O dia a dia de quem trabalha com redes sociais é bastante intenso: publicações, interações, análises de dados, elaboração de novos conteúdos, anúncios e mais!
Com uma rotina tão corrida ter controle é fundamental para não se perder.
O calendário editorial é uma forma de ter controle das publicações, tornar as ações mais previsíveis e deixar o fluxo de trabalho mais dinâmico.
Com este post, você entende o que é, a importância, como criar o seu calendário editorial de maneira estratégica com modelos gratuitos!
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial é basicamente o resultado de um planejamento que concentra o cronograma de ações de uma estratégia de marketing.
As informações contidas no calendário vão depender do canal em foco, podendo ser um planejamento de editorias focadas em blog, redes sociais, e-mail marketing ou tudo isso junto.
Para um conteúdo de um blog, por exemplo, o calendário terá informaçõesde palavras-chaves, títulos, resumos, datas e ordem de publicação.
No caso do calendário editorial de marketing geral, todos os canais utilizados nas ações de marketing da marca são considerados.
Dessa forma, é possível obter um plano de divulgação unificado, obtendo uma visão geral de como as editorias vão contribuir para a jornada da persona em cada canal.
Qual a importância de um calendário de postagens nas redes sociais?
Com tantos formatos e possibilidades que existem nas redes sociais, é quase impossível não criar um método de planejamento e organização dos posts.
O calendário editorial para o dia a dia do Social Media é imprescindível para garantir a frequência de postagens, a constância e a execução da estratégia de conteúdo traçada.
Aqui na mLabs, sempre seguimos a estratégia de conteúdo hero, hub e help nessa distribuição de posts.
Assim garantimos que as editorias estão alinhadas à jornada de compra para atrair e levar o público da marca para fazer negócios.
Quais as vantagens de contar com um calendário de conteúdo para as redes sociais?
Provavelmente você já deu pra você ter alguma ideia sobre as vantagens de implementar um calendário como esse no seu dia a dia.
Mas para deixar ainda mais claro, listamos alguma delas para você.
Se liga nas principais vantagens de ter um cronograma de publicações na sua estratégia de marketing:
Processualizar a rotina de publicações
Com um calendário editorial bem estipulado, é possível criar processos dentro da etapa de produção de um conteúdo, organizando um fluxo de trabalho e estabelecendo uma rotina para os profissionais envolvidos no projeto – seja você uma “Euquipe” ou parte de um time maior.
Assim, fica mais fácil monitorar se tudo está dentro do esperado conforme o cronograma inicial, ou será necessário fazer alguma modificação no processo para acelerar a entrega.
Ampliar o controle do planejamento do conteúdo
Com o cronograma você e todas as pessoas envolvidas no projeto acompanharão as demandas e os prazos para entrega.
A visão geral, ajuda a entender se será necessário algum ajuste de prazo ou esforços e se as ações serão executadas conforme planejado.
Equilibrar as editorias de conteúdo
Ao fazer o planejamento de editorias, você consegue definira frequência de cada uma das editorias e promover um maior equilíbrio entre elas para que todas as etapas da jornada sejam incluídas.
Fazer a gestão de publicações de várias redes sociais no mesmo lugar
Sabemos que a rotina de trabalho não é limitada ao uso de apenas uma rede social.
Cada rede social tem o seu padrão de comportamento, por isso, não dá para replicar o mesmo post do Instagram no Twitter, por exemplo.
Ter um cronograma de postagem por perfil nas redes sociais ajuda a entender melhor o que precisa ser produzido para cada canal com antecedência.
Entender o melhor dia e horário para publicar
Ao separar e documentar os conteúdos por data e horário de publicação, você obtém dados que podem ser comparados e analisados depois.
Para garantir performance nas mídias sociais é essencial fazer testes e entender o que funciona melhor para o seu público.
Sem documentação e planejamento, fica quase impossível descobrir o que realmente funciona.
Facilitar a análise comparativa das publicações
Ao organizar um calendário é possível analisar e comparar quais são os temas, as editorias, as abordagens, os formatos, a frequência e horários que trouxeram os melhores resultados para o perfil da marca.
Como fazer um calendário editorial de conteúdo para mídias sociais
São apenas 4 passos para você estabelecer um cronograma para as publicações nas redes sociais. Se liga:
1. Trace a jornada de compra da sua persona
Antes de planejar qualquer ação, seja postagens nas redes sociais ou uma campanha de vendas, é necessário considerar a jornada da persona.
Só entendendo quais são as ações de topo, meio e fundo de funil que sua persona fará, você será capaz de ser estratégico.
Então, o primeiro passo é mapear e ter essas informações bem claras antes de seguir com o calendário editorial.
Fonte: Jornada do consumidor – Curso Social Media Exponencial, por Rafael Kiso
2. Escolha os canais para criar o cronograma
Cada rede social tem uma característica específica: público, formatos, tipos de publicação e abordagens.
Assim como a jornada da persona é importante, entender que a interação e características de cada plataforma é diferente, também é. Pensando nisso, é fundamental que você estabeleça os canais e, na sequência, elaborar um planejamento de postagens para cada um deles.
Lembrando que não é positivo fazer replicação de posts de uma rede social para a outra, isso afeta diretamente o engajamento, já que cada rede social tem características e públicos diferentes.
Dentro do cronograma, não deixe de considerar as datas importantes para os seus clientes, os temas que você vai abordar ao longo da semana e a frequência de postagem na rede social.
