Você pode ser o mestre Yoda das redes sociais ou um Padwan aprendiz de cavaleiro Jedi que, mesmo assim, não vai ser fácil reconhecer todos os termos usados no mundo do marketing digital.
São tantas técnicas, recursos, ferramentas e estratégias que termos como B2B Marketing podem passar despercebidos. Mas afinal o que ele significa?
O que é B2B marketing?
Você já parou para pensar que nem todas as empresas fazem estratégias de comunicação para atrair ou se relacionar com seus consumidores finais na Internet?
Muitas buscam interagir e fazer negócios com outras empresas, essa é a definição mais clássica para o termo B2B Marketing – Business to Business Marketing, como o próprio nome já diz “marketing de empresa para empresa”.
Ele é o conjunto de ações que uma empresa desenvolve para se relacionar com outra empresa por meio de diferentes canais de comunicação – inclusive através das redes sociais.
Acredite, as redes sociais não são utilizadas apenas para colocar em prática as estratégias de marketing da empresa para o consumidor.
As marcas podem devem usá-las para elaborar estratégias para alcançar seus objetivos B2B:
- mapear clientes potenciais;
- construir relacionamento;
- aumentar a visibilidade;
- gerar leads;
- gerar autoridade junto a parceiros;
- conquistar credibilidade perante o mercado.
Diferença entre o marketing B2B e B2C
O marketing B2C, conhecido como marketing convencional, é o conjunto de ações realizadas com foco no cliente final, enquanto o B2B é elaborado de empresas para empresas.
Por mais que os termos sejam bem parecidos, existem inúmeras diferenças entre eles. Para ficar mais claro, montamos uma tabela com as informações relevantes dos dois modelos:
Redes sociais mais indicadas para o marketing B2B
Nem todas as redes sociais são indicadas para trabalhar com o marketing B2B.
Para esse tipo específico de marketing, existem alguns canais que são melhores e trazem grandes resultados as empresa, confira quais são os mais indicados!
Outra rede social incrível para o B2B Marketing é o LinkedIn. Esse canal permite atingir de forma certeira o público alvo, já que no perfil dos usuários é possível visualizar função, área de atuação e empresa onde trabalham.
Esse é um dos motivos pelo qual a estratégia de captação de lead acaba sendo mais cara nessa rede social do que em outras mais abrangentes e menos específicas.
Um exemplo de empresa que usa o LinkedIn de maneira inteligente é a Embraer. Em suas publicações a empresa divulga conteúdos relevantes que vão desde topo de funil até temas mais específicos e informativos sobre a própria corporação.
Uma estratégia muito boa e que é usada no LinkedIn da Embraer são os textos em inglês, mesmo sendo uma empresa brasileira, grande parte dos seus clientes são estrangeiros e para atingi-los nada mais adequado do que falar a língua deles (literalmente).
A rede social é usada por empresários e executivos para acompanhar notícias e novidades do mercado.
Elaborar estratégias de Marketing B2B no Twitter pode ser muito valioso para impulsionar vendas, melhorar a captação de leads e aumentar a credibilidade da marca.
Uma empresa que usa esse canal muito bem é a IBM Brasil. Eles usam o Twitter para divulgar dados, estudos e novidades, um combo completo que desperta a curiosidade em seu público.
E, mesmo trabalhando com um conteúdo denso a IBM Brasil consegue adaptar a sua comunicação para essa rede social, fazendo uso de imagem clicável, hashtag e texto chamativo.
A rede social com mais usuários no mundo não pode ficar de fora das estratégias de marketing B2B! Afinal, os usuários se conectam no Facebook como pessoas físicas, mas não abandonam seus interesses como pessoas jurídicas.
Então, podemos dizer que é um erro não aproveitar o potencial desse canal para se aproximar das pessoas e empresas para estabelecer um laço de confiança que influenciará positivamente na futura decisão de compra do público.
Aqui, quem se destaca é a Salesforce que merece um destaque especial. A empresa produz posts com conteúdo institucional que chamam atenção e estimulam o compartilhamento, o que é ótimo para a imagem da corporação.
Dicas de marketing B2B redes sociais
Separamos algumas dicas para você criar boas estratégias de marketing B2B nas redes sociais. Confira!
Faça benchmarking
Comparar seus produtos e serviços com os demais concorrentes do mercado é muito importante para aprimorar processos e práticas internas, é como aprender com os “campeões”, sabe?
Por isso, vale a pena seguir as redes sociais das corporações que são concorrentes da marca, investir um tempo na análise do conteúdo desses players e ver quais temas e tipos de publicações que trazem mais resultados para inserir no seu plano de marketing.
Invista em conteúdo de qualidade
Outra estratégia que funciona muito no marketing digital é investir em conteúdo de qualidade. Essa dica já não é novidade, né?
E, também não é valida apenas para o modelo B2B! Produzir conteúdo rico, com informações relevantes que agregam valor para o público é fundamental para gerar autoridade e reconhecimento da marca.
Muitas marcas estão produzindo conteúdos diferenciados e voltados para as empresas. Um ótimo exemplo é o blog da plataforma de ecommerce JET. Por meio de textos e e-books produzidos para ensinar o mercado, a Jet conquista as empresas e trabalha sua autoridade.
Baixe o e-book de marketing B2B do Twitter
O Twitter disponibilizou um e-book grátis com as melhores práticas de marketing B2B para ajudar seus usuários a implementarem estratégias eficientes dentro da plataforma.
A rede social, muito usada por executivos, traz nesse material dados e insights para as marcas colocarem em prática suas ações com mais facilidade.
A dica aqui é baixe o e-book, entenda melhor como funcionam seus recursos e construa estratégias com base em dados sólidos para aumentar o reconhecimento da marca, oferecer um atendimento rápido aos clientes e se conectar com clientes potenciais.
Use o LinkedIn Sales Navigator
O LinkedIn oferece uma ferramenta avançada que vai fazer toda diferença nas suas estratégias de marketing B2B – o Sales Navigator!
Uma ferramenta ideal para a marca implementar técnicas eficientes de prospecção de leads, com ela é possível gerar uma lista de leads em grande volume, buscar por empresas de um segmento ou tamanho específico e ainda encontrar vários insights para a comunicação e o marketing da empresa.
Agora que você já conferiu algumas dicas de redes sociais para melhorar a performance das suas estratégias de B2B marketing, veja também nosso post sobre Marketing nas Redes Sociais: tudo o que você precisa para começar a investir nisso!