Os Stories vieram para ficar! O formato, líder de visualizações, possui inúmeras funcionalidades para incrementar as estratégias de marketing das marcas. Uma delas é o Sticker! A funcionalidade lançada em 2016 tem se tronado, cada vez mais, interativa e poderosa, mas como colocar Stickers no Instagram ainda é uma dúvida para muitas usuários.
A adesão dos Stickers para o Instagram foi tanta, que poucos meses depois do seu lançamento a plataforma liberou stickers personalizados por localização, conhecidos como geostickers (adesivos que marcam a posição atual do usuário), a partir daí veio um Sticker novo atrás do outro – a rede social não parou mais!
Para ajudar as marcas a aumentarem o potencial de engajamento, neste post, vamos ensinar como colocar Stickers no Instagram, passo a passo!
Por que e como colocar Stickers no Instagram?
Os Stickers ampliam o potencial criativo das marcas, deixam o conteúdo mais interessante e personalizado, você pode usá-los para fazer perguntas, criar enquetes, fazer contagem regressiva, adicionar informações relevantes nas suas postagens, como localização e temperatura, entre outros.
Entre as inúmeras vantagens que a figurinha pode trazer, podemos citar as principais:
- humanização;
- interação;
- engajamento;
- proximidade;
- senso de urgência.
Todos esses benefícios ajudam nas estratégias comunicação e aumentam a percepção que o cliente tem em relação a marca. Quanto mais conhecida é a marca, mais público ela tem e, consequentemente, mais vendas e presença de mercado.
Viu só? Os stickers podem ser muito úteis nas estratégias de marketing nas redes sociais.
Qual a diferença entre Stickers e GIFs no Instagram?
Uma confusão que acontece muito quando o assunto são os Stickers é a diferença entre essa funcionalidade e os conhecidos GIFS. Grande parte dos usuários usa essas duas palavras como sinônimos, mas não são.
Os GIFs são vídeos reais e animados. Já os Stickers são animações com pixels transparentes, ou seja, esse arquivo precisa ter pelo menos 20% de transparência no 1º frame.
Ambos podem ser usados como estratégia de marketing, mas é importante ressaltar que o Sticker tem recursos como localização, #hashtag e GIF até às imagens fofas que a galera adora!
Como colocar Stickers no Instagram ?
Para inserir Stickers no Instagram Stories siga os seguintes passos:
- Abra o aplicativo do Instagram;
- Clique na câmera no canto superior esquerdo para abrir os Stories;
- Tire uma foto, faça um vídeo, faça um boomerang, o que desejar;
- Clique no ícone de carinha sorrindo localizado canto superior direito;
- Veja os Stickers disponíveis e clique em um para escolher;
- Aumente ou diminua o tamanho do Sticker se desejar.
Pronto! Você acabou de colocar o seu Sticker nos Stories.
Como usar Stickers para melhorar os resultados?
Os Stickers tornam qualquer mensagem mais chamativa e divertida, mas além de trazer esse tom mais leve aos Stories, essas figurinhas também ajudam a encurtar a mensagem, geram mais engajamento, transmitem as emoções da marca, ilustram as histórias e a comunicação, além de serem a cara da linguagem da internet, né?!
São muitas melhorias com o uso dessa funcionalidade, por isso, a cada dia mais empresas investem nessa feature.
Quando optar pelos Stickers?
Uma dúvida frequente entre as marcas é qual o momento ideal para criar e usar os Stickers. É importante entender que essas figurinhas fortalecem o branding nas redes sociais, ou seja, podem ser usadas a QUALQUER momento. Toda hora é hora de customizar o conteúdo e ser autêntico.
Mas além disso, os Stickers também são ótimos para as campanhas de lançamento ou divulgação de produtos. Eles ajudam a chamar atenção, evidenciar a ação da marca, gerando o senso de urgência.
Confira, como usar os principais Stickers do Instagram Stories nas suas estratégias de marketing.
Sticker de Localização
Se você deseja obter mais visualizações e engajamento em suas histórias do Instagram, comece a marcar os locais com o Sticker de localização.
Quando você usa o Sticker para marcar um local no Instagram Stories, como um bairro ou um restaurante, sua história aparecerá no feed de histórias públicas desse local. Portanto, qualquer pessoa que pesquisar esse local no Instagram poderá ver e se envolver com sua história.
Em outras palavras, o uso estratégico do Sticker de Localização ajuda a aumentar a capacidade de descoberta das suas histórias e a vê-las por pessoas que não estão seguindo você.
Veja, como nós usamos o adesivo de Localização para marcar nossa presença no Fire Festival 2019.
