Você sabe mesmo como criar conteúdo para o Instagram?
Não estamos falando de qualquer conteúdo, tá? Estamos falando de conteúdo estratégico, que tenha relevância suficiente para bombar no orgânico e voar ainda mais alto no pago!
Aquele conteúdo que é imã de interações, que faz o usuário compartilhar elogiando, responder com declaração de amor, e por aí vai
Se ainda não aconteceu com você, acredite, isso é possível e envolve muito mais do que fotos bonitinhas, com filtros bem escolhidos e legendas fofas.
Aqui na mLabs, estamos testando o assunto há um bom tempo e já descobrimos um tanto de coisas!
Criar conteúdo de qualidade para o Instagram abrange muitos conhecimentos e testes – e vamos traçar o caminho das pedras neste post.
Para isso, vamos começar te provando porque é tão importante criar um bom conteúdo para essa rede social e quais dicas são fundamentais pra você se dar bem nisso! É só continuar lendo!
Como criar conteúdo para Instagram?
Você já parou para pensar na quantidade de conteúdos que aparecem nas redes sociais todos os dias?
Se você abrir o Instagram agora e olhar com um pouco mais de criticidade, vai entender o que estamos falando.
A quantidade de imagens de produtos e anúncios – fora as fotos de seus amigos, moods, tbts – é absurda.
Agora, o que determina qual post chama mais atenção das pessoas? O que está por trás do contéudo que realmente dá certo no Instagram?
Depois de pensar muito nisso e analisar nossos conteúdos que bombaram, chegamos à seguinte resposta:
Os 3 principais requisitos para um conteúdo que dá certo no Instagram são: objetivo, persona e estratégia.
Vamos mais à fundo nisso.
Objetivo
Como diz o ditado: pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.
Por isso, se você não está buscando qualquer resultado no Instagram, é bom ter clareza dos seus objetivos nessa rede social.
Aqui na mLabs, por exemplo, usamos o Instagram para relacionamento com fãs e clientes, fidelização e branding.
Não estamos lá com o objetivo principal de vender a mLabs para mais pessoas. Claro que sabemos que um com branding atua nisso de forma indireta. Mas, digamos que esse não é o objetivo final com o conteúdo do Insta.
Mas, porque optamos por isso?
Bom, fizemos muitos testes. Desde contéudo de fundo de funil à materiais ricos para geração de leads, posts sobre a cultura da empresa e etc. E, o que notamos é que lá estamos falando muito mais com nossos próprios clientes, fãs da marca e, por outro lado, alcançando gente que nunca ouviu falar da gente e que ainda não tá pronto pra comprar. Pessoas que, na melhor hipóteses, topariam testar a mLabs. Ok, entendemos isso.
No primeiro caso, tamo em casa: criamos muito conteúdo atraente para clientes e fãs.
Cobrimos nossa participação em eventos, contamos novidades da mLabs, trazemos pílulas do nosso dia a dia (com uma boa dose de humor) e outros.
E, para os novos potenciais, que não conhecem a gente ainda, fazemos anúncios super bem segmentados.
E funciona muito bem.
Mas, esses são os nossos macro objetivos, como empresa. E, cada caso é um caso.
Outras marcas podem ter no Instagram um canal de vendas diretas.
Quem usa o Instagram Shopping, por exemplo, sabe disso. E existem muitos outros objetivos válidos. Você pode querer, por exemplo:
- vender mais;
- conhecer seu target e se relacionar com ele;
- atrair mais tráfego para o site;
- se estabelecer como influenciador, etc…
O importante é que você tenha muita clareza dos seus objetivos e faça alguns testes para entender, de fato, se o Instagram é o canal certo para alcançá-los.
Personas
Nós já dedicamos alguns posts do nosso blog para falar da importância das personas (buyer persona e brand persona) no marketing e de como você pode construir a(s) sua(as).
Mas, não custa reforçar isso no contexto desse post.
Sem conhecer seu público ideal – interesses, dores, necessidades, canais que utiliza, hobbies, tom de conversa – você jamais conseguirá criar conteúdo de qualidade para o Instagram (ou qualquer outra rede social). Na verdade, se isso acontecer, pode ter certeza que será pura sorte.
Então, se você ainda não levantou dados reais para identificar padrões e construir personas, comece agora mesmo a fazer isso.
Estratégia
Por fim, é preciso definir uma estratégia. Isso envolve temas, calendário editorial, formatos de conteúdo, periodicidade das publicações, com quem você vai falar, qual linguagem adotar e mais.
É complexo, mas os outros dois requisitos – objetivo e persona – vão te ajudar a chegar lá. Para entender o que deve ser alcançado, pense nos jogos do Mario Bros. A proposta sempre é resgatar a princesa Peach, certo?
