a de ser um primeiro contato com o seu público.

Programando o seu perifl com antecedência, você consegue dar o primeiro passo para alcançar um dos principais objetivos de uma marca no YouTube ganhar inscritos no canal e ampliar a sua audiência.

Aprenda a monetizar na rede social

Antes de falarmos como você pode monetizar os seus vídeos no YouTube, é importante ressaltar a geração de conteúdo. Afinal, nenhum canal se mantém vivo se não for relevante.

E, para isso, é necessário que o conteúdo criado seja absolutamente incrível. Aquele conteúdo que você levanta da cadeira, bate palmas e ri ou chora bastante. A partir de então, você pode usar estratégias para ganhar dinheiro com o seu canal.

Quem mais se beneficia da monetização, atualmente, são os influenciadores ou lojas que divulgam infoprodutos. Softwares, aplicativos de celular e plataformas do tipo Software as a Service (SaaS) funcionam muito bem em vídeo.

Otimize seus conteúdos para SEO

SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Explicando de uma forma simples, são as boas práticas técnicas para que um vídeo seja encontrado mais facilmente em uma certa busca no YouTube (ou no Google, já que também existe SEO para o buscador).

Essas técnicas se constituem de alguns detalhes importantes: o uso das palavras-chave no nome do arquivo do seu vídeo, no título dele e na descrição, por exemplo.

Outras boas práticas de SEO para YouTube consistem em usar tags que informem de maneira clara ao YouTube e, principalmente, aos usuários dele qual é o assunto de um vídeo.

Quanto às palavras-chave, elas devem ser abrangentes e específicas. Assim, em um vídeo que ensina a pescar, por exemplo, tanto “como pescar” quanto “como pescar em rio” e “como pegar peixe de água doce” são palavras-chave relevantes.

Mas evite usar esses termos baseados apenas em intuição. Há ferramentas que podem ajudar nisso, como é o caso do Keyword Planner do próprio Google Ads, que é grátis, e de tantas outras pagas que você pode encontrar em uma busca no Google.

Como vender no WhatsApp

como-vender-pelas-redes-sociais-10

Mensageiro mais utilizado no mundo, o WhatsApp é um terreno em que você deve colocar seus pés com cuidado.

Afinal, diferentemente do acontece com Instagram, Facebook e YouTube, ele representa um mergulho no ambiente da intimidade do seu público. As pessoas passam seu tempo no WhatsApp desenvolvendo relações pessoais e comunicação rápida de trabalho.

Essas são tarefas muito sensíveis a interrupções para divulgar produtos e serviços, e a sua comunicação pode não ser bem-vinda dependendo da pessoa, da hora e do motivo. Veja como superar isso e fazer do mensageiro um aliado.

Use o WhatsApp Business

Ao perceber que a ferramenta, originalmente projetada para conversas entre amigos, apresentava potencial para se tornar uma ferramenta de marketing, a empresa desenvolveu um app específico para essa funcionalidade.

A interface do WhatsApp Business é praticamente idêntica à do WhatsApp comum. No entanto, entre suas funcionalidades estão recursos específicos para empresas: entrega de notificações e automação de mensagens, adição de informações como endereço, e-mail e descrição e outros.

A versão empresarial do aplicativo permite organizar conversas com tags, arquivando assim os contatos que você recebe. Ela também permite medir a entrega das suas mensagens quando você faz listas de transmissão, por exemplo.

Crie um catálogo de produtos

Explicar um produto por WhatsApp costuma ser complicado. Definitivamente seria melhor enviar seu cliente a uma página onde ele tem acesso ao preço, descrição e fotos de uma vez, concorda?

Essa é a função do catálogo de produtos do WhatsApp. Com uns poucos toques na tela, você adiciona nome, preço, link, descrição e um código SKU, se for o caso (essa funcionalidade é melhor para quem vende inúmeros produtos diferentes).

Com isso, você facilita a dinâmica entre a sua empresa e os clientes sem que eles precisem necessariamente ficar saindo e voltando para o aplicativo.

