Uma simples capa para stories do Instagram pode tornar um perfil muito mais atraente a um futuro cliente.
Imagine a seguinte situação: um usuário do Instagram está buscando por um restaurante para comemorar uma data especial. Ele busca as seguintes informações: horário de atendimento, cardápio e fotos do local para saber qual é a mesa perfeita para sua reserva.
Esse usuário visitou o perfil de um primeiro restaurante que não possuía organização de destaques dos stories e nem publicações do feed, e ele acabou não encontrando as informações que precisava.
Continuou procurando até que encontrou um perfil do Instagram onde as capas de destaques estavam organizadas e diziam: horário de atendimento, cardápio e espaço.
Ele achou tudo que buscava nos destaques desse perfil e logo já enviou uma mensagem para a reserva!
Um elemento simples – os destaques dos stories – em conjunto com a organização e layout de capas, fez com que o usuário achasse a informação de uma maneira fácil o fazendo optar pelo estabelecimento.
Acredito que depois desse exemplo eu nem preciso te convencer a saber mais sobre as capas dos stories, quais erros você pode estar cometendo e dicas para criar.
Quais são os erros mais comuns na hora de criar capas para stories?
A capa para destaque de stories é um importante elemento para conduzir o usuário ao local onde ele encontrará as informações que está procurando.
Além disso, ainda é uma forma de compor a identidade visual da marca no perfil do Instagram.
Mas ao criar sem se atentar aos detalhes, pode gerar muitos erros que acabam com a estratégia da função.
1. Não levar em conta a identidade visual da marca
A identidade visual é uma parte fundamental da estratégia de branding de uma marca. Sendo assim, as capas de stories no Instagram oferecem uma excelente oportunidade para reforçar essa identidade.
Deste modo, não considerar a consistência visual entre as capas e o restante do conteúdo da marca é um grande erro. Por isso, é importante que se utilize cores, fontes e elementos que estejam alinhados à identidade visual da marca.
Por exemplo, aqui na mLabs, utilizamos elementos da nossa identidade para compor as capas de destaque.
2. Criar capas difíceis de entender
Outro erro comum é criar capas que não transmitam claramente o assunto ou tema do destaque.
Pense só, ninguém quer perder tempo tentando entender o que está sendo falado ou demonstrado em algo na rede social. Por isso, lembre-se que nas mídias o conteúdo deve ser claro e de fácil entendimento.
Deste modo, capas confusas ou abstratas podem deixar o público confuso e com preguiça de explorar o conteúdo adicional
Portanto, quando os usuários visualizarem os destaques de uma conta, eles devem conseguir identificar rapidamente o que cada destaque representa.
Para evitar esse erro, é fundamental manter a informação nas capas o mais objetiva e fácil de entender possível. Então, opte em utilizar elementos ou textos claros e concisos que descrevam o conteúdo do destaque.
3. Não manter o mesmo padrão visual para todas as capas
Você já deve ter percebido que facilitar a identificação do conteúdo é uma das grandes premissas para gerar resultados no Instagram..
Sendo assim, é preciso manter um padrão visual consistente para todas as capas dos destaques, por isso, é essencial para criar uma estética harmoniosa e profissional.
Fique de olho quando for modificar alguma capa. Pois, ao fazer essas modificações, o destaque muda de lugar, podendo quebrar a organização visual e dificultar a navegação do público.
Portanto, ao criar capas para os destaques, é importante manter os templates com a estética coerente. Por isso, evite fazer as capas de forma aleatória e sem critérios!
Para facilitar, utilize o mesmo tamanho, fontes, cores e elementos gráficos em todas as capas. Dessa forma, seus destaques serão facilmente reconhecidos e proporcionarão uma experiência visual agradável para os seguidores.
Como criar capas para stories do Instagram?
Criar capas atraentes e profissionais para os destaques do Instagram é mais simples do que parece. Basicamente, devemos evitar os erros que citamos anteriormente e utilizar das ferramentas que encontramos disponíveis na internet.