Sticker de Marcação
Se você trabalha para marcas no Instagram sabe que compartilhar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é uma estratégia muito útil. Essa ação influencia bastante na construção da comunidade da marca.
Ao ser marcada por um usuário, a marca pode, por sua vez, repassar a história e agradecer pela menção ou até compartilhá-la com seus seguidores. Isso não apenas gera credibilidade para a marca, mas também ajuda a chamar a atenção para suas campanhas e iniciativas.
Dá uma olhada, como nós compartilhamos o conteúdo gerado pelos usuários nos nossos Stories!
Sticker de Hasthtag
Assim como os adesivos de localização, quando você usa o Sticker de Hashtag, outros usuários poderão ver e interagir com sua história na página dessa Hashtag.
Ou, se os seguidores da marca tocarem no adesivo da Hashtag da sua história, eles serão levados para a página da Hashtag e poderão explorar outras mídias que foram compartilhadas com a mesma Hashtag.
Uma ótima maneira de aumentar a capacidade de descoberta da sua história, ganhar mais visualizações e envolvimento, destacar as Hashtags de marca, campanhas e muito mais.
Confira, como nós usamos hashtags diferentes em cada situação. O primeiro post está com #SMWSP para marcar a presença no evento Social Media Week São Paulo, a segunda imagem está com #whatsappmarketing para marcar o tema do conteúdo – facilitando a pesquisa dos usuários, #FIREFESTIVAL2019 para marcar a presença no evento Fire Festival 2019!
Sticker de Enquete e de Emoji Deslizante
Você já pesquisou os interesses e gostos do seu público? Se ainda não, uma ótima maneira de fazer isso é usando o Sticker de Enquete ou o Emoji Deslizante do Instagram. Ao compartilhar Stories com esses adesivos, você pode fazer uma pergunta para o público da marca e ver os resultados enquanto eles votam.
No casos do adesivo de Emojis Deslizantes, em vez de votar em “sim / não”, os usuários arrastam o emoji para a esquerda ou direita para enviarem suas respostas.
Você pode usar esses Stickers para coletar feedback sobre os produtos da marca, ou simplesmente divertir os seguidores, eles são uma ótima maneira de interagir com público e reunir informações valiosas.
Confira, como nós usamos o adesivo de Enquete para incentivar a participação dos seguidores sobre a entrega de um brinde durante evento, e o de Emojis Deslizantes para saber a opinião do nosso público sobre uma de nossas funcionalidades.
Sticker de Perguntas
Ao contrário do Sitcker de Enquete e de Emojis Deslizante que permitem que os usuários “votem” nas perguntas enviadas, quando você adiciona um Sticker de Pergunta à sua história do Instagram, outros usuários enviam perguntas para você responder. Então, basicamente, você coloca seguidores da marca no banco do motorista!
Os Stickers de Perguntas são uma ótima oportunidade para mostrar aos seguidores que a marca é acessível e que existe um humano real por trás do perfil. Você pode pedir conselhos ou dar a eles a chance de discutir seus pensamentos – o que ajuda a envolver seu público em um nível mais profundo.
Veja, como nós usamos o adesivo de Perguntas no nosso dia a dia!
Sticker de Contagem Regressiva
Se você estiver compartilhando um Storie sobre uma ocasião especial que está próxima de acontecer (como uma venda na loja, lançamento de produto ou evento), poderá adicionar um adesivo que contará até a data e hora definidas.
Os seguidores da marca podem se inscrever no evento de contagem regressiva, o que lhes enviará um lembrete quando o tempo acabar e a contagem regressiva terminar. É uma ótima maneira de gerar melhores resultados para promover uma campanha, gerar interesse em um lançamento de produto.
Se liga, nos modelos de contagem regressiva que já fizemos aqui na mLabs!
Sticker de Bate-Papo
Pronto para criar uma comunidade leal e engajada de seguidores online? Comece a usar o adesivo de bate-papo do Instagram Stories!
Com o adesivo do bate-papo, você pode iniciar um bate-papo em grupo privado com até 31 seguidores, e ainda pode escolher quem entra no bate-papo.
Quando o Sticker de Chat é usado de maneira estratégica, a marca pode iniciar conversas mais humanas com seus seguidores e ter seguidores, cada vez mais, mais engajados.
Portanto, se você quiser responder a perguntas de um evento local, compartilhar um código promocional exclusivo ou criar uma mini-comunidade com os seguidores da marca, o Sticker de bate-papo é uma ótima opção!
Agora, que você já sabe como colocar Stickers no Instagram e usá-los de maneira estratégica a favor da marca, veja também como postar Gif no Instagram Stories? E aprenda a personalizar seus próprios GIFs!