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Usando análise de concorrentes como uma ferramenta poderosa de Marketing

Usando análise de concorrentes como uma ferramenta poderosa de Marketing
Avatar de Brenda Dionizio

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Analisar concorrentes não significa apenas acompanhar o que estão publicando nas redes sociais, quais produtos estão lançando ou quais ações de marketing desenvolvem.  

Toda a análise precisa ser feita a partir de um objetivo lógico e baseada em dados, só assim é possível coletar informações suficientes para ter insights.  

Eis que paira no ar a pergunta que não quer calar: como fazer esse tipo de análise da maneira correta? 

Neste post vamos te mostrar os principais elementos a se considerar em uma análise de concorrentes e quais ferramentas usar.  

O que é a análise de concorrência? 

A análise de concorrentes diretos é o estudo dos negócios que podem impactar os resultados de uma marca por venderem o mesmo produto ou serviço.  

Também existe a análise de concorrentes indiretos, focada em empresas que não oferecem o mesmo produto/serviço, mas podem impactar as vendas da mesma forma. 

Essa análise consiste em determinar quais são as ações estratégicas que os concorrentes desempenham, tanto em canais digitais quanto de maneira offline.  

Entre os aspectos que podem ser considerados em uma análise de concorrentes podem estar: 

  • Marketing e vendas: ações promocionais, campanhas publicitárias, redes sociais, conteúdos, sites, blogs, brindes, materiais de mídia offline, comercial, entre outros.  
  • Produtos/serviço: quais são os produtos/serviços em destaque, mais vendidos, menos vendidos, lançamentos e categorias.  
  • Precificação: como é cobrado, quais são os valores e métodos de pagamento. 
  • Tamanho da empresa: quantos funcionários possuem. 
  • Faturamento: quanto faturam anualmente. 
  • Atendimento: qual é a qualidade e processos de atendimento. 

Qual é a importância de fazer análise de concorrentes? 

De acordo com o boletim de 2024 do Governo Federal, o Brasil possui mais de 21 milhões de empresas registradas.   

Só o ano de 2023 apresentou um crescimento de 2,7 milhões de empresas. Ou seja, o mercado cresce cada vez mais e com ele a concorrência evolui, se tornando um desafio ainda mais complexo.  

O hábito de analisar os concorrentes permite que uma marca se desenvolva para competir com o mercado. Além disso, possibilita a identificação de oportunidades, em busca de vantagem em relação aos concorrentes e ameaças que podem ser sofridas a curto, médio e longo prazo.  

Definitivamente focar apenas no cenário interno não é uma boa escolha para construir qualquer estratégia de negócio, principalmente quando se fala de comunicação. 

E é no ambiente da comunicação e marketing que tudo se torna ainda mais complexo. Só no Instagram, existem mais de 200 milhões de perfis comerciais, conforme a própria rede.  

Com os canais digitais, as empresas precisam se adaptar de forma rápida às mudanças de consumo dos usuários ou ficarão para trás em relação à uma imensidão de marcas que pensam na experiência do cliente em seus canais digitais.  

Como fazer uma análise de concorrente? 

Antes de pensar em criar uma análise de concorrentes, é necessário estar bem claro quem são os concorrentes da marca.  

Se você ainda não tem isso bem definido ainda, veja os que considerar: 

Concorrentes diretos: 

  • Produtos ou serviços: oferecem o mesmo produto/serviço para solucionar uma dor, problema ou desejo do público.  
  • Público: se comunicam e voltam seus produtos para o mesmo público. 

Concorrentes indiretos: 

  • Produtos ou serviços: oferecem soluções para o mesmo problema, dor ou desejo do cliente, mas não possuem o mesmo produto/serviço. 
  • Público: não possuem estratégias voltadas necessariamente para o mesmo público.  

Concorrentes potenciais:  

  • Produtos ou serviços: uma solução substitui a outra.  
  • Público: não possuem necessariamente o mesmo público-alvo.  

Após traçar os concorrentes da marca, considere estabelecer o que será de fato analisado. Entre as escolhas, estão: marketing e vendas, produtos/serviços, precificação, atendimento, entre outros.  

Independentemente do que será analisado, uma boa forma de se guiar nessa análise é pela matriz SWOT (ou FOFA, em português). 

Essa técnica de gestão, tem como principal foco o estudo de quatro pilares: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.  

Por meio desses pilares é possível mapear uma fotografia de cada um dos concorrentes de uma marca, proporcionando diversos insights ao final da construção.  

análise-de-concorrentes-1: quadro matriz swot

Existem vários tipos de análise e métricas que podem ser consideradas nesse processo, mas a lógica da matriz SWOT funciona muito bem para a maioria dos contextos.  

Quais são as melhores ferramentas para análise de concorrentes? 

Toda análise que se preze, conta com o aprofundamento em métricas. E nada melhor que os dados para guiar e trazer informações relevantes

Mas quando se fala de análise de concorrentes, isso pode ser uma grande dificuldade, pois não é tão fácil colher dados concretos de terceiros.  

Por isso existem ferramentas para auxiliar no processo! Confira: 

mLabs 

A mLabs é a maior plataforma de Gestão de Mídias Sociais da América Latina e conta com mais de 140 mil marcas cadastradas.  

Entre os diversos recursos que possui para auxiliar no processo de gerenciamento desses canais, também é uma ótima ferramenta para analisar concorrentes do Instagram.  

A plataforma conta com comparativo de concorrentes que entrega dados de: taxa de engajamento pública, quantidade de posts total e semanal, curtidas, comentários, média de interação, posts por dia e horário, ranking de posts, hashtags e formatos mais usados e mais! 

análise-de-concorrentes-2: tela ferramenta analise de concorrentes mLabs

Para testar esse e mais outros recursos da mLabs, use um cupom EXCLUSIVO de 30 dias grátis! Clique aqui e aproveite.  

relatorios

SemRush 

O SemRush oferece um conjunto de recursos voltados para obtenção de insights de marketing.  

Essa plataforma contém ferramentas e relatórios para auxiliar nas estratégias de SEO, pesquisa de palavras-chave, pesquisa competitiva, marketing de conteúdo e mais! 

análise-de-concorrentes-4: tela ferramenta análise de concorrentes SemRush

Google Alerts 

Com o Google Alerts, você pode monitorar quando algum termo ou conteúdo for adicionado na web.  

Se você definir o alerta para o nome da marca concorrente, será notificado toda vez que essa marca publicar algo novo ou for mencionada pela imprensa, parceiros ou cliente. 

análise-de-concorrentes-3: tela ferramenta analise de concorrentes Google Alerts

Reclame Aqui 

O Reclame Aqui é referência quando se fala de plataformas de avaliação e atendimento. 

Nesse site é possível visualizar o que os clientes estão falando de uma marca e como essa marca responde e soluciona os problemas relatados.  

É uma fonte incrível de informações sobre os produtos/serviços, processos e atendimento de uma marca.  

análise-de-concorrentes-5: tela portal Reclame Aqui

A análise de concorrentes é, sem dúvida alguma, uma excelente forma de garantir insights, informações e dados para construir estratégias mais eficientes.  

Já te demos o caminho para a construção e a obtenção de dados por meio de algumas plataformas, agora é com você!  

Quer se aprofundar ainda mais na análise de dados de relatórios, confira nosso texto sobre: “A lógica para construir relatórios de redes sociais com estratégia!” . 

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