Ações promocionais nas redes sociais são sempre uma excelente pedida, seja para atrair uma nova audiência, ampliar o alcance ou aumentar o engajamento. Mas, para aproveitar os benefícios da estratégia like a boss, pedir por likes ou para marcar os amigos não é a opção mais profissional e segura. Então, você sabe realmente como fazer sorteio pelo Facebook?
É fato que a gente ainda vê marcas pedindo para compartilhar publicações, mas se você não quer correr o risco de ter a sua conta ou do cliente punida – e ainda correr o risco de ser visto como amador -, é preciso se ligar em alguns pontos muito importantes.
Fazer sorteio no Facebook para quê?
Se você ainda não contempla esse tipo de ação em seu plano de conteúdo, vale a pena repensar. Só pelo spoiler que demos no começo desse post, você já teria motivos para encher os olhos e as planilhas de ideias.
A gente sabe que não é muito fácil convencer o chefe ou os clientes a investir da forma adequada – é muito “curte e compartilha” para pouca estratégia. Por isso, alguns argumentos, apresentados da forma certa, te ajudarão a demonstrar a eficácia da ação para vários objetivos.
Veja alguns:
Atrair novos fãs para a página
Tá todo mundo careca de saber que ganhar seguidor não enche barriga é mais métrica de ego que de performance. Mas temos que admitir que uma página vazia também tem não ajuda muito – e não venha comprar fã usando esse post como argumento. PELAMOR!
Se bem planejadas e executadas, as campanhas tendem a dar aquele boost nas páginas, trazendo pessoas com real afinidade ao negócio e, consequentemente, gerando mais engajamento e possibilidade de negócios. Mas, lembre-se do SE no início dessa frase, tá bem?
Ajuda a aumentar a taxa de engajamento
Não é zoeira. Apesar de quanto maior sua base de fãs for, menor tende a ser o alcance e engajamento dela, os sorteios no Facebook podem ajudar a aumentar a taxa de engajamento da Fan Page. Mas tem SE também na jogada!
Com a movimentação gerada pela ação, a ansiedade em saber o resultado e concorrência, as interações na Fan Page aumentam. Para suportar o buzz e aproveitar para driblar os algorítmos ampliar os resultados, uma estratégia de conteúdo precisa ser bem pensada.
A dica é analisar os tipos de conteúdo e formato que mais engajam e investir neles. Utilize o Facebook Insights para entender isso.
Todo mundo ama presentes
Vai dizer que você não curte ganhar presente? Tá ali de bobeira, fazendo nada, e te falam que é só cadastrar para você concorrer… Se for algo realmente legal, você não vai perder a oportunidade, né? Vai que júpiter tá alinhado com saturno e tá no seu mapa astral que chegou o dia dos humilhados serem exaltados! \_o_/
Pois é! Se você que manja dos de marketing cai com gosto nessa, imagina que não tem nem ideia dos objetivos por trás!
Homenagear os fãs em datas comemorativas do seu calendário editorial
Aproveite as datas comemorativas do seu calendário editorial para fazer um agrado com um sorteio! Funciona para fidelização e também pra engajar!
Divulgar novos produtos, serviços ou ofertas
Tem lançamento ou oferta a vista?
Esta é uma excelente forma de gerar curiosidade, senso de urgência e priorização. Quem não gosta de ganhar algo exclusivo ou em primeira mão, né?
Vai que viraliza
A gente passa horas tentando ter a sacada da vida – e do job – para viralizar e colocar no portfólio levar aquele reconhecimento para pedir um aumento dormir em paz com as planilhas de resultados brilhando.
Os sorteios costumam ajudar bastante quando a estratégia está toda amarrada.
Saber o que não fazer também é importante
Agora é papo sério.
Existem regras – nem sempre tão claras e fáceis de acessar – de como fazer sorteio pelo Facebook. Além de seguir os parâmetros de sorteios e promoções da Caixa Econômica Federal, o Facebook tem seus próprios critérios. E nós vamos te ajudar a entender os principais.