Para chegar lá, existem outras metas menores a alcançar. Por exemplo:
- juntar o máximo de moedas que conseguir;
- evitar a perda de vidas;
- entrar nos canos para descobrir novos locais;
- matar os chefões dos castelos, etc.
Com a sua estratégia de Instagram funciona da mesma forma. Se o objetivo principal é vender mais, você pode estabelecer objetivos que te levem a isso, como:
- aumentar a visibilidade da marca;
- melhorar seu engajamento;
- aumentar o número de seguidores;
- gerar leads, etc.
Sacou?
5 dicas para criar posts para o Instagram
Antes de te dar dicas mais práticas de como criar conteúdo para Instagram, quero te convidar para se aprofundar nos requisitos que falamos acima com uma aula gratuita, com a Liliane Ferrari. Nela, você aprenderá tudo o que precisa para criar um Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais! Já deixa essa aba aberta aí para ver depois, vai valer a pena!
1. Faça lives
Oferecer conteúdos por meio de transmissões ao vivo é uma forma eficiente de engajar seu público. Por meio dos vídeos, você consegue explicar melhor seus produtos ou serviços e criar um post divertido.
Para começar, faça as lives do Instagram mesmo que elas tenham um público reduzido. O vídeo ficará disponível na barra de Stories e os seguidores receberão uma notificação quando entrarem no aplicativo.
Uma boa ideia para lives são vídeos de perguntas e respostas. Isso humaniza a comunicação e tira as dúvidas de vários clientes ao mesmo tempo.
Outra opção é gravar um evento em que você está presente ou em que você seja um convidado especial ou palestrante – é claro que isso depende do tipo de negócio.
Por fim, o melhor é convidar influenciadores e até seguidores para participarem das lives. Se você trabalha com produtos naturais, por exemplo, conversar com uma nutricionista ou uma instagrammer desse setor.
2. Utilize o Stories
Usar e abusar do Instagram Stories é sempre uma boa pedida para marcas.
Aposte em posts com texto, vídeos, fotos, gifs, emojis e o que mais for condizente com o seu público. O ideal é criar um conteúdo dinâmico e interativo e de fácil criação.
Como fazer isso? Mostre situações rotineiras e engraçadas. Por exemplo: alguém da equipe que apareceu fantasiado no Halloween ou na Páscoa.
Outra opção é compartilhar posts de terceiros que tenham a ver com sua marca. Lembre-se ainda das enquetes do Instagram, que engajam o público. É o caso de perguntar a funcionalidade um produto que está para ser lançado.
Para fazer sucesso no Stories, foque em interação, humor e bons conteúdos. Essa é a regra para ter um bom resultado com esse formato.
Neste post, damos 11 dicas de conteúdo estratégico para Instagram Stories.
3. Lembre-se do feed
Alimentar o feed é fundamental. Afinal, é por ali que a maioria dos usuários acessa o conteúdo. Dessa forma, você consegue atrair o público certo, e ainda alimentar sue perfil com conteúdos que não expiram. Não pode esquecer do feed, hein?
Se quiser fazer isso, algumas ideias a colocar em prática são:
- tutoriais: mostre como seus produtos podem ser usados e quais são as vantagens deles;
- demonstrações: apresente sugestões de uso para o produto. Por exemplo, como uma roupa cai no corpo e com quais combinações fica bem;
- top 10: crie listas, especialmente essas com ranqueamento. Faça comparações entre os produtos e separe-os do pior para o melhor.
4. Use hashtags
Equilibrar o uso das hashtags no Instagram é a ordem aqui. O excesso é ruim, porque polui a postagem, faz com que o público alcançado seja menos qualificado também.
Mas, a falta delas também é.
Como fazer então? Observe aquelas que tenham a ver com o seu conteúdo e coloque-as no post, respeitando um limite de até 5.
Lembre-se de que é melhor usar aquelas com um volume de busca razoável, ma específicas pro nicho da marca, em vez de optar pelas mais abrangentes. Por exemplo: no Dia dos Namorados, usar #love ou #valentinesday é muito amplo e diminui as chances de suas postagens serem encontradas.
Por isso, busque pelas principais hashtags relacionadas ao seu negócio por meio de uma ferramenta otimizada e veja como a concorrência lida com os termos.
5. Poste nos melhores dias e horários
Postar nos melhores dias e horários para a sua audiência é fundamental para o desempenho do seu conteúdo.
Fazendo isso, as chances de você ter um engajamento inicial maior aumentam e, com isso, seu post alcançará mais pessoas. Lembre-se que o algoritmo do Instagram considera isso para entregar seu post para mais gente.
Para saber qual é o melhor dia e horário pra postar no Instagram, sugerimos que acesse o gráfico da mLabs.
Se você ainda não é cliente, pode fazer um teste grátis agora mesmo! Aproveite que já está na ferramenta e já agende seus posts!
Com todas essas dicas, não falta nada para você começar a criar conteúdos incríveis para o Instagram!