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Campanha Black Friday 2023 nas redes sociais: como ter bons resultados?

Campanha Black Friday 2023 nas redes sociais: como ter bons resultados?
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Já está pensando na campanha Black Friday de 2022

Pois é melhor começar a se planejar porque dia 25 de novembro vai estar logo por aqui. 

E neste ano, vai ser preciso muita criatividade para criar ótimas promoções, já que vai ter outros eventos rolando próximo a data 👀 

Quer saber como destacar seu negócio, aproveitar as últimas tendências e ter resultados de cair o queixo? 

Então segue com a gente que este post tem muita coisa boa para você 🤩 

Qual é a origem da Black Friday? 

A Black Friday existe no Brasil há cerca de 12 anos, onde a primeira promoção dela foi feita em 2010 e contou com apenas 50 lojas online participando. 

Dessa pequena experiência, muitos lojistas passaram a ver a importância da data e resolveram aderir nos demais anos, tornando-a hoje uma grande data no calendário comercial. 

Mas, apesar de ter uma imagem super positiva, a Black Friday surgiu por causa de um evento financeiro que não deu certo😶 

Ele ocorreu na década de 1860, onde dois investidores americanos resolveram realizar uma ação ilegal para subir o valor do ouro e fazer eles ficaram ricos. 

Porém, a ação não deu certo e fez o valor do metal nobre cair e muito na bolsa, fazendo outros investidores perderem seu dinheiro. 

O evento em si aconteceu na última sexta-feira do mês de novembro, e foi a primeira vez que os americanos a chamaram de Black Friday. 

Mas, os anos passaram e o varejo resolveu ressignificar essa data. 

Hoje ela representa o dia no ano que acontecem mais vendas para lojas e onde as pessoas podem comprar diversos itens com descontos! 

Só para se ter uma ideia, segundo um estudo da Ebit|Nielsen, em 2021 ela conseguiu gerar um faturamento de R$5,8 bilhões para os e-commerces! 

Quando será a Black Friday em 2022? 

Neste ano, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro, também conhecida como última sexta-feira do mês😝 

Porém, no mesmo período que a Black vai acontecer, teremos dois grandes eventos no Brasil. 

O primeiro deles são as eleições, onde vamos eleger o novo presidente. E o segundo evento é a Copa do Mundo, que devido a pandemia, foi atrasada alguns meses. 

Frente a isso, o foco do consumidor vai estar um pouco dividido nesse período. 

Visto isso, cabe às empresas realizar uma boa campanha de Black Friday para o público voltar a focar nas comprinhas de fim de ano🛍️ 

Uma ação que é muito vista pelas empresas é começar a Black Friday antes, e fazer aquele clássico “esquenta”. 

Assim, as promoções e descontos podem começar antes da última sexta-feira do mês e já animar o público com as possíveis compras para fazer nesse período. 

O Esquenta Black Friday geralmente pode vir em duas ocasiões: 

Como a Black Week, onde as promoções se estendem pela semana da Black; 

Ou como o Black November onde o mês inteiro tem promoções. 

E o mais interessante de usar essas táticas é que elas já estão alinhadas a um comportamento natural dos consumidores nessa época. 

Segundo uma pesquisa da Criteo, a quantidade de vendas feitas em novembro no Brasil em 2020 teve um aumento de 656% se comparada a outubro do mesmo ano. 

Dessa forma, fazer um esquenta da Back pode ajudar e muito a faturar mais! 

Além disso, outra campanha da Black Friday muito utilizada é a Cyber Monday, onde na segunda após o dia da Black, as pessoas ainda podem aproveitar algumas promoções. 

Sendo assim, usar essas táticas simples já podem ajudar a manter a mente do consumidor focada nas promoções enquanto estiver rolando eleições e copa do mundo! 

A Black Friday é para a minha empresa? 

É possível que você esteja se perguntando se a Black Friday pode ser implementada em qualquer modelo de negócio. 

Afinal de contas, o que mais vemos são as grandes varejistas, como Amazon ou Magalu apostando forte nas campanhas de Black Friday. 

