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Como criar link para WhatsApp? Veja como aproveitar esse recurso no marketing

Como criar link para WhatsApp? Veja como aproveitar esse recurso no marketing
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Sabe porque ter um link para WhatsApp é tão importante para sua estratégia? Porque esse link representa a possibilidade de direcionar seu público de qualquer lugar da Web para um ambiente de relacionamento direto.

Mas, não é só isso.

O WhatsApp é um canal cada vez mais relevante para empresas de diferentes portes. Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais espalhados por 180 países, ele já é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

Se você já está convencido de que investir no WhatsApp é uma boa, veja neste post como criar um link que leve seu potencial cliente direto para o seu WhatsApp e quais são as vantagens disso.

Link para WhatsApp: vale a pena investir nisso?

Para início de conversa, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que a maioria das pessoas conhece e utiliza, não é mesmo?

Então, oferecer um canal de comunicação para o cliente no terreno onde ele já está familiarizado é como ofertar um cafezinho depois do almoço: uma experiência calorosa e relevante.

Além da intimidade com a ferramenta, é preciso lembrar que ela é mais instantânea que miojo e permite que você, o social media ou o responsável pela empresa solucionem a dúvida do cliente e façam a venda de forma ágil.

Como funciona o link para WhatsApp?

Do lado do usuário, a experiência funciona assim: ele acessa um dos canais ou redes sociais da marca e fica muito interessado em saber mais sobre um produto ou serviço que viu por ali.

Nessa hora, ele até pensa em mandar um e-mail, mas acha que vai demorar para ter uma resposta.

Então, quando já está quase desistindo, percebe que ali no canto da página principal ou Bio da rede social existe um link para conversar diretamente com a empresa. Ufa!

Uma baita experiência, né?!

Do lado da empresa, é mais ou menos assim: um gestor está lá, pensando em mil maneiras para impactar potenciais clientes e vender mais. Ele produz materiais incríveis e até conquista um bom engajamento em seus posts. Mas, a conversão em clientes ainda é baixa. Parece que a ponte entre a marca e o cliente ainda é uma ladeira difícil.

Até que, em um dado momento, um colega passa por sua mesa e diz:

– Que conteúdo bacana, mas por que você não coloca um link para direcionar o usuário que está lendo para o atendimento pelo WhatsApp?

Neste momento, as harpas angelicais tocam, uma luz toma conta do ambiente e o gestor diz:

– Mas como eu faço isso?

Cola no próximo tópico que contamos o caminho.

Como criar link para WhatsApp?

Para criar o seu link para WhatsApp, siga os passos abaixo:

  • copie o link “https://api.whatsapp.com/send? 1=pt_BR&phone=5500000000000”;
  • substitua a sequência de zeros pelo número do seu telefone de contato, inclusive DDD;
  • note que existe um total de 9 “zeros”, e isso serve para as cidades que usam essa quantidade de dígitos, mas, se não é o caso da sua, é só tirar aquele 0 que sobrar;
  • prontinho, esse é o seu link exclusivo para compartilhar com seus clientes ou seguidores e garantir que eles possam falar com você e sua empresa de forma bem prática.

É claro que toda receita merece um acabamento, uma cobertura para deixar tudo mais apetitoso e convidativo, né? Então, nesse caso, você pode encurtar o link pelo Bit.ly.

Fácil, não é mesmo? E por incrível que pareça, essa solução permite criar uma série de estratégias de divulgação e práticas para otimizar o relacionamento com seu público.

Boas práticas para WhatsApp Marketing

Que tal sair do nível “cozinha caseira” e ir para “gastronomia moderna”? A seguir, confira algumas dicas que vão te ajudar a otimizar sua estratégia de WhatsApp Marketing.

Seja rápido na resposta

Quem clica em um link para WhatsApp está realmente querendo ser atendido logo. E, para proporcionar uma boa experiência para o usuário, você precisará corresponder a isso.

Então, tenha uma pessoa dedicada ao atendimento pelo WhatsApp e garanta que o cliente potencial não fique esperando. Se você não poderá realizar atendimentos fora do horário comercial, deixe isso claro no seu Status. Você também pode programar uma mensagem de boas vindas e incluir um aviso sobre o horário de atendimento.

Personalize sua mensagem

Para fazer isso, use o endereço “https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero&text=SuaMensagem”.

Nesse caso, no lugar de “Seu Número”, coloque seu telefone e, em “SuaMensagem”, o texto que você gostaria que aparecesse.

Importante dizer que, se quiser colocar espaço na escrita, o código para isso é “%20” sem as aspas. Lembre-se de que a criatividade e o bom senso devem andar de mãos dadas nessa hora, ou seja, nada de textos muito longos ou enfadonhos.

Ofereça suporte em todos os momentos da jornada de compra

Outra estratégia interessante é não limitar seu contato apenas às vendas. Isso porque é preciso tirar dúvidas, se relacionar com o cliente etc. Por isso, ofereça o link em todas as etapas e canais compatíveis.

Seja qual for o momento da jornada de decisão do cliente, saber que a empresa está ao seu lado, pronta para tirar suas dúvidas, também é um valor agregado que influencia a escolha do usuário.

Defina uma linguagem compatível com seu público-alvo

Uma vez que o cliente faça contato por meio do link oferecido, capriche na experiência e na conversação.

Escolha a linguagem mais apropriada, tenha respostas predefinidas para agilizar o contato e, ainda assim, crie uma esfera de proximidade. Sem intimidades demais, mas de forma que o cliente se sinta confortável para tirar todas as dúvidas.

Considere a oportunidade do contato para enviar materiais ricos

Com o contato estabelecido, envie vídeos e dados complementares para ajudar o cliente em sua tomada de decisão. Outras imagens do produto, depoimentos ou tutoriais de uso podem ajudar bastante.

Você também pode usar o WhatsApp para divulgar formulários, cursos e conteúdos ricos. Lembre-se apenas de não fazer SPAM, ok? Uma forma de saber se o usuário está interessado em receber seus materiais é enviando um formulário no primeiro contato. Além de fornecer alguns dados, o próprio cliente poderá marcar quais tipos de material ele deseja receber.

Quer saber mais sobre como aproveitar o potencial desse canal? Veja este post onde ensinamos como fazer SAC pelo WhatsApp.

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