Você já pensou em dar uma de detetive e investigar a estratégia de social ads dos seus concorrentes? Se você quiser fazer isso, a Biblioteca de Anúncios (ou Ad Library) do Facebook é o seu aliado perfeito!
Com o objetivo de promover transparência, a plataforma mostra todos os anúncios que estão em veiculação nos aplicativos e serviços do Facebook e do Instagram, ou seja, da Meta.
Veja, neste post, o que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook e como acessá-la para obter Insights para o seu planejamento de marketing.
O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
A Biblioteca de Anúncios, chamada de “Ad Library” em inglês, é um repositório de anúncios que estão em veiculação no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network (rede de parceiros).
Qualquer usuário pode acessar a plataforma para obter informações sobre os anúncios e os anunciantes presentes nessas redes sociais. Não é necessário nem realizar login para tal, acredita?!
Para as marcas, é uma fonte excepcional de informações e referências sobre os anúncios que outras empresas estão veiculando. E é importante te lembrar que: se você anuncia, seus anúncios também vão estar lá, disponíveis para qualquer um acessar.
A intenção da criação da plataforma é proporcionar transparência.
Como acessar a biblioteca de anúncios do Facebook?
Como o foco é a transparência, qualquer usuário pode acessar a biblioteca de anúncios Meta, sem a necessidade de estar logado em alguma rede social.
Só é necessário se conectar a uma conta caso queira denunciar um anúncio ou para ver anúncios para pessoas com mais de 18 anos.
Para acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook basta clicar aqui.
Como acessar a biblioteca de anúncios pelo Instagram?
Além de acessar diretamente pelo link, você também pode entrar na biblioteca de anúncios pelo Instagram.
Basta seguir o passo a passo:
- No Instagram, pesquise e acesse o perfil que deseja analisar os anúncios e clique nos “…” no canto superior direito da tela;
2. Clique em “sobre essa conta”;
3. Em seguida, clique em “anúncios ativos”;
4. E pronto! Agora você pode ver os anúncios ativos do perfil que acessou pelo celular, sem precisar sair do Instagram.
Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?
A Biblioteca de anúncios do Facebook é um acervo de anúncios, logo, é uma ferramenta de busca por diversos anúncios que circulam pelas redes sociais da Meta. Então, o modo de usar a biblioteca é por meio de buscas.
Para fazer as buscas pelos anúncios é simples:
- Para navegar pelos anúncios, na barra de “categoria do anúncio” você deve selecionar entre “Todos os anúncios” ou “Temas, eleições ou política”;
- Ao pesquisar em “Todos os anúncios”, você pode procurar pelo nome do concorrente diretamente ou escrever uma palavra-chave contendo o tema que deseja analisar;
- Selecione o concorrente ou pressione enter e visualize os anúncios relacionados à palavra-chave que pesquisou.
- Na página do concorrente você pode ver todos os anúncios ativos no momento! Caso se interesse por algum, clique em “Ver detalhes do anúncio” para mais informações;
- Você também pode pesquisar por anúncios dentro do perfil usando palavras-chave na barra de busca;
- Dica: use o filtro para incrementar o nível de suas pesquisas! Você pode filtrar por país, plataforma de veiculação do anúncio (instagram, facebook, audience network e messenger), pelo tipo de mídia e data específica!
- Uma outra super dica: caso você trabalhe com marketing ou social media e consulte os anúncios de um concorrente com frequência, é possível poupar tempo e apenas salvar pesquisas específicas para evitar o trabalho de criar novos filtros sempre que entrar na biblioteca. Demais, né?! 😉
Como pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política?
A seção de temas sociais, eleições ou política na biblioteca de anúncios é bem diferente da seção para anúncios “padrão” nas redes da Meta, afinal, são categorias que exigem mais responsabilidade.
Antes de mostrar como pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, confira algumas particularidades dessa categoria:
- É possível ver anúncios inativos;
- Todos os anúncios devem incluir informações sobre quem pagou por eles;
- É possível ver quem financiou o anúncio, um intervalo de quanto foi gasto, dados do público-alvo e o alcance do anúncio em detalhes;
- Os anúncios são armazenados na biblioteca por 7 anos.