Tenha um QR Code para o seu negócio

O QR Code fica cada dia mais popular e necessário, já que ele é uma daquelas ferramentas que integra a nossa maravilhosa existência física ao mundo virtual. 😊

Então, imagine a seguinte situação: você tem um negócio físico local, alguém entra na loja e vê um produto na prateleira, e gostaria de saber mais sobre ele acessando suas descrições técnicas, por exemplo. O QR Code resolve esse problema. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o código e voilà!

Ou seja, ele tem o poder de funcionar como uma estratégia para ampliar o seu alcance, tornando tudo mais fácil de encontrar.

Pode ser usado, por exemplo, em recibos, na vitrine ou nos perfis das redes sociais para que o consumidor consiga escanear e acessar, como no nosso exemplo. Se você pensar bem, isso é mais fácil que adicionar um telefone na agenda.

No WhatsApp Business, você consegue criar códigos para seus produtos ou sua loja, sem grandes complicações, e exibi-los em locais estratégicos.

como-vender-pelas-redes-sociais-6: tela whatsapp

Aliás, essa não é a única ferramenta para facilitar o compartilhamento e acesso de conteúdo no mensageiro.

Enquanto as outras opções ajudavam a sair do WhatsApp Business para algum lugar na internet que descreve melhor seus produtos e serviços, essa aqui faz o contrário: com um link, você pode abrir uma conversa entre um consumidor e o WhatsApp Business da marca.

Essa é uma poderosa ferramenta para relacionamento e vendas. Afinal, quem não prefere tirar uma dúvida por chat, em vez de criar um e-mail ou dar um telefonema? Hoje em dia, quase todo mundo!

Existem várias ferramentas gratuitas na internet para criar esses links. Depois de criados, eles permitem um enorme atalho na sua estratégia, e podem ser disponibilizados em outros canais de comunicação da marca, como site, Instagram, Facebook, YouTube etc.

Veja como a mLabs pode te ajudar a vender mais!

Você começou a ler este artigo porque quer saber como vender mais nas redes sociais, certo? Ao longo dele, pode acompanhar uma série de funcionalidades das redes sociais para fazer isso, assim como outras que não são propriamente para venda, mas que fazem você economizar tempo e alcançar as pessoas certas.

Aliás, poupar tempo e vender pelas redes sociais são coisas mais relacionadas do que você imagina e, convenhamos, ficar postando em vários perfis ou várias plataformas ao mesmo tempo, embora importante, toma umas horas muito valiosas do seu dia!

É por isso que a gente quer aproveitar este espaço para falar como a mLabs pode te ajudar nessa jornada. 🧡

Além de ser a ferramenta de gestão de redes sociais mais usada no Brasil, segundo a pesquisa Marketing Tools Latam, feita pela Rock Content em 2019, nós possuímos recursos que ajudam a otimizar os processos criação de posts, agendamento,  relacionamento e análises de resultados nessas plataformas.

Dá uma olhada em algumas das nossas principais funcionalidades:

  • organização do fluxo de criação e aprovação de posts com o Workflow;
  • criação de equipes, sem precisar se preocupar em atingir o limite de pessoas (parceiros, colaboradores, clientes externos, entre outros);
  • possibilidade de agendar seus posts em várias redes sociais ao mesmo tempo, realizando pequenos ajustes direcionados a cada uma;
  • menos tempo gasto na criação do conteúdo, o que ajuda a manter a frequência nas postagens em diferentes redes sociais;
  • métricas e relatórios personalizados, para quem gosta da matemática da coisa (aliás, se você quer crescer nas redes, é bom aprender a gostar);
  • ideias e Insights a partir da análise dos conteúdos com melhores resultados (tipo do post, data e horário com melhor performance);
  • calendário de publicações para organizar a rotina e não perder uma data importante;
  • ferramenta para criação e edição de imagem (Canva);
  • possibilidade de responder todas as interações (Messenger e Avaliações d Google Meu Negócio) no mesmo lugar;
  • possibilidade de patrocinar posts no Facebook e fazer com que eles apareçam para mais pessoas.

Saber como vender nas redes sociais é uma mina de ouro para qualquer negócio, e agora que você tem as principais informações para dar o seu pontapé inicial, não fique aí parado.

Faça um teste grátis na nossa ferramenta e comece a explorar o universo do marketing nas redes sociais!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis