Se você trabalha como social media já sabe que saber como programar post no Facebook otimiza o as demandas do seu dia a dia. Você precisa economizar tempo fazendo isso, ou vai acabar se matando de tanto trabalhar!
E o Facebook é uma das principais redes sociais. Só no Brasil, a rede social já ultrapassou os 130 milhões de usuários, o que nos coloca como o terceiro país que mais faz uso dela. E, o número de usuários cresce cerca de 18% ao ano, o que é muita coisa! 😱
Manter uma boa frequência de postagens é um dos fatores para ajudar no crescimento e engajamento da página dos seus clientes. Mas é muito difícil conseguir manter o ritmo sem contar com o agendamento de posts.
Como agendar post no Facebook usando o Estúdio de Criação?
Antes de você entender toda a mecânica do agendamento de post no Facebook, é importante dizer que esse recurso é exclusivo para Fanpage!
Até pouco tempo, agendar posts no Facebook era feito pelo “Ferramentas de publicação”. Mas agora todo o processo acontece por dentro do Estúdio de Criação do Facebook. Essa ferramenta vai permitir que você consiga não apenas agendar as publicações, como administrá-las.
O passo a passo para criar publicações agendadas no Facebook é:
1. Acesse o Estúdio de Criação
O primeiro passo para fazer publicações programadas é acessar o Estúdio de Criação pelo link: facebook.com/creatorstudio.
Você poderá escolher todas as páginas empresariais que o seu perfil estiver associado. Uma das vantagens do estúdio é unir o Facebook e o Instagram no mesmo local.
A página inicial é dividida com espaço para você fazer a sua publicação, adicionar um Story — inclusive no Instagram —, carregar vídeos ou fazer transmissão ao vivo.
O Estúdio também oferece informações com métricas de acesso e interações nos últimos 7 dias, sobre publicações feitas recentemente na página e muito mais.
2. Adicione uma mensagem
Quando você clica em “Publicar algo…”, você é direcionado para um espaço parecido para você dizer “No que você está pensando”.
Você pode fazer uma oferta, anunciar um emprego ou fazer uma publicação ao vivo ainda neste momento. Além de acrescentar outras mídias no conteúdo.
3. Agende a sua publicação
Depois de criada a mensagem, você deve clicar na seta que aparece do lado do botão “publicar”.
Ela oferece três opções: “agendar”, “usar data retroativa” e “salvar como rascunho”. Clicando para agendar, você poderá escolher um dia e horário para fazer a publicação.
Escolher a data envolve conhecer bem o seu público, os horários que eles mais acessam a sua página e vão poder interagir com o seu conteúdo.
Como administrar publicações programadas no Facebook?
Além do agendamento de post, conseguir administrar as várias contas dos clientes é um desafio para os social media — que pode ser facilitado com algumas ferramentas.
Muitas vezes você precisa reprogramar um conteúdo, alterar o copy, alterar uma arte ou até mesmo excluir a publicação.
Ou seja, fazer a administração do calendário editorial faz parte da rotina do trabalho e pode gerar dificuldades.
Editando um post programado
Pelo Estúdio de Criação, os posts programados ficam todos armazenados e listados dentro da aba “Biblioteca de conteúdo”.
Lá você poderá entender o Status da publicação — se está feita ou programada —, saber quantas visualizações teve o conteúdo e como está a distribuição.
É dentro da Biblioteca que você poderá editar um post programado. Clicando nos pontinhos que aparecem ao lado do conteúdo “…”.
Como programar post no Facebook usando a mLabs?
Dentro do “Estúdio de Criação”, você consegue fazer o agendamento dos conteúdos do perfil dos seus clientes. Mas ele não permite o acompanhamento — detalhado — de todas as informações de cada um dos perfis dos clientes, como o crescimento de engajamento, melhores horários de interação, engajamento por publicação etc.
Essa é uma das vantagens de utilizar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais como a mLabs! Nela você poderá ter relatórios completos e personalizados, oferecendo Insights para as estratégias, deixando as postagens mais efetivas.
Programar um post no Facebook pela mLabs é bem simples e rápido, com apenas 6 passos.
- você escolhe a aba “Agendar Post”;
- selecione o perfil que será publicado;
- escolha o canal que será publicado;
- acrescente o conteúdo que vai ser a legenda do seu conteúdo;
- faça o upload da imagem ou vídeo que vai acompanhar a publicação;
- clique em agendar e escolha a data e horário.
Dentro da mLabs é simples fazer todo o gerenciamento do calendário editorial dos seus clientes, com uma visão completa das publicações de todos os perfis.
Além disso, contar com a mLabs ajuda:
- descobrir os melhores dias e horários de postagem considerando o seu público;
- simplificar o processo de publicação nas principais redes sociais;
- ter maior organização do calendário editorial, visualizando todos os agendamentos conforme o dia e horário programado;
- agilizar o processo de trabalho, com um workflow organizado e com tarefas distribuídas para cada membro do seu time;
- personalizar e criar artes por meio do mLabs Studio e Canva;
Entender como programar post no Facebook é fundamental para manter a frequência de publicações, garantindo mais segurança na sua rotina de trabalho para que as informações não sejam perdidas.
Aproveite essa oportunidade para revolucionar o seu gerenciamento de redes sociais fazendo um teste grátis na mLabs!