Agora vamos à prática: como pesquisar na biblioteca de anúncios do Facebook sobre temas sociais, eleições ou política.
- Antes de pesquisar, selecione a categoria “Temas, eleições ou política”;
- Pesquise pela empresa ou palavra-chave relacionada a um anúncio que deseja analisar;
- Logo na primeira página exibindo os anúncios, note que eles contam com mais informações, como valor gasto e impressões.
- Ao clicar em “Ver detalhes do anúncio”, você tem acesso a ainda mais informações e gráficos com dados sobre a performance do anúncio;
- Clique em “Ver resumo” para mais insights interessantes;
- Ao acessar os perfis das empresas que anunciam na categoria, aparece uma nova seção chamada “Público”, onde você pode ver em detalhes a demografia do público impactado pelos anúncios;
- Dentro de um perfil você também tem mais opções para explorar, como Exportar os anúncios para um arquivo CSV, podendo solicitar até 3 exportações por dia;
- Outra opção é chamada “Assinar o resumo”. Cadastre seu e-mail para receber atualizações na frequência que desejar sobre até 10 anunciantes da categoria.
Relatório da Biblioteca de Anúncios da Meta
Outra opção legal para explorar ainda mais anúncios sobre temas sociais, eleições e política é o Relatório da Biblioteca de Anúncios da Meta.
O relatório apresenta dados valiosos, como o valor total gasto com anúncios e a quantidade de anúncios veiculados dentro do período selecionado.
É possível ver também um relatório com as palavras-chave que as pessoas pesquisaram com mais frequência na Biblioteca de Anúncios.
Como encontrar o meu anúncio na biblioteca de anúncios?
Para encontrar seu anúncio na Biblioteca de Anúncios do Facebook, basta buscar pelo nome da sua marca com o filtro “Pesquisar tudo”.
Depois, clique no seu perfil e veja todos os detalhes.
O que dá e o que não dá para ver nos anúncios dos concorrentes no Ad Library?
Ao clicar no perfil do anunciante na busca, você verá detalhadamente os anúncios da marca.
Na parte superior, tem as informações da conta: data de criação da página, alterações no nome e localização das pessoas que gerenciam.
Na sequência, tem a listagem dos anúncios veiculados pelo anunciante no Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network. Ainda é possível filtrar a pesquisa por localização, plataforma e data de veiculação.
Nos detalhes de cada anúncio, você consegue visualizar:
- a data de início da veiculação;
- as diferentes versões de anúncios dinâmicos;
- as plataformas em que o anúncio é veiculado;
- os criativos do anúncio (textos, imagens, links).
A Biblioteca de Anúncios traz muitas informações, mas não entrega tudo. Não dá para saber, por exemplo, a segmentação de público, o orçamento da campanha ou o período completo de veiculação.
O Facebook quer ser transparente, mas não pode entregar dados estratégicos dos anunciantes e quebrar a confiança deles.
Já nos anúncios de temas sociais e políticos, é possível saber mais detalhes: o valor gasto, o alcance potencial, o número de impressões e a idade, o gênero e a localização das pessoas para quem o anúncio foi exibido.
Denunciar anúncios
Ao navegar pelos anúncios da ad library e ver algum anúncio com conteúdo sensível ou suspeito, você pode tomar providência e efetuar uma denúncia.
Conteúdos que violam alguma Política de Publicidade do Facebook ou até mesmo que deveria ter um aviso legal de anúncio político mas não possui, são passiveis de denúncia.
Quais Insights é possível obter ao analisar os anúncios dos concorrentes?
Como já falamos, a Biblioteca de Anúncios do Facebook é um acervo, logo uma fonte de dados sobre algumas estratégias de social ads dos seus concorrentes e das marcas que você tem como referência. Ou seja: a biblioteca é perfeita para te fornecer Insights relevantes!
Confira quais são eles.
Referências de sucesso para novos anúncios
Observe quais são os anúncios de maior sucesso da conta para inspirar as suas campanhas. Ok, você não tem acesso às métricas dos anúncios para saber quais estão tendo melhor performance. Mas você pode saber quais estão há mais tempo no ar e, por isso, provavelmente geram bons resultados para a marca. Perceba quais são plataformas veiculadas, os formatos, as mídias, as versões, os CTAs e abordagens usadas.
Procure também aqueles que mais chamam a sua atenção e que provavelmente você clicaria no anúncio. Atente-se quais elementos são utilizados, as cores, a distribuição de informações, o tipo de imagem (se é foto, ilustração, etc), o tamanho das fontes…
Enfim, observe todos os aspectos! Tanto os mais “teóricos” como as mídias, formatos, CTAs e plataformas veiculadas, quanto os aspectos visuais, como as fontes, cores, ícones e imagens.
Entender o posicionamento da marca
A abordagem de comunicação da marca com o público-alvo por meio dos anúncios traz indícios sobre o posicionamento de marca. O tom de voz, as cores, a tipografia, até mesmo os temas que a marca escolhe patrocinar — tudo isso indica como ela se posiciona diante do seu público.
Analisando diferentes marcas de um mesmo nicho, você ainda consegue encontrar pontos em comum e entender melhor como costuma ser o posicionamento e comunicação de determinado segmento do mercado.
Assim, ao estudar tais aspectos, você pode entender melhor a identidade e a personalidade dos seus concorrentes e como as pessoas se relacionam com eles.
Encontrar inspirações para CTAs, copywriting e criativos
A ferramenta também é perfeita para buscar inspirações do que está sendo feito por outras marcas que são benchmarks ou até mesmo concorrentes. Isso ajuda muito na hora de criar o próprio anúncio.
Entre as inspirações estão as Call To Actions (chamadas para ação), o copy (composição textual) e artes (composição visual).
Encontrar CTAs que convertem mais
Observe as chamadas para ação que os anúncios dos concorrentes utilizam. Entenda a linguagem que eles usam e para que tipo de página direcionam. Aproveite para clicar no botão, conhecer melhor a página de destino e entender o processo utilizado para a conversão. Quem sabe você não acaba tendo uma ideia ainda melhor?! 🤩
Muitas vezes, falta criatividade para criar CTAs, então a Biblioteca de Anúncios pode trazer algumas ideias para te inspirar. Lembre-se de fazer uma CTA pertinente com o seu conteúdo e produto oferecido.
Buscar inspirações para o copywriting
O copywriting dos anúncios de publicidade também exige boa dose de criatividade. Então, se você quer inspiração, também pode usar o Ad Library para isso.
Entenda quais gatilhos mentais a copy aciona no usuário, como o texto se relaciona com a imagem e como incentiva a realizar a conversão que a marca deseja. Perceba se possui um storytelling e como esse storytelling é construído para prender a atenção do público.
Só não vale copiar o concorrente, ok? Use apenas como inspiração!
Buscar inspirações para criativos atraentes
Por fim, mais um aspecto para buscar inspiração na biblioteca de anúncios, é na criação visual!
Quais cores combinar, quais ícones usar, que posição distribuir os elementos, se vai utilizar uma foto ou desenho, quais fontes e quais tamanhos de fonte, e… ufa! Quantas coisas né?! A parte de construir os criativos é sempre rica de detalhes e aspectos a serem pensados. Tudo para deixar o anúncio mais bonito e atrativo para o público.
Dê uma sondada em como os seus concorrentes e benchmark num geral estão construindo a comunicação visual. Perceba se existem ícones, cores, elementos, que estão sempre sendo utilizados e se eles já transpassam o imaginário do nicho da marca. Por exemplo, no nicho de PET, é muito comum usar o ícone de pata; ao bater o olho num anúncio que tenha esse elemento, nosso cérebro quase que automaticamente já vai saber o tema central do ad: cães ou gatos.
Mas quem sabe você não aposte em sair da caixinha e ter uma ideia mais inovadora do que aquelas já existentes? Tudo começa navegando pela biblioteca de anúncios e buscando referências. 😉
E ai, bora botar a mão na massa e construir o seu próprio anúncio?!
Aproveite essa plataforma no seu planejamento de mídia nas redes sociais! Para alcançar mais pessoas e atingir objetivos de marketing, os investimentos em social ads são essenciais — e quanto mais dados e inspirações você tiver, mais efetivos eles serão.
Agora, leia o nosso guia completo de anúncios no Facebook Ads e aprenda a criar anúncios que convertem! 🚀