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Como organizar o feed do Instagram? Veja nossas dicas!

Como organizar o feed do Instagram? Veja nossas dicas!
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Saber como organizar o feed do Instagram pode ser o grande diferencial de uma marca nessa rede social, sabia?

Um feed criativo, com a cara da marca, tem o incrível poder de atrair cliques, likes, comentários e novos seguidores!

Mas, apesar de ser simples, organizar o feed do Instagram ainda parece um mistério pra muitos profissionais. Afinal, não basta querer um feed lindo. É preciso ter objetivos e estratégia por trás disso. E, claro, algumas ferramentas para facilitar.

Neste post, vamos te dar dicas valiosas – com exemplos – de como organizar o feed do Instagram. Bora?

Por que organizar o feed do Instagram?

De uns anos para cá, o Instagram explodiu: entre 2015 e 2018, ele passou de 400 milhões para 1 bilhão de usuários ativos. É de impressionar!

Mas impressiona também a concorrência entre as marcas nessa rede social. Muito mais do que criar conteúdos interessantes e alinhados com o público, as marcas precisam se destacar e ganhar a atenção dos usuários!

E, uma das formas de fazer isso é apelando pro visual. Ter um feed lindo, organizado e com posts que fazem qualquer um babar são meio caminho andado!

Além de causar uma ótima primeira impressão, feeds organizados transmitem profissionalismo, confiança e, claro, contribuem para o reconhecimento de marca.

Como organizar o feed do Instagram? Veja algumas ideias:

Entender como organizar o feed do Instagram não é difícil. Claro que você precisa ter um olhar mais voltado para o design, mas não precisa de curso nem ferramentas difíceis.

Veja agora algumas ideias e inspirações para montar o seu feed:

1. Preste atenção em como as fotos compõem o feed

Muitas vezes, postamos uma foto depois da outra sem pensar. Mas, quando você olha o feed, percebe que postou um monte de imagens sem sequência ou que todas as fotos têm cores gritantes que não combinam.

Então, primeiramente, desenvolva esse olhar sobre como a foto vai combinar com o que você já postou e o que vem na sequência. Melhor ainda é fazer isso antes mesmo criar os posts do Instagram, pensando nas suas cores, elementos e composição.

2. Determine a estética do perfil

A escolha de uma estética visual é o primeiro passo para definir uma unidade e organizar o feed. Você pode pensar, por exemplo, em aderir a uma estética retrô, vibrante ou minimalista. E, depois de definir, siga essa estética, sem publicações aleatórias.

É importante também que ela siga a identidade visual da marca. Se você tem uma identidade descontraída, não combina trabalhar apenas com linhas retas e cores sóbrias, por exemplo.

Veja como o conjunto de posts da GoPro consegue transmitir um espírito vibrante e ativo, que traduz a essência da marca:

Como organizar o feed do Instagram? Go Pro

3. Aplique filtros semelhantes

Uma das formas de criar unidade para o feed do Instagram é adotar um ou dois filtros para as suas publicações. Isso faz com que os usuários instantaneamente reconheçam suas publicações no feed.

Se você domina algum software ou usa algum aplicativo de edição de imagens, não precisa se limitar aos filtros que o Instagram oferece, ok?

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

4. Brinque com a grade do Instagram

O feed do Instagram é composto por vários quadradinhos, não é? Então, por que não brincar com eles? É possível pensar em várias formas de usar as linhas, diagonais e suas combinações.

Uma das ideias mais usadas ― e também mais desafiadoras ― é transformar o feed em um quebra-cabeças… As fotos compõem um mosaico e, juntas, formam uma nova imagem.

Para isso, porém, é interessante pensar se as imagens avulsas fazem sentido. Lembre-se de que o usuário não vai receber a imagem inteira no seu feed de publicações ― ela estará partida em pedaços. Você pode usar essa “falta de sentido” para instigar a curiosidade do usuário e fazê-lo acessar o seu perfil para ver a imagem completa.

Aqui abaixo você pode ver como o perfil da série The OA fez isso com primor.

feed the oa

O Boticário também sabe brincar com as linhas do feed para apresentar seus produtos de uma forma bem mais divertida:

feed o boticário

E se você transformasse o seu feed do Instagram em um tabuleiro de xadrez? Veja como esse perfil alterna publicações de fotos e de frases:

feed frases

Outra ideia bacana foi o que o Cabify fez no Brasil para apresentar as cidades em que estava atuando:

feed cabify

5. Organize o feed do Instagram por cor

Cores também são ótimas para criar unidades e padrões. Você pode definir uma cor predominante para todo o seu feed, escolher uma paleta que identifique a sua marca ou simplesmente brincar com as cores.

A Nubank, por exemplo, sempre publica posts com o roxo que a marca usa:

feed nubank

Não teria como falar de cores sem mencionar a Pantone, referência mundial no assunto. Em dezembro de 2018, a marca definiu a cor de 2019, que norteou todos os posts seguintes:

feed pantone

6. Padronize as bordas e recortes

Outra forma de se diferenciar e chamar a atenção no feed é padronizar o uso de bordas ou recortes das publicações. O perfil da Coca-Cola Shoes, por exemplo, usou bordas largas para destacar a sua coleção de Natal:

feed coca cola
imagem de um banner publicitario com chamada para acessar uma aula gratuita sobre criação de posts da mLabs

Apps para organizar o feed do Instagram

Gostou das ideias que demos acima? Talvez agora você diga: “gostei, mas não sei fazer essas coisas…”.

Não se preocupe! Você não precisa ser o social media sabe-tudo para organizar o feed do Instagram. Você só precisa conhecer as ferramentas que vão facilitar a sua vida!

Vamos mostrar alguns aplicativos simples e fáceis de mexer que ajudam a colocar em prática as ideias que demos acima. Confira:

VSCO

As opções de edição do Instagram, por mais diversas que sejam, podem limitar uma marca que deseja se diferenciar. É por isso que o VSCO pode ser útil para você. Esse é um dos aplicativos mais conhecidos para a edição de fotos, com diversos filtros à disposição e possibilidades de edição um pouco mais avançadas.

Disponível para iOS e Android.

Afterlight

Afterlight também é um app de edição bastante conhecido. Além das ferramentas para mexer em sombras, contraste, cores e texturas, você também pode criar seus próprios filtros e adicionar bordas personalizadas.

Disponível para iOS e Android.

UNUM

Entre outras funções, o UNUM funciona como um diagramador de feed. Nele, você pode testar como as suas publicações vão aparecer no Instagram, depois de editá-las.

O aplicativo oferece uma grade em branco e, ao clicar nos quadrados, você pode adicionar fotos da sua galeria. Também é possível tocar e arrastar as fotos para encontrar a composição perfeita.

Disponível para iOS e, em versão beta, para Android.

unum

Preview

O Preview funciona como o UNUM, com algumas funcionalidades a mais. Ele também oferece um feed para organizar as fotos antes de publicar e ainda copia alguns filtros do Instagram para que você possa editar os posts ali mesmo.

Disponíveis para iOS e Android.

Para todas as dicas acima, vale reforçar: planejamento é essencial! Muitas vezes, é preciso saber qual é a sua linha visual antes mesmo de clicar as fotos. Se você escolheu uma estética minimalista, por exemplo, as imagens não podem ser poluídas, não é mesmo?

Depois do planejamento, conte com a ajuda das ferramentas que demos acima. Elas vão facilitar muito a sua vida e garantir que tudo seja publicado como você imagina!

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