O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo Google para todas as empresas que querem se destacar nos resultados de pesquisas do buscador. Mas o Google mostra as empresas em uma ordem de relevância, por isso algumas podem nem aparecer.
Alguns fatores são levados em consideração para determinar essa ordem, e um deles é a avaliação do Google Meu Negócio. Ser bem avaliado pelos usuários na ferramenta irá influenciar no posicionamento da empresa no ranking dos resultados de busca.
Quer entender melhor quais são esses critérios de classificação do Google Meu Negócio para impulsionar a marca nas primeiras colocações ? Então, confira as nossas dicas!
Importância da avaliação do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, como dissemos, leva em consideração alguns critérios para classificar uma empresa e fazer com que ela apareça nos resultados de busca. E, a avaliação dos usuários na ferramenta tem um peso grande na classificação. Mas por que isso é importante?
Digamos, por exemplo, que você tem um restaurante e uma pessoa está resolvendo problemas na rua e não poderá ir em casa para almoçar.
Então, ela faz uma pesquisa com o termo “restaurante” e o Google mostrará as empresas mais próximas relacionadas a essa palavra. Se a sua empresa estiver bem classificada pelo Google Meu Negócio, ela aparecerá nos primeiros resultados da lista.
Isso significa que ter uma boa classificação na ferramenta do Google aumenta as chances de vendas da empresa. Se ela aparece para as pessoas quando elas mais precisam, as chances de fazer negócios é bem maior.
Aliás, de acordo com o próprio Google, “ as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
Como o Google determina a classificação da empresa?
Na hora de classificar uma empresa e decidir em que posição ela ficará nos resultados de busca, o Google Meu Negócio leva em consideração 3 fatores: distância, relevância e proeminência. Veja a descrição de cada um deles.
Distância
Como o próprio nome diz, um dos fatores é a distância entre o usuário, ou seja, a pessoa que está buscando a informação no Google e a empresa. Quanto mais perto ela está do usuário, maiores são as chances de que ela apareça como um dos primeiros resultados.
Relevância
A relevância relaciona a ficha da empresa no Google com o que o usuário está buscando. Dessa forma, quanto mais completa for a sua ficha melhor: redes sociais, sites, endereço físico, telefone, horário de funcionamento e outros.
Proeminência
Esse é o fator mais importante pois está relacionado diretamente com a popularidade da empresa. Por exemplo, quanto mais bem avaliada é uma empresa pelos usuários, mais relevância e proeminência ela ganha.
Como os usuários podem fazer avaliações do seu negócio?
Como falamos, a avaliação feita pelos usuários é um dos fatores mais relevante que o Google Meu Negócio utiliza para classificar uma empresa e exibi-la nos resultados de buscas. Por isso, conseguir boas avaliações é essencial.
Para facilitar a vida das empresas, a própria ferramenta oferece a opção de gerar um link que pode ser usado em campanhas de marketing on e off line, desta forma, fazendo com que mais pessoas avaliem a empresa.
Por onde começar?
Quer receber uma boa avaliação do cliente? O primeiro passo é oferecer um serviço de qualidade, afinal como os clientes vão avaliar bem uma empresa que não se importa com o serviço e o atendimento que oferece, não dá né?
Para entender o que é um bom serviço, basta se colocar no lugar do cliente.
- Como você gostaria de ser atendido?
- Em qual ambiente se sentiria mais confortável?
- Quais opções para pagamento você escolheria?
- Os vendedores sabem realmente direcionar para a melhor solução?
Depois de se esforçar para deixar o cliente satisfeito, é hora de planejar estratégias de marketing para estimular as avaliações.
Incentive as avaliações
As empresas podem incentivar as avaliações no GMN de várias maneiras, on e off line.
Se o negócio é uma loja física, por exemplo, você pode pedir para os clientes fazerem a avaliação no final do atendimento, ou depois de passar pelo caixa.
Na mLabs, trabalhamos com marketing nas redes sociais o tempo todo, e mesmo assim aproveitamos o evento Social Media Week São Paulo 2019 para realizar uma campanha física e conseguir avaliações dos usuários.
Quem já visitou o nosso estande em algum evento sabe que nós fazemos uma chuva de emojis, não é mesmo?
Então, dessa vez, além de distribuir emojis colocamos em prática a estratégia de pedir avaliações para os participantes que conheceram nosso estande e nossa empresa.
Essa ação trouxe como resultado a nota de avaliação 4,9 (a nota máximo é 5) e mais de 300 comentários. Dá só uma olhada na nossa ficha!
Aproveite as redes sociais
A Internet está repleta de ferramentas poderosas para a marca se comunicar com o público, as redes socais são algumas delas.
Por se tratar de um canal de relacionamento direto, as redes sociais são ótimas opções para buscar avaliações. Afinal, nada melhor que pedir avaliações onde as pessoas já conhecem o seu negócio.
Então, use o poder desses canais para conseguir mais avaliações! 💪
Você pode, por exemplo, compartilhar o link da avaliação nos grupos do Facebook, enviar para os clientes mais fiéis via WhatsApp, adicionar ao seu link na bio do Instagram e criar posts e stories divulgando ação, enfim são muitas opções.
Além disso, boas avaliações podem ser utilizadas como prova social. A marca pode aproveitar e compartilhar essa informação com os seguidores para gerar autoridade e contribuir para o branding.
Jamais compre avaliações
O propósito de receber avaliações feitas pelos usuários, na ficha do GMN, é justamente ter opiniões verdadeiras que façam a empresa entender como ela está sendo vista.
A grande questão é que muitas marcas ainda acreditam que ter as 5 estrelas na plataforma é tudo o que ela precisa para melhorar seu posicionamento no ranking.
Porém, o Google Meu Negócio percebeu que algumas empresas selecionavam as avaliações e, por isso,as notas eram sempre positivas. E, quando alguém queria prejudicar uma empresa, fazia uma péssima avaliação do negócio, sem talvez nunca ter sido cliente.
Como sinalizar as avaliações falsas no Google?
Um dos motivos pelo qual o Google Meu Negócio deixou de levar em consideração só as avaliações como fator de proeminência é porque muitas empresas “filtravam essas avaliações”.
Isso quer dizer que, elas pediam para conhecidos e amigos avaliarem a empresa positivamente. Assim, elas apareceriam no topo dos resultados de busca, mas não conseguiam oferecer, de fato, um serviço tão bom.
Se a empresa receber uma avaliação que seja falsa ou negativa — como a de um concorrente que tenta prejudicá-la com uma avaliação ruim — a melhor solução é reportar ao Google.
Nesse caso, você pode fazer uma denúncia. O Google consegue identificar quem fez a avaliação, verificar se a pessoa esteve ou não naquele lugar por causa do Google Maps e assim, remover a avaliação negativa. Por exemplo, de uma pessoa que nunca foi até a empresa.
A melhor forma de se posicionar bem e receber uma boa avaliação do Google Meu Negócio é atendendo bem os clientes e melhorando, cada vez mais, os processos na empresa para oferecer o melhor serviço.
Dessa maneira, você nem precisará pedir para os clientes avaliarem. As pessoas vão gostar tanto da empresa que farão uma avaliação positiva com o maior prazer.
E aí, curtiu nossas dicas sobre como conquistar avaliações do Google Meu Negócio? Você já cadastrou sua empresa na ferramenta? Conte pra gente como está sendo sua experiência.