A atuação de uma marca nas redes sociais pode ser dividida basicamente em dois tipos: conteúdo e campanha. O conteúdo é frequente, como já abortamos em outro texto, e sua principal função é criar um relacionamento com o público. Já as campanhas são pontuais, sazonais, e podem possuir os mais diversos objetivos.
Se você já deu o primeiro passo e está fazendo conteúdo relevante para seu público, talvez seja a hora de criar uma campanha e conseguir resultados ainda mais expressivos. Confira as dicas que preparamos para você criar uma campanha nas redes sociais:
Identifique a necessidade
Uma campanha nasce de uma necessidade (ou oportunidade). Algumas empresas pecam por não identificarem essa necessidade, e outras pecam por criarem campanhas que são, muitas vezes, descartáveis.
Fique atento ao ambiente interno e externo à sua empresa, ele te dá sinais de quando uma campanha pode ser crucial. Lançamentos de produtos ou serviços, por exemplo, geralmente necessitam de uma campanha.
O crescimento constante de um concorrente também pode gerar uma necessidade de campanha. Datas e eventos sazonais, como Dia das Mães e Natal, são geralmente uma ótima oportunidade de campanha.
Defina um objetivo
Para criar uma campanha de sucesso nas redes sociais, é fundamental definir o seu objetivo. De um modo geral, seu objetivo será ou branding ou conversão. O objetivo de branding foca na imagem da marca. O objetivo de conversão foca em uma ação do público impactado.
Por exemplo, se você deseja que mais pessoas conheçam/reconheçam a sua empresa ou produto/serviço, seu objetivo é branding.
Agora, se você quer efetivar uma venda, um download de ebook, preenchimento de formulário, acesso ao site, em outras palavras, se você quer gerar uma ação, seu objetivo é conversão.
Faça um planejamento completo
Agora que você já identificou a necessidade e o objetivo da sua campanha, está na hora de planejar as atividades.
Defina um investimento, escolha a melhor rede social para atingir o seu público, pontue qual é a principal mensagem a ser transmitida, analise os melhores formatos de anúncio para a mensagem e crie um cronograma de atividades.
O Facebook é unanimidade para campanhas em redes sociais. Ele te dá todas as ferramentas necessárias para alcançar um bom resultado, como já abordamos em outro post do blog.
Execute e não deixe de acompanhar
Depois de todo o estudo e planejamento, finalmente chegou a hora de colocar sua campanha no ar.
Use sua criatividade para produzir anúncios que gerem impacto no seu público-alvo, sem esquecer de passar sua mensagem principal. E o mais importante: acompanhe os resultados de perto pela mLabs, mudanças de rota podem ser necessárias para que você alcance seus objetivos de campanha.
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