Mas, para responder essa pergunta, precisamos observar mais o comportamento do consumidor do que dos demais negócios. 

Hoje a Black Friday já é uma data muito conhecida e esperada pelo público. 

Então, pode ter cliente seu que está até fazendo uma poupança só para comprar à vontade neste período de maior desconto. 

E não é preciso realizar um grande estudo de mercado para saber que o que o consumidor mais gosta é de descontos😉 

Então, ainda que seja mais comum encontrar grandes varejistas anunciando suas promoções nas redes sociais, as micro e pequenas empresas também têm espaço aqui e podem aproveitar o momento. 

Além disso, empresas que atendem outras empresas também têm a oportunidade de lançar campanhas voltadas aos clientes corporativos. 

Usar as redes sociais para divulgar a sua campanha da Black Friday pode reativar a jornada de compra de quem já havia desistido do negócio ou que decidiu aguardar uma oportunidade melhor. 

Assim, durante a Black Friday, você pode retomar o contato com esses clientes e oferecer condições melhores para eles fecharem negócio! 

Mas para ter sucesso na campanha, é preciso planejamento, estratégia e estrutura. Confira a seguir algumas dicas e tendências para você se preparar para a data! 

Dicas para uma campanha Black Friday de sucesso! 

Nos últimos dois anos, a Black Friday teve que acontecer durante uma pandemia, o que fez surgir diversas estratégias digitais novas. 

Algumas delas já existiam e ganharam ainda mais força, fazendo até o comportamento de compra do consumidor mudar um pouco. 

Sendo assim, para a sua campanha da Black Friday de 2022, pode ser muito bom conhecer essas novas estratégias e saber como implementá-las no seu negócio daqui há pouco tempo. 

E para saber sobre como elas funcionam, é só continuar lendo abaixo! 

Live commerce 

O live commerce é uma estratégia de vendas muito utilizada na China e que ganhou sua fama no Brasil durante a pandemia. 

Essa estratégia consiste em realizar uma live com seus seguidores onde você poderá mostrar melhor seus produtos e oferecer descontos para quem comprar na hora. 

Só para ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela AlixPartner, cerca de US$66 bilhões foram gerados a partir das vendas ao vivo do live commerce 🤑 

E essa estratégia tem tanto impacto que já foi usada por grandes empresas, como a Amazon, Lojas Americanas, Farm e Magalu. 

A partir dela, você consegue humanizar mais suas vendas, gerar engajamento com o público e até pode convidar influencers para aumentar ainda mais seu impacto! 

Vídeos curtos 

Outra estratégia que pode ser utilizada na sua campanha de Black Friday é a criação de vídeos curtos. 

O poder dos vídeos vêm sendo cada vez mais evidente. A partir deles, conseguimos nos comunicar melhor com o público e também fazer uma boa demonstração dos produtos. 

E com o surgimento do TikTok, a famosa rede social das dancinhas, os vídeos curtos ganharam mais poder. 

Esse formato de conteúdo é simples de ser consumido e consegue passar uma mensagem que fica na mente do consumidor. 

Segundo uma pesquisa feita pela Brightcove, cerca de 46% das pessoas realizaram uma compra depois de ver vídeos do produto nas redes sociais! 

Sendo assim, se você quer vender muito nessa Black, invista em vídeos curtos durante a sua campanha! 

Estratégia multicanal 

Por mais que as compras online sejam as queridinhas de muitas pessoas, ainda tem consumidores que gostam de fazer compras tanto no físico quanto no digital. 

Por conta desse comportamento, pode ser interessante apostar em uma estratégia multicanal na Black Friday, já que o público não pretende buscar pelas promoções em um lugar só. 

De acordo com uma pesquisa da Globo sobre a Black Friday de 2021, a expectativa geral do público era a de realizar compras físicas e online. 

Segundo dados liberados, 55% dos respondentes disseram que vão buscar promoções nos dois canais. 

Por isso, se você trabalha com loja física, agora é o momento de unir os dois ambientes para assim conseguir vender mais. 

