Estamos totalmente envolvidos e imersos no mundo virtual. As lojas físicas estão sendo substituídas pelas compras virtuais (pela praticidade, variedade de produtos, possibilidade de analisar a experiência de compra de outros usuários, etc). Nesse sentido, o marketing nas redes sociais se torna uma estratégia de extrema importância para a propagação dos serviços de qualquer empresa e aproximação de seus clientes.
Sua agência e seus clientes já têm definida uma estratégia digital para as redes sociais?
1. Produza conteúdo realmente relevante
Não adianta postar por postar. É imprescindível que o marketing nas redes sociais seja feito no sentido de atuar como uma página mais leve, passando a sensação que sua empresa é acessível e está aberta a um bate-papo com o cliente.
Ou seja, esqueça a ideia de vender a todo custo. Isso já está ultrapassado e não funciona. Ao contrário, invista na produção de conteúdo de qualidade, que surpreenda seus leitores, que agregue valor e que seja realmente interessante. Assim você vai criar no consumidor um interesse maior de visitar sua página novamente e, depois, o desejo de compra.
Por exemplo, se o seu cliente vende cosméticos, divulgue um texto sobre cuidados com a pele no verão. Isso tem relação com seus produtos, mas é feita de forma muito sutil, o que mostra que a empresa é confiável e se preocupa com o bem-estar do consumidor antes de pensar no próprio lucro. Foque nos benefícios e valores de seus clientes.
2. Construa um plano de médio a longo prazo
É preciso ficar atento que, diferente do marketing tradicional que foca resultados a curto prazo, as estratégias nas redes sociais são a médio e longo prazo, pois constroem uma relação mais aprofundada com seu cliente.
Portanto, gaste um bom tempo para se dedicar na criação de um calendário de conteúdo, colocar as referências, datas comemorativas, possíveis assuntos a serem tratados, enfim. Crie antes um planejamento de campanha e deixe claro, desde o início, que os resultados podem demorar um tempo maior para aparecerem.
3. Aposte no atendimento
Um dos pontos fortes das redes sociais é poder interagir com seus usuários em tempo real. E é exatamente esta a graça da ação. Se demorar muito para interagir com ele, tudo se perde!
Por isso, tenha alguém que possa responder, conversar, criar enquetes, observar a reação e comentários das pessoas.
O chamado SAC Online é a forma preferida de atendimento dos clientes, por ser prático, rápido e uma forma fácil de entrar em contato com as marcas. Prepare sua equipe (ou alguém) para lidar com essa demanda cada vez mais crescente.
4. Fique esperto com o monitoramento e menções
As redes sociais proporcionam você acompanhar de camarote todas as ações de sua concorrência. Assim, você pode perceber, a reação das pessoas, as menções das marcas, quais os anseios do público. Afinal, as pessoas utilizam as redes sociais para expressar sentimentos e fazer reclamações ou elogios a respeito de algo.
5. Analise os resultados das campanhas
Entenda o que realmente está chamando a atenção de seu público com seu conteúdo. Saiba o que funciona ou não e aposte nos assuntos que mais geraram engajamento e interação.
Acompanhe as métricas, taxas de engajamento, saiba qual tipo de conteúdo realmente funciona para cada cliente. Conte com ferramentas que possam oferecer dados incríveis para que você possa elaborar os melhores planos de marketing. A mLabs é uma delas.