Programar post no Instagram de forma automatizada com toda certeza é uma BAITA mão na roda pra quem tem um turbilhão de coisas para fazer no dia a dia e quer economizar tempo! E quem me disser que não gostaria de ter mais uns minutinhos no dia, me mande uma mensagem que quero saber seu segredo. 🙏😂
Se agendar posts do Instagram já ajuda, imagina só agendar post de váaaaaarias redes sociais ao mesmo tempo? É sucesso na certa!
É exatamente isso que a mLabs pode fazer por você. Com a nossa ferramenta você faz agendamento de posts, interage no feed, responde directs, extrai relatórios, descobre os melhores dias e horários para postar e muito mais.
Isso tudo de diversas redes sociais como: Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, Twitter, Pinterest, Google Meu Negócio e YouTube.
Hoje, vamos falar um pouquinho sobre uma delas, aquela que a gente começou o texto mencionando, lembra? Fica com a gente e entenda melhor como funciona a função de agendamento de post no Instagram com a mLabs!
Como programar post no Instagram com a mLabs – passo a passo
Que a funcionalidade vai te ajudar DEMAIS no seu dia a dia, você já sabe! Mas como programar post no Instagram, é isso que você realmente quer saber, não é?
Sem mais delongas, se liga no passo a passo – fácil, fácil – para agendar posts no Instagram pela mLabs:
1. Faça o login na plataforma
O primeiro passo é acessar a plataforma mLabs e fazer seu cadastro utilizando um e-mail e uma senha, ou confirmar seu login utilizando sua conta no Facebook.
Se você ainda não é assinante, não tem problema! Você tem sete dias grátis para testar a mLabs e ver se gosta antes de contratar.
Mas já fica a dica, esse é um caminho sem volta, hein. Quem experimenta não larga mais. 😀
2. Conecte a sua conta do Instagram na mLabs
Veja o tutorial completo para conectar a sua conta do Instagram na mLabs!
Certifique-se de ter os requisitos necessários, listados abaixo, para conectar a sua conta do Instagram na mLabs.
- criar uma página comercial no Facebook para cada perfil do Instagram, premissa da nova API do Instagram. Veja neste artigo de ajuda do Facebook o passo a passo para criar a sua página no Facebook;
- criar ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Siga as orientações do próprio Facebook no artigo como se cadastrar no Gerenciador de Negócios;
- adicionar a página do Facebook e conta do Instagram no Gerenciador de Negócios, realize os passos dos tutoriais adicionar uma Página ao Gerenciador de Negócios e adicionar uma conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios;
- validar se a sua página Facebook e a sua conta do Instagram são ativos no Gerenciador de Negócios, para isso, acesse business.facebook.com, clique no menu “Usuários” e “Pessoas”, clique no botão “Adicionar ativos” e selecione a página do Facebook e a conta do Instagram que deseja adicionar;
- vincular a sua conta comercial do Instagram à sua página do Facebook, veja o artigo do Facebook sobre como adicionar ou remover uma conta do Instagram à sua página do Facebook – isso transformará automaticamente o seu perfil do Instagram em conta “Comercial”;
- ter acesso como administrador ou editor à página do Facebook, você deve fazer isso dentro do Gerenciador de Negócios. Para isso, consulte os artigos de ajuda do Facebook: como gerencio funções para minha página do Facebook e adicionar pessoas ao seu Gerenciador de Negócios;
- certificar que a sua conta no Instagram é comercial, valide se o perfil do Instagram foi alterado automaticamente pelo Gerenciador de Negócios do Facebook.
3. Clique na função “Agendar post” ou “Calendário”
Como dá para ver na imagem abaixo, existe uma opção “Agendar post” no menu superior.
Mas, você também pode programar seu conteúdo no Instagram ou em outras redes sociais pela a opção “Calendário”.
Esta última opção permite uma visão mais estratégica da sua sequência de postagens, e dá pra registrar ideias de posts no dia em que eles vão acontecer.
4. Escolha a rede social Instagram para postar
Como na mLabs é multiplataforma, ela permite que você poste em váaaarias redes sociais! Então, nesta fase, você terá que escolher o Instagram.
5. Crie seu post com ferramentas de edição de imagem
Para criar as suas artes dentro da plataforma você tem a opção de usar o nosso a ferramenta Canva que é integrada ao agendamento da mLabs.
Afinal, uma ferramenta para agendar posts no Instagram sem boas opções de edição de imagem não rola né, fala sério.
Então, após clicar no ícone “canva” na parte de mídia da mLabs, você será direcionado para editar a sua arte com e deixar o seu post com aparência profissional (e pare de sofrer com aquela complexidade do Photoshop, pelamor 🙄).
Caso você já tenha uma arte pronta, é só fazer o upload do arquivo clicando em “Imagens e vídeos”.
6. Adicione a legenda e as hashtags do seu post
Aqui você deve inserir o texto do seu post. Também poderá colocar emojis e hashtags! As tags podem ser salvas em grupos pra você usar depois. #sejoga
7. Adicione recursos extras na publicação
Não se esqueça de inserir localização, marcações com @, primeiro comentário e outros recursos extras no seu post.
Essas opções se encontram no botão “Configurações” do menu inferior, ou na engrenagem que abre quando você clica na engrenagenzinha acima no preview.
Depois de selecionar o recurso desejado é só clicar em “Salvar e voltar”.
8. Marque a data da publicação
Escolha o dia em que sua publicação vai ao ar. Caso tenha optado por começar o processo no calendário, não precisará selecionar novamente.
9. Marque o horário da sua publicação
Aqui, você escolhe em qual horário seu post será publicado. Com a mLabs, você tem acesso aos melhores horários para postar no Instagram e em outras redes sociais (dica TOP da demais!).
10. Confirme os dados do post
Depois de escolher a data, o horário e confirmar os dados do post, você tem três opções para fazer o agendamento. Elas ficam disponíveis no botão “Agendar”.
Ao clicar no botão, você pode salvar como rascunho, agendar, publicar e impulsionar a sua publicação – é isso mesmo você também pode impulsionar o seu post no Instagram pela mLabs.
Temos um artigo específico que explica Como fazer post patrocinado no Instagram e no Facebook pela mLabs!
Além do formato Feed, é possível fazer agendamento no Reels da mesma maneira (aliás, a gente recomenda fortemente que faça isso!). 😉
É só selecionar o logo do formato que fica acima, à direita da caixinha onde você insere o texto e começar a criar o conteúdo da mesma forma que fez com a postagem do Feed.
11. Envie o post para aprovação do cliente (se preciso)
Depois de conferir todos os dados do post e garantir que não tem nenhum erro, você pode enviar para aprovação do cliente por e-mail ou por WhatsApp!
Basta clicar no botão “Enviar para aprovação”, selecionar o modo de envio desejado, se for via WhatsApp é só gerar o link compartilhado com o cliente e aguardar a aprovação dele.
Assim que aprovado, a publicação será agendada na data estabelecida por você! Incrível, não é?
Baixe o app mLabs e programe posts no Instagram pelo celular
Para baixar o app e gerenciar a sua presença nas redes sociais de qualquer lugar, acesse a versão para Android no Google Play e para iPhone na App Store.
Pelo celular, você consegue realizar as principais funções – inclusive programar post – e fazer a gestão das suas redes sociais fora do escritório, confira quais são elas:
- Agendamento de posts;
- Edição e publicação de posts agendados;
- Gerenciamento do status da publicação no calendário.
Vantagens de programar postagens no Instagram com a mLabs
Confira os principais benefícios que basicamente se resumem à economia de tempo, ampliação da visão estratégica e Insights com análises de métricas.
Aumento do ROI (mais claramente: tempo é dinheiro!)