Mídia paga e mídia orgânica 

Ainda na linha das estratégias multicanais também temos as ações de mídia paga e orgânica que são muito utilizadas nas campanhas da Black Friday 

Aqui podemos ver muitas empresas utilizando a mídia paga nas redes sociais, onde é possível patrocinar diversas promoções para elas alcançarem mais pessoas. 

Porém, como o público também está interessado nas compras físicas, é interessante apostar nesse modelo para conseguir fechar vendas. 

Checkout transparente 

O checkout transparente é uma funcionalidade simples empregada nas lojas virtuais, mas que ajuda e muito a diminuir o abandono de carrinhos

A partir dela, no momento de seu cliente finalizar o pedido e adicionar os dados de pagamento, ele permanece no mesmo ambiente da sua loja com a sua identidade visual. 

E, apesar de parecer um recurso pequeno, ele tem um grande poder nos seus resultados de compras. 

Se ao finalizar um pedido, seu cliente é redirecionado para o site da intermediadora de pagamento, ele pode se sentir um pouco inseguro de adicionar seus dados. 

E isso pode fazer ele perder a confiança na loja e desistir facilmente de prosseguir com a compra. 

Por isso, durante a sua Black Friday, pode ser interessante se atentar a esse fator e buscar oferecer um checkout transparente, onde o cliente não saia da sua loja para finalizar o pedido. 

Omnichannel no meio online 

Por fim, outra estratégia muito utilizada durante as campanhas da Black Friday é a utilização de diferentes canais online para divulgar as promoções e realizar vendas. 

O omnichannel fez muitas empresas perceberem a importância de manter a sua imagem igual  nos diferentes pontos de contato que o cliente possui com ela. 

Sendo assim, é importante investir na comunicação que sua marca possui e manter todas elas alinhadas para trazer mais segurança ao cliente. 

Boas práticas para campanha Black Friday nas redes sociais 

As redes sociais são um dos principais canais que as empresas usam para divulgar suas promoções na Black Friday. 

A partir delas seus clientes poderão saber sobre a Black no seu negócio e assim já se preparar para fazer as compras. 

Veja abaixo como criar boas estratégias nas redes sociais para potencializar sua campanha de Black Friday! 

Faça um bom planejamento 

Construa um planejamento, com cronograma de publicações, baseado em suas estatísticas e indicadores, para otimizar as postagens em cada mídia social utilizada. 

Retargeting e remarketing também merecem ser planejados durante uma campanha Black Friday, pois muitos processos de compra são reabertos nesta data. 

E sempre aposte na verdade. Algumas empresas aproveitam a data para tentar promover seus produtos, mas sem oferecer descontos reais. O consumidor não é ingênuo e, se percebe a mentira, o tiro pode sair pela culatra. 

Estabeleça um orçamento para a campanha 

Defina um orçamento para investir nas mídias sociais e na frequência e quantidade das publicações patrocinadas. 

Inclua também as contratações, parcerias com influencers e ferramentas necessárias para impulsionar a campanha. 

Crie conteúdos criativos que o público se identifique 

É importante conhecer as dores do seu público e oferecer soluções inteligentes para suas necessidades.  

Não adianta apresentar um produto com o qual seu cliente não se identifica e, portanto, não tem o desejo de comprar. 

Apresente soluções reais para as necessidades e desejos do seu público e comunique isso da forma adequada. 

Invista em uma linguagem que humanize a marca e a aproxime do consumidor, criando um senso de identificação

Engaje os consumidores com as promoções 

Quanto mais próxima for a linguagem das campanhas da usada pelo público, mais chances você terá de melhorar a sua taxa de engajamento.  

Para isso, você pode usar recursos como memes, emojis, gifs, enquetes e convidar o público a interagir. 

Uma enquete perguntando o que as pessoas gostariam de comprar na Black Friday, por exemplo, é uma ótima ferramenta para engajar os consumidores, prepará-los para a campanha e saber exatamente o que irá atraí-los. 

Invista em mídia e alcance o público qualificado 

Segmente seu público para criar estratégias de comunicação para cada perfil de cliente e impulsionar posts relacionados. 

Integrar a comunicação do Facebook Ads ou Instagram Ads com outras mídias também é importante para alcançar um público qualificado. 

