Um dos segredos do sucesso para quem trabalha com marketing no Facebook é conseguir uma frequência de postagens relevantes, que desperte a atenção do público e faça a marca ficar na mente de todos. E, fazer isso sem uma estratégia de agendamento de posts é quase impossível!
Imagina todo dia você ter que pensar em um tema, criar uma legenda e uma CTA (chamada para a ação), produzir a arte, publicar na rede social, acompanhar a repercussão do post, gerenciar os comentários…
Praticamente um looping infinito das mesmas atividades, concorda?
Essas ações ocupam muito o tempo do social media que não consegue ter uma brecha na agenda para atuar de maneira mais estratégica com planejamento de conteúdo direcionado, análise dos dados e procura de Insights para melhorias futuras.
Se você já trabalhou nesta área, sabe exatamente o que estamos falando. É preciso organizar a casa para otimizar tempo. Mas relaxa porque com o agendamento de posts você consegue fazer tudo isso e, de quebra, aumentar sua performance no Facebook.
Continue com a gente para saber mais!
Por que agendar post no Facebook?
Não é novidade para ninguém que a rede social de Mark Zuckerberg tem um alto para o fortalecimento de uma marca, afinal ela é a maior de todas em número de usuários, superando 2,5 bilhões em todo o mundo, sendo 130 milhões só no Brasil.
Portanto, estar presente no Facebook é importante para pequenas, médias e grandes empresas, ela provavelmente será um dos maiores canais de comunicação e relacionamento com o público.
Mas para ter resultados no Facebook você precisará otimizar seus esforços com uma série de boas práticas e a organização é uma delas – senão a principal! Com uma rotina organizada você conseguirá:
1 – Otimizar tempo para realizar atividades mais estratégicas
Aprofundar o conhecimento estratégico de marketing digital não é da noite pro dia, concorda? Tanto o social media, como o pequeno empreendedor – que pretende gerenciar suas redes sociais – precisa dedicar tempo para isso!
Com o agendamento de posts você conseguirá focar em atividades mais estratégicas, que vão além da criação do post, como acompanhar as menções da marca, ficar de olho nas tendências de mercado digital, analisar o desempenho das campanhas, criar estratégias de crescimento, dentre outras ações voltadas para o comercial que podem gerar leads e vendas.
2 – Organizar a rotina de publicações
Ao organizar uma rotina de publicações você conseguirá planejar a distribuição dos conteúdos de maneira inteligente, de acordo com cada etapa do funil de marketing, assim, atingindo os objetivos da marca com mais facilidade.
Agora, para que suas publicações cheguem para o público certo e ainda tenham uma certa constância o uso de um Calendário Editorial é fundamental.
Ele ajuda a controlar o fluxo de informação e organiza o escopo do trabalho para que você publique o mesmo conteúdo em dias, horários ou redes sociais diferentes, aumentando o alcance dos seus posts.
3 – Manter a frequência de postagens
Os seguidores de uma marca querem receber conteúdos legais no feed para interagir de alguma forma, seja comentando, marcando amigos, curtindo e até compartilhando.
Acontece que produzir conteúdo de qualidade com frequência, respeitando os melhores dias e horários de cada rede social, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas com o agendamento de posts você conseguirá programar as publicações previamente com tranquilidade para manter a frequência de postagem ideal.
Se você pretende postar algo todo dia, por exemplo, poderá fazer o agendamento dos posts já no começo da semana. Assim, mesmo se acontecer algum imprevisto, já está tudo preparado e aquela publicação irá ao ar mesmo que você não esteja online para apertar o botão.
4 – Não perder datas importantes para o negócio
Quantas vezes você já se esqueceu de uma data importante? Calma, isso é comum no meio de tantas informações que recebemos por dia.
Porém, ao criar um calendário de postagens e usar uma boa ferramenta de redes sociais você consegue definir quais datas são importantes para o negócio e já programar o conteúdo, sem correr o risco de esquecer algo no meio do caminho.
O ideal é salvar as ideias para novos posts já no calendário, assim você poderá visualizar as datas sazonais e já pensar no conteúdo. Afinal, Dia das Mães, Namorados, Natal e Ano Novo não podem passar em branco, não é mesmo?
