Como em toda rede social, a performance das empresas no Pinterest depende dos seguidores. É a partir deles que toda a mágica do Pinterest acontece: repins, likes, comentários e, claro, visibilidade.
Mas, para conseguir seguidores no Pinterest é preciso ser estratégico. Criar pins incríveis e dignos de serem guardados como uma referência é uma premissa, mas há muito mais a ser feito.
Neste post, listamos uma série de boas práticas e estratégias para te ensinar como conseguir seguidores no Pinterest! Fique comigo!
Tenha uma conta comercial: o passo número um de como conseguir seguidores no Pinterest
O primeiro passo para profissionalizar sua atuação no Pinterest e conseguir mais seguidores é ter um perfil comercial.
Além de poder usar o nome da marca ou empresa, você terá acesso ao Analytics do Pinterest – essencial para a análise dos seus resultados – e aos Rich Pins.
Pins Ricos são pins que permitem às empresas inserirem informações adicionais. Existem quatro tipos: pins de produtos, de receitas, de aplicativos e de artigos.
Imagem: Pinterest Business
Além do nome da marca nos pins, você poderá especificar detalhes na descrição, incluir botões de chamada para ação e mais informações comerciais.
Se você já tem um perfil pessoal no Pinterest, pode migrar ele para comercial em poucos passos. Basta acessar esse link.
Organize suas pastas estrategicamente
Com o básico feito, vamos à nossa dica de ouro de como conseguir mais seguidores no Pinterest: organize suas pastas estrategicamente.
Nunca se esqueça que o Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam referências. E isso significa que grande parte do comportamento do público ali começa no campo de buscas.
Então, organizar sua página estrategicamente significa, em primeiro lugar, entender o que seu público busca por lá, quais pins lhe interessam e como você pode usar essa informação para organizar seu conteúdo em pastas.
Fazer um trabalho de SEO para Pinterest, entendendo as buscas relacionadas e nomeando suas pastas e pins com termos estratégicos é o primeiro passo para isso.
Se você quer divulgar uma marca de roupas femininas, por exemplo, verá que ao inserir o termo “roupas femininas” no campo de buscas do Pinterest, ele te entregará uma série de complementos para buscas relacionadas. Veja quais desses complementos podem ser usados para organizar pastas do seu catálogo.
“Roupas femininas para Inverno”, “Roupas femininas casuais” e “Roupas femininas para baixinhas” são algumas possibilidades.
Utilizar esses termos nos títulos e descrições dos seus pins aumentará suas chances de ser encontrado e, claro, ganhar seguidores.
Engaje com os seus seguidores
Uma das maneiras mais efetivas de aumentar a visibilidade dos seus pins e, com isso, seu potencial de ganhar de seguidores no Pinterest é manter seus seguidores atuais engajados.
O próprio Pinterest diz que, antes de entregar um pin nas buscas para seus usuários, ele entrega para os seguidores do perfil criador e analisa o comportamento daquele público.
Quanto mais usuários salvarem, comentarem, compartilharem, clicarem e visualizarem seu pin, mais relevante para o Pinterest ele será.
Então, para garantir seu alcance, pense sempre em agradar seus seguidores atuais. A dica abaixo servirá para isso também.
Crie pins originais e incríveis
O principal motivo para que os usuários do Pinterest queiram seguir você é porque seus pins são incríveis.
Pense no Pinterest como um grande catálogo de referências. Os usuários de lá estão em busca de imagens incríveis, referências dignas de serem guardadas e compartilhadas.
Por isso, é importantíssimo produzir pins relevantes e originais. Não estamos dizendo que você não possa repinar outros conteúdos relevantes para seus seguidores. Na verdade, 80% de todo conteúdo do Pinterest é feito de compartilhamentos.
Isso é uma prática comum e recomendável. Mas você também precisa criar conteúdo original. E esse conteúdo precisa ser muito bom.
