Já ouviu falar que se comparar com as outras pessoas não é bom? Isso pode ser verdade em alguns casos, mas não quando falamos de benchmarking nas redes sociais.
O problema é que muita gente confunde uma espiadinha na estratégia dos concorrentes com uma comparação pura e simples, cheia de vaidade e competição.
Hoje, você vai aprender que usar outros negócios como inspiração é bom, desde que feito da forma correta.
Essa comparação sadia abrange inúmeros setores, desde grandes indústrias até artistas, micro empreendedores, profissionais liberais e donos de instituições de ensino podem aprender com os concorrentes.
Continue a leitura que preparamos com todo amor e carinho ❤️ para mostrar os segredos do benchmarking para as redes sociais!
O que é benchmarking para redes sociais?
Mesmo os concorrentes de um mesmo setor têm muitas diferenças, que podem variar de posicionamentos distintos — com públicos-alvo de poder aquisitivo maior ou menor, por exemplo — até modelos de negócio diferentes.
Então, você deve pensar nessa comparação como uma referência. O que o seu concorrente fez que poderia funcionar também para o seu público? Como aquela ação funciona em uma estratégia maior e diferente?
No Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, você corre o risco de ceder às métricas de vaidade e entrar numa corrida irracional por mais seguidores e engajamento, mas esse não é o ponto.
Se o concorrente fez algo interessante, o primeiro passo é respeitar isso, admirar a inteligência criativa por trás daquela ação.
E o segundo passo não é copiar, mas avaliar como aquilo poderia trazer benefícios também para o seu negócio. Esse é o benchmarking que dá resultados!
Quais são os métodos de social benchmarking?
Especificamente quando falamos de redes sociais, há alguns métodos testados e comprovados de fazer esse tipo de análise comparativa.
Separamos, abaixo, os 4 tipos mais comuns. Lembre-se que são técnicas que servem como base para começar, com o tempo, você mesmo vai encontrando o seu jeito de fazer.
Aspiracional
Sim, é isso, uma aspiração mesmo.
Não tem aquela marca que enche seus olhos, quase um sonho do tipo “é isso que eu quero ser quando crescer”? Pois bem, quem seria essa empresa que você aspira construir?
O benchmarking aspiracional resume-se a aprender com os líderes de mercado, guardando as devidas proporções. Por causa do tamanho — e de tudo mais que vem com isso — vocês são muito diferentes.
Mas sempre há estratégias grandes que podem inspirar suas pequenas ações de marketing.
Trended
Esse tipo é bem provável que você já faça. O benchmarking trended consiste em se comparar consigo mesmo, buscando o aperfeiçoamento.
Se você faz uma mesma campanha e aplica o dobro de recursos, espera pelo menos o dobro dos resultados, por exemplo. Esse já é um ótimo ponto de partida para análises numéricas.
Sempre faça o registro dos cenários e resultados obtidos das ações e deixe guardado. Informação nunca é demais na hora de pensar em uma nova estratégia.
Earned
O benchmarking do tipo earned é mais circunstancial. Ele não é focado no planejamento e estratégia gerais de uma marca, mas sim em campanhas isoladas.
Então, sempre que você cria uma nova ação de marketing em redes sociais e se inspira em outras marcas com campanhas parecidas, está fazendo esse tipo de análise comparativa.
Inspiracional
Agora, estamos falando dos seus concorrentes diretos. É interessante você eleger um, aquele que realmente tira clientes de você toda vez que faz algo certo.
Nesse caso, a grande vantagem é que a inspiração no concorrente direto é algo que ajuda a conhecer o consumidor, e o que funcionaria para você com bem poucas adaptações.
Mas cuidado com o ego, hein! A ideia é colher o que dá certo pra ele e se inspirar.
Como fazer benchmarking nas redes sociais?
Benchmarking e redes sociais andam juntos na maior parte do tempo!
Isso acontece, entre outros motivos, porque elas são um terreno dinâmico, e seus concorrentes estão sempre a alguns cliques de distância.
Ou seja, todo mundo é obrigado a abrir a “caixa preta”, afinal, as redes sociais são… sociais, certo?
Então, vamos ao tópico principal deste artigo: o tutorial de como criar uma estratégia de benchmarking em redes sociais e, claro, as funcionalidades na mLabs que vão facilitar esse trabalho para você.
Escolha as marcas que serão estudadas
Certeza que você não tem tempo de ficar acompanhando todo mundo do seu segmento. Então, o primeiro passo é uma escolha cuidadosa dos concorrentes.
Recomendamos que você comece com três deles, para ter uma ideia da variedade de posturas e estratégias de marketing digital possíveis. Mais que isso complica a análise, e menos pode não ser tão inspirador.
Defina os indicadores de análise
Aqui no blog a gente vive falando sobre estabelecer indicadores-chave de performance. Então, cada concorrente deve ser escolhido por um motivo.
Você almeja observar qual métrica de cada um deles? Engajamento, alcance, frequência de postagens… cada grupo de métricas a ser analisado deve se relacionar a uma estratégia do seu negócio.
Mais uma vez: a comparação pela comparação, sem um propósito bem definido, não passa de uma forma de você alimentar o ego e a competitividade, certo?
Use uma ferramenta adequada para comparar os dados
Quando a gente fala sobre ferramentas aqui, você já sabe que queremos falar sobre inteligência e praticidade.
A mLabs, por exemplo, é uma plataforma de gestão de redes sociais que permite rastrear seus concorrentes e analisar o desempenho deles em gráficos comparativos.
Por meio da ferramenta é possível acompanhar os números produzidos por você e por até 5 concorrentes no relatório, atentando-se a cada nuance.
Agora, imagina a economia de tempo! 😱
Ao visualizar os relatórios de concorrentes você pode buscar pelos posts mais bem-sucedidos e analisá-los comparativamente.
Sabe como é, não adianta saber o que deu certo, é preciso descobrir porquê!
A comparação, se não for pelo simples motivo da vaidade, é muito benéfica para as estratégias de marketing digital. Além disso, o benchmarking em redes sociais é uma grande fonte de inspiração criativa e estratégica.
Corre pra fazer o teste grátis na mLabs, ou você não tá com vontade de dar aquela espiadinha nos truques dos concorrentes sem pagar nada por isso?
Como diz o ditado (que a gente acabou de inventar): “de médico e espião, todo mundo tem um pouco.”