As hashtags povoam os mais variados tipos de postagens e sempre têm algum objetivo dentro da plataforma em que estão inseridas. Quem acessa as mídias sociais já as conhece bem e sabe o poder que elas têm. Porém, como usar hashtag corretamente no marketing digital?
De maneira geral, cada hashtag pode ser entendida como palavra-chave, mas transformada em um hiperlink. Ao clicar em cima delas, a pessoa é direcionada a uma página em que são reunidos todos os posts que usaram aquele mesmo marcador.
Assim, as hashtags funcionam como motores de busca dentro das mídias sociais e quando bem utilizadas são excelentes mecanismos para atrair novos usuários para as suas páginas ou perfis nessas plataformas digitais. E esse é só um dos motivos pelos quais elas devem ser uma estratégia presente nas redes sociais de sua empresa!
Como usar hashtag de maneira correta e eficiente nas redes sociais?
Utilizar hashtags em sua postagem é bastante simples: basta inserir o sinal # — vulgo “jogo da velha” ou cerquilha, em sua nomenclatura original — e escrever o termo que deseja. Mas não se esqueça de que o espaço não é identificado, portanto digite as palavras sempre juntas para que não tenha falha no processo.
A maioria das redes sociais, hoje, já lê e entende diretamente que aquilo que está sendo digitado é uma hashtag. O Instagram, por exemplo, quando você começa a escrever, já dá uma lista das possíveis hashtags que se assemelham ao que está sendo escrito, inclusive com o volume de posts para cada uma.
Explorar essa estratégia pode parecer bem simples, mas existem algumas práticas que devem ser levadas em conta sempre que optar por trabalhar com as hashtags. Confira a seguir como usá-las:
- lembre que as hashtags também são palavras-chave, portanto nada de escrever frases muito longas, pois restringirá a pesquisa e, consequentemente, o volume de conteúdo encontrado;
- nada de colocar a cerquilha em cada palavra do post. Isso fará com que a sua publicação esteja em diversos grupos de pesquisa e, com isso, se torne acessível para um público que não interessa à sua empresa;
- as hashtags são motores de busca, portanto utilize-as de acordo com o tema do seu post. Se usar alguma hashtag apenas só porque ela é bastante pesquisada, mas não comunica com o seu conteúdo, o resultado obtido será fraco;
- sempre confira a ortografia antes de publicar, afinal, uma letra mal colocada criará uma hashtag que você não deseja;
- não utilize hashtags em excesso em seus posts. Isso fará com que a busca pela foto seja mais difícil, além de descategorizar a postagem.
Como usar hashtag em cada rede social
As hashtags nasceram no Twitter, mas atualmente estão presentes em praticamente todas as mídias sociais. Porém, apesar de terem um funcionamento semelhante nas plataformas digitais, a forma como as hashtags são usadas podem variar.
Utilizar uma hashtag única pode gerar um índice “limpo” para análise. Imagine que você criou, com sua empresa, algo como #NossaempresaXYZ, e adicionou algumas fotos de uma campanha lá com a hashtag.
Ao acessar plataformas de análise, será possível pesquisar métricas do Instagram, Twitter, Facebook, etc. Muito mais facilmente pela hashtag criada! O mesmo vale para unir fotos, até mesmo internas ou pessoais, e encontrá-las depois ao buscar pela hashtag específica (muitos noivos estão fazendo isso atualmente, para não perder as fotos no feed depois).
A seguir vamos explicar como usar hashtag nas principais redes sociais. Confira!
Assim como em outras mídias sociais, as hashtags só alcançam o seu objetivo se estiverem em modo público. No Instagram, elas são excelentes mecanismos para acessar diferentes postagens e conhecer novos perfis.
Ao contrário do que acontece em outras mídias sociais, ao acrescentar o símbolo # e digitar suas palavras-chave, como já explicamos, o próprio Instagram sugere outras hashtags de acordo com a sua popularidade. Isso, entre outras vantagens, te permite descobrir e utilizar outros termos em sua estratégia.
Para que uma pessoa consiga pesquisar a sua hashtag é necessário que o post esteja em modo público. Ao pesquisar o termo, a pessoa será direcionada a uma página que conta com todas as publicações com a mesma hashtag.
Apesar da sua funcionalidade, os “jogos da velha” não são tão fortes ao mensurar os resultados do Facebook quanto em outras mídias sociais.
Basta inserir a hashtag em tweet e publicá-lo. Mas não se esqueça de que a sua postagem precisa ser pública, caso contrário outra pessoa não poderá visualizar a sua publicação quando fizer uma pesquisa.
A utilização do recurso no Twitter oferece a possibilidade de criar uma sessão de perguntas e respostas — os chamados Twitter Chats. Mas para explorar esse recurso é preciso acompanhar de perto todas as atualizações.
Agora que você já sabe como usar hashtag corretamente nas redes sociais, que tal testar gratuitamente o mLabs e potencializar ainda mais as suas estratégias de marketing digital? Lá você pode salvar grupos de hashtags favoritas para inserir rapidamente em seus posts!