Para te ajudar nesse trabalho, existem algumas ferramentas. Além de te ajudar a fazer conteúdo visual, elas te ajudarão a criar pins dentro das proporções aceitas pelo Pinterest.
O Canva é uma delas. Ele possui templates nas medidas aceitas pelas redes sociais, inclusive Pinterest, além de várias opções para criação e edição dos elementos da imagem.
O Trakto é outra ferramenta (nacional) que pode te ajudar nessa tarefa. Assim como o Canva, ele possui templates editáveis e nas medidas certas para as redes sociais.
Preencha todas as informações dos pins
Outra dica básica, mas fundamental para ganhar seguidores no Pinterest, é preencher todas as informações dos seus pins.
Invista no título e na descrição e use as keywords da sua estratégia nesses campos de forma natural. Inclua o link para a página relacionada, insira hashtags e marque as pessoas (influenciadores especialmente) que quiser.
Siga perfis relacionados e interaja com eles
Assim como acontece no Instagram, no Facebook e no Twitter, no Pinterest também é preciso se relacionar.
Isso significa seguir e interagir com perfis e marcas que tenham fit com seu segmento. Esse relacionamento gera repins, aumenta seu alcance e, com isso, te ajuda a ganhar mais seguidores no Pinterest.
Você também pode investir nesse relacionamento participando ativamente de painéis colaborativos, respondendo comentários, repinando os perfis que segue e comentando nos pins de quem segue. Ser ativo é a chave aqui.
Organize um calendário editorial
Como em todas as redes sociais, no Pinterest você também precisará postar constante e consistentemente. A melhor forma de garantir isso é organizando um calendário editorial.
Além das suas linhas editoriais, defina dias e horários para postar e, claro, cumpra com isso. Ter uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que permita o agendamento de pins pode facilitar MUITO seu trabalho.
Compartilhe painéis estratégicos em outras redes sociais
Você pode – e deve – vincular sua conta do Pinterest a outras redes sociais. Para isso, acesse a aba de configurações da sua conta e vincule a rede que desejar.
Você também poderá escolher um painel específico para essa veiculação. Isso evita que seus seguidores das outras redes fiquem sobrecarregados com o volume de posts.
Participe de pastas colaborativas
Sei que já dei essa dica acima, mas preciso dedicar um pouco mais de tempo a ela. Isso porque participar de pastas colaborativas pode ser uma das maneiras mais efetivas de conseguir seguidores no Pinterest.
O primeiro passo para isso é descobrir pastas colaborativas no seu nicho. Ao lado do campo de buscas você terá a opção de filtrar por pastas.
Depois, vem a parte chata que é analisar cada pasta para descobrir quais delas são colaborativas. Se ela for colaborativa você verá mais de um perfil como dono da pasta. Quanto encontrar uma que te interesse, entre em contato com o dono para participar.
Eu sei que esse parece um trabalho difícil, mas vale a pena! Seus pins alcançarão todos os seguidores da pasta e, claro, eles poder virar seus!
Você também pode criar suas próprias pastas colaborativas e convidar outros perfis para postar. A vantagem disso é que todos os seguidores dessa pasta, ainda que venham a partir de pins de outros colaboradores, serão seus!
Siga os seguidores dos seus concorrentes
Se você acha que esse é um método “menor” para conseguir seguidores no Pinterest, reveja seus conceitos.
Os seguidores dos seus concorrentes são os melhores seguidores que você pode conseguir no Pinterest. E nada te impede de se relacionar com eles!
Para isso, acesse a página do seu concorrente e, em seguida, acesse a aba de seguidores. Lá você terá acesso à lista de pessoas que pode seguir.
Cuidado apenas para não seguir muitas pessoas de uma só vez. O Pinterest pode desconfiar disso e bloquear seu acesso por algumas horas.
A mesma lógica vale para grupos! Siga os participantes deles e receba muitos seguidores de volta!
Agora que você já sabe como conseguir seguidores no Pinterest, veja como divulgar sua marca por lá!