Sim. Adotar uma boa ferramenta de gestão de redes sociais é uma forma de aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) da sua estratégia de marketing digital.
Isso porque você fará muito mais em muito menos tempo! Pense, por exemplo, na possibilidade de replicar seus posts em datas diferentes e, com pequenas adaptações, publicá-lo em diversas redes sociais.
No Instagram, isso significa não ter que escrever legendas digitando no celular, por exemplo.
E, nem precisamos falar do caminho sem fim que é diagramar artes e editar imagens no PC para, depois, passar para um dispositivo móvel e, só assim, postar na rede.
Se você nunca se perdeu no meio dessa jornada, merece um Prêmio Nobel de Redes Sociais ou um Oscar de Melhor Conteúdo Adaptado. 🏆
Autonomia para criação de posts com mais facilidade
Talvez você seja um designer que se tornou social media.
Agora, se é como os outros mortais, precisa de muito esforço para superar uma ferramenta como o Photoshop, exportando e depois postando manualmente no Instagram.
Então, a melhor forma de você economizar seu tempo precioso — lembre-se, aquelas séries da Netflix não vão se assistir sozinhas — é criar imagens no Canva.
Fácil de usar, intuitivo e já programado com os formatos e medidas exatas dos posts das redes sociais, é integrado à mLabs e você pode unir agendamento e criação em uma tela só!
Alinhamento da estratégia nas redes sociais
Ao aprender como programar post no Instagram com mLabs você consegue a alinhar a estratégia em todas as redes sociais.
Isso porque você consegue ter uma visão geral do que postar em todas elas, alinhando a linguagem, analisando imagens, legendas e outros aspectos.
Pensando no Instagram, outro ponto importante é alinhar a estratégia de postagens dentro da própria rede social. Isso ajuda a uniformizar o Feed, imprimir a identidade da marca e, claro, melhorar seus resultados.
E tem mais, com uma ferramenta de gestão de Instagram, você terá acesso a todo esse histórico, poderá analisar os resultados, entender os melhores formatos e investir naqueles que deram certo. Quer coisa melhor?
Organização das publicações com o recurso Calendário
“Ah, mas e quando eu quiser ver todo o conteúdo que já publiquei? Vou ter que voltar no Feed do Insta ou no meu histórico de Stories salvos, certo?” Errado!
Com o recurso de calendário do mLabs, você não apenas acessa esse histórico como o vê disposto de uma maneira muito mais interessante do que em forma de timeline.
Assim, você pode, por exemplo, avaliar quais temas e formatos são mais recorrentes e investir naqueles que acabaram ficando em segundo plano.
Se você já usou o Google Agenda ou outro app semelhante, não vai ter dificuldade de compreender o calendário de postagens da mLabs.
Basta clicar, escolher se quer programar um conteúdo ou registrar uma ideia para aquela data e seguir a partir daí.
A visualização pode ser em formato mensal — com a exibição da agenda propriamente dita — ou em listas, com os conteúdos mais recentes na parte de cima.
Análise completa de resultados
Quem já está familiarizado com a rede social sabe que o Instagram fornece muitas métricas para análise de resultados dentro da plataforma.
Mas não existe um dashboard ou painel muito acessível e nem muito visualmente organizado para isso.
Uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais vai ajudar você a visualizar e entender esses resultados, podendo, inclusive, gerar relatórios (a glória para quem precisa provar o valor do trabalho na rede, concorda?) 🙌
Não dá pra trabalhar melhor e economizar tempo sem esse tipo de tecnologia. Ao invés ficar dando murro em ponta de faca, coloque a mLabs na sua vida e aproveite para desenvolver atividades mais estratégicas!
Vem com a gente que as coisas vão começar a melhorar pra você a partir do próximo clique. Faça um teste grátis na mLabs e aproveite para desfrutar tudo que a ferramenta tem para oferecer!