Agendamento de posts é a ação de programar uma publicação para que seja feita de forma automática nas redes sociais em determinado dia e horário.
Quem já se sentiu sobrecarregado com o gerenciamento das redes sociais sabe que manter o ritmo de publicações em várias plataformas diferentes pode ser um desafio enorme! Mas, felizmente, já existe uma solução para isso: o agendamento de post.
Com essa funcionalidade, você pode planejar e programar várias postagens com antecedência, poupando tempo e esforço.
Descubra como o agendamento pode simplificar sua gestão de redes sociais de uma vez por todas.
Qual a importância do agendamento de post?
O agendamento de post é essencial para profissionais que desejam obter maior produtividade, organização do processo de trabalho, previsibilidade e segurança.
Quem aí não quer ter um mês inteirinho de posts prontos para serem postados automaticamente?
E ainda dá pra fazer isso para que em períodos de feriados e férias a ferramenta de agendamento trabalhe por você!
Uma boa e estratégica gestão de redes sociais, deve considerar consistência de publicações e análise de dados como: melhores dias e horários, melhores formatos e mídias, para conquistar resultados expressivos.
O agendamento, além de garantir diversos benefícios para o profissional, é também um instrumento para obter controle, realizar testes, manter o ritmo de publicação e coletar dados.
Por exemplo, se após planejar previamente e agendar diversos posts em horários diferentes, os dados mostrarem que o melhor horário é entre 18h e 21h, é possível utilizar dessa inteligência para agendar postagens estratégicas para esse período.
Além disso, a profissional garante que haja um fluxo constante de conteúdo para o público, sem o risco de esquecimentos ou lapsos nas postagens.
>> Descubra aqui qual é o melhor horário para postar no Instagram <<
Quais são as vantagens do agendamento de post?
Se você ainda não se convenceu das oportunidades que o agendamento pode trazer, aqui estão alguns motivos pelos quais você deveria programar posts nas redes sociais.
Consistência nas publicações
Seguir uma marca que compartilha conteúdo de forma regular e previsível cria uma sensação de confiança e familiaridade para o público.
É como se o usuário soubesse exatamente quando esperar por novidades daquela marca.
Nosso Fundador e CMO, Rafael Kiso, compartilhou uma dica fundamental que utiliza em seu perfil nas mídias socais:
Ao educar seus seguidores sobre seu horário de postagem, você não só aumenta a chance de aparecer para eles, mas também cria um vínculo mais profundo, gerando uma expectativa para suas postagens.
Por exemplo, digamos que você descobriu que o melhor horário para você postar é entre 7 e 8 da manhã. Ao postar todos os dias nesse horário, seus seguidores desenvolvem uma rotina de expectativa, esperando pelo seu conteúdo nesse intervalo. Você até pode sugerir que ativem as notificações para não perderem nada.
Mas é importante lembrar que esse deve ser o momento em que você está mais disponível para interagir com seus seguidores. Afinal, os horários de pico não servem apenas para postar, mas para se envolver, pois a interação é uma parte essencial do conteúdo.
Rafael Kiso
O agendamento de post permite que um perfil mantenha essa consistência na relação com o público nas redes sociais, mesmo nos dias mais atarefados.
Economia de tempo
Agendar os posts garante que os responsáveis pela gestão de redes sociais dediquem um tempo específico para criar e programar todo o conteúdo de uma vez.
Essa facilidade libera o resto do tempo para se concentrar em outras tarefas importantes, como produção de conteúdo, análise de dados e monitoramento.
Análises e ajustes
Com uma ferramenta capaz de fazer o agendamento, você pode analisar o desempenho das postagens ao longo do tempo e fazer ajustes conforme necessário.
Isso inclui monitorar métricas e usar esses insights para refinar sua estratégia de conteúdo e melhorar os resultados.
Qual é a melhor ferramenta para agendar posts?
As principais redes sociais, como Facebook, Instagram e X, já contam com ferramentas nativas que permitem aos perfis programarem dias e horários das publicações.
O Instagram, por exemplo, disponibiliza a função de agendamento de posts dentro da própria plataforma para contas comerciais.
Com essa opção, os usuários podem configurar uma data e horário específicos para que as postagens sejam publicadas automaticamente.
Porém, embora as ferramentas nativas possam ser úteis, elas podem ser limitadas.
