Se você estivesse disputando uma corrida de obstáculos, largar um pouco na frente e saber tudo que está por vir, provavelmente, faria diferença para que você saísse vitorioso, não é mesmo?
Pois bem, o mercado digital é como uma grande corrida. Todos os concorrentes estão com sangue nos olhos, tentando sair na frente, desviando dos obstáculos e comemorando a cada linha de chegada – ou melhor, a cada cliente conquistado.
Para vencer essa disputa, saber o que te espera é essencial. E é por isso que você precisa de um calendário de marketing para apoiar sua estratégia!
Um bom social media já sabe que contar com essa ferramenta é uma mão na roda. Afinal, ela ajuda a saber de antemão tudo o que vai acontecer no ano, incluindo as datas importantes. Com isso, fica muito mais fácil ter tempo para planejar ações que realmente geram resultado. 😉
Mas… você sabe como criar e gerenciar um Calendário de Marketing topezêra, usando-o como norte para as suas ações?
Acompanhe nossas dicas e já vá pensando como colocar em prática no seu!
1. Escolha o formato ideal do calendário de marketing
Existem diversas possibilidades para criar o seu calendário.
Se você tem mais afinidade ou necessidade dele ser físico, mas tem uma equipe trabalhando no mesmo espaço que você, pode usar materiais como quadros, cartazes e post-its, por exemplo.
Nesse caso, o importante é que toda equipe tenha acesso a ele para visualizar as datas importantes e alterar ou acrescentar informações.
Já quem opta pelo calendário on-line tem diversas ferramentas à disposição e é, hoje, a opção mais usada
Ele é perfeito para quem tem times remotos ou necessita visualizar as informações a qualquer hora e de qualquer lugar, favorecendo também o trabalho em equipe.
Ferramentas gratuitas para criar seu próprio calendário
Contar com o auxílio de uma ferramenta te ajuda a organizar todas as datas, atividades, etapas e fluxos com mais facilidade.
Dentre as mais usadas pelos social media ultra mega blaster uber organizados estão:
Excel
Essa é uma das ferramentas mais versáteis!
Quem conhece suas possibilidades e fórmulas sabe a quantidade de recursos possíveis para gerenciar os detalhes de um calendário de marketing completo.
Por vir formatado em células, o excel acaba facilitando a criação em formato de calndário. Além disso, há diversos modelos nas internets da vida. Googla aí pra vc ver!
Calendário do Google
Uma ferramenta simples de ser usada e prática, o calendário do Google pode ser acessado pelo celular. Você pode criar um calendário exclusivo para datas comemroativas, estratégicas e eventos, compartilhar com outros integrantes da sua equipe e até mesmo sincronizá-la com outros aplicativos e dispositivos.
Evernote
Essa ferramenta de listas de tarefas e anotações, assim como outras semelhantes, pode ser uma alternativa interessante para gerenciar as atividades que precisam ser realizadas, seus prazos, etc.
O Evernote traz modelos de calendário já prontos para serem utilizados. Você pode optar pela versão mensal ou mesmo pela anual. A ferramenta disponibiliza, inclusive, um modelo voltado para as redes sociais e tem como vantagem a possibilidade de trabalho em equipe.
Trello
Este aplicativo permite o gerenciar de maneira eficiente diversas demandas de marketing.
Ele funciona com a criação de quadros direcionados a, digamoxxxx, projetos. Neles, é possível
- criar cartões com tarefas;
- atribuir a determinadas pessoas para execução;
- acompanhar a evolução da execução;
- trocar mensagens com os participantes;
- deixar anotações, direcionamentos e briefings.
O Trello também possui modelo de calendário editorial para ser utilizado.
Gerencie e produza as ações do seu calendário pela mLabs
Já imaginou ter o melhor de todas estas ferramentas em um único lugar?
A mLabs tem o calendário perfeito para você gerenciar todas as suas ações de marketing nas redes sociais.
Além de visualizar as datas sazonais, nele você pode importar ou exportar informações de outros calendários.
Para facilitar ainda mais o trabalho, é possível conduzir todo o processo de criação, aprovação e impulsionamento para as campanhas das datas selecionadas pelo Workflow e agendar as publicações, tudo no mesmo lugar!
Pra que trabalhar com muitas abas abertas e mil ferramentas se você pode fazer tudo mais fácil e rápido com a mLabs, né?
Além disso, é possível realizar ações individualizadas por post, deixando o trabalho bem mais dinâmico e fácil.
Com esse recurso, você pode clonar a publicação, fazer uma edição ou até mesmo excluí-la.
Todas as informações do post ficam facilmente acessíveis, não dá para se perder nas publicações.
2. Defina as datas relevantes para o trabalho
Agora, vem uma das partes mais importantes: mapear todas as datas, comemorativas ou importantes, e entender quais fazem mais sentido para a estratégia da marca.
Além das datas comerciais que fazem sentido para o negócio e que as vendas bombam naturalmente, como natal, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, etc., é importante elencar as datas relacionadas ao nicho de atuação da marca.
Um outro ponto de atenção é com as datas relevantes para os objetivos de negócio. Isso engloba lançamento de produtos ou serviços, recursos, dentre outros.
Ter esse planejamento ajuda a desenvolver ideias para posts, promoções e campanhas de marketing em geral.
Marcas varejistas podem, por exemplo, pensar em produzir conteúdo e criar ações promocionais para o aniversário das cidades onde suas lojas estão localizadas.
Principais datas comemorativas
Para dar aqueeela mãozinha, listamos as principais datas do País. Veja quais têm mais a ver com a marca e objetivos de negócio para incluir no calendário de marketing:
- 30 de janeiro – Dia da Saudade;
- 14 de fevereiro – Valentine´s Day;
- 25 de fevereiro – Carnaval;
- 08 de março – Dia Internacional da Mulher;
- 15 de março – Dia do Consumidor;
- 12 de abril – Páscoa;
- final de abril (data variável) – Dia do Frete Grátis;
- 10 de maio – Dia das Mães;
- 12 de junho – Dia dos Namorados;
- 30 de julho – Dia do Amigo;
- 09 de agosto – Dia dos Pais;
- 15 de setembro – Dia do Cliente;
- 12 de outubro – Dia das Crianças;
- 31 de outubro – Halloween;
- ultima sexta-feira de novembro (data variável)- Black Friday;
- 30 de novembro – Cyber Monday;
- 25 de dezembro – Natal.
3. Organize as datas por categorias, canais e tipo de ação
Após, mapear todas as datas relevantes e analisar quais devem ser trabalhadas pela marca, é importante incluí-las no calendário de marketing de forma organizada.
Crie um padrão de descrição incluindo, além do nome do evento, a categoria que ele se encontra.
Nesse momento, vale utilizar experiências de anos passados e realizar um brainstorming com a equipe sobre as possibilidades de canais e tipos de ação que serão feitas.
É possível que isso mude com o passar do tempo ou quando você analisar se é possível ($$) fazer a ação. Mas, nesse momento, ajudará muito a dar o próximo passo: planejar a ação se sua execução!
Por exemplo:
- no dia do aniversário da cidade será realizado um post nas redes sociais;
- no dia do social media será feito um blog post mais aprofundado sobre o tema;
- no dia das mães será realizado um evento na loja física.
👉 DICA: para tornar o seu calendário de marketing mais visual, experimente usar cores diferentes para cada categoria.
Prontinho! Calendário pronto, é hora de partir para o planejamento das ações e sua execução.
Ah! Aproveita para testar a mLabs por 7 dias grátis e veja como as nossas funcionalidades te ajudarão a ter mais tempo para planejar as campanhas da marca! 😜