Pular linha no Instagram é uma ação super simples e que faz toda a diferença num post.
Dar aquele respiro entre uma frase e outra, ajuda o usuário a entender rapidamente o assunto.
Enfim, é o tipo de detalhe que faz toda a diferença na hora de cravar a atenção do leitor, no feed concorrido!
Mas, como pular linha na legenda? Preciso de algum recurso especial pra isso? Dá pra agendar post com legenda assim pela mLabs?
Vem comigo nesse post!
Por que pular linha no Instagram é importante?
Pular a linha no Instagram, seja na legenda dos posts ou na própria bio, é muito importante para que o perfil fique mais atrativo.
Ao pular as linhas e dar respiro nos parágrafos, você deixa a legenda mais fácil de ler. E acredite: as pessoas gostam da sensação de estar consumindo uma informação fácil, fluida.
Isso é simplesmente científico! Pular linhas e garantir “espaços vazios” ao longo do texto é uma das estratégias de “escaneabilidade” – ou leitura dinâmica – para melhorar e garantir maior legibilidade. Assim como destacar palavras em negrito no texto – algo que ainda não dá pra fazer no Instagram, infelizmente.
Veja exemplos comparativos de legendas no Instagram, com e sem a quebra de linha:
Nada de blocão de texto na legenda, ok? Só de olhar já cansa!
Como pular linha no Instagram?
Ter que inserir um caractere invisível ou procurar uma ferramenta que faça isso por você é passado!
Em 2023, com as últimas atualizações do Instagram, já é possível pular a linha apenas clicando na tecla “enter”. Para a alegria do social media, esse recurso finalmente veio aí!
E serve para toda e qualquer situação, viu? Sem nenhuma exceção. Quer pular a linha? É só clicar “enter” e pronto! Não precisa colocar ponto final nem nada.
Mas, como pular linhas não garante, por si só, uma legenda incrível, se liga nessas dicas!
5 dicas para fazer legendas mais atrativas
Aqui vamos mais além e te dar outras dicas valiosas para deixar suas legendas ainda mais atraentes e gerar mais engajamento! Confira abaixo:
Use emojis
Os emojis já se tornaram parte natural da comunicação entre usuários da Internet. Se utilizados da forma correta, eles podem dar um charme à legenda, aumentando as chances de seus seguidores gostarem do post. Além de que trazem maior humanização à marca por justamente se aproximarem da linguagem dos usuários das redes sociais.
Mas fique atento: os emojis utilizados devem ser de fácil compreensão para não confundir o público. Evite utilizar emojis diferentes e em excesso, só faça isso se fizer sentido para seu público especificamente, ok?
Storytelling e perguntas
Storytelling nada mais é do que contar uma história. Mas como assim, uma história na legenda?
Ter um storytelling na sua legenda nada mais é do que narrar situações, exemplos e contextos que envolvam o público e o façam imergir no cenário contado.
Juntamente com o storytelling, você pode aproveitar para fazer perguntas para o público, para incentivar que eles interajam com o post e comentem. É válido também fazer perguntas retóricas ao longo do texto por ser um recurso linguístico envolvente, você não acha?
Tom de voz alinhado ao público
Conhecer o público é essencial para qualquer estratégia de comunicação. Conhecendo o seu público, você define o tom de voz e a linguagem do texto a ser adotada que melhor o conecte à marca.
Quais são as dores do seu público? Quais são os hábitos? O que gostam de fazer? Qual a faixa etária? Perguntas desse tipo ajudam a nortear sobre qual é o perfil do público para traçar uma buyer persona e assim construir um texto que atenda a essas demandas. Assim, seu público consequentemente se conecta melhor com a marca!
Use chamadas para ação e gatilhos mentais
Usar chamadas para ação – do inglês, CTA (Call to Action) – é uma estratégia eficaz, que recorre à gatilhos mentais, muito utilizada no marketing digital, logo também é muito usado nas redes sociais. Por meio delas, fica mais fácil de convencer e direcionar o usuário em sua caminhada rumo à conversão.
Palavras no imperativo como “compre”, “assine”, “acesse”, “faça download”, “inscreva-se”, “comente” são bons exemplos.
Chamadas que causam um sentimento de urgência, escassez, exclusividade, novidade ou curiosidade, são também alguns exemplos de gatilhos mentais para aderir na construção do texto. Segue alguns modelos prontos para se inspirar:
- Promoção por tempo limitado. Assine já! (Urgência)
- Poucas unidades disponíveis. Garanta já o seu! (Escassez)
- É um super lançamento! Que tal ser um dos primeiros a adquirir? Inscreva-se! (Novidade)
- Quer saber mais? Acesse nossa página! (Curiosidade)
Use tópicos
Assim como acabamos de fazer acima, usar tópicos é uma ótima maneira de deixar seu texto mais legível e atraente.
Ao ter que fazer uma listagem ao longo do texto com determinado conteúdo, ao invés de fazer por extenso, fazer em tópicos facilita muito a leitura.
O público passa pelo seu post e bate o olho no que contém nos tópicos, e se o conteúdo for de seu interesse, ele provavelmente irá parar para ler toda a legenda. É assim que costumamos fazer antes de ler um texto inteiro. Você também provavelmente faz isso: lê um trecho solto do texto para ver se te interessa e aí sim decide se irá ler tudo.
Separar itens em tópicos torna a leitura mais dinâmica e agradável. Inclusive, se achar que deve usar um emoji no começo de cada tópico, é uma alternativa interessante também. 😉
Como pular linha na legenda do Instagram pela mLabs
Talvez você já tenha ouvido falar da mLabs, esperamos que sim!
E cá entre nós, você sabia que temos um recurso pra agendamento de posts em que você consegue deixar tudo já configurado pro Instagram, inclusive a legenda? Pois é! E o melhor, é que se no agendamento quiser pular linhas é só dar um enter na hora de progrmar o post, simples assim!
Mas mLabs, como eu faço para agendar posts e inserir a legenda?
A gente te ensina! Olha só como é simples:
- Faça login na mLabs e clique em “Agendar Post” no menu superior
- O resto é bem intuitivo: selecione o perfil em que o post será realizado, os canais de veiculação, insira a legenda, e finalmente insira a imagem ou vídeo da publicação.
Na hora de escrever a legenda, você pode buscar e adicionar emojis diretamente, sem precisar copiar de outra página. É só clicar no ícone de carinha feliz.
- Depois, basta selecionar no canto direito inferior (imagem acima) se você vai direcionar para a aprovação, publicar imediatamente ou agendar para outra data.
E aí, quer ver como isso funciona na prática? Teste a mLabs agora, é grátis!