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[Kiso Insights] Afinal, como ser um cientista de redes sociais

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[Kiso Insights] Afinal, como ser um cientista de redes sociais
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Texto originalmente publicado na newsletter do LinkedIn de Rafael Kiso

O mercado de mídias sociais no Brasil é um dos maiores e mais dinâmicos do mundo. No entanto, a facilidade de entrada nesse mercado somada ao seu crescimento acelerado cria desafios para os profissionais da área.

Nesta edição da Kiso Insights, vamos explorar os dados mais recentes sobre o Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024.

A pergunta que não quer calar: qual é o verdadeiro papel do Social Media?

O estudo mostra que a maioria dos profissionais ainda atua de forma generalista, com atividades que abraçam desde o atendimento ao cliente, planejamento, criação de legendas e artes até a geração de relatórios, análises, monitoramento e gestão da comunidade, além de outras funções dentro do marketing.

Entre as principais atividades atribuídas ao Social Media estão: planejar conteúdo para redes sociais (97%) e criar relatórios de performance (85%). Monitorar menções à marca (78%) também ganha destaque, mostrando a importância de combinar estratégia com social listening.

Infográfico: o que deve ser função do Social Media?

🤔 Por outro lado, funções como fotografar produtos (20%) e criar logos (15%) são menos esperadas. Isso indica uma necessidade de foco em tarefas estratégicas, deixando as operacionais para outros especialistas.

Sua rotina está alinhada com essas prioridades? Faz sentido revisar o escopo para potencializar resultados?

Quais são as principais dores dos profissionais?

Vejamos o que os dados mostram.

➡️ Para Freelancers:

  • 62% – Conquistar clientes.
  • 51% – Organizar e gerenciar o tempo.
  • 45% – Educar o cliente sobre marketing nas mídias sociais.

Além disso:

  • 59% dos freelancers que enfrentam dificuldades para captar clientes não investem em marketing digital.
  • 33% que enfrentam problemas de organização e tempo não usam ferramentas de gestão de tarefas.

➡️ Para Líderes e Donos de Agências, os principais desafios são:

  • 47% – Conquistar clientes.
  • 43% – Ter uma equipe preparada.
  • 43% – Organizar e gerenciar processos internos.

Os dados também mostram que:

  • 67% das agências que apontam a captação de clientes como desafio não investem em marketing digital.
  • 85% das agências que enfrentam dificuldades em organizar processos não usam ferramentas de gestão integrada.

➡️ Para Social Media em Agências ou Empresas, os desafios são:

  • 80% – Manter uma produção de qualidade que gera resultados.
  • 56% – Acompanhar novidades do mercado e se manter atualizado.
  • 41% – Organização e produtividade.

Indo mais fundo:

  • 64% dos profissionais que apontam dificuldades em gerar resultados não utilizam ferramentas de relatórios e dashboards.
  • 44% que mencionam problemas de produtividade não usam ferramentas de gestão de tarefas.

Esses dados refletem a realidade de um mercado em crescimento, mas que ainda enfrenta desafios relacionados à capacitação, organização e falta de ferramentas adequadas para ter uma atuação mais estratégica e com base em dados.

Por isso, eu criei a Mentoria Social Media Lab, meu programa de acompanhamento focado em elevar o nível do mercado e formar os próximos cientistas das mídias sociais. 🚀

Serviços mais valorizados: criatividade e estratégia em alta

Qual é a prioridade nos serviços de mídia social que você oferece?

Se for revisar sua rotina e escopo, tenha em mente que planejamento estratégico de conteúdo é o serviço mais valorizado (79%), seguido por criação de copy (70%) e artes visuais (63%). Os dados da imagem abaixo mostram que a demanda por estratégias criativas e alinhadas às métricas continua crescendo.

Infográfico: quais são os principais serviços de gestão de mídias sociais?
Infográfico: outros serviços de marketing prestados.

Serviços como branding e produção de vídeos também se destacam (50% cada), reforçando a importância da crescente demanda por vídeos mais relevantes dentro da personalidade da marca.

Sua oferta de serviços está atendendo às expectativas do mercado? Faz sentido ajustar o foco para otimizar resultados?

Lideranças em Social Media: plataformas, eventos e criadores de conteúdo

O crescimento acelerado das mídias sociais e as mudanças constantes no ambiente digital demandam a atualização constante dos profissionais.

O Panorama mostra que:

  • A mLabs é a plataforma preferida de 53% dos profissionais e agências de mídias sociais no Brasil.
  • O RD Summit lidera como evento favorito entre profissionais de mídias sociais, seguido de perto pelo Conexão Social Media e Sebrae Summit, o que destaca a relevância dessas conferências para networking, tendências e insights estratégicos no mercado.
  • As maiores referências no universo das mídias sociais: é uma honra para mim liderar o ranking dos principais criadores de conteúdo sobre mídias sociais no Brasil, ao lado de grandes nomes como Pedro Sobral e Paulo Cuenca.

O cenário para 2025

Os dados deste ano mostram o movimento que já está acontecendo: o mercado de mídias sociais está em constante evolução, com foco em estratégia, criatividade e inovação. 💡

Segundo a pesquisa da Kantar, as habilidades fundamentais para se destacar no mercado de mídia digital do futuro são:

Infográfico: quais são as habilidades que moldam o ecossistema de mídia do amanhã?

Agora é o momento de refletir: sua atuação está alinhada às necessidades e tendências do mercado de Social Media?

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