Aposte em outras ferramentas para otimizar a comunicação das mídias sociais, como os anúncios pagos no Google e e-mails marketing, sempre direcionados de acordo com o público-alvo. 

Trabalhe com influenciadores digitais 

Parcerias com influenciadores digitais são uma boa opção para criar engajamento e estimular a tomada de decisão de compra. 

Segundo um estudo do Ibope, 50% dos internautas brasileiros costumam adquirir produtos e serviços indicados por influenciadores. 

Invista na comunicação visual 

Atualize as fotos de perfil e capa das company pages da empresa nas redes sociais, de acordo com a identidade escolhida para a campanha Black Friday. 

O importante é informar ao seu público que sua empresa aderiu às promoções da data e direcioná-los à decisão de compra. Do mesmo modo, atualize os banners do site e inclua a Black Friday como um item do menu. 

Se você acha que isso pode tomar muito o seu tempo, veja como criar posts incríveis sem um designer! 

Faça vídeos demonstrativos dos seus produtos 

Os conteúdos em vídeo contam com maior engajamento dos internautas, e não é à toa que redes como o TikTok crescem exponencialmente. 

E a demonstração de produtos em vídeos incentiva a tomada de decisão pela compra, pois ajuda o consumidor a entender o seu produto, além de humanizar mais a sua marca! 

Exemplos de boas campanhas de Black Friday para você se inspirar! 

Para finalizar com chave de ouro, nada melhor do que conferir as principais campanhas de Black Friday que deram certo, não é mesmo? 

Para isso, separamos abaixo as campanhas feitas por 3 grandes empresas para você se inspirar🌟 

Amazon 

Um dos maiores e-commerce do mundo tem esse título por causa das suas ações incríveis de marketing. 

Mas, no caso da Black Friday, a Amazon realmente inovou e fez com que essa data fosse totalmente especial para ela ao criar o Prime Day. 

O Prime Day é o dia em que a Amazon cria diversas promoções e descontos para o público aproveitar suas compras. 

A lenda foi lá e simplesmente fez sua própria Black Friday que acontece no dia que ela quiser! 

E essa estratégia deu tão certo que em 2020, no meio da pandemia, a Amazon conseguiu faturar mais de 3 milhões de dólares com o Prime Day que aconteceu de 13 a 14 de outubro. 

Magazine Luiza 

Outra empresa que inovou na Black Friday foi a Magazine Luiza, que uniu a data com a estratégia de venda no escuro. 

Essa tática consiste basicamente em criar caixas secretas por um valor acessível onde o consumidor compra sem saber o que tem dentro. 

Durante a Black Friday, a Magazine Luiza lançou suas caixinhas com valores entre R$29 e R$99. Assim, o consumidor comprava, recebia e, caso não gostasse, podia devolver e receber o dinheiro de volta em 7 dias. 

Mas a promoção acabou sendo um sucesso, e rolou até gente ganhando um notebook em caixinha que custava apenas R$99! 

Burger King 

O que fazer quando se trabalha vendendo fast food mas está em meio a uma pandemia? 

A resposta é simples: apostar nos jogos online! 

Na Black Friday de 2020, o Burger King prometeu liberar 1 milhão de cupons que ofereciam até 70% de desconto nos lanches. 

Para isso, ela criou uma série de jogos online onde o público podia acessar, jogar e assim ganhar seu cupom! 

Dessa forma, o BK conseguiu criar uma campanha com um desconto atrativo, que fez o público todo se engajar com a marca e ainda não fez ninguém sair de casa!


E aí, gostou de conhecer as principais campanhas de Black Friday? 

Agora que você já sabe como ter bons resultados na sua campanha, basta colocar as mãos na massa e iniciar seu planejamento! 

E para isso, nada melhor do que contar com o Kit Campanha Black Friday que a mLabs criou para você 😍 

Com ele você vai tem acesso a: 

        ➡️ Principais tendências para 2022; 

        ➡️ Ferramentas para planejar, criar e acompanhar sua campanha; 

        ➡️ Aulas com Rafael Kiso, Fundador e CMO da mLabs.

E o melhor é que tudo isso é de graça para você! 

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