Existem ferramentas externas que podem automatizar ainda mais o agendamento de postagens para diversas mídias ao mesmo tempo e outras atividades rotineiras.
Uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais com tudo que você precisa é a mLabs.
Com teste grátis e planos variados (iniciante/intermediário/completo), a mLabs é referência para marcas, influencers e profissionais social media.
Na mLabs, você pode agendar postagens para todas as redes em um só lugar.
Isso inclui o Feed, Stories e Reels do Instagram, além de outras plataformas como Facebook, LinkedIn, TikTok, YouTube, Twitter, Google Meu Negócio e Pinterest.
Além do agendamento de post, a plataforma oferece uma variedade de outras funcionalidades, incluindo:
- monitorar o crescimento dos concorrentes nas mídias sociais;
- acompanhar o desempenho da marca em vários canais a partir de relatórios com dados atualizados em tempo real;
- receber insights de IA para otimizar sua estratégia nas redes sociais;
- interagir com seguidores, gerenciar conversas e impulsionar posts;
- integrar times e fazer a gestão do fluxo de trabalho;
- criar legendas para os posts com Inteligência Artificial.
Outro diferencial da mLabs é o suporte ao cliente que é totalmente humanizado e feito por pessoas. E por meio da Central de Ajuda da mLabs, é possível ter acesso a artigos, tutoriais, dicas e soluções para aproveitar ao máximo as funcionalidades da plataforma.
Tudo isso torna a mLabs a escolha ideal para marcas que desejam agendar posts e centralizar uma série de outras tarefas para o gerenciamento de mídias sociais.
Como fazer agendamento de posts nas redes sociais?
Para fazer um agendamento de post na mLabs é simples, basta criar uma conta, conectar o perfil de uma rede social e configurar o agendamento.
Mas pra facilitar ainda mais, vou te trazer o passo a passo:
1 – Criar uma conta
Criando uma conta de teste grátis, você possui 14 dias para usar todas as funcionalidades gratuitamente. Mas com o cupom BLOGMLABS você ganha um período ainda maior, de 30 dias!
Para criar sua conta, basta clicar neste link e preencher seus dados.
2 – Cadastrar um perfil da rede social escolhida
Com acesso às funções administrativas do perfil, clique na rede social escolhida no botão “conectar”.
Após isso, siga o passo a passo de conexão da rede social preenchendo as informações necessárias.
3 – Configure o agendamento
Após conectar uma conta à mLabs, é o momento da configuração do agendamento. Para isso, clique em “agendar post” no menu superior da plataforma.
Depois, selecione o perfil em que deseja fazer o agendamento, selecione o canal, crie ou cole o texto da legenda, insira uma mídia, defina a data e horário da postagem e pronto!
Ao completar esses passos, você poderá escolher entre: enviar para aprovação, publicar naquela hora ou agendar o conteúdo.
Dicas estratégicas para criação de conteúdo nas mídias sociais!
Chegou a hora de levar sua estratégia de agendamento de post para o próximo nível. Descubra tudo que você precisa ter em mãos para agendar posts de forma estratégica.
Encontre o melhor horário para postagem
Você precisa saber quais são os horários e dias certos para agendar os posts se quiser alcançar bons números de visibilidade e engajamento nas redes sociais
O timing é o que pode fazer toda a diferença entre uma postagem que passa despercebida e uma que recebe muitas interações.
Mas, se você já fez uma pesquisa sobre esse assunto na internet, é possível que já tenha visto fórmulas que revelam os horários de pico para postar em cada rede social.
Uma pesquisa recente da CoShedule demonstrou que os melhores horários para postar nas redes sociais em geral são: 19h, 15h15 e 8h41 às sextas, quartas e segundas-feiras.
O estudo leva em consideração os dados gerados por mais de 37 milhões de mensagens de mídia social de mais de 30 mil organizações diferentes.
Para cada rede social, foram encontrados melhores horários para postar. No Facebook, por exemplo, os melhores horários são 9h, 7h e 10h às sextas, quartas e segundas-feiras.
No entanto, é importante lembrar que esses horários podem variar dependendo do seu público e do tipo de conteúdo que você compartilha.
A nossa recomendação é usar uma ferramenta de Analytics para entender como o público de cada rede social se comporta ao longo do dia.
Se você utiliza a plataforma da mLabs, pode emitir sempre que quiser relatório com dados sobre o comportamento dos seguidores de acordo com os horários.
