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Como fazer parcerias no Instagram? 5 dicas para ter resultados com essa estratégia

Como fazer parcerias no Instagram? 5 dicas para ter resultados com essa estratégia
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Você sabe como fazer parcerias no Instagram?

A resposta dessa pergunta pode fazer toda a diferença para os seus resultados nessa rede social.

Primeiro porque o Instagram já se tornou a segunda rede mais utilizada no Brasil. Com 1 bilhão de usuários em todo o mundo, é a aposta de muitas empresas que querem atrair clientes e ter mais visibilidade.

E, segundo, porque essa é uma rede social perfeita para parcerias. Os instagrammers estão aí, como uma das possibilidades.

Além de estabelecer uma relação mais sólida com os potenciais clientes, as parcerias no Instagram podem te ajudar a atrair novos seguidores, converter leads, reforçar seu branding e, claro, vender mais.

Porém, como fazer parcerias no Instagram para aumentar o engajamento e o número de seguidores? Continue a leitura e veja nossas dicas!

Como fazer parcerias no Instagram?

Para te ajudar a acertar a mão na hora de fazer parcerias com influenciadores digitais do Instagram, separamos cinco dicas simples e super importantes! Veja abaixo!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

1. Encontre um influenciador com valores alinhados aos da marca

Imagine a seguinte situação: você faz parceria com algum influencer e logo ele começa a postar mensagens homofóbicas, racistas e preconceituosas. Seria um caos, certo?

Mas, foi isso que aconteceu na Copa do Mundo de 2018, quando o youtuber Julio Cocielo fez uma declaração racista contra o jogador francês Mbappé.

Com o passar dos dias, a situação piorou, porque vários tweets antigos do mesmo tom foram encontrados.

O resultado? Adidas, Itaú e Submarino cancelaram a parceria com o profissional para evitar problemas às suas imagens e reputações.

Esse é, portanto, uma das dicas mais relevantes que podemos te dar. É o ponto de partida para sua parceria no Instagram dar certo.

Então, faça boas escolhas.

Um influenciador que não corresponda ao seu público-alvo tampouco trará resultados. O ideal é ter em mente o perfil que deseja e procurá-lo. Depois disso, você parte para a análises como taxa de engajamento, número de seguidores, etc.

2. Considere o TakeOver

O TakeOVer é uma prática que consiste em deixar o influenciador tomar conta do seu perfil por um período específico.

Essa ação costuma aumentar o engajamento e trazer proximidade dos seguidores do perfil com a marca.

Neste caso, o propósito é fazer uma promoção cruzada. Os instagrammers publicam fotos no perfil das marcas e mostram o que é desejado. Além disso, podem ser explorados vídeos, live videos e stories.

Para saber como fazer uma parceria no Instagram que tenha êxito, o ideal é definir um objetivo bem claro e planejar o que deverá ser feito.

Insira o influenciador no processo desde o princípio para ter uma visão mais clara do que dará certo e qual conteúdo apresentará os resultados esperados.

3. Crie uma hashtag própria

Criar uma hashtag para a ação é fundamental para ampliar o alcance, gerar engajamento e monitorar as postagens e os comentários da campanha.

Mais que isso, a hashtag permite avaliar a performance obtido pelo número de publicações, impressões etc.

O cuidado necessário é que a hashtag precisa ser específica e ter a ver com a ação realizada. Por exemplo, a revista Estilo, que é uma publicação de moda, utilizou #ThássiaNaEstilo para mostrar a ação que fez com a blogueira Thássia Naves.

Utilize também a mais conhecida, como a #takeover.

4. Use a mLabs para encontrar potenciais influenciadores

Encontrar grandes influenciadores digitais é simples. Eles estão aí, todo mundo conhece, você provavelmente sabe quem são.

Mas, esse não necessariamente é o melhor caminho para fazer parcerias no Instagram.

Pequenos, ou melhor, micro-influenciadores podem ser a melhor opção para marcas que não podem investir grandes montantes, e que desejam falar com nichos muito específicos.

E, para descobrir esses instagrammers, o ideal é contar com tecnologia.

Pela mLabs, você poderá descobrir influenciadores do nicho da marca, poderá analisar a taxa de engajamento e o volume de seguidores deles. Bem simples.

gráfico de influenciadores da mLabs
banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

5. Meça os resultados

Já colocou as ideias em prática? Começou a fazer parcerias no Instagram?

Então, é hora de mensurar os resultados.

Como qualquer ação, isso é imprescindível para saber o que é preciso ajustar, se os dados confirmam as expectativas e se o público-alvo está sendo alcançado.

Para entender tudo isso, duas coisas são imprescindíveis:

  • Todos os links divulgados pelos influenciadores para divulgar a marca devem ter sido cuidadosamente parametrizados com Google UTM. Só assim você conseguirá medir o tráfego dessas ações através do Google Analytics.
  • Usar uma plataforma de gerenciamento de redes sociais para analisar os resultados. Isso inclui a taxa de engajamento, análise detalhada das interações, alcance pago e orgânico dos posts, entre outros. Se as ações aconteceram nas redes sociais do influencer, é importante ter essa integração com uma plataforma de gestão de redes sociais alinhada antes de começar a ação. Ao final, é só pedir para que ele gere um relatório de desempenho.

Agora que você já sabe como fazer parcerias no Instagram, quero te fazer um convite: teste a mLabs gratuitamente por 7 dias e descubra agora mesmo alguns influenciadores para entrar em contato!

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