Eis uma verdade para aceitar que dói menos: quem sabe como promover o Instagram, com estratégias certeiras que aumentam reconhecimento a marca, não lamenta o fim da visualização das curtidas. Fato!
E, se você está aqui, querendo saber as melhores estratégias para o Instagram, parabéns! Você faz parte de um grupo seleto de profissionais que não se deixou abalar com isso.
Já conquistamos o seu coração? Relaxa, não queremos só te seduzir. A verdade é que sabemos que o Instagram é uma ferramenta poderosa para as estratégias de comunicação das marcas. E, queremos te ajudar a alcançar novas oportunidades através da rede social!
Vamos trocar umas ideias sobre isso? Então, se liga!
1. Produza conteúdo de impacto visual
O Instagram é uma rede social visual, isso significa que para se destacar em meio a tantas imagens que aparecem na timeline dos usuários, a marca precisa criar conteúdo visual de impacto.
Sabe aquela imagem que fala por si só? Então, esse tipo de conteúdo é ótimo para acabar com a “síndrome do dedo nervoso” e fazer com que as pessoas parem o dedo na tela.
Uma marca que posta bastante conteúdo de impacto visual é a MailChimp. A plataforma de automação de marketing marca presença no Instagram.
Em seu perfil, ela compartilha imagens encantadoras e divertidas, muitas vezes, fazendo alusão ao mascote da empresa (o macaquinho).
2. Mostre a personalidade da marca
O reconhecimento da marca nas redes sociais é essencial, certo? E, para trabalhar o branding no Instagram, o perfil da marca precisa estar alinhado com todo o restante de sua estratégia.
Por isso, capriche nos conteúdos que fortaleçam a identidade da marca e que consigam expressar os valores e gerar identificação dos usuários.
É muito importante que a personalidade e identidade da marca estejam presentes nos conceitos, imagens, campanhas e promoções realizados nesse canal. Isso irá atrair o tipo de cliente que se identifica com a ideia.
Quer um ótimo exemplo de personalidade da marca escancarada no perfil do Instagram? Visite o perfil sincerão do Aff Thy Hype.
A marca consegue mostrar sua personalidade jovem e descontraída e expressar seus valores em posts criativos com muito humor.
3. Aproveite o potencial dos Stories
O Instagram Stories é um formato sensacional as marcas colocarem em prática suas estratégias de marketing. E, dependendo do objetivo, utilizar os Stories pode ser mais atraente que usar o próprio feed.
Fizemos um estudo recente que comprovou o quanto os Stories são valiosos em termos de visualizações especialmente para perfis comerciais. Constatamos que Stories de empresas tem 30% mais visualizações que os de perfis pessoais.
Além de recursos como Stickers de localização, GIFs, enquetes, contagem regressiva, o formato permite direcionar os visitantes para uma página externa, seja ela e-commerce, landing page, blog, evento ou para o próprio site, por exemplo.
Uma marca que explora bastante os Stories para interagir com seus seguidores é a I need Brechó. De forma humanizada e criativa, a marca mostra as novidades, dicas de looks, os bastidores e muito mais.
4. Capriche na descrição do seu perfil
Seja você um profissional liberal ou social media, já deve saber que a bio do Instagram deve dizer ao visitante – em poucas e inteligentes palavras – tudo o que ele necessita saber sobre a marca.
Afinal a biografia é praticamente o primeiro contato que o seguidor tem ao acessar o perfil. Por isso, ela é tão importante para as marcas que querem se destacar nesse canal.
Não esqueça de inserir nome, site, telefone e e-mail de contato, descrição, hashtags do seu nicho, CTA e principalmente links estratégicos. Utilize um agrupador de links para que você tenha mais de um link divulgado na mesma página.
Dá uma olhada na bio da Farm no Instagram. A grife usou a estratégia na bio para promover sua hashtag #tonoadorofarm. E, com essa ação, incentivou os seguidores e usuários da marca a postarem fotos promovendo a hashtag.
5. Su casa, mi casa
Nada de “Instagramcentrismo” nesse mundo, tá, gente? Esqueça essa ideia de que “todos vêm a mim”. Para um Instagram bombar, a marca também precisa estar em constante interação nas redes sociais dos seus clientes.
Interagir com os seguidores nas redes sociais é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Afinal de contas, eles são capazes de influenciar, gerar buzz e trazer retorno positivo para a marca.
A Netflix é umas das marcas que interage bastante com os seguidores nas redes sociais. Ela é um exemplo, explicito, de uma marca que não consegue deixar um fã sem resposta.
E aí, curtiu nossas dicas sobre como promover o Instagram? Para ajudar te ajudar bombar na rede social, não paramos por aqui, temos também uma lista de boas ferramentas para gerenciar o Instagram e criar conteúdos incríveis. Confira os aplicativos para gestão de Instagram e depois nos conte o que achou!