Mas, antes disso, pense no prêmio. Dar IPad e IPhone é legal, mas como todo mundo quer, pode acabar atraindo gente que não está nem aí para o que a marca faz ou vende. Então, pense em brindes que atraiam um público qualificado ao que você propõe, quer ou precisa.
E, cuidado com o que o Facebook não permite que você faça – ainda que muitas marcas desrespeitem isso. Sinceramente, é um risco que não vale à pena.
Abaixo, o que você não pode fazer:
- Pedir para comentar, curtir e/ou compartilhar publicações em troca de participação;
- Pedir curtidas em página de parceiros ou seguidores como critério para participar;
- Condicionar a participação à marcação de amigos;
- Pedir check-in da rede para essa finalidade;
- Escolher a “melhor frase”, “melhor comentário” ou “melhor resposta” para premiar o vencedor. O Facebook não permite promoções cujo prêmio e definido por escolhas arbitrárias.
- Divulgar os ganhadores de forma privada;
- Não ler a política sobre como fazer sorteio pelo Facebook antes de lançar o sorteio.
Está bem. Este último não é regra, mas garantimos que isso fará toda a diferença para desenvolver a estratégia adequada e evitar confusão para a marca e para você! Afinal, as ideias estão sempre borbulhando, mas se não prestar atenção, não é só o sorteio que irá por água abaixo.
Confira aqui a política de páginas, grupos e eventos do Facebook.
E como fazer sorteio pelo Facebook?
Agora que você sabe o que não pode ou deve contemplar sua ação promocional no Facebook, é importante saber o que é obrigatório para ter sucesso e não correr riscos de ter a Fan Page que gerencia fora do ar.
- Regulamento claro e facilmente acessível aos participantes, que inclua as regras de participação e garantindo que ele concorda a elas aderindo ao sorteio;
- Informar as condições de participação, indicando quem pode ou não participar;
- Informar claramente no regulamento que a empresa não tem vínculo com a rede social para a ação;
- Declarar autenticação do sorteio junto à CEF (Caixa Econômica Federal), disponibilizando o número de autorização no regulamento e nas peças de divulgação da promo.
Confira aqui as regras para distribuição gratuita de prêmios.
Ferramentas para fazer sorteio no Facebook
Usar alguma ferramenta para sorteio no Facebook é uma mão na roda.
Olha, sinceramente, não dá nem para imaginar não ter uma. Pense quantos dias você teria que passar copiando e colando nome de participante em planilha!
Então, depois de definir o objetivo do sorteio, o público que você quer atrair e o que poderia ser considerado como premiação (lembra da dica que demos, né?), é hora de escolher sua ferramenta para colocar em prática a ação. Opções não faltam. Dentre pagas e gratuitas, algumas recomendadas são:
- Heyo;
- Rafflecopter;
- Easypromos APP;
- Strutta;
- Woobox;
- io;
- Yes! Ganhei (não tem site, é o APP no Facebook mesmo);
- me.
Além de sorteios, algumas delas auxiliam, inclusive, na realização de outras ações promocionais no Facebook, como concursos culturais, cupons de desconto, e outras possibilidades.
Como fazer sorteio pelo Facebook com o Sorteie-me: passo a passo
A Sorteie.me tem destaque aqui no Brasil, sendo uma das mais utilizadas. Gratuita para até 200 participantes, a ferramenta é bastante intuitiva e funciona por meio de um aplicativo no próprio Facebook – que também pode ser acessado via site:
01: Acesse o APP ou site da Sorteie.me para autorizar a utilização do aplicativo:
02: Ao ser redirecionado para a página interna do APP no Facebook, vá em “criar promoção”:
03: Selecione a Fan Page que utilizará e clique em “gerenciar promoções”;
04: Selecione “nova promoção” no canto superior direito da página que você foi redirecionado(a);
05: Por fim, preencha os dados conforme orientações na página e aproveite todos os benefícios do Sorteie.me para o sorteio da sua marca!
Agora que você aprendeu como fazer sorteio no Facebook, que tal aprender a fazer sorteio no Instagram? 😉