3. Defina quais os formatos serão explorados.
Como falamos, há vários formatos de publicações a serem realizadas nas diferentes redes sociais. Conhecê-los à fundo ajuda no momento de elaborar uma estratégia que contemple todos os modelos que podem ser atraentes e gerar mais resultados para a marca.
No seu calendário, separe os formatos para começar a testar a performance durante os dias, horários e o conteúdo que será abordado nele.
Varie entre eles, a fim de descobrir qual é o que traz os melhores resultados antes de estabelecê-lo como um padrão nos futuros cronogramas.
Ah, mas é importante ter flexibilidade e não esquecer de estar sempre por dentro das tendências das redes sociais, elas vivem lançando novidades e novos recursos que podem ser explorados nessa elaboração de calendário.
4. Documente os testes que serão realizados no período
Ah, já que falamos em testes é importante reforçar uma coisa: eles precisam estar documentados!
Assim você não perde as informações geradas e pode fazer análises comparativas para descobrir quais deles teve melhor performance.
Olha como fazemos aqui na mLabs:
- partimos de uma hipótese, algo que muitos profissionais da área estão comentando ou uma situação que nós queremos avaliar;
- fazemos vários posts, variando o conteúdo, cores, horários de publicação, mas mantemos fixa aquilo que queremos avaliar dentro da hipótese levantada;
- estipulamos um período para realizarmos o teste, repetindo a publicação para que possamos criar dados comparativos relevantes;
- observamos outros fatores que podem influenciar no nosso resultado, a fim de termos outras hipóteses e criarmos outros testes para o futuro;
- associamos os dados dos relatórios da nossa plataforma com planilhas do Excel, a fim de termos tudo documentado e arquivado.
Com os números documentados, podemos fazer as comparações que comprovam — ou desmentem — a nossa hipótese levantada.
Assim, elaboramos um calendário editorial que seja, de fato, mais estratégico e traga os melhores resultados possíveis! 😊
Ferramentas para criar um calendário de conteúdo nas mídias sociais
Existem diferentes ferramentas que podem ajudar na elaboração de um calendário editorial, em alguns há templates específicos para isso, em outros o preenchimento é quase automático.
Veja algumas opções!
Excel
O Excel é uma ferramenta de edição que permite criar calendários pré-programados — com o uso de templates — auxiliando no controle das publicações.
Provavelmente você já deve estar familiarizado com a ferramenta e, para ter uma organização melhor, a dica é separar os arquivos por ano e fazer abas para os meses.
É possível concentrar as informações de todas as redes sociais nos dias, selecionando cores diferentes para destacar e evitar confusão.
Trello
O Trello é uma plataforma que ajuda na organização do fluxo de trabalho, podendo acrescentar todos os membros do time em um quadro que permite diferentes modos de visualização.
Nele, você pode criar diferentes cards para as tarefas, sinalizando por etiquetas a qual rede social ele está relacionado.
Dentro do card, você pode acrescentar informações como um briefing do post e um checklist das atividades que precisam ser realizadas para garantir a entrega.
É importante colocar datas para a entrega de cada um dos cards, assim o modo de visualização de calendário funciona de modo organizado.
Google Calendar ou Calendários Office
Essas duas ferramentas podem estar associadas ao e-mail de cada membro do time, assim cada alteração realizada encaminha uma notificação para a caixa de entrada dos envolvidos na tarefa.
A visualização dos calendários pode ser dividida por mês, semana ou ano. Funcionando com um princípio que lembra uma agenda: com os horários bem detalhados.
Modelos de Calendários editoriais gratuitos para Download
Quer colocar a mão na massa, mas ainda precisa de mais uma mãozinha?
Temos materiais gratuitos para você baixar e conseguir produzir seu calendário editorial de maneira mais simplificada.
Calendário de datas
O calendário de datas reúne os dias importantes de cada nicho de mercado.
É gratuito, está disponível em pdf e calendar.
Calendário de postagens para redes sociais
O calendário de postagens para as redes sociais é uma das ferramentas do Kit Planejamento de Mídias Sociais por Nichos de Mercado.
Com ele, você já tem o modelo de calendário pronto para preencher as informações do seu planejamento.
É gratuito e está disponível no formato de planilha em excel.
Curso Planejamento de Conteúdo para Social Media
Ah, e não acabou não, viu? O curso Planejamento de conteúdo para Social Media, ministrado por Rafael Kiso, Fundador e CMO da mLabs, é perfeito pra quem deseja aprofundar ainda mais o conhecimento no assunto.
Com este curso gratuito você vai além do calendário editorial, aprendendo a traçar a jornada da sua persona, estabelecer uma frequência de postagens e contruir um calendário transmídia.
É gratuito e possui certificação de participação.
Para garantir sua vaga, clique aqui.
Use o calendário da mLabs para fazer a gestão de suas mídias sociais em um só lugar!
No calendário editorial mLabs os posts ficam destacados de modo que ao bater o olho você já sabe para qual rede social será realizada a publicação! Além disso você pode:
- salvar ideias para novos posts;
- importar ou exportar seu calendário para posts sazonais, considerando as datas comemorativas;
- repostar em outras redes sociais com apenas alguns cliques;
- filtrar a visualização conforme a rede social que deseja focar;
- acompanhar os processos do fluxo de trabalho — inclusive se o post está aprovado pelo cliente ou precisa de alguma alteração.
Utilize essas funções ao seu favor! Faça um teste grátis na mLabs e otimize não apenas esse serviço, mas toda a gestão das suas redes sociais! Depois, conte pra gente o que achou!? 😍