Dá uma olhada como você pode organizar seus posts com o calendário de postagens da mLabs.
5 – Publicar no melhor dia e horário
Digamos que o melhor horário para alcançar a sua audiência seja terça-feira às 9h da noite, provavelmente, você não está trabalhando para publicar o conteúdo, certo? Então, para casos como este, fazer o agendamento de post é uma mão a roda!
Você pode mapear com antecedência os melhores dias e horários para programar as postagens e deixar tudo organizado na ferramenta e, assim, você não precisar estar online no momento da postagem.
Você consegue descobrir esses dados com uso de relatórios inteligentes como os da mLabs, por exemplo, que além de mostrar os melhores dias e horários, também revelam os formatos com melhores performances e muito mais.
6 – Aumentar o tráfego no perfil
Seguindo as dicas citadas anteriormente você conseguirá otimizar boa parte de suas ações e aumentar o alcance da sua FanPage ou do seu perfil pessoal no Facebook.
Com frequência, organização e qualidade você terá mais visibilidade, mais interações, conquistando além do público, os algoritmos das redes sociais e, assim, seus posts aparecerão para mais pessoas com mais chances de viralizar!
Como resultado a marca será conhecida por mais pessoas, conquistando relevância no mercado e, dependendo do objetivo de marketing, gerando leads e vendas.
Como fazer o agendamento de posts pela mLabs?
Fazer o agendamento de posts no Facebook é uma atividade realistamente simples que já faz parte da vida de muitos profissionais da área. Inclusive, a própria plataforma já disponibiliza o Facebook Creator Studio para que os usuários realizem o agendamento de posts.
Além disso, se você procurar por esse mundão, chamado Internet, encontrará outras plataformas que fazem o agendamento de posts no Facebook e mais diversas outras funções, como é o caso da mLabs que permite agendar posts em múltiplas plataformas como Twitter, Pinterst, Google Meu Negócio e muito mais.
Além da variedade de canais, você também consegue gerar relatórios personalizados para acompanhar as métricas que realmente importam para o negócio, monitorar os concorrentes dos seus clientes, inserir pessoas da equipe para acompanhar fluxo de criação e aprovação de posts com o Workflow.
Pensa que acabou por aí? Nada disso, você ainda pode criar seus posts dentro da plataforma sem muito conhecimento de designer e edição de imagens, pelo Canva ou pelo Studio mLabs, esse último desenvolvido especialmente o social media, pois já faz o post no tamanho exato das redes sociais com vários efeitos e banco de imagens gratuito.
Ficou interessado? Então, veja como fazer o seu agendamento de posts no Facebook pela mLabs.
O primeiro passo para é acessar a plataforma. Se você ainda não é assinante, não tem problema, você pode fazer um teste grátis sem compromisso para ver se gosta da nossa ferramenta!
O seu cadastro será criado com e-mail e senha ou você também poderá logar utilizando sua conta no Facebook.
Logado na mLabs, você pode iniciar o agendamento pelo recurso “Agendar Post” ou “Calendário”.
Nesta fase você deverá escolher a rede social para criar seu post. Nesse caso, escolhemos o Facebook.
Aqui, você poderá escolher uma ferramenta de edição de imagens para criar seu post, mLabs Studio ou Canva. Ao escolher uma delas você será redirecionado para a área de criação, onde encontrará inúmeros os recursos para caprichar na sua imagem.
Caso você já possua uma imagem pronta, é só fazer o upload do arquivo, inserir o texto da sua publicação com emojis, hashtags e muito mais.
Depois é só escolher o dia e o horário que o seu post será publicado! Lembre-se de escolher as melhores opções para sua audiência e, na sequência, clicar em “Salvar”.
Pronto! Assim, que você salvar as configurações a mLabs mostrará um preview do post, daí é só conferir os dados e autorizar o agendamento da sua publicação. Viu como é fácil?
Conte com a mLabs para te ajudar a fazer uma boa gestão das redes sociais. Além de agendamento de posts no Facebook, você pode aproveitar inúmeros recursos que vão facilitar a sua rotina. Faça um teste grátis e compartilha com a gente o que achou!