Siga este passo a passo para conseguir criar capas perfeitas para os stories:
1. Escolha um app de criação:
Existem várias opções disponíveis, como Canva e Adobe Spark, que oferecem recursos e templates específicos para capas de stories do Instagram.
Canva
O Canva é uma das principais ferramentas de criação atualmente e é super fácil de mexer. Mesmo quem não tem experiência em design consegue criar imagens profissionais.
Aqui você pode criar um template do zero, já no tamanho certo para os stories. Experimente os recursos de emojis, texturas de fundo, ícones e muito mais para criar uma imagem totalmente personalizada para a sua marca e que impressione pela estética.
Adobe Spark
É um aplicativo da Adobe para criar mídias para dispositivos móveis, disponível para iOS, Android e desktop.
A ferramenta já oferece modelos prontos para personalizar com a sua marca e templates para criar suas capas de stories do zero (basta buscar por “Instagram stories”).
2. Crie um documento no tamanho ideal
Uma capa de stories no Instagram é de 1080 x 1920, essa proporção é conhecida como 9:16, e o tamanho máximo de ser de 2,5MB.
3. Use referências
Você pode utilizar o Pinterest como fonte de inspiração para encontrar ideias de layouts e estilos que sejam adequados à sua marca.
4. Procure ícones, fontes e elementos que descrevam o assunto do destaque
Selecione elementos gráficos, ícones ou ilustrações que estejam relacionados ao conteúdo do destaque. Lembre-se do erro do tópico “3 – Não manter o mesmo padrão visual para todas as capas” e utilize fontes legíveis e coerentes com a identidade visual da marca.
5. Personalize conforme a identidade visual da marca
Aplique as cores e elementos visuais alinhados com a identidade visual da sua marca. Certifique-se de manter a consistência visual em todas as capas para criar uma imagem coesa e reconhecível.
Como adicionar uma capa nos destaques do Instagram?
Após ter o conhecimento de tudo o que deve ser evitado e de como criar uma capa para story seja perfeita para o perfil, chegou a hora de aprender a como adicionar uma capa nos destaques do Instagram.
Sendo assim, ao seguir todas as orientações, você terá que pegar o seu template e levá-lo para dentro da rede social. Ou seja, para transformar esse template em capa de destaque do seu perfil basta seguir 3 simples passos:
1. Salve a imagem criada na sua galeria
O primeiro passo para garantir que a sua capa vai ficar bonita e organizada, é salvá-la na galeria de imagens do seu aparelho celular.
Assim, não será necessário publicar a imagem no story para puxá-la como capa do destaque.
2. Selecione editar a capa
Se você já fez a seleção de stories que vão compor os destaques, eles já estão salvos no seu perfil. Basta, portanto, pressionar o seu dedo sobre o destaque que pretende editar e esperar abrir as opções — opte pelo “editar destaque”.
3. Editando a capa dos destaques
Agora, aparecerá a sequência de stories que você selecionou para o destaque. Na parte superior, um desses stories estará automaticamente selecionado para ser a capa. Abaixo dessa opção, temos um link para “editar capa”.
Além de editar a capa, você pode alterar o título que você pretende dar para essa sequência.
Ao clicar em “editar capa”, abrirá a sequência de stories que compõe esse destaque. Aqui vale ter atenção, pois muitas pessoas acreditam que não pode optar por uma arte que não está presente na sequência de stories no destaque, mas é possível selecionar um template salvo direto da galeria de fotos do seu celular ao clicar no ícone de arte.
Lembre-se de que a capa adicionada será a primeira imagem ou vídeo do destaque, portanto, organize suas capas de acordo com a ordem que deseja que elas apareçam.
Ao evitar os erros comuns na criação de capas para stories e seguir as melhores práticas mencionadas acima, você estará no caminho certo para fortalecer o branding da sua marca e criar uma experiência visual impactante para o público do Instagram.
Entenda mais sobre como ser estratégico no Instagram com o artigo “Estratégias para Instagram: como para criar uma!“.