Por lá, você encontra métricas como o melhor horário e dia para postar, o engajamento médio por postagem, as interações por tipo de conteúdo e muito mais.
Assim, fica mais fácil analisar quando eles estão mais ativos online e quais tipos de conteúdo despertam mais interesse.
Defina a quantidade de postagens
Muitas vezes, pode parecer que fazer apenas alguns posts por semana é o suficiente, certo? Mas, na verdade, a frequência média ideal vai além do número de posts.
Para ficar na mente, o ideal é que um perfil de rede social apareça mais de uma vez para a mesma pessoa na mesma semana.
Esse é um insight do Rafael Kiso, que defende que aparecer pelo menos 2 vezes para os seguidores na mesma semana garante uma taxa de lembrança de marca de até 95%.
A lógica é simples: ao perguntar para alguém quais marcas ela lembra de ter visto, há uma chance maior (cerca de 95%) de ela escolher a sua se você apareceu para ela duas vezes naquela semana.
O desafio é controlar essa frequência com a quantidade de posts. Para isso, a solução está em estratégias editoriais alinhadas com diferentes etapas da jornada do consumidor.
Em vez de apenas bombardear seus seguidores com várias postagens por dia, é mais eficaz criar um calendário editorial que leve em consideração as diferentes etapas do processo de compra do seu público-alvo.
Com isso, pode ser que você identifique a necessidade de manter a frequência em, pelo menos, uma postagem por dia, por exemplo.
É interessante ajustar essa quantidade com base no tipo de conteúdo que você tem disponível, na capacidade da sua equipe de criar conteúdo de qualidade e no comportamento da sua audiência.
Segmente o público-alvo
Segmentar o público no agendamento significa entender quem são os seguidores e adaptar o ritmo de publicação para atender às diferentes preferências e interesses.
Em vez de programar postagens para todos os seus seguidores de uma vez, você pode identificar diferentes segmentos da sua audiência com base em características como idade, localização, interesses e comportamentos online.
Essa estratégia garante que você ajuste o momento das postagens de acordo com horários de preferências de cada segmento da sua audiência.
Use hashtags relevantes
Hashtags populares aumentam a chance de uma postagem ser destaque em feeds específicos ou em seções de descoberta das redes sociais, como o Explore no Instagram.
Isso significa que sua postagem pode alcançar um público ainda maior e receber mais interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
As hashtags funcionam basicamente como palavras-chave que as pessoas usam para encontrar conteúdos nas redes sociais.
Então, quando você agenda um post e adiciona hashtags relevantes, está categorizando o conteúdo e tornando-o mais acessível para usuários interessados.
Por exemplo, se você está agendando um post sobre viagens e utiliza hashtags como #viajando, #destinos e #viagemdossonhos sua postagem será exibida para usuários que estão navegando ou seguindo essas hashtags específicas.
Mas é importante usar hashtags de forma inteligente. Evite sobrecarregar os posts com hashtags irrelevantes ou genéricas, pois isso diminui a credibilidade e o apelo do conteúdo.
[BÔNUS] Outras funções para automatizar a gestão de redes sociais!
Automatizar a gestão de redes sociais vai além do simples agendamento de posts. Aqui estão algumas opções adicionais de automatização que podem facilitar a sua vida:
Monitoramento de menções e engajamento
Existem ferramentas que permitem rastrear todas as menções da marca nas redes, incluindo seus produtos e serviços, em comentários, postagens e hashtags.
Esse monitoramento ajuda a acompanhar a reputação de uma marca e a identificar oportunidades de interação com os seguidores.
Algumas opções de ferramenta de monitoramento são: Mention, Google Alerts e Stillingue.
Respostas automáticas
Você também pode automatizar o processo de resposta e atendimento ao cliente em conversas com o público nas redes sociais.
Usando chatbots e respostas pré-programadas, é possível lidar com perguntas comuns e fornecer suporte básico de forma mais ágil.
Anúncios sob controle
E que tal automatizar a gestão dos seus anúncios? Com plataformas como o Facebook Ads, você pode configurar campanhas de forma rápida, definindo orçamentos, segmentando o público e acompanhando o desempenho dos anúncios em tempo real.
Esperamos que você tenha gostado das dicas. Agora, aproveite todos os benefícios de uma plataforma para programar postagens e gerenciar mídias sociais em um único lugar.
Visite agora o site da mLabs e comece o seu teste grátis!