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Como criar uma localização no Instagram? Passo a passo e dicas para aproveitar esse recurso!

Como criar uma localização no Instagram? Passo a passo e dicas para aproveitar esse recurso!
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Nos dias de hoje, é muito difícil encontrar alguém que não use o Instagram. Graças a isso, não foram poucas as marcas que saíram do Facebook para o app.

Atualmente o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e é o novo local da festa mais legal da internet. E você não quer ser a única que não deu as caras no baile, não é mesmo?

Uma das maneiras mais interessantes para expandir o alcance de uma marca é criar uma localização no Instagram. Acredite, muitos profissionais de social media utilizam esse recurso e colhem ótimos frutos.

Se você quer saber como fazer isso, continue a leitura! A seguir, você conhecerá um passo a passo para realizar essa ação!

O que é uma geotag?

Seja qual for a plataforma da web, uma geotag tem o mesmo significado: uma etiqueta para determinar um local.

E essas localidades são bem específicas e incluem coordenadas de latitude a longitude, revelando a posição específica.

Quando um usuário pretende inserir uma localização em suas postagens regulares ou Stories, o sistema de GPS procurará por instalações periféricas que estejam próximas ao dispositivo móvel.

Por que criar um local no Insta?

Você pode criar uma localização no Instagram por diversos motivos.

Para grandes corporações, por exemplo, isso auxilia o branding. Ao permitir que pessoas marquem uma empresa como um local, a ação pode gerar um marketing espontâneo, espalhando a marca por aí naturalmente.

Para pequenos negócios, é uma ótima maneira de alcançar pessoas que passam pelas redondezas, já que podem se deparar com o local ao buscar em “locais” na funcionalidade de busca do aplicativo.

Também é possível estimular ações dos usuários para extrair ainda mais benefícios do recurso, mas falaremos sobre isso mais adiante.

Como criar uma localização no Instagram?

Como você provavelmente já sabe, o Instagram é uma ferramenta acoplada ao Facebook. Para criar anúncios no app, por exemplo, é utilizado o Facebook Ads.

Seguindo uma lógica semelhante, para criar uma localização no Insta você precisará, antes de tudo, vincular a página do Instagram a uma Fanpage.

Não adianta tentar criar uma localização para o Instagram pelo perfil pessoal do Facebook, ou por uma Fanpange que não está vinculada à sua conta do Insta, não vai funcionar!

Outra exigência é que sua Fanpage esteja categorizada como “Serviço Local”. Ao criar um página comercial no Facebook você pode escolher até 3 categorias para representá-la. E, para criar uma localização que funcione tanto no Face quanto no Insta é necessário que uma dessas 3 categorias seja “Serviço Local”.

Após seguir as exigências da plataforma (usar uma Fanpage vinculada ao perfil comercial do Insta e ter, pelo menos, uma categoria da Fanpage classificada como Serviço Local). Siga o passo a passo:

Passo 1. Faça login no Facebook pelo dispositivo móvel, selecione sua Fanpage e toque a opção “check-in”.

Passo 2. Coloque o nome da sua marca ou o que preferir. Se não existir nenhuma referência semelhante, aparecerá uma opção para “Adicionar” uma nova. Caso contrário, role até o rodapé das sugestões e escolha-a.

Passo 3. Escolha a categoria desejada. Você pode pesquisar ou escolher uma das opções na parte inferior da tela. Dependendo da escolha, uma categoria ainda mais específica pode ser solicitada.

Passo 4.  Defina a localização manualmente ou clique em “Eu estou aqui agora”, caso queira utilizar o sistema de GPS.

Passo 5. Complete os campos faltantes com as informações básicas e insira uma foto, se assim desejar.

como criar localização no Instagram passo a passo

Passo 6. Acesse o Instagram e cheque se a localização foi criada. Você pode subir uma foto ou selecionar a aba de pesquisa e escolher a opção “Locais”.

Prontinho! Se tudo estiver ok, as pessoas já estão aptas a marcar o seu negócio na localização em postagens do feed ou do stories.

Como aproveitar esse recurso no marketing?

Agora que você já criou um local para o seu negócio, provavelmente está se perguntando como otimizar a utilização do recurso, não é mesmo?

Nesse caso, continue a leitura e aprenda algumas dicas primordiais para usar a geotag no seu marketing no Instagram.

Utilize os stickers do stories

O stickers das Stories do Instagram estão bombando. Um dos mais utilizados é, justamente, o de localização.

Por meio dele, as pessoas inserem uma figurinha com o nome do local nas histórias. Essa funcionalidade é muito utilizada para publicar micro-momentos. Ou seja, o que as pessoas estão fazendo naquele instante – e ONDE estão – quase como uma publicação “ao vivo”.

Para negócios locais, isso é ótimo! Afinal, ao observarem os stories dos amigos, pode ser que mais pessoas compareçam ao local para acompanhá-los.

Distribua brindes e promoções

Outra maneira muito interessante para estimular os check-ins em estabelecimentos é conceder algum benefício para pessoas que realizam a ação.

Pode ser um brinde, um desconto, uma promoção ou até mesmo a senha do Wi-Fi. Esse tipo de estratégia é extremamente válida e pode auxiliar muito na divulgação do seu restaurante, loja ou qualquer outro negócio em localidade física.

Crie geotags para eventos

As geotags no Instagram também podem ser criadas para eventos específicos. Ou seja, etiquetas sazonais.

Em casas de shows, boates ou locais onde acontecem espetáculos (como o teatro, por exemplo), pode ser uma boa ideia criar novas localizações apenas para a ocasião.

Isso certamente ajudará, e muito, na divulgação do evento, já que as pessoas compartilharão momentos lá, atraindo ainda mais gente.

Interaja com usuários que visitaram o local

Uma ótima maneira para encontrar usuários que visitaram o seu negócio é fazer o caminho oposto e buscar o local na aba de pesquisa.

Assim, você pode comentar na foto postada e continuar o relacionamento com o cliente. Dessa maneira, certamente eles ficarão muito mais sucintos ao retorno, não é mesmo?

Esse tipo de ação pode aumentar a lealdade dos clientes e fazer com que eles se tornem advogados da sua marca. Bem legal, né?

Encoraje o compartilhamento da localização

Você também pode utilizar o local a seu favor para incentivar que as pessoas marquem o seu negócio.

Lembretes nas paredes, cardápios e outros materiais gráficos podem vir a calhar. Mas o que realmente pode surtir um bom efeito são as ações que estimulam as fotos no local.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode criar um cenário de fundo para os consumidores. Já um restaurante pode criar uma mesa com alguns enfeites apenas para que os clientes tirem fotos dos pratos.

Basta usar a criatividade e adequar o seu negócio para estimular que os consumidores compartilhem a localização.

Agora você já sabe como criar uma localização no Instagram e está prontinho para aproveitar tudo que ele pode oferecer!

Curtiu esse texto? Já utilizou o recurso em suas estratégias? Conte pra gente nos comentários! Será um prazer bater um papo com você!

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