As redes sociais assumem um papel de protagonismo no mundo todo quando se fala de comunicação, entretenimento e busca por informação. Só no Brasil são mais de 144 milhões de usuários, representando 66% da população.
Dados recentes divulgados pela Global Web Index, revelam que os principais motivos dos brasileiros usarem as mídias sociais incluem: manter contato com amigos e família (59,9%), saber das novidades/notícias (52,7%) e encontrar produtos para comprar (43,2%).
Esses dados já revelam os principais benefícios das redes sociais na perspectiva dos usuários. Só que ao pensar como um profissional de mídias sociais, é necessário se aprofundar nesses benefícios para desenvolver estratégias de marketing efetivas.
Antes mesmo de colher os potenciais resultados, é necessário entender o que é possível oferecer por meio dessas plataformas. É o que defende Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs:
“Ao entender que é preciso entregar valor antes de extrair valor, as marcas podem criar relacionamentos autênticos, aumentando a percepção positiva e a probabilidade de conversão de seguidores em clientes.” – Rafael Kiso
Neste artigo, vamos nos aprofundar nos benefícios das redes sociais para negócios e sociedade.
5 benefícios das redes sociais para os negócios
De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Web Index, a geração Z já faz mais buscas nas mídias sociais do que nos buscadores tradicionais como Google e Bing.
A jornada de compra dos consumidores está cada vez mais voltada para as mídias sociais, desde um primeiro contato até o momento da compra.
Portanto, esses canais são essenciais para as marcas conquistarem mais visibilidade, relacionamento, fidelização e vendas.
1. Visibilidade da marca
As mídias sociais permitem que algumas barreiras entre marca e consumidor sejam superadas. Isso ocorre pela facilidade de consumo que o usuário possui e a possibilidade de posicionamento digital dos negócios.
Mas a visibilidade de uma marca não depende apenas desses negócios existirem nos canais, é necessário trabalhar estrategicamente um posicionamento digital que permita que a marca alcance uma audiência qualificada.
Esse posicionamento é construído com a aplicação de diversas táticas, entre elas estão:
- Produção de conteúdo de valor
- Consistência e frequência de postagem
- Identidade visual e tom de voz padronizados
2. Relacionamento com clientes
De acordo com dados do mesmo estudo que mostramos anteriormente, o Global Web Index, 59,9% dos usuários brasileiros usam as redes sociais para manter contato com amigos e família, 24% para ver conteúdo das marcas favoritas.
Ou seja, a maioria das pessoas escolhem utilizar esses meios para obter conexão e relacionamento com outras pessoas e até marcas.
Claro que para os negócios isso é uma grande vantagem, já que o relacionamento é uma das formas de engajar, aumentar vendas e fidelizar clientes.
3. Fidelização de consumidores
Tornar clientes promotores da marca é uma das estratégias mais rentáveis que existem, já que ao fidelizar um cliente e contar com a indicação dele aumenta-se a audiência e as chances de conversão.
Além de indicação, clientes fiéis sempre voltam a consumir os produtos ou serviços da marca.
Essa é uma estratégia que ensinamos e aplicamos aqui na mLabs, onde se é explorada, nas mídias sociais, as etapas posteriores à compra chamadas de: experiência própria e experiência compartilhada.
4. Acompanhamento dos indicadores
As redes sociais também possibilitam acesso a dados sobre público e resultados de posts orgânicos e promovidos. Envolvendo assim, uma gama de informações que podem contribuir para a tomada de decisão e estratégias.
Pela mLabs, por exemplo, é possível acompanhar dados de engajamento, melhores posts, perfis de seguidores, análise de concorrentes e muito mais!
5. Aumento das vendas
Trabalhando uma boa estratégia que contemple todas as etapas da jornada de compra do cliente, é possível obter e aumentar as conversões em vendas de um negócio pelas redes sociais.
A possibilidade de trabalhar mídia paga direcionando a comunicação para um público que se interessa pelos assuntos que permeiam a marca, também é um benefício que aumenta as chances de conversão.
5 benefícios das redes sociais para a sociedade
As redes sociais também proporcionam benefícios para as pessoas, pois proporciona entretenimento e pode ajudar a ampliar a possibilidade de conexões sociais.
1. Fonte de informação
As novas mídias ajudam a ampliar o acesso à informação. Elas podem auxiliar você a conhecer informações relevantes sobre produtos ou serviços, esclarecer eventuais dúvidas relacionadas a diferentes temas, entre outras questões relevantes.
Por outro lado, é importante ter senso crítico e cuidado com as informações presentes na timeline dos amigos, colegas e outras pessoas próximas. Muitas das informações veiculadas na internet podem ser falsas, podendo distorcer a realidade.
2. Proporciona entretenimento
As redes sociais também são fontes de entretenimento e distração. Há poucos cliques de distância, você pode ficar informado, por exemplo, sobre os seus amigos, famosos, compartilhar conteúdos divertidos, ver memes engraçados, entre outras possibilidades.
3. Possibilidade de ampliação de conexões
As plataformas favorecem a ampliação de conexões com outras pessoas.
Você pode, por exemplo, conhecer gente nova, ampliar o seu networking profissional, participar de grupos com causas em comum e que se identifique etc.
4. Comunicação instantânea
Esses canais também facilitam a comunicação, pois ela passa a ser feita de maneira instantânea.
Em poucos cliques, você poderá entrar em contato com os seus amigos ou pessoas que estão do outro lado do mundo.
5. Ferramenta para ativismo social
As novas mídias democratizam a comunicação, favorecem o ativismo social e a conscientização sobre assuntos importantes.
Os canais podem ampliar o alcance de movimentos sociais, ambientais, de saúde pública e dar voz às pessoas, fomentando a participação social e a realização de debates.
Nesse contexto, situações como a pandemia do covid-19, por exemplo, foi um grande exemplo de disseminação de informação e entendimento sobre as causas e cuidados à nível social.
Cuidados necessários ao usar redes sociais
As redes sociais têm muitas utilidades e podem ajudar muito no nosso cotidiano. Porém, é importante tomar alguns cuidados. Entre as principais medidas de segurança estão:
- Usar senhas complexas: prefira utilizar senhas que tenham números, letras e caracteres especiais. Ao fazer essa combinação, você dificulta as chances dos hackers invadirem a sua conta.
- Atenção às informações compartilhadas: seja seletivo em relação ao que divulga. Isso porque, a internet possibilita que um desconhecido saiba tudo sobre você.
- Cuidado com links suspeitos: têm links que a gente fica desconfiado e, às vezes, dá até curiosidade para saber o que é, não é verdade? Porém, é importante evitar clicar nesses locais, pois quando isso acontece, o seu dispositivo pode ser infectado por vírus.
- Avalie as solicitações de amizade: seja criterioso na aprovação de solicitações de amizade, pois há pessoas que fazem esses pedidos para tentarem golpes no ambiente virtual.
- Fuja de promoções falsas: anúncios promocionais falsos rodam com muita frequência nessas páginas, fazendo com que várias pessoas sejam vítimas de golpes de sites suspeitos.
Como é possível perceber, as redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para empresas e sociedade, transformando a forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo.
É importante destacar, por outro lado, que essas páginas devem ser utilizadas com inteligência e responsabilidade. Desse modo, será possível colher os benefícios que essas plataformas nos proporcionam.