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Carreira em marketing digital: entenda como funciona

Carreira em marketing digital: entenda como funciona
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Assim como muitas profissões ligadas à internet, a carreira em marketing digital tem ótimas perspectivas, tanto para o presente quanto para o futuro. Essa área é muito dinâmica, exige atualização constante e oferece boas oportunidades no mercado. Legal, não?

Já que o cenário é favorável, é natural que mais pessoas se interessem por esse mercado. Esse também é o seu caso? Então, acompanhe neste post as principais informações que você deve saber sobre como funciona uma carreira em marketing digital!

Afinal, o que é a área de marketing digital?

A área de marketing digital tem como missão construir um relacionamento entre público e empresa, de forma que a promoção de produtos, serviços e marcas aconteça naturalmente.

Diferente do que acontecia no passado, quando práticas de marketing interruptivas (aquela propaganda chata no meio do filme, por exemplo), o marketing digital molda-se para ser cada vez mais permissivo e tem objetivos voltados para atração e relacionamento.

Justamente por isso, ele acontece em canais (as mídias!) onde a comunicação é de mão dupla. Ou seja, a marca fala, o público responde – o público fala, a marca responde também. Eis as redes sociais, blogs, fóruns, grupos e até mesmo vários tipos de anúncios. Obviamente o e-mail marketing (segmentado, autorizado e personalizado) também faz parte desse conjunto.

Com todas essas possibilidades digitais, as empresas, agências e profissionais autônomos conseguem elaborar estratégias focadas em públicos muito específicos, ou seja, que vão direto ao ponto que o cliente necessita.

Além disso, é válido ressaltar que todo esse projeto não é elaborado apenas por suposições. Atualmente existem muitas ferramentas, estudos e pesquisas para apoiar e embasar o trabalho feito pela área de marketing digital. Com isso, é possível medir os resultados com maior precisão e rever o ponto exato da estratégia que deve ser alterado.

O mais interessante é que o marketing digital é muito democrático. O seu conjunto de serviços pode ser oferecido para empresas de todos os portes, inclusive, as iniciantes.

Por fim, ainda que em muitos estágios a execução seja feita de forma automatizada — com o auxílio de robôs e softwares avançados —, essa é uma área que está ligada a pessoas, e cada etapa deverá ser planejada visando aprimorar a experiência do usuário.

Isso quer dizer que é preciso pensar no relacionamento com os clientes e no objetivo de cada produção entregue. Sendo assim, a missão de quem escolheu atuar nessa área é conseguir equilibrar demandas técnicas e humanas.

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Quais áreas abrangem a carreira em marketing digital?

O marketing digital é uma área ampla, com diferentes possibilidades de atuação, algo que contribui para boa empregabilidade dos profissionais do ramo. Porém, essa diversificação também representa um desafio para a carreira, uma vez que exige estudo e atualização em uma grande gama de assuntos.

Para você se inteirar mais sobre o tema, confira a seguir as principais áreas que permeiam a carreira de marketing digital. Vamos lá?

Marketing de conteúdo

De acordo com a Rock Content – empresa referência em Marketing de Conteúdo na América Latina – “Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Uau!

Isso mesmo, o objetivo do marketing digital é atrair, engajar e fazer crescer a base de clientes e potenciais clientes a partir da criação de conteúdo! Sensacional, não?

A ideia é simples (a execução nem tanto, rs): eu produzo conteúdos pra ajudar meu público em algo que lhe interesse e, com isso, vou me consolidando como referência no assunto pra ele. Esse conteúdo é a semente de relacionamentos, trocas, e, no momento certo, de aquisição de novos clientes. Para isso, as empresas precisam investir em canais de divulgação, como blogs, redes sociais e e-mail marketing.

Mídias Sociais

Atualmente quem é que não está no Facebook, Instagram, Twitter? Só quem não nasceu ainda, não é? Brincadeiras à parte, as empresas também usufruem desse grande tráfego das redes sociais para marcar território, mas com um diferencial: quem cuida da sua presença online são profissionais especializados em fazer esse tipo de gerenciamento.

E é essa missão de quem trabalha com mídias sociais, o também chamado “social media”. O profissional é responsável por estruturar uma estratégia de ação, criar conteúdos, fazer anúncios nas redes, gerenciar perfis, atualizar, interagir com os usuários, monitorar a marca e acompanhar os resultados alcançados.

SEO

O SEO (otimização para motores de buscas) é uma das áreas mais importantes dentro do marketing digital. Trata-se de um conjunto de ações que, quando implementadas nos sites e conteúdos produzidos, melhoram o posicionamento orgânico de páginas de um site nos mecanismos de busca.  É o trabalho que vai determinar se um site aparece na primeira ou na centésima página do Google quando alguém faz uma pesquisa.

Sendo assim, os profissionais que vão atuar com marketing de conteúdo e mídias sociais precisam dominar as técnicas de SEO. Mas a atuação nesse segmento não se encerra por aí.

Sabe quando você faz uma pesquisa no buscador e os primeiros resultados que aparecem são anúncios? Se nunca reparou nisso, corre lá, faz uma busca rápida e volta aqui para continuar a leitura — volta mesmo, tá?

Então, esses anúncios são os links patrocinados, uma forma de divulgação baseada em palavras-chaves. O profissional dessa área elabora no Adwords — um do sistema do Google — a estratégia com os termos importantes para o cliente e define o investimento e a melhor maneira para fazer essa divulgação.

Apesar da dinâmica razoavelmente simples, é preciso entender muito bem de busca de palavras-chaves e também de métricas para acompanhar o andamento das campanhas.

Quanto os profissionais ganham nessa área?

Um ponto que sempre desperta curiosidade, não só nas carreiras em marketing digital, mas também em muitas outras áreas de atuação, é quanto os profissionais ganham.

A grande verdade é que não existe uma resposta certa sobre isso. No mercado, há empresas pagando excelentes salários, enquanto outras deixam muito a desejar.

Porém, há uma coisa que é certa: quanto mais especialização, maiores as chances de receber uma boa remuneração. Além disso, quanto menos concorrida a área, maior a disputa por profissionais, e logo os vencimentos podem ser bastante interessantes.

Mas para ninguém ficar com muita curiosidade, fizemos uma pesquisa em busca da média salarial para alguns cargos. Veja a seguir!

  • Analista de Marketing Digital: R$ R$ 2.012,98 a R$ 3.931,61
  • Analista de Mídias Sociais: R$ 2.300,00 a R$ 5.000,00
  • Analista de SEO: R$ 2.000,00 a R$7.000,00

Vale ressaltar que são apenas médias e podem variar dependendo da cidade, do porte da empresa e, claro, do tempo de atuação, que também influencia os ganhos. A título de informação, confira como é a divisão por período de experiência adotada por grande parte do mercado de trabalho.

  • Profissional Júnior: recém-formado até 5 anos de atuação
  • Profissional Pleno: de 05 a 10 anos de carreira
  • Profissional Sênior: mais de 10 anos.

Sem dúvidas, o mercado de marketing digital está crescendo a todo o vigor e tem se tornado um campo de atuação estratégico para os negócios. Por isso, as empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados que saibam utilizar os melhores e mais avançados recursos tecnológicos para alcançar o seu público-alvo.

E você? Gostou de aprender mais sobre a carreira em marketing digital? Aproveite e compartilhe esse post nas suas redes sociais e compartilhe